Guaratuba

Guaratuba-PR
banner

Bem-vindo a Guaratuba!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Guaratuba, fotos, informações, os principais hotéis de Guaratuba, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Guaratuba, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1771. A localidade está em uma altitude de 15m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 34.773 habitantes. A área total de Guaratuba é de 1.329,9km², e sua densidade demográfica é de 26,15hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guaratuba-PR é 83280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Um lugar de inúmeras belezas.

Conhecida por suas famosas e lindas praias, a região atrai os turistas durante o ano todo, Guaratuba, município do Estado do Paraná, possui uma beleza estonteante, com uma orla de 22 quilômetros e diversos atrativos.

De origem indígena, o nome da cidade tem um significado bastante curioso, “muitos guarás”, pois na época da sua descoberta existia no local uma grande quantidade de aves avermelhadas, chamadas guará. Elas ainda existem, mas em uma quantidade menor.

As praias mais conhecidas do município são a de Caieiras, que possui uma colônia de pescadores, com embarcações rústicas e fica localizada próximo ao ferry-boat; Brejatuba é frequentada mais pelos surfistas por suas águas mais agitadas; Central que é uma praia ideal para os banhistas por sua água calma e agradável; Cristo que é onde fica localizado o Morro do Cristo, podendo ter uma visão da região de Guaratuba e do imenso Oceano Atlântico, entre outras praias famosas.

Não só de praias vive a cidade, encontramos também uma grande quantidade de Mata Atlântica e outros atrativos, como, por exemplo, a Baía de Guaratuba que é própria para passeios de barco, esportes náuticos e pescaria, e também é o principal acesso entre Matinhos e o município utilizando o Ferry-Boat para travessia.

A Baía de Guaratuba também dá acesso a Porto atravessando pelo Rio Parati, onde fazendo uma caminhada de aproximadamente 40 minutos, avistando uma rica fauna e flora, encontramos o Salto Parati, uma agradável queda d´água de beleza única que forma uma piscina natural, um passeio pra quem gosta de estar junto à natureza.

Outro local bastante conhecido é o Morro dos Perdidos, ele é um dos pontos mais altos da Serra do Mar, uma opção para quem gosta de um clima mais frio, mesmo no verão a temperatura lá é baixa. Fica localizado após a represa do Vossoroca, em uma propriedade particular, por isso, é cobrada uma taxa simbólica por pessoa para a manutenção do local.

Guaratuba tem opções para diversos tipos de turistas e encanta todos com suas belezas naturais variadas, fazendo valer a pena vivenciar experiências diferentes em um só lugar.

Informações de Guaratuba

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O Rei de Portugal D. José I, assessorado pelo Marquês de Pombal Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal, através de recomendação datada de 26 de janeiro de 1765, ordenou ao Capitão Geral da Capitania de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, que fundasse vilas e povoados, em pontos mais convenientes que os sítios dispersos.

Através da Portaria de 5 de dezembro de 1765, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, incumbiu seu primo Afonso Botelho de Sampaio e Souza, Tenente-Coronel das Tropas Auxiliares, para formar uma povoação na enseada de Guaratuba.

Para dar inicio à tarefa, foram selecionados 200 casais para cultivarem as terras, sendo determinado então a essas pessoas que demarcassem as terras que necessitavam, de acordo com as possibilidades de cada um.

Em 13 de maio de 1768, D. Luiz atendeu ao pedido do fundador da nova povoação, para a criação e manutenção de uma igreja, enviando então, monumentos para a nova igreja.

Cumprindo a Portaria de 20 de janeiro de 1770, do Governador Geral de São Paulo, Tenente-Coronel Afonso Botelho de Sam Payo e Souza, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, em companhia do Ouvidor Geral da Comarca, Lourenço Maciel Azamor, do Capitão Francisco Aranha Barreto, e do Tenente Joaquim Coelho da Luz, fundou a Vila de São Luiz da Marinha de Guaratuba.

Em 29 de abril de 1771, deu-se a solenidade de fundação da vila e como primeiro ato a celebração de missa pelo pároco padre Bento Gonçalves Cordeiro, auxiliado pelos padres Frei João de Santana Flores e Francisco Borges.

No dia 30 de abril de 1771 foi levantado o Pelourinho, solenidade que culminou com uma missa, oficiada pelo pároco local, o vigário Bento Gonçalves Cordeiro. Logo após, foi realizada a eleição da primeira Câmara Municipal com aprovação do fundador da Vila e do Ouvidor Geral, ficando constituída pelo Alferes Antonio Carvalho Bueno, Juiz Manoel de Miranda Coutinho, Vereador José Martins Ferreira, o Procurador do Conselho e alcaide Gregório Francisco, e o Escrivão da Câmara Constantino José Cardoso.

