Curitiba

Curitiba-PR
banner

Bem-vindo a Curitiba!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Curitiba, fotos, informações, os principais hotéis de Curitiba, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Curitiba, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1693. A localidade está em uma altitude de 934m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.584.232 habitantes. A área total de Curitiba é de 430,9km², e sua densidade demográfica é de 3.676,57hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Curitiba-PR é 80000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Curitiba é um município brasileiro situado no estado do Paraná. O município se encontra 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, onde a distancia do Oceano Atlântico é de 110 km. É também uma das cidades mais populosas do país, mais precisamente a oitava no ranking e a maior do sul do país.

O clima da cidade tem um toque marítimo com poucas variações a média é de 11º C no mês mais frio do ano, às vezes acontece de cair chegando a 2º C em dias mais frios. Nas estações quentes a temperatura aumenta consideravelmente em torno de 23º C, podendo chegar até 32º C.

Você sabia que Curitiba foi eleita pela International Congresso & Convention Association (ICCA) a sexta cidade brasileira com maior quantidade de eventos internacionais?

Isso mesmo! E na revista Veja, também ganhou o título de “O melhor destino” para quem quiser fazer uma viagem cultural, Curitiba esta localizada estrategicamente, o que a transforma na capital do MERCOSUL.

Curitiba é uma metrópole que tem várias coisas exemplares, como por exemplo, o constante zelo pelas aéreas verdes, conservação da cultura e incrível qualidade de vida.

Pontos Turísticos

Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter - como também é conhecido, homenageia a urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter (pioneira no trabalho de planejamento urbano paranaense), ele contém uma estufa que guarda obras do artista polonês que se naturalizou brasileiro Frans Krajcberg, com isso, se torna um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ópera de Arame – Incrível Teatro - Construído com tubos de aço, estruturas metálicas e coberto com placas transparentes de policarbonato.

Museu Oscar Niemayer - O museu foi feito com a complexidade de 2 prédios, com trinta e cinco mil metros quadrados, onde mostra a incrível junção de Arquitetura e Arte.

Parque Barigui - Chamado dessa forma devido ao Rio Barigui que nele foi represado, com isso se tornou um grande lago apreciado por todos no parque, esse lago é um dos maiores localizados em Curitiba. O parque preserva vários animais dentre eles, aves, capivaras e pequenos roedores, há também um rebanho de carneiros que pode ser visto por todos que forem visitar o mesmo. Esses carneiros são cuidados pelos funcionários do parque.

Centro Comercial - Contem vários lugares onde você pode fazer suas compras, dentre eles, a Rua das Flores (localizada no centro histórico) e os shoppings centers. Outra oportunidade de lazer e compras é a Rua 24 Horas.

Curitiba possui vários parques somando o total de 26 parques, todos eles contam com a ajuda do governo que mantém todos os programas de educação ambiental como, por exemplo, de reciclagem de lixo. Com isso Curitiba mantém o titulo de ser a Capital Ecológica do Brasil

Informações de Curitiba

ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Paraná, um cenário de atrações do Atlântico ao Iguaçu

