Mercedes

Mercedes-PR
banner

Bem-vindo a Mercedes!

banner

Comece planejando a sua viagem para Mercedes utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Mercedes e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Mercedes.

A cidade de Mercedes, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 408m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.735 habitantes. A área total de Mercedes é de 201,3km², e sua densidade demográfica é de 23,52hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mercedes-PR é 85998-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mercedes

Roteiros do Brasil

Região Caminho das Águas - Turismo Integrado ao Lago do Itaipu

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Assim, como outros municípios da Costa Oeste do Paraná, Mercedes foi colonizada pela Empresa Madeireira Colonizadora Rio Paraná S.A,  Maripá,  que tinha sua sede em  Porto Alegre (RS) e, no ano de 1946, instalou um escritório no Paraná, no município de Toledo. Essa empresa colonizadora contribuiu na formação do desenho ocupacional, com construção de escola, casa de comércio e outros estabelecimentos que facilitaram a ocupação da região.

A formação do município deu-se a partir da emancipação deste, de  Marechal Cândido Rondon, em 13 de setembro de 1990 e sua instalação em janeiro de 1993. Abrangendo uma área de 146,40 Km², Mercedes é ocupada por 4.693 habitantes, sendo que 21,1% vivem no perímetro urbano e 78,9% concentram-se no perímetro rural.

Significado do Nome

Não há, até o presente momento, estudos históricos comprovando a real origem da denominação dada ao município. Existem algumas versões sobre o fato, dando conta de que o nome (Mercedes) origina-se do espanhol e quer dizer gratidão, agradecimento.

Outra, estabelece que a origem foi em homenagem à paraguaia Mercedes, filha de um trabalhador da extração de madeira, na época do desbravamento.

Outro fato encontrado para justificar o nome, foi a chegada de um pioneiro, Sr. Pedro Dalprá, fiscal da empresa Maripá que afixou um marco de madeira no cruzamento de duas picadas em 11 de novembro de 1952,  e escreveu em uma placa “aqui é Mercedes” e ali construiu sua casa. 

Aniversário da Cidade

13 de Setembro

Gentílico

mercedense

População

4.608 hbaitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O ambiente rural e ecológico, é um atrativo forte em Mercedes; há inúmeras propriedades rurais, com belas paisagens bucólicas. A medicina alternativa é destaque, com diversidade de plantas medicinais nativas da região. Desperta grande interesse dos visitantes, à medida em que ocorre a aplicação de ervas para tratamento de saúde, através de técnicas naturais. Ainda às margens do Lago de Itaipu está o Arroio Guaçu, local apropriado para a prática da pesca esportiva, assim como os empreendimentos de pesque-pagues instalados no município.

Clima

Subtropical semi-úmido

Temperatura Média

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Costa Oeste do Estado do Paraná

Limites

Guaíra e Terra Roxa, ao Norte; Marechal Candido Rondon, ao Sul; Nova Santa Rosa, ao Leste; e ao Oeste faz limite internacional com o  Paraguai. 

Acesso Rodoviário

BR 163 

Distâncias

Da capital

617 Km de Curitiba  e 180 Km de Foz do Iguaçu.

hspace=0 TURISMO

Resumo:

O povo de Mercedes é um povo alegre que gosta de festas. O calendário de eventos atrai muitos moradores e visitantes dos municípios vizinhos, com destaque para as festividades do aniversário de emancipação, quando acontece a Festa Nacional do Costelão Recheado, prato que também é servido nos restaurantes, sob encomenda. Além deste prato típico, o café colonial também faz parte deste evento. Junto a  estes atrativos gastronômicos, há também apresentações de grupos folclóricos, feira do comércio e artesanato, baile com bandas, entre outras atratividades. As características da etnia alemã estão demonstradas nos grupos folclóricos e na arquitetura, como o portal da cidade, e os telhados enxaimel. A comida típica é o churrasco e é de costume tomar muito chimarrão.

hspace=0 EVENTOS

Abril

Festa do Chopp

Setembro

Aniversário do Município

Festa do Costelão de Recheado

Outubro

Festa do Cupim no Arroio Guaçu

Festa da Padroeira

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MERCEDES

E-mail: [email protected]

Telefones: (45) 3256-1241

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (45) 3256-1253

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.turismonolagodeitaipu.com

www.oel.com.br/mercedes

www.paracidade.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Mercedes

Mercedes é a maior cidade do mundo, o meu bisavo a fundou"Afonso Zanelato"(o cara soube que ele era demais)
Por: Luís Henrique Tiegs

Mercedes é um lugar encantador!!! Seus moradores são gente boa e as festas são maravilhosas!!!
Por: gisele

Cidade em que vivi a minha infancia e adolecencia, nunca vou esquecer, pois AMO A CIDADE DE MERCEDES. Sempre que posso vou vizitar. E você que não conhece não perca a oportunidade de ir conhecer esta cidade maravilhoza. Ammmmooooooo D+++++++++++++++++.
Por: Cleci Uller

tenho pai e irmãos que vivem nessa cidade que é muito boa para viver, espero que os governantes continuem a administrar bem essa cidade e que mantem nesse padrão que é hoje. um abraço.
Por: flavio erhardt

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mercedes
Fundação:
1993
Altitude:
408m
População:
4.735 habitantes
Área:
201,3km²
Densidade Demográfica:
23,52hab/km²
CEP:
85998-000

Envie seu comentário sobre Mercedes

banner