

Bem-vindo a Euzébio de Oliveira!
Informações de Euzébio de Oliveira
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE:
Significado do Nome:
Aniversário da Cidade:
Gentílico:
População:
CARACTERÍSTICAS:
Clima:
Sutropical
Temperatura Média:
COMO CHEGAR:
Localização:
Norte paranaense
Limites:
Ribeirão do Pinhal, Jundiaí do Sul, Japira, Pinhalão, Arapoti, Ventania, Curiúva, Figueira, Sapopema e Congonhinhas
Acesso Rodoviário:
Distâncias:
Da Capital:
291 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Estação Ferroviária
RVPSC (1943-1969)
EUSÉBIO DE OLIVEIRA
Município de Ibaiti, PR
Ramal de Barra Bonita - km 272 (1960) PR-0594
Inauguração: 12.11.1943
Uso atual: escritório de serraria sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe teve seu primeiro trecho entregue no ano de 1922, até a cidade de Tomasina, único dos municípios atuaias da linha que já existia. A partir daí, a linha foi sendo prolongada lentamente, chegando ao seu final em 1948, na estação de Lysimaco Costa, onde estavam as maiores minas de carvão da região, e que eram o objetivo do ramal. Apesar de tudo, em 1969 a linha foi fechada e o ramal erradicado logo após. Oficialmente, foi extinto pela RFFSA em 1975.
A ESTAÇÃO: A estação de Eusébio de Oliveira foi inaugurada em 1943. Eusébio Paulo de Oliveira (1883-1939) foi um geólogo que trabalhou durante muitos anos para o Governo brasileiro. Como sinal dos tempos modernos (1943) em que a mesma foi construída, a marquise da estação é de concreto armado. A ferrovia foi fechada em 1968-69. Seguindo adiante pela estrada de terra que passa ao largo de Arthur Bernardes, chega-se à uma estrada de "poliedros", como o pessoal de lá chama o leito de pedras irregulares. Logo se encontra a vilazinha de Eusébio de Oliveira, parada no tempo. Ainda restam as casas da vila ferroviária, a caixa dágua e a estação, que tem em sua extremidade sul uma máquina de beneficiar arroz. Em 2006, nesse bairro rural no município de Ibaiti, trabalhadores rurais ocupam as casas da antiga vila dos Ferroviários. O antigo pátio de manobras foi transformado em pastagem cercada por arame farpado e um comerciante instalou uma máquina de descascar milho dentro da estação, poluída pelo estrume e a urina de bovinos que entram e saem. ''Aqui era bom. Tinha restaurante, bar, farmácia e loja de tecidos. A gente ia de trem a Ibaiti, num instantinho chegava'', diz Leonor, que mora em casa própria, grande e avarandada. Leonor afirma que o último trem passou ali em 1974, ano em que o filho dela nasceu; na verdade, a ferrovia havia fechado bem antes, o que pode ter acontecido é esse ser o ano da retirada dos trilhos por alguma composição própria para isso, pois a erradicação oficial veio em 1975.
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969).
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE IBAITI - DISTRITO DE EUZÉBIO DE OLIVEIRA
E-mail:
Telefones: (43) 3546-1118
Sites:
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Curitiba-PR
Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232
Fax: (41) 3320-3111
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (43) 3564-4106
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
http://www.estacoesferroviarias.com.br/
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: