Paranavaí

Paranavaí-PR
banner

Bem-vindo a Paranavaí!

banner

Comece planejando a sua viagem para Paranavaí utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Paranavaí e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Paranavaí.

A cidade de Paranavaí, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1951. A localidade está em uma altitude de 470m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 74.180 habitantes. A área total de Paranavaí é de 1.206,1km², e sua densidade demográfica é de 61,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paranavaí-PR é 87700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Um pedacinho de terra no interior do Paraná, quase na divisa com São Paulo, Paranavaí é uma cidade perfeita para quem gosta de turismo rural. São várias as atrações da cidade nesse sentido e, além disso, a região ainda conta com várias outras cidadezinhas que podem complementar ainda mais a experiência que você tem ao visitar a região. Para saber mais a respeito de Paranavaí, veja o especial que preparamos agora.

Paranavaí - você mais próximo da natureza

A cidade de Paranavaí tem um foco totalmente rural. Embora ela tenha um centro urbano razoavelmente grande, suas principais atrações estão mata adentro. Ali, é possível desfrutar de bons hotéis fazenda, comer costela feita no fogo de chão, colher frutas do pé e, ainda, comer um excelente arroz tropeiro. A própria costela feita no fogo de chão da região é muito famosa, tanto que já até ganhou uma festa exclusiva: a Festa do Costelão, que tem músicas típicas, danças, rodeios e muita carne para aproveitar.

Apesar de estar muito longe da praia, Paranavaí também reserva algumas características muito interessantes para quem gosta de rios. Ali na região, por exemplo, está o Rio Paranapanema, que divide os estados de São Paulo e Paraná. Na orla do rio, é possível enxergar do outro lado um outro estado, separado por águas que ocupam pouco mais de 1 km de extensão.

Nesses rios, a água é calma, limpa e tranquila. E, justamente, por ser tão boa, a região acaba sendo muito movimentada. Nada como os movimentos que estamos acostumados nas praias, mas, ainda assim, é um movimento grande o bastante.

No local, também é possível praticar esportes aquáticos, tais como o Stand Paddle, andar de jet sky e até mesmo pescar. E, por falar em pescar, Paranavaí reserva pesqueiros incríveis, do tipo ao qual você pode ir e ficar um bom tempo só observando a atividade das outras pessoas. E, se você for uma pessoa que gosta de pescaria, obviamente estará mais do que bem-vindo para aproveitar as águas para tentar pescar algum peixe. Mas, prepare-se, porque, lá, as águas são disputadas, e os peixes são bem ariscos.

