Piraí do Sul

Piraí do Sul-PR
banner

Bem-vindo a Piraí do Sul!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Piraí do Sul e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Piraí do Sul.

A cidade de Piraí do Sul, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1947. A localidade está em uma altitude de 1.036m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.395 habitantes. A área total de Piraí do Sul é de 1.406,2km², e sua densidade demográfica é de 14,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Piraí do Sul-PR é 84240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Piraí do Sul

Roteiros do Brasil

Região Campos Gerais Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Já no século XVI era conhecido o caminho de tropas que, de São Paulo, atingia Viamão, no Rio Grande do Sul, passando pelos Campos Gerais, no Paraná, planalto de Santa Catarina, Vacaria e outras localidades. A abertura desse caminho histórico, que desde os primeiros tempos foi conhecido pela denominação de Caminho de Sorocaba, deve-se a iniciativa dos tropeiros de gado do sul do país, cujo comércio com as famosas feiras daquela cidade paulista, vinha de data remotíssima. Dos pousos dos tropeiros foram nascendo ao longo do caminho numerosas povoações, muitas das quais se transformaram em cidades importantes, tais como: Jaguariaíva, Castro, Ponta Grossa, Palmeira, Campo Largo, Piraí do Sul, Lapa e Rio Negro originárias desses pousos ou acampamentos dos feirantes de Sorocaba.
Eis como Rocha Pombo descreve o Caminho de Sorocaba: 
O caminho para São Paulo, pelos Campos Gerais, foi aberto desde os primeiros tempos do povoado. O traçado cortava apenas alguns capões (onde os viajantes descansavam ou faziam suas pousadas), preferindo-se em geral, o campo aberto, onde a conservação dos caminhos era mais fácil. Desde que se saía de Curitiba, andava-se fazendo uma enorme curva até o passo de Itararé para São Paulo.
Sobre esse caminho primitivo foram se formando povoados, tornando-se mais notáveis aqueles onde as caravanas (tropas) costumavam fazer o pernoite.
Depois de mencionar os diversos itinerários seguidos pelos caminhos de Sorocaba, citando Mapas e outros documentos, diz Romário Martins. Pelo visto ligava-se grande importância a esse caminho que a tinha inegavelmente, pois foi em seu tempo, a única comunicação terrestre de São Paulo aos confins meridionais do Brasil e o incentivo para as povoações que, devido a ele, pontearam os campos do seu percurso e que, muitas delas, se transformaram em vilas e cidades, como no Paraná: Jaguariaíva, Piraí do Sul, Castro, Ponta Grossa, Campo Largo, Lapa e Rio Negro.
O povoamento da localidade onde hoje se encontra Piraí do Sul, foi iniciado em princípios do século XVII, numa gleba de propriedade do Padre Lucas Rodrigues França, filho do Capitão-Governador João Rodrigues França. A fazenda propriedade do Padre Lucas se localizava no vale do rio Piraí. O primitivo nome da localidade foi o de Bairro da Lança, tirado de uma das primeiras famílias que habitaram o lugar.
O novo município foi instalado solenemente em 24 de Julho de 1882, data em que foi também empossada a primeira Câmara Municipal. Ao efetuar-se a revisão do quadro territorial do Estado, em 1943 a denominação do município foi alterada para Mirim, por força do Decreto-lei Estadual nº 2 de 10 de outubro de 1947, ainda uma vez modificada a denominação do Município, que passou a denominar-se Piraí do Sul, nome que ainda conserva até a presente data.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

05 de Março

Gentílico

piraiense

População

23.425 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A procura de um lugar para descansar? Esse é o lugar certo!

 

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média

18º C

hspace=0 COMO CHEGAR


Localização

Centro Oriental Paranaense

Limites

Castro, Jaguariaíva, Doutor Ulysses, Arapoti, Tibagi, Ventania

Acesso Rodoviário


Distâncias

Da capital

192 Km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Serra de Piraí

Distante 10 Km do centro da cidade, em ótimo estado de conservação, seguindo a PR 090, sentido Ventania. Na maior parte da área existem propriedades particulares, por isso, a visitação é permitida somente em alguns pontos. Da serra se tem ótima visão da cidade. Ali são encontrados lobos-guarás, tamanduás, lagartos, cobras e diversos pássaros e a vegetação é de campo com alguns capões de mato.

Morro da Nhá Gica

Distante 1,5 Km do centro da cidade, na saída para o município de Ventania. Propriedade privada onde a entrada é gratuíta mediante permissão dos proprietários, a área é propícia a prática de vôo livre.

Morro da Onça / Morro da Torre de TV

Localizado no bairro das Brotas, tem esse nome devido às antenas que ali foram instaladas em 1990. É o ponto mais alto da região dos Campos Gerais, com 1.385 m de altitude. Não tem nenhum equipamento de serviço disponível e o local está em regular estado de conservação.

Morro da Torre de Rádio

Propriedade privada que fica em zona rural, na localidade de Alto da Serra, deste morro se tem uma bela visão da cidade. O estado de conservação é regular e não existe nenhum equipamento ou serviço, nem transporte regular que conduza até o local.