"Cidade Sorriso"Cidade Modelo"Cidade Ecológica do Brasil"Capital das Araucárias"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 29 de março de 1693 o capitão-povoador Matheus Martins Leme respondendo aos apelos de paz quietação e bem comum do povo promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais que anos depois se chamaria Curitiba.
A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721 com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho. Ele foi provavelmente a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade iniciando uma tradição pela qual Curitiba hoje é reconhecida internacionalmente.
Já naquela época o ouvidor determinou aos habitantes que tivessem determinados cuidados com a natureza. O corte de árvores por exemplo só poderia ser feito em áreas delimitadas. E os moradores ficavam obrigados a limpar o Ribeiro (hoje Rio Belém) a fim de evitar o banhado em frente à igreja matriz.
O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas. As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas para que a vila crescesse com uniformidade.
Esquecida pelos governantes da Capitania de São Paulo Curitiba passou por um período de extrema pobreza. A prosperidade só viria a partir de 1812 com o tropeirismo. Ponto estratégico do caminho do Viamão a São Paulo e às Minas Gerais o povoado viu crescer o comércio com a passagem dos tropeiros.
O aluguel de fazendas para as invernadas transferia os habitantes do campo para o povoado. Surgiram lojas armazéns e escritórios de negócios ligados ao transporte de gado. Com o desenvolvimento em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná. Curitiba se tornou Capital.
Curitiba Capital
A tradição de planejamento urbano de Curitiba também vem de longe. Apenas dois anos depois de tornar-se capital, a cidade já era objeto dos primeiros estudos para sua organização.
Curitiba necessitava de obras de infra-estrutura e de reformulação no traçado urbano. E o então presidente da Província do Paraná, Zacharias de Góes Vasconcellos, incentivava a construção de escolas, teatros e clubes.
Por isso, em 1855, foi contratado o engenheiro francês Pierre Taulois. Na função de inspetor geral de medição das terras públicas, a partir de 1857, Taulois indicaria as mudanças necessárias.
Naquela época, apenas a Rua da Assembléia (hoje Doutor Muricy) e a Rua do Comércio (atual Marechal Deodoro) se cortavam em ângulo reto. A pedido do engenheiro, as outras ruas tiveram seu traçado modificado, fazendo com que a cidade perdesse sua forma circular. Adquiria, então, um desenho regular, quadrilátero, com cruzamento em ângulos retos bem definidos, a fim de melhorar a circulação no interior da malha urbana.
A visita do Imperador D.Pedro II e da Imperatriz D.Teresa Cristina, em 1885, confirmou o avanço da cidade. A estrada de ferro Paranaguá-Curitiba já estava funcionando, e os curitibanos freqüentavam o Teatro São Teodoro. No entanto, a iluminação pública era precária e persistiam os problemas de saneamento.
Já no dia 2 de maio de 1886, a cidade ganhava seu primeiro parque, aliando o conceito de área verde, preservação ambiental e saneamento. O Passeio Público nasceu como área de lazer e foi a primeira grande obra de saneamento da cidade de Curitiba.
O Código de Posturas Municipais de 1895 previa padrões de higiene e aperfeiçoava a estrutura da Curitiba republicana. As atividades comerciais e de lazer confirmavam a prosperidade da Capital na entrada do século XX.
Já na primeira década do milênio, os serviços de água, esgoto, limpeza e iluminação eram ampliados; as ruas iam sendo abertas, pavimentadas e arborizadas.
O ano de 1913, na gestão do prefeito Cândido Ferreira de Abreu, foi marcado por mais transformações. As ruas do centro foram pavimentadas com paralelepípedos, as agitadas XV de Novembro e Barão do Rio Branco foram alargadas e os bondes puxados por mulas foram substituídos pelos elétricos.
Curitiba também ganhava uma política habitacional, ao mesmo tempo em que comemorava a construção da sede definitiva da Universidade Federal do Paraná – a primeira do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912.
O Brasil moderno e nacionalista da década de 20 incitava, ainda mais, o crescimento de Curitiba. O prefeito Moreira Garcez, em oito anos de mandato (1920-1928), ditou o ritmo de crescimento da cidade para os anos 30. Moreira Garcez reformou as praças Zacarias e Tiradentes e promoveu o calçamento e revestimento das ruas com pedras de macadâmia. Em sua gestão ainda foram abertas as avenidas Visconde de Guarapuava, Sete de Setembro, Silva Jardim, Iguaçu e Getúlio Vargas.

Significado do Nome:

Curitiba deve seu nome aos pinheirais sem fim que cobriam seu território. Há duas versões aceitas hoje: os índios das nações Tupi, Jê e Guarani – como os Tingüi - usavam a expressão coré (pinhão) etuba (muito). A outra versão, também em guarani, vem da combinação de Kurit (pinheiro) e Yba (grande quantidade).

Aniversário da Cidade:

29 de Março

Gentílico:

Curitibano

População:

1.848.943 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Curitiba: "Cidade Modelo","Cidade Ecológica do Brasil","Capital das Araucárias". A capital paranaense ainda é uma cidade à qual o visitante de outras partes do país chega sem saber muito bem o que vai encontrar. Museus, ruas arborizadas e sem falar na gastronomia. Curitiba tem isso e muito mais para mostrar aos turistas brasileiros e estrangeiros que vierem lhe conhecer.

