Floresta

Floresta-PR
banner

Bem-vindo a Floresta!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Floresta, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Floresta. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Floresta para programar a sua viagem.

A cidade de Floresta, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1960. A localidade está em uma altitude de 392m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.127 habitantes. A área total de Floresta é de 159,4km², e sua densidade demográfica é de 32,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Floresta-PR é 87120-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Floresta

Roteiros do Brasil

Região Noroeste Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região correspondente ao Município de Floresta iniciou sua comercialização através da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná na década de 40. Em 1947 surgia, depois da abertura de rua picada no Quilômetro 12, a primeira venda,  constituindo-se o ponto de pousada dos pioneiros e viajantes. O surto da expansão cafeeira na região foi fator fundamental no período inicial de colonização. Mais recentemente, a atividade agropecuária é representativa. Culturas como soja e milho são predominantes, abrindo espaço também para o cultivo da canola. Criado através da Lei Estadual nº 4245, de 25 de Julho de 1960, e instalado em 18 de Novembro de 1961, foi desmembrado de Maringá.

 

A região, hoje correspondente à área territorial do município de Floresta, é parte integrante da área de colonização da Companhia de Terras Melhoramentos Norte do Paraná, atual Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

As Glebas foram divididas em pequenas e médias propriedades que compunham lotes de 5 a 20 alqueires. Os primeiros lotes foram vendidos em meados da década de 40.

O surto da expansão cafeeira foi o motivo principal da colonização, aí então migraram famílias do estado de São Paulo, Norte velho do Paraná (região de Jacarezinho), Santa Catarina e Minas Gerais entre muitos outros imigrantes provenientes de outros países.

No limiar de 1951, mais precisamente a 27 de dezembro, era lançada a primeira semente do que seria um dia a cidade de Floresta. Naquela data o senhor Fukumatsu Kimura, japonês de origem, então comerciante estabelecido com o ramo de benefício de arroz, em Maringá, já de posse de uma serraria em fase de montagem na localidade, adquiriu também uma área anexa de cinco alqueires paulistas, que pertenciam ao senhor sr. Gregório Ferreira de Camargo.

E nessa área de terras teve feliz iniciativa juntamente com seu irmão Sangoro Kimura e Tomishishi Kimura, um modesto empreendimento de iniciativa privada, mas que vinha de encontro à filosofia colonizadora da Companhia de Terras do Norte do Paraná. Nascia assim a VILA "FLORESTA”. Era a época do surpreendente surto de progresso originado pelo verde dos cafezais disseminando dezenas de cidades e núcleos urbanos que antecedia a colonização ao avanço da Estrada Paraná - Santa Catarina. E essa febre do desbravamento atraía levas de migrantes paulistas, mineiros e nordestinos.

O nome Floresta à localidade, à primeira vista derivado da inigualável exuberância de suas matas, tem na verdade sua denominação devida à razões sentimentais da família Kimura. Esta aportando em Santos como imigrantes no final de 1920, instalou-se na “Fazenda Floresta” na localidade de Engenheiro Brodosque, próximo a Batatais, São Paulo.

No final da década de 50, Floresta alcançara o apogeu populacional, exuberância e força produtiva de seus cafezais e contando ainda com um comercio dos mais acentuados. Hoje Floresta conta com 5.129 habitantes e 3.600 eleitores.

Fazendo jus a esse prodigioso desenvolvimento em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.4.245, do então governador do Estado, sr. Moisés Lupion, Floresta foi aquinhoada com sua emancipação político-administrativa passando de simples vila a município, sendo desmembrada de Maringá.

Atualmente predomina mecanização agrícola com produção de soja, milho, trigo, etc.

Significado do Nome

 

 O nome Floresta à localidade, à primeira vista derivado da inigualável exuberância de suas matas, tem na verdade sua denominação devida à razões sentimentais da família Kimura (fundadores do município de Floresta-Paraná). Esta aportando em Santos como imigrantes no final de 1920, instalou-se na “Fazenda Floresta” na localidade de Engenheiro Brodosque, próximo a Batatais, São Paulo.

Aniversário da Cidade

18 de Novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico.

Temperatura Média

- Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C).

- Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

::Distâncias

*da Capital : 463 km
*do Porto de Paranaguá: 554 km
*do Aeroporto mais próximo: 20 km (Maringá)

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

463 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Floresta

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (44) 236-1222 - Fax: (44) 236-1249

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.pr.gov.br/turismo

Informações:Rosane Santos Domingues

Comentários de Floresta

Floresta fica proximo aque cidade pois preciso visitar esta cidade onde viveu minha avó há ela tem 85 anos quer voltar para visitar eu conheço Maringa pretendo visitar a cidade na proxima viagem obrigado
Por: Edvaldo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Floresta
Fundação:
1960
Altitude:
392m
População:
5.127 habitantes
Área:
159,4km²
Densidade Demográfica:
32,16hab/km²
CEP:
87120-000

Envie seu comentário sobre Floresta