Cachoeira da Fazenda Santa Rita

Localizada no Alto da Serra de Piraí, a 10 Km do centro da cidade, sentido Ventania.

Taça

Formação rochosa esculpida pelo vento localizada na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da Fazenda Cercado Grande. Os equipamentos disponíveis, como banheiro e estacionamento, pertencem à pousada da Fazenda que está em fase de implantação.

Cachoeira dos Macacos

Localizada no rio das Cinzas, tem 8 m de altura e na sua base existe uma piscina natural de água cristalina. Próxima a cachoeira existem algumas formações rochosas e em duas delas há pinturas rupestres que não tem proteção legal.

Cachoeiras / Lajeado da Fazenda Chapadinha

Localizada a 15 Km do centro, tem quedas pequenas que se formam em um lajeado com 400 m de extensão. Ao longo do lajeado há piscinas naturais de vários tamanhos. O local está bem preservado e a vegetação é de campo.

Cânion da Fazenda Chapadinha

Propriedade privada localizada na Serra de Piraí em bom estado de conservação.

Cânion Campina do Cadeado

Localizado na Fazenda Cercado Grande, a 40 Km do centro da cidade, o cânion faz parte de uma RPPN e encontra-se bem conservado. Os equipamentos disponíveis, como banheiro e estacionamento, pertencem à pousada da Fazenda.

Fenda das Andorinhas

Localizado em propriedade particular a 12 Km do centro da cidade, a fenda tem 9 m de altura e seu nome se deve ao grande número de andorinhas que aparecem em seu interior.

Edifício da Biblioteca Pública Municipal

Construção de 1915.
Endereço: Praça Caetano Munhoz da Rocha , s/nº

Edifício da Casa da Cultura

Data de 1919.
Endereço: Praça Pedro Lupion, 269.
Telefone: 42 3237 1628.

Edifício do Primeiro Hotel da Cidade

Atual Edifício do CIM (Centro de Integração do Menor) – construção do início do século XX.
Endereço: Av. Bernardo Barbosa Milléo, 426.

Igreja Matriz Senhor Menino Deus

Construída em 1859, posteriormente, reformada.
Endereço: Praça Pedro Lupion, s/nº

Estação Ferroviária

C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1900-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-1969)
RFFSA (1969-1996)
PIRAÍ DO SUL
Município de Piraí do Sul, PR
inha Itararé-Uruguai - km 156,337 (1936)   PR-0051
Inauguração: 01.01.1900
Uso atual: escola de música   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1900 
 
Histórico da Estação: A estação de Piraí foi aberta em 1900. O trecho hoje tem movimento reduzido de trens e estaria sendo utilizado somente pelas composições que vêm da fábrica de celulose e papel de Harmonia, no ramal de Monte Alegre, em média uma viagem de ida e volta por dia. A estação está fechada, sendo utilizada somente parte dela para uma escola de música. O prédio não está bem cuidado.   

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

 Abril

- Fest - 3ª Semana - Inserida dentro dos festejos de aniversário do município, que mostra sua pujança através de uma deliciosa festa, cujos pratos são à base de frango, peru, suíno, etc. Barracas com bebidas e jogos, shows artísticos e concurso da Rainha da Festa, fazem parte da programação.

 Outubro

- JEPSUL - Jogos Escolares de Piraí do Sul - Os Jogos Escolares de Pirai do Sul Professor Amauri C. Farias (JEPSUL) é uma atividade esportiva da Secretaria de Esportes e de Educação de Piraí. O JEPSUL é uma competição que envolve todas as escolas e colégios do município movimentando mais de 3 mil alunos/atletas em várias modalidades. Os jogos são realizados sempre no mês de outubro de cada ano.

 Dezembro

16 à 25 - Festa do Padroeiro Senhor Menino Deus - A devoção ao Menino Deus, remonta aos tempos dos tropeiros, no século XVIII, que trouxeram a imagem original das ruínas das Missões no Rio Grande do Sul e a depositaram na primitiva capela de Vila da Lança, tornando-se padroeiro do município. Festejos com novenas, missas, além de barracas com churrasco, doces, artigos artesanais e de cutelaria, integram o evento.
 
27 - Festa de Nossa Senhora das Brotas - O culto à Nossa Senhora das Brotas, a protetora da agricultura e da pecuária, funde-se com a história do município, no ano de 1881 e hoje transformou-se em uma das mais tradicionais e concorridas festas religiosas do estado. Confraternização entre a população e visitantes, que acampam nos arredores do santuário. Barracas com bebidas, salgados e diversões, muito churrasco e animada música ao vivo, fazem parte dos festejos populares, que são complementados por missa campal e grandiosa procissão.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL

E-mail: [email protected]

Telefones: (42) 3237-1122

Sites: www.piraidosul.pr.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (42) 3237-2510

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Piraí do Sul

MORREI MUITOS ANOS LÁ E O SANTUARIO DE NOSSA SENHORA DAS BROTAS É MARAVILHOSO, TEM TBEM AS PINTURAS RUPESTRE E A TRANQUILIDADE DE UMA PEQUANA CIDADE
Por: DORIS