Guaratuba permaneceu dirigida pelos vereadores e assistida pelo Presidente da Província até a Proclamação da República, quando passou a eleger seu primeiro Prefeito, assumindo o cargo em 1792, continuando assim até 20 de outubro de 1838, quando por força do Decreto Lei Estadual nº 7572, foi extinto o Município de Guaratuba, passando a ser apenas um Distrito de Paranaguá.

Pela Lei n° 2 de 10 de outubro de 1947, foi restaurado o Município de Guaratuba, sendo instalado oficialmente no dia 25 do mesmo ano.

Significado do Nome:

Seu nome tem origem na línhua Tupi-Guarani, e significa Muitos Guarás, uma ave abundante na região.

Aniversário da Cidade:

29 de Abril

Gentílico:


População:

32.315 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município Litorâneo, situado na divisa com o Estado de Santa Catarina, Guaratuba possui 22 km de praias que chegam a receber 800.000 pessoas na alta temporada. Sua população é constituida, em sua maioria, por descendentes de portugueses com caboclos.

Clima:

Tropical super-úmido, sem estação seca definida

Temperatura Média:

22,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela BR 277, seguindo pela Rodovia Alexandra- Matinhos (Porto de Passagem via balsas e ferry- boats. Acesso por Santa Catarina pela BR 101,em conexão com a PR 412. Dista 119 km de Curitiba.

Localização:

Município da Região Metropolitana de Curitiba no Estado do Paraná.

Limites:

Norte - Morretes - Paranaguá; Sul - Itapoá (SC); Leste - Matinhos - Oceano Atlântico; Oeste - São José dos Pinhais - Tijucas do Sul.

Acesso Rodoviário:

BR 277
BR 376/101
PR 508
PR 412

Distâncias:

Da Capital:

119 Km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Construída por volta do século XIX pelos escravos, de arquitetura religiosa colonial. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Apresenta uma fachada bastante simples, internamente é ornamentada por um retábulo discreto provavelmente do século passado. A imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso padroeira da cidade foi esculpida em madeira policromada. Localiza-se na Praça Coronel Alexandre da Silva Mafra.

Praça Coronel Alexandre da Silva Mafra

Antiga Praça da Matriz que leva o nome daquele que por mais de uma vez foi prefeito do município. Localiza-se no Centro Histórico, onde se iniciou a colonização da cidade. Possui frondosas árvores, bancos, lojas comerciais ao seu redor, servindo também como sede da feira de artesanato, que funciona o ano todo.

Museu “Casa das Conchas”

Possui aproximadamente nove mil espécies de conchas de todas as partes do mundo, catalogadas cientificamente. Conchas de diversos tamanhos, cores e aspectos. Algumas dessas conchas são raras e somente encontradas neste Museu. Tel. (0xx41) 3472-1877. Localiza-se na Rua Generoso Marques, 400.
Horário de Visitação: diariamente das 14h às 17h (Tocar a campanhia).

Fonte do Itororó ou Fonte da Santa Nossa Senhora de Lourdes

Fonte de água natural, que até 1974, abasteceu a cidade. O Largo Possui uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes que foi doada pela devota dona Guilhermina Cordeiro. Muitas são as graças atribuídas a Santa, evidenciadas pelas diversas placas colocadas na capela principal. Localiza-se no Morro do Espia Barco sendo que o acesso é feito pela Rua Nossa Senhora de Lourdes.

Vapor São Paulo

Encalhou na praia de Caieiras em novembro de 1868, em fuga da Guerra Brasil – Paraguai. Quando a maré está baixa, pode-se ver sua proa.

Morro do Brejatuba

Conhecido como Morro do Cristo por ter em seu cume, desde 23 de julho de 1953, uma imagem do Cristo Redentor, confeccionada por Oswaldo Fedatto, a pedido da família Dr. João Cândido Pereira. Em 13 de maio de 2000 foi revitalizada, ganhando um pedestal de 11 m com sala da memória, oratório e mirante.

Área de Proteção Ambiental de Guaratuba

Composta pelos municípios de Guaratuba, Matinhos, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Morretes, engloba porções da floresta mata atlântica, várzeas, mangues, lagoas e parte da baía, incluindo as ilhas de Capinzal, Araçá, Veiga e Sepultura. É a área de domínio particular com utilização restrita, uma vez que a fragilidade dos ecossistemas encontrados e pela grande importância ecológica e cultural. Informações Tel. (0xx41) 3422-8233. Horário de visitação: diariamente das 8h às 18h.

Parque Municipal Lagoa do Parado

Abundante em peixe e em caxeta, madeira leve que se faz sepas de tamancos, colher de pau, lápis, etc. Em época de seca ela se divide formando duas lagoas distintas, denominadas de lagoa das Onças e do Baguary. Possui 5 km de comprimento e 3km de largura. Localiza-se à margem esquerda do Rio Cubatãozinho. Acesso somente de barco com duração de 56 minutos.