Informações de Paranavaí

Roteiros do Brasil

Região Noroeste Paranaense 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização teve inicio na década de 20. Toda a região do Vale do Ivaí era complemente despovoada coberta de matas virgens, constituída de terras devolutas propriedade do Estado. A partir de 1924, foi que se iniciou o povoamento e colonização da região, quando esteve visitando esta região o Engenheiro Dr. Joaquim da Rocha Medeiros, que foi quem abriu o picadão que ligava Presidente Prudente (SP) a esta nova região. O único meio de comunicação existente, era esta estrada que partindo de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo, cruzava o Rio Paranapanema em sentido leste - oeste, atingindo a Fazenda Ivaí, que foi o primeiro nome de nosso Município.
O Distrito de Montoya foi instalado em 1929, aqui viviam centenas de famílias, a maioria trazidas do Nordeste do Brasil. Neste mesmo ano o Sr. Frutuoso Joaquim de SaIes chegou a Fazenda Velha Brasileira, com 600 famílias nordestinas, sendo 300 de Pernambuco e outras do Ceará para trabalharem nas lavouras de café. A Companhia BRAVIACO (Companhia Brasileira de Viação e Comércio) empresa pertencente a Brasil Raílway, estava desenvolvendo um espetacular projeto de plantio de café, 1.200. 000 cafeeiros seriam plantados nesta região.
O nome desse Distrito foi em homenagem a figura histórica do Padre Antônio Montoya, que por volta de 1630, havia liderado o êxodo das reduções existentes nesta região vivendo os maiores sacrifícios na fuga empreitada através do Rio Paraná enfrentando os maiores perigos, como as Sete Quedas e os inimigos espanhóis que viviam em Guaíra.
Conta uma lenda que os Três Morrinhos existentes no Município de Terra Rica, surgiram para gravar na memória de todos, a epopéia realizada pelos três padres jesuítas:- Montoya, Dias Tanho e Simão Maceta, nessa inesquecível fuga deste território.
O Presidente Getúlio Vargas teve ascensão ao governo em 1930, quando houve um total desestímulo ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Companhia BRAVIACO. As terras concedidas a companhia foram retomadas pelo governo. Não se sabe ao certo se essa atitude foi tomada tendo em vista o descumprimento de certas cláusulas contratuais ou por motivo político, haja visto que os diretores da BRAVIACO, através do jornal A Noite do Rio de Janeiro, haviam combatido Getúlio Vargas. O fato e que o Distrito de Montoya praticamente desapareceu. Os seus habitantes se viram obrigados a se retirar da localidade nas piores condições possíveis. Segundo depoimento de pessoas que viveram esse momento, não havia nem combustível para movimentar os veículos existentes no Distrito. As famílias tiveram que se retirar a pé.
Poucos foram aqueles que teimaram em ficar no local. Porém, em 1944, o governo Paranaense novamente se interessou pelo desenvolvimento da região. Novos estímulos foram proporcionados. A Fazenda Brasileira, o local já possuía essa denominação, reiniciou o seu crescimento. O interventor Manoel Ribas, proporcionou uma nova colonização e deu o nome dos rios Paraná e Ivaí.
O loteamento foi reiniciado sob a orientação do Dr. Francisco de Almeida Faria. O primeiro corte nas matas foi feito em 1942 e no ano seguinte derrubadas e queimadas, surgindo os primeiros ranchos em Paranavaí.
Em 1.944 a formação da colônia Paranavaí contava com umas 80 casas e 500 habitantes, já no local onde hoje se situa a cidade.

Significado do Nome

 


Neologismo formado pela junção dos nomes dos rios Paraná e Ivaí. 

Aniversário da Cidade

14 de Dezembro

Gentílico

paranavaiense

População

81.595 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Um lugar incrível como esse não exite em lugar nenhum!

 

Clima

Subtropical

 

Temperatura Média

19° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Município da Região Noroeste no Estado do Paraná

Limites

Alto Paraná, Amaporã, Guairaçá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica.

Acesso Rodoviário


Distâncias

Da capital

505 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

 Janeiro
  
06 - Folia de Reis

20 - Festa do Padroeiro

 Junho

- Festa Junina

 Julho

16 - Festa de Nossa Senhora do Carmo

25 - Festa de São Cristovão

 Outubro

12 - Festa de Nossa Senhora Aparecida

 Dezembro

14 - Aniversário da Cidade

14 - Emancipação Política

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAVAÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3421-2323

Site: www.paranavai.pr.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR 

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx:(41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS

E-mail: [email protected]

Telefone: (44) 3423-8119

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS:

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

Sites: www.municipionline.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Paranavaí

morei em paranavai em 1962, gosto muito da cidade, esta belaza de cidade é acolhedora,e seu povo hospitaleiro,parabens paranavai que seu povo seja abençodo por deus.
Por: Eduardo de menezes

PARANAVAÌque linda cidade para sempre na minha vida acho tudo lindoas festas do São Jorje,a exp. agropecuariaa fonte luminosaa minha familiaque esta aique saudades. Geni DiademaSP.
Por: Geni Gonçalvesde Oliveira

saudades jamais vou esquecer os bailes no s sitiodo zé as festa de igreja a exp agro pecuaria a roça a mocidade os amigos os comissios ea querida familiae minha querida mãe Carminha te amo GENI DIADEMA SP.
Por: Geni Gonçalves de Oliveira