é uma cidade linda meu pai nasceu ai moramos em castro mas sempre vamos visitar essa cidade linda...
Por: andressa de oliveira

Pirai do Sul eh uma cidade muita bonita...tem uitas coisas de bom,feira,barracas,etc.
Por: joao pedro

eu nasci em pirai do sul.eu tenho muito orgulho de lá..por isso eu fui embora de lá mais eu voltarei
Por: paula maria gaia

bom dia ! Adoro a cidade de pirai do sul ,apesar de nao morar mais na cidade sentimos saudades .tem varias opçoes de passeios .cachoeiras ,montanhas .
Por: julio cesar

Quando criança nas férias minha famíla e eu íamos para um lugarejo próximo de Piraí chamado Espalha Brasa, neste sítio de minha Tia havia cavalos, criação deporcos,galinhas e um Rio maravilhoso da casa tínhamos a visão da linha do trem, onde era o único barulho que ouviámos, não tinha energia elétrica. uando íamos em Piraí do Sul, lembro-me da fábrica de farinha de milho que ficava em perto da Rodoviária, logo na rua acima da rodoviária era a Igreja Sta. Cruz, o Estádio de futebol, toda essa área com muito verde e rios, as ruas de paralelepipedo. Em vários lugare de mais afastados de Piraí moravam outros parentes onde a paisagem era sempre com muito verde e rios. Apesar de ter Tios nesta cidade nunca mais voltei. Com certeza quando meus irmãos e eu começamos a relatar nossas aventuras nesta cidade para os nossos filhos só vem muita emoção e o prazer de ter vivido tantas alegrias que está cidade nos proporcionou e contribuiu para que pudessemos ter várias férias maravilhosas. Saudades!
Por: Sueli

Morei até meus 14 anos em Piraí, mas como meus pais ainda moram lá sempre que posso estou lá, principalmente para estar com os amigos do aeromodelismo que todos os dias no final da tarde principalmente no fim de semana (Quando possível estou lá). Adoro o ar e a tranquilidade imposta pela natureza, com as montanhas (torre) agua quente, cachoeiras lindas e só agora (até que enfim) após muitos anos os governantes estão aplicando esforços nessa área de turismo, mas pelo menos estão olhando pra essa cidade que quero muito ainda que se desenvolva e se torne uma cidade com opções diversas de lazer, mas continue uma cidade tranquila. Quem puder, conheça a cidade e principalmente essas novas opções de lazer com cachoeiras.
Por: Rodrigo de Sá Mainardes

continuando lugares como as brotas a igreja matriz antiga o convento onde participei de um encontro ,curso de pintura com uma tia sao muito presente em minhas lembranças lugares lindos e que as pessoas tem que preservar com amor
Por: maria luiza maciel justino

È um dos lugares mais lindos do mundo. A pousada é, o que tem de melhor, tudo fresquinho, delicioso. O Emersom e sua mãe completam a boa estadia. Bjs. com muita saudade.
Por: Moema Tiburtius

Cidade perfeita para que quer esvaziar a mente e descansar
Por: marcia

tive o previlegio de fazer parte das barraquinhas das festas de final de ano na praça e na gruta foi muito bom uma esperiençia otima e tive o prazer de ser comvidada pelo padre para fazer parte da prossima,entrar em contato direto com a paroquia fiquei muito orgulhosa obrigada
Por: regiane

sem comentarios... a cidade é mto boa. povo hospetaleiro... adoro ir ai mtos amigos...
Por: jose marcelo surek

MOREI NESTA CIDADE PACATA, FIZ GRANDES AMIGOS E DEIXEI MINHA FAMILIA AÍ. SINTO MUITA SAUDADES, BJOS DORIS, GERIS, JOANA, DANILO, DIEGO, MARIA, GESSI, JOÃOZINHO, ROSA, E EVALDO, QUERIDA FAMILIA.
Por: ROSELI TAQUES

bom eu sou de são jose dos pinhais e fui passar um final de semana ai em piraí do sul com minha namOrada e acheii uma cidade maravilhosa, um lugar show de bola..adoreii msm
Por: JULIANO DE ABREU SOUZA

pirai do sul eh muito bom de morar e tambem para passear...adorooo Piraí mas pena que eu nao moro mais la.vc q nao conhece Piraí va conhecer as cachoeiras,o parque das brotas eh muito legall!!!!
Por: jean casstilho

nao conheço mas vou conhecer se deus quiser nas ferias de julho estarei em pirai !!! uhulllll
Por: joao pedro

olá dei uma pequena olhada e gostei muito em que eu vi quero ver pessoalmente um abraço para vcs..
Por: Edson caralos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piraí do Sul
Fundação:
1947
Altitude:
1.036m
População:
20.395 habitantes
Área:
1.406,2km²
Densidade Demográfica:
14,50hab/km²
CEP:
84240-000

Envie seu comentário sobre Piraí do Sul