Santa Helena

Santa Helena-PR
banner

Bem-vindo a Santa Helena!

banner

As melhores pousadas em Santa Helena podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Santa Helena, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1967. A localidade está em uma altitude de 258m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.808 habitantes. A área total de Santa Helena é de 754,7km², e sua densidade demográfica é de 26,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santa Helena-PR é 85892-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santa Helena

ROTEIROS DO BRASIL

"Terra das Águas"

                                            Turismo Integrado ao Lago de Itaipu

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O Município de Santa Helena teve origem em um projeto da colonizadora Madalosso de Erechim - RS, às margensdo rio Paraná. As primeiras famílias desembarcaram no porto de Santa Helena por volta de 1920 e encontraram, nesta região, um contingente razoável de ingleses que exploravam madeira e erva-mate. Em 1924, o Município foi palco de algumas ações da legendária Coluna Prestes que em sua passagem pela região, expulsou os ingleses deste território. Criado através da Lei Estadual nº 5.497, de 03 de fevereiro de 1967, e instalado em 29 de dezembro de 1968, foi desmembrado de Medianeira e Marechal Cândido Rondon.

Significado do nome:

Aniversário da Cidade:

26 de Maio

Gentílico:

santa-helenense

População:

24.895 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Santa Helena está localizada no centro da Costa Oeste do Paraná, às margens do lago de Itaipu. Na formação deste lago, a cidade teve tomado um terço de seu território. Foi nesta ocasião que passou a ser conhecida como ''Terra das Águas''. Hoje, tem apenas um acesso por terra, ficando praticamente ilhada do restante do estado. Por se localizar às margens do Lago de Itaipu, Santa Helena conta com um grande potencial turístico. Cidade pequena mas muito aconchegante. Com pontos turísticos interessantes, ótimos para se divertir e descansar, pricipalmente a prainha do Lago de Itaipu bonita e relaxante. Povo gentil e acolhedor. Venha para Santa Helena e desfrute da paz e tranquilidade que ela oferece!!

Clima:

Subtropical úmido

Temperatura Média:

20ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Curitiba: BR-277 até Santa Tereza do Oeste e depois PR- 488

Localização:

Município da Região Oeste do Estado do Paraná

Limites:

Missal, Entre Rios do Oeste, São josé das Palmeiras, Diamante d Oeste e Lago de Itaipu

Distâncias:

Da capital

619 Km

Outras

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-Lago de Itaipu

  -Lago artificial que surgiu pelo represamento das águas do Rio Paraná quando da construção da Itaipu Binacional, em 1982. É um dos maiores lagos do mundo, com 29 milhões de metros cúbicos e 20 km de extensão em linha reta. Abriga diversas espécies em extinção e, na água, peixes nativos criados para compensar o desequilíbrio causado pela formação do lago. Possui diversas praias em suas margens e é palco de diversas competições e esportes náuticos.

-Marinas de Santa Helena Country Club

  -Nas margens do Lago de Itaipu, o Condomínio Marinas de Santa Helena é um local de extraordinária beleza que prova que é possível conciliar turismo com conservação ambiental. São 185 lotes urbanizados, completa estrutura recreacional, clube com sede social, quadras poliesportivas, quadra de tênis, minigolfe, atracadouro e marina. Este condomínio demonstra na prática o potencial do Lago de Itaipu, para o desenvolvimento socioeconômico da região, com excelente qualidade de vida.

-Parque de Recreação e Turismo

  -O Parque de Recreação e Turismo é um verdadeiro paraíso ecológico. A praia tem 950 metros de extensão, com atracadouro para embarcações. Seu lugar ao sol com conforto e tranquilidade, pois na região é a única praia que possui um Shopping Center anexo. Durante os meses de dezembro a fevereiro são realizadas diversas atividades, brindando ao público com muitas opções náuticas desportivas e recreativas .
A área de camping está estruturada de forma a proporcionar segurança e tranquilidade, possuindo restaurantes, lanchonete, play-ground, canchas esportivas e toda a infra-estrutura necessária ao turista.

-Porto de Santa Helena

  -Porto rústico com controle eduaneiro, situado no lago de itaipu, integrado à Hidrovia Paraná- Tietê, possui cais com 200m de comprimento, sendo 80m em concreto armado e o restante em terra compactada.
Localização: Prolongamento Rua Argentina- Tel: 268- 1709

-Biblioteca Municipal Dante Alighieri

 Localização: Av. Brasil, 1.281- Tel: 268- 1122

Funcionamento: 2ª a 6ª feiras de 8:00h às 20:00h

-O BARCO - KATTAMARAM

  -O kattamaram é um projeto do grupo Macuco Eco Aventura, possui 35 metros de comprimento por 9 metros de largura e capacidade para 200 pessoas.

A embarcação possui dois ambientes: restaurante fechado e climatizado para 150 pessoas, bar, cozinha, espaço para shows, TV de plasma com vídeo, som ambiente, antena de telefone celular, Internet e banheiros masculino, feminino e adaptado para portadores de necessidades especiais. O deck superior é aberto com bar americano, local para sentar e apreciar a paisagem, enfermaria e cabine de comando.

O Kattamaram oferece bóias salva-vidas para todos os ocupantes e botes infláveis que garantem total segurança. A equipe de navegação é composta por 05 pessoas, sendo 01 comandante, 02 máquinas e 02 marinheiros de convés, com todas as liberações náuticas necessárias para a navegação. Tudo para uma tranqüila viagem pelo Lago de Itaipu.