Clima:

Temperado

Temperatura Média:

17ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de São Paulo: BR-116
Partindo de Porto Alegre: BR-116
Partindo de Florianópolis: BR-101

Localização:

Cidade Modelo- Capital do Estado do Paraná. Localizada a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico.

LIMITES:

Almirante Tamandaré, Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucária e Campo Largo.

ACESSO rODOVIÁRIO:

BR 101, BR 116, BR 277, BR 376, BR 476

DISTÃNCIAS:

-Aracaju/SE - 2.559 km

-Águas de Lindóia/SP - 567 km

-Belo Horizonte/MG - 983 km

-Brasília/DF - 1.387 km

-Campinas/SP - 480 km

-Cotia/SP - 396 km

-Cuiabá/MT - 1.701 km

-Fortaleza/CE - 3.317 km

-Foz do Iguaçu/PR - 636 km

-Guarujá/SP - 426 km

-Guarulhos/SP - 430 km

-Itu/SP - 409 km

-Maceió/AL - 2.817 km

-Manaus/AM - 4.003 km

-Mangaratiba/RJ - 788 km

-Mata de São João/BA - 2.357 km

-Mogi das Cruzes/SP - 470 km

-Natal/RN - 3.326 km

-Porto Alegre/RS - 741 km

-Porto Feliz/SP - 410 km

-Porto Seguro/BA - 1.863 km

-Praia do Forte/BA - 2.399 km

-Recife/PE - 3.043 km

-Ribeirão Preto/SP - 696 km

-Rio de Janeiro/RJ - 841 km

-Salvador/BA - 2.366 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 1.886 km

-Santos/SP - 396 km

-São Paulo/SP - 404 km

-Sete Lagoas/MG - 1.032 km

-Sorocaba/SP - 371 km

-Teresópolis/RJ - 900 km

-Vespasiano/MG - 1.008 km

-Viamão/RS - 731 km

-Vitória/ES - 1.283 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Uma das mais belas e organizadas cidades do país. Curitiba continua aperfeiçoando seu exemplo que é seguido em outras cidades do mundo. Suas soluções em transporte urbano, meio ambiente e educação, por exemplo, são orgulho para os curitibanos.

Principais Pontos Turísticos:

-Bosque Alemão

  -Inaugurado em 1996 o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira construída em 1933 no bairro Seminário com elementos decorativos neogóticos abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach.
Outras atrações são a trilha de João e Maria que narra o conto dos irmãos Grimm uma biblioteca infantil a Torre dos Filósofos mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica com a reprodução da fachada da Casa Mila construção germânica do início do século originalmente localizada no centro da cidade.

Localização:
Rua Niccolo Paganini esquina com Franz Schubert - VISTA ALEGRE (Jardim Schaffer). Tel: (41) 3338-6835/3338-9549
Horário:
Bosque - diariamente das 6 às 20 horas / Biblioteca – diariamente das 9 às 17h / Hora do Conto – sábado e domingo às 11:00h e 16:00h.

-Casa Culpi

  -Quando Santa Felicidade fazia parte da rota que levava ao Norte Pioneiro do Paraná o principal ponto de encontro dos caminhoneiros foi o Armazém Culpi uma das primeiras casas construídas em Curitiba pelos imigrantes italianos em 1897.

Localização:
Av. Manoel Ribas 8450 - SANTA FELICIDADE.
Tel: (41) 3372-4276
Horário:
segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30 horas.

-Farol do Saber / Farol da Cidade

  -Bibliotecas municipais situadas em escolas ou logradouros públicos com acervo referencial de cinco mil livros - técnico-didáticos e literatura - inspiradas em dois marcos da antigüidade: a biblioteca e o farol de Alexandria. A construção modular em estrutura metálica tem 17 metros de altura e 98 m2 de área construída. Sua divisão interna é simples: o andar térreo - onde estão os livros - um mezanino e uma escada em caracol que conduz ao topo da torre onde fica uma guarita coberta por abóbada metálica e em cima um galo. O Farol das Cidades único no seu gênero diferencia-se dos demais pelo seu acervo composto por vídeos e CD-roms estando equipado com computadores e conectado à Internet e ao geoprocessamento da Prefeitura com acesso livre e gratuito à população.