Baía de Guaratuba

Segunda maior do Estado depois da de Paranaguá. Durante o percurso pode-se avistar algumas ilhas, praias e a própria baía costeada por mangues. Propicia para a pesca, passeios de barco, lancha e jet-ski. Informações Tel. (0xx41) 3473-3274.

Ilhas

A Baía de Guaratuba está pontilhada de ilhas que conservam os seus aspectos naturais intactos, ora cobertas de mangues, ora de vegetação mais espessa, ou ainda, como a ilha do Capim, conhecida anteriormente pelo nome de Guará, por ser preferida para o pouso de aves do mesmo nome. Na ilha oceânica do Itacolomi a pesca é farta e abundante e o local é propício para caça submarina. Na ilha do Saí foi erguido o marco divisor entre o Paraná e Santa Catarina.

Salto Parati

As águas do salto vêm do rio Parati, formando piscinas naturais, está inserido dentro do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange. Localiza-se no rio Parati, no fundo da Baía de Guaratuba com acesso somente por barco e a partir dali mais 20 minutos de caminhada. As visitas devem ser agendadas pelo Tel. (0xx41) 3473-3274.

Cachoeira do Rio Cubatão

Localiza-se no Rio Cubatão a 70 km da sede do município. O acesso é feito de carro, via Garuva (PR 412), ou por barco seguindo a pé o restante do percurso. 

Praia de Caieiras, Encantadas ou dos Amores

Localiza-se entre a ponta do Jhonnscher e as pedras de Caieiras (Praia do Prosdócimo), com acesso rodoviário pela PR-412, e hidroviário pela baía. Possui 1 km de extensão e é própria para a pesca de arremesso. O bairro originou-se de uma colônia de pescadores, que ainda são maioria entre os moradores. Das pedras, quando a maré está baixa, pode-se ver a proa de um vapor que encalhou quando fugia da Guerra do Paraguai. É o Vapor São Paulo, comandado pelo marido da compositora e pianista Chiquinha Gonzaga.

Praia Prosdócimo

Inicia-se nas pedras de Caieiras prolongando-se até o Hotel VillaReal, sendo o começo da Avenida Atlântica. Sua extensão forma uma meia lua e segue em direção ao Morro do Cristo.

Praia Central

Inicia no Hotel Villareal e prolonga-se até o Morro do Cristo, formando as praias do Cristo, dos Pescadores e dos Turcos.

Praia do Brejatuba

Inicia ao lado direito do Morro do Cristo, recebendo várias denominações em sua extensão, como Praia do Surfista, Cidadela, Bonança, Jardim Estoril, Balneário Eliane, Nereidas I, II, III e IV, Cidade Balneária de Brejatuba, Jardim Iemanjá, Santa Helena, Coroados, Praia das Palmeiras e Barra do Saí

Prainha

Tem inicio na ponta de Caiobá e se estende até a entrada da barra de Guaratuba. É uma praia mansa, de onde se tem a vista de Guaratuba antes da travessia da Baía de Guaratuba. Praia de águas calmas, praticamente encravada no Morro da Passagem.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3442-8100

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL

E-mail:

Telefones: (41) 3472-9267

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.guaratuba.pr.gov.br

www.pr.gov.br

www.paranacidade.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Guaratuba

nossa la é muito muito gostoso! E tem cada casa gostosa !! E aquela praia nossa não da nem para falar de tão gostosa que ela é!!! Só que pena que quando a gente foi aí choveu! Mas nos vamos aí mais vezes,mas nós vamos para ficar 4 semanas ou mais!
Por: Ana Luiza

Nossa... maravilhosa a cidade. Nunca tinha ido, mas espero ir muitas vezes mais!
Por: Luiz Eduardo

essssssa cidade é tdooo de boommmm ...... não éh a toah q eu moro na cidade maravilhosa
Por: Josiane Alves Mianda

Adorei passar as férias em Guaratuba, é muito lindo pessoas legais, essa cidade tem tudo de bom.. Passei uma semana ai, foram os uns dos melhores momentos legais de minha vida. Guaratuba sem cometário é muito bonito, quem não conhece tem que conhecer.. Já estou com saudades daí.
Por: Gracieli Cardoso

é a melhor cidade do litoral do paraná, volto para ela todos os anos.
Por: andrea andrade

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guaratuba
Fundação:
1771
Altitude:
15m
População:
34.773 habitantes
Área:
1.329,9km²
Densidade Demográfica:
26,15hab/km²
CEP:
83280-000

Envie seu comentário sobre Guaratuba