Morei em Paranavaí por 11 anos, adoro essa cidade,exelente para morar.
Por: Antonio Manente

Está cidade é maravilhosa, gente bonita e simples de boa conduta, é ideal pra passar as férias inclusive o Natal a cidade fica cheia com muitos bares e restaurantes maravilhosos. Tem tb o Clube Campestre um excelente clube de lazer.
Por: Ademir Morales

conheço e visete -a resentemente!!!!!! lugar bonito onde tenho grandes amigos e muitos familiares .lugar q faz parte da minha historia de vida ,cultura........ inesquesivel pvai.
Por: maria rosa vasconcelos

Tenho saudades de Paranavai, é uma linda cidade, e da minha querida familiaque estão ai.eu nasci no dia 24/03/61em uma Fazenda do TOTA beirando o RIO SURUQUÁ hoje moro em DIADEMA SP. BEIJOS.
Por: Geni Gonçalves de Oliveira

nao só conheço, como casei lá, lugar de mulheres lindas, adoro e vou sempre que posso e recomendo
Por: PAULO LIMA

Sim meus pais foram os que chegaramhá muitas décadas. Hoje tenho 62 anos e sei muito desta cidade em que aconteceu meu casamento, aliàs inaugurei a Catedral nova com o meu casamento. Desculpe-me sou uma história desta cidade em que amo. Se continuar vira livro este comentário.
Por: EU cresci, passei minha infância nesta Paranavaí

Nasci em Pvai em 10/Nov/71, cidade maravilhosa, povo bem rececptivo e bom de conversa, sou filho do seu Lazinho (passarinheiro) e da Dna. Conceição., me criei no jardim panorama junto ao DER, povo de Pvai gosta muito de musicas sertajenas etá coisa boa. Moro hj em Jvllle-SC., sou casado e tenho 2 filhos. Ainda quero passar minha aposentadoria nesta cidade maravilhosa que é Paranavaí-Pr. Abraços à todos e parabéns a vcs pelo PORTAL. Att. Ademir
Por: Ademir Morales

conheci e morei em pvaí, de 1980 a 1985 quando mudei para capital mas tenho boas lembranças de pvaí desde que sai da cidade ela mudou pouco mas mesmo assim vou de vez em quando a passeio para visitar parentes e amigos que ai vivem, pvaí no tempo que estava ai trab. na feira da praça da xicara e frequentei muito bares e lanchonetes e tbm participei do time da cidade de basquetebol, eu nasci num distrito de pvaí em mandiocaba, eu gosto dai mas hoje tenho uma vida fora do municipio mas gosto quando vejo e ouso sobre pvaí em reportagem sem mais obrigado visitem pvaí pois lá tem o aconhego do povo e muita coisa para ser ver entao aproveitem.
Por: Moacir Cardoso de Assis

Nasci e morei em Paranavai até meus 11 anos. tenho saudades, faz um tempão que nao visito a cidade.
Por: leda maria soares

nasci em paranavai,hoje moro em sao paulo,em todas as minhas feria vou ai.e uma cidade maravilhosa,assim que eu me aposentar irei morar ai,uma vez que meus parentes moran todos ai.
Por: valter cristino silva

moro em rio branco acre meus pais moram em paranavai quando chega o final de ano sempre passo em paranavai alguns dias para curtir as férias,com minha familia.
Por: misael labs de lima

Meus pais chegaram em Pvai em 1949, morei 12anos nesta delicia de cidade,passei uma infancia feliz,brincado no areião com minha turma de amigos.Moro em Ctba desde 61,voltei poucas vezes ,tenho amigas Zuleica,Carminha e tantas outras "meninas" da minha epoca,que sei moram ainda por aí.Desejo voltar breve.
Por: everli capelli

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paranavaí
Fundação:
1951
Altitude:
470m
População:
74.180 habitantes
Área:
1.206,1km²
Densidade Demográfica:
61,50hab/km²
CEP:
87700-000

Envie seu comentário sobre Paranavaí

banner