Localização:
Rua João Gava s/n° - Abranches. Tel:(41) 3354-3573.
Horário:
segunda a sexta das 9 às 21 horas / sábado das 9 às 13 horas.

-Torre Mercês 

  -Inaugurada no dia 17 de dezembro de 1991, a Torre da Telepar - como também é conhecida - possui duas funções básicas: suporte para antenas de microondas (para interligação telefônica da Região Sul e países vizinhos) e mirante da cidade. Conta com uma altura total de 109,5 metros, e de seu mirante a 95 metros do chão, tem-se uma belíssima visão da cidade e dos contornos da Serra do Mar. Além do mirante, possui um mapa de metal em relevo com todos os detalhes da cidade, o Museu do Telefone e sala de vídeo. localiza-se na Rua Jacarezinho esquina com Rua Professor Lycio Veloso, 191 - Mercês. Horário de visitação: terça-feira a sexta-feira das 11h às 20h sábado e domingo das 10h às 20h.

-Teatro Guaíra

  -Antigo Theatro São Theodoro, em homenagem a Theodoro Ébano Pereira, foi inaugurado em 1884, na Rua Dr. Muricy, antiga Rua Nova. No período da Revolução Federalista (1893-1895), serviu de prisão política para os desafetos de Gumercindo Saraiva durante as desavenças entre Picapaus e Maragatos. Só voltou a funcionar em 1900 quando passou a adotar o nome de Teatro Guayrá, na linguagem indígena "não passarás adiante", nome que homenageava também o salto do Rio Paraná. Foi demolido em 1935, e em 1952, iniciou-se a construção do novo teatro, situado entre as ruas XV de Novembro, Conselheiro Laurindo, Tibagi e Amintas de Barros. A construção fazia parte das comemorações do Centenário de Emancipação Política do Estado, em 1953. O pequeno auditório, o Salvador de Ferrante, foi inaugurado em 1954. Em 1970, o teatro é atingido por grande incêndio que destruiu o seu teto, danificou noventa por cento dos seus vidros, comprometeu toda a estrutura de concreto armado da platéia do grande auditório. Seria inaugurado naquele ano, mas em decorrência disto, sua inauguração foi quatro anos depois, em 1974, com a montagem de peça "Paraná, Terra de Todas as Gentes". Possui três salas de espetáculos: a Bento Munhoz da Rocha Neto, com 2173 lugares, o pequeno auditório Salvador de Ferrante ou "Guairinha", com capacidade para 504 espectadores e o último, Glauco Flores de Sá Brito, ou mini-auditório, com capacidade para 113 espectadores. O projeto arquitetônico do teatro é de Rubens Meister.
O grande auditório é considerado um dos maiores da América Latina em tamanho e equipamentos, com seis vagões elevadores de palco, poço de orquestra elevadiço, dentre outras aparelhagens que permitem trocar de cenários em alguns segundos. Na entrada sobre as portas principais, existe um painel em alto-relevo de autoria de Poty Lazzarotto. O teatro mantém nos seus vários setores, Curso de Danças Clássicas, o Núcleo de Teatro Amador, a Biblioteca, a Carreta Popular, a Central de Produção e a de Comunicações e o Museu do Teatro. Existe ainda o Ballet Guaíra e o Curso de Artes Cênicas de nível superior em convênio com a Fundação de Artes do Paraná.
Rua XV de Novembro, s/n -

-Relógio das Flores

  -Relógio das Flores foi inaugurado em 1972, tem 6 m de diâmetro e os ponteiros são em fibra de vidro.
Seu sistema de funcionamento é baseado na emissão vibrátil do quartzo, que oferece maior precisão, apresentando uma diferença máxima de 30 segundos por ano. O Relógio de canteiros recebe impulsos eletrônicos de relógio-comando instalado a distância. A partir de 1978, as flores do canteiro começaram a ser repostas a cada trimestre, obedecendo a floração de cada estação. Em 1980, a construção do belvedere permitiu melhor visualização do relógio.
Está situado na Praça Garibaldi - Setor Histórico.