A embarcação já faz roteiros especiais pelo Lago de Itaipu e em breve terá novas opções de roteiros de curta, média e longa distâncias no trecho compreendido entre Foz do Iguaçu e Guaíra. Além disso, também pode ser locado para a realização de eventos.

Para conhecer mais sobre os roteiros e a embarcação, acesse o site http://www.kattamaram.com

hspace=0 EVENTOS: 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

 -Festival Praiano de Música

-Maio

 -Expocisa/ Exposição Comercial e Industrial de Santa Helena

  -Dia 26 - Corrida Rústica Princesa de Itaipu

  -Dia 16 - Festa de aniversário da cidade

-Junho

 -13 - Festa de Santo Antônio

-Outubro

-Festival do Castelão

-Dezembro

 -Dia 31 - Réveillon

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA HELENA

E-mail: [email protected]

Telefones: (45) 3268-8224

Sites: www.santahelena.pr.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (45) 3268-3713

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:

-www.citybrazil.com.br

-www.turismonolagoitaipu.com

-http://www.panoramio.com

-https://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Helena

ola é uma bela cidade. eu morava nessa bela cidade eu amei morar ai.
Por: raquiel

Gostaria de informações de campng em Santa Helena, pois temos interese em conhecer a cidade. Aguardo resposta. Obrigada
Por: Claudete Maria Scopel

.Nossa,Cidade mto bonita , meu sonho e visitar o estado de PR , e no ano de 2010 se Deus quiser eu estarai ae , só estava a procura de uma cidade pra eu pssar uns dias , e achei essa cidade naravilhosa !
Por: Jhonatan

Eu nasci em Santa Helena morei alí por 17 anos e hoje moro em SC a 19 mas as minhas férias de fim de ano sempre são aí porque minha mãe ainda mora ali. Cada vez que chego dá a sensação que estou chegando em casa depois de um longo dia de trabalho. se eu não tivesse meu próprio negócio aqui com certeza voltaria a minha trra natal.
Por: Marlene Ciliato

nasci em santa helena,adoro a praia e a cidade.meus pais moram ai.hoje moro no rs uruguaiana.essa cidade e maravilhosa.
Por: neli rosa duarte

nasci em santa helena,adoro a praia e a cidade.meus pais moram ai.hoje moro no rs uruguaiana.essa cidade e maravilhosa.
Por: neli rosa duarte

sou do paraguay tehio muita bontade de cohnecer o lugar
Por: edih maidana

conheço e adoroo!! amo princapalmente a praia! a praia é muito bela cheia de vida bom pra relaxar junto a natureza que nela possui e na cidade gostosa de se viver !!! :D
Por: ANDRESSA MALINOWSKI

Santa Helena - Paraná, é uma cidade muito linda, ela é muito calma, tem uma praia artificial do Lago de Itaipu muito linda também. Essa cidade é maravilhosa. Hoje moro em Santa Helena-Pr e amo essa cidade que tem um potencial incrível para ser uma das melhores cidades do Brasil. Bjs!!!
Por: Adrielly Mendes Marcelino Moreira

Esaa cidade e muito linda,talves logo estarei morando ai...abraços santa helena...cidade simplesmente lindaaaaa
Por: dulcineia garcia

Minha cidade natal , ha sete anos moro em Foz do Iguaçu mas minha casa , minha vida ,meus amigos , minha familia que tanto amo são todos daí , e todo mês dou um pulinho aí pra matar a saudade . Concerteza a melhor e mais bela cidade da costa oeste é Sta Helena . Pra você que conhece sabe de que estou falando e pra você que ainda não conhece não sabe o que está perdendo ...
Por: Ciana Refatti

Moramos em Santa Helena de 1975 a 1980,quando voltamos pro RS. cidade de Candelária,onde residimos até hoje.Aí, nasceram meus dois filhos mais velhos , Joseane e Jonas,no Hospital Policlinica S. Helena(c Dr. Afonso Lanner)Tenho boas recordações,tb de amigos: Solange Unfer,Silon Schmidt, Renato Simione,Antonio Morandini,Naudé...Meu esposo trabalhou de Dentista(na época Dr.Ceno e Dr. Monteiro eram colegas) e eu fui Profª. na Esc. Estadual e no Jardim de Infancia das Irmãs.Devo ter ainda "aluninhos" espalhados por aí.Foi mto bom.Hoje vi nas fotos e achei S. Helena mto linda! Meu filho Jonas,hoje com 31 anos,retornou a sua terra natal,na semana passada ,em visita e achou tdo mto bonito "cidade de 1º mundo" disse ele. Pretendemos voltar aí algum dia,depois de 31 anos, para rever amigos e ver as belezas dessa cidade. Um abração a tds nossos amigos daí. Lenir e Vilmar Macedo.Candelária-RS. 19/01/2011.
Por: Lenir Carniel de macedo

oiee em adorei santa helena realmente e uma cidade incrivel todos da comunidade estao de parabens
Por: ana

um absurdo, nao ter onibus extra em feriados, apenas 16 lugares ,um absurdo tem q tomar providencia ou nao tem como visitar esta maravilhosa cidade......
Por: luiz cruz

sou santahelenesse com muito horgulho ! tenho muita saudade de la !!!!!!! mais quem quer conhecela digo de boca cheia e´o melhor lugar para se viver bem """""!!!!!!!!!!!!!!!
Por: iliandra de moura de morais

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Helena
Fundação:
1967
Altitude:
258m
População:
19.808 habitantes
Área:
754,7km²
Densidade Demográfica:
26,25hab/km²
CEP:
85892-000

Envie seu comentário sobre Santa Helena

banner