-Solar do Barão

  -O prédio foi construído entre 1880 e 1883 pertencia a Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, sediando por vários anos o comando da 5ª Região Militar. O trabalho de restauração foi feito pelo arquiteto Cyro Corrêa Lyra e o mesmo é composto por três unidades; Bloco Central - de maior valor histórico; Bloco B - que serviu de casa para a Baronesa depois da morte do Barão e o Bloco C construído pelo exército há aproximadamente 40 anos. Atualmente, funciona como um Centro de Arte e Lazer, mantendo diversos cursos; ensaios, inclusive da Camerata Anticqua, Orquestra de Harmônicas e Coral de Curitiba; auditório; exposições de fotos e jornais; gibiteca, centro de documentação, laboratório fotográfico; oficina de serigrafia em papel; atelier de xilogravura, litografia e gravura em metal; os Museus do Cartaz, da Gravura e de Fotografia. Localiza-se na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533.
Horário de visitação: segunda-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18h, sábado e domingo das 12h às 18h. 

-Estação Rodoferroviária

  -A Estação Rodoferroviária de Curitiba é o primeiro terminal de transporte integrado do País. Centralizando o sistema rodoviário e ferroviário, estadual e interestadual, foi inaugurada em 1972. Sua área construída totaliza 24.400 m² distribuídos em blocos rodoviário, ferroviário e o de ligação. No bloco rodoviário funciona ininterruptamente um centro comercial com restaurantes, bancos, livrarias, lojas, central telefônica, correio, farmácia, agência de turismo, posto de informações e serviços de utilidade pública como o DER, Assistência Social, Juizado de Menores, Polícia Civil, Militar e Federal. O bloco ferroviário possui duas plataformas de embarque e pátio de carga e descarga. No bloco de ligação funcionam a URBS - Urbanização de Curitiba S.A., um pavilhão social e passagem subterrânea para veículos. A Rodoferroviária compreende ainda três estacionamentos, jardins e áreas para circulação dos ônibus, táxis e automóveis. Localiza-se na Avenida Afonso Camargo, 330. 

-Fonte de Jerusalém

  -Inaugurada em dezembro de 1995 é uma homenagem aos 3.000 anos de Jerusalém. A construção em alvenaria e concreto armado tem 14 5 metros de altura e foi projetada pelo arquiteto Fernando Canalli. No topo estão três anjos de bronze com aproximadamente 600 quilos cada esculpidos pela artista plástica Lys Áurea Buzzi e que representam as três principais religiões monoteístas do mundo que crêem na existência de anjos e para as quais Jerusalém é uma cidade sagrada: o cristianismo o judaísmo e o islamismo.

Localização:
Av. Sete de Setembro esquina com Av. Arthur Bernardes - SEMINÁRIO.
Horário:
diariamente

-Jardim Botânico Fanchette Rischbieter

  -Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba inaugurado em 1991.
Criado à imagem dos jardins franceses estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.
A estufa em estrutura metálica abriga espécies botânicas que são referência nacional além de uma fonte d’água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé.
O Museu Botânico dirigido por Gert Hatschbach atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições biblioteca e auditório. Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas desse artista/ambientalista.

Localização:
Rua Eng°. Ostoja Roguski s/n°. – JARDIM BOTÂNICO.
Tel: (41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu).
Horário:
Das 06h00 às 21h00 > durante o horário de verão.
Das 06h00 às 20h00 > durante o horário de inverno.

-Ópera de Arame - Parque das Pedreiras

  -Equipamento cultural inaugurado em 18 de março de 1992 destinado à apresentações artísticas e culturais. Faz parte, juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, do Parque das Pedreiras - antigo local da Pedreira João Gava, com capacidade para 60.000 pessoas.
Foi edificada em ferro tubular e revestida em tela aramada, numa estrutura semelhante à Ópera de Paris. São 4000 m² de área construída em três níveis, que abrigam 1800 lugares na platéia e 46 camarotes com capacidade total de 600 espectadores, num projeto do arquiteto Domingos Bongestabs.
Toda a Ópera é cercada por um lago de 50 por 150 m, além de na área existir uma cascata - originária de uma das nascentes do local, uma passarela aramada de entrada e um bonito paisagismo.
Situa-se na Rua João Gava, s/n - Pilarzinho.

-Memorial de Curitiba

  -O Largo da Ordem abriga uma permanente fonte de humanidade: o memorial de Curitiba. Um espaço para a arte e o folclore a informação e a memória o passado e o futuro. Construído num terreno irregular seu projeto arquitetônico permite a criação de espaços e instalações funcionais e criativas.
Sua cúpula em forma de pintura evidencia o papel de sementeira cultural da obra.

Localização:
Rua Claudino dos Santos – SÃO FRANCISCO
Tel: (41) 3321-2710
Horário: Terça a sexta das 9hs ás 18hs. Sábados e domingos das 9hs ás 15hs.

-Parque Iguassu / Zoológico

  -Criado em 1976 está situado na região sul-sudeste da cidade no Parque Regional do Iguaçu o maior parque urbano do Brasil com seus 8 milhões de metros quadrados. Equipado com estacionamentos quiosques bar e lanchonete o parque oferece várias atrações divididas em sete setores diferentes: esportivo náutico pesqueiro bosques naturais pomares públicos santuários ecológicos e zoológico.
No zoológico você pode ver mais de mil animais de 80 espécies: aves naturais de toda a América do Sul répteis e mamíferos das mais variadas origens preservados num ambiente mais próximo possível de seu habitat natural.

Localização:
Av. Mal. Floriano Peixoto sn° - ALTO BOQUEIRÃO.
Tel: (41) 3378-1221 / 3378-1515.
Horário:
Terça a domingo das 8:30 às 17:00.

-Parque Barigüi

  -Criado em 1972, com uma área de 1.400.000 m2, o parque foi projetado pelo arquiteto Lubomir Ficinski. Possui uma área de 500.000 m2 de bosque, à sombra do qual foram construídas churrasqueiras. É equipado com um Centro de Exposições, inaugurado em 1976 com 8700 m2 de área construída, mais estacionamento e local para exposições externas. O parque abriga ainda Centro de Convenções e de Exposições, pistas de aeromodelismo e bicicross, canchas de futebol e voleibol, trilha para trekking ou cooper, parque de diversões, Estação da Maria Fumaça, um lago formado pela represa, pedalinhos, vestígios da construção de uma antiga olaria, em parte hoje transformada numa academia de ginástica e em lanchonete. Lá funciona ainda, o Museu do Automóvel, fundado em 1969 com sua primeira sede no Bairro do Parolin e desde 1973 no Parque Barigüi, possuindo um acervo com dezenas de veículos antigos, além de outras antigüidades mecânicas e uma biblioteca especializada no assunto. É atingido pela Rodovia BR 277 (trecho comum com a BR 376) sentido Ponta Grossa ou pela Avenida Cândido Hartmann. O nome Barigüi tem origem indígena e significa "rio do fruto espinhoso", em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda remanescentes. O lugar, uma antiga "sesmaria" pertencente a Martins Mateus Leme, foi transformado em parque em 1972 pelo então Prefeito Jaime Lerner. Com uma área de 1.400.000 m², o parque foi projetado pelo arquiteto Lubomir Ficinski. Possui ainda uma área de 500.000 m² divididos em três bosques formados por capão de floresta primária nativa e por florestas secundárias, que se constituem refúgio de diversos animais nativos ou migratórios como garças-brancas, preás, quero-queros, tico-ticos, gambás e outros. Com sorte o visitante poderá encontrar também uma das figuras mais populares da cidade, o polêmico jacaré do Barigüi. Um jacaré-do-papo-amarelo adulto que costumeiramente toma seus banhos de sol às margens do lago. Há anos ele vive no local sem nunca ter incomodado os demais usuários do parque. Além de refúgio para animais, o parque é também a grande área de preservação natural da região central da cidade. Seus bosques ajudam a regular a qualidade do ar enquanto que o seu imenso lago, com 230.000 m², ajuda a conter as enchentes do rio Barigüi, que antigamente eram tão comuns em alguns trechos da parte mais baixa de Curitiba. Dentro da área do parque, está a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, uma academia de ginástica a qual foi implantada em uma antiga olaria existente no parque, hoje administrada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Também, uma casa histórica foi readequada para instalação de um Bistrô, dirigido pela Fundação de Ação Social. Já o Salão de Atos tem sua coordenação feita pelo Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP. Dentre os equipamentos que o parque possui constam: lago, pavilhão de exposições, parque de diversões, Museu do Automóvel, restaurante, pista de bicicross, canchas esportivas, pistas de Cooper, ciclovias, trilhas, sanitários públicos, pista de patinação, heliponto, churrasqueiras, lanchonetes, equipamentos de ginástica, portal, pontes, sede de grupo escoteiro e estacionamentos. Localiza-se entre a Avenida Manoel Ribas e a BR 277 (Rodovia do Café), com acessos pela Avenida Cândido Hartmann e BR 277.
Horário de visitação: diariamente.

-Parque Tanguá 

  -Inaugurado em novembro de 1996, ocupa uma área de 450.000 m², formando com os Parques Barigüi e Tingüi, um conjunto que preserva o Rio Barigüi, desde a divisa de Curitiba com Almirante Tamandaré até a BR 277.
O Parque possui paredões de pedras, cascatas e lagos, sendo que uma das atrações principais é o túnel com aproximadamente 50 metros, escavado em uma de suas paredes rochosas. Unindo o lago de um lado a outro, há dentro dele, uma passarela de madeira que leva os visitantes até um mirante. Dois barcos fazem a travessia entre os lagos, passando pelo túnel como as gôndolas de Veneza, de onde foi tirada a inspiração.
Conta com infra-estrutura de lazer como pista de cooper, ciclovia, bistrô, churrasqueiras, lanchonete, Jardim Poty Lazzarotto, loja de artesanato, pedalinho e dois estacionamentos. Localiza-se na Rua Bembem, s/nº - Pilarzinho. Horário de visitação: diariamente em horário livre. 

-Praça do japão

  -Homenagem aos filhos do Sol Nascente que aqui se radicaram dedicando-se à agricultura. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico e lagos artificiais nos moldes japoneses. Em 1993 foi construído o Portal Japonês a Casa da Cultura e a Casa de Chá.

Localização:
Av. Sete de Setembro junção com Av. Rep. Argentina - ÁGUA VERDE. Tel: (41) 3264-5474 (Sociedade Nipônica)
Horário:
Praça – diariamente / Casa da Cultura - terça a domingo das 9 às 18h / Cerimônia do Chá - quintas-feiras das 9 às 16h.

-Praça Tiradentes

  -A mais antiga praça da cidade, com 9026 m2, era conhecida como Largo da Matriz, por abrigar a pequena capela em torno da qual se desenvolveu a Vila Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. No mesmo local da antiga capela está hoje a Catedral Metropolitana de Curitiba. Em 1880, quando da visita do imperador ao Paraná, o Largo da Matriz mudou seu nome para Largo Dom Pedro II e em 1889 passou a denominar-se Praça Tiradentes. Abriga bustos de personagens importantes da história do Brasil como Getúlio Vargas, Marechal Floriano Peixoto e Tiradentes, esta última de João Turim. Além destes, também o Marco Zero da cidade, de onde são medidas e encontradas todas as distâncias, assinaladas as direções de Santa Catarina, "Iguassu", São Paulo e Paranaguá; a referência de nível de Curitiba; e o monolito que registra o local do Pelourinho levantado por Gabriel de Lara, com a Cruz de Malta, que representa o poder legalmente constituído do governo português, a justiça e a caracterização das vilas. No início de 1994 foi reformada com o objetivo de alterar o tráfego do anel central, além de servir como terminal de algumas linhas de ônibus urbanos, além de servir como ponto de partida da Linha Turismo (Jardineira)

-Rua 24 Horas

  -É síntese da cidade do futuro que não dorme. Aqui não se espera a hora; faz-se acontecer. Tem 120 metros de extensão e 12 de largura. É formada por 32 arcos em estrutura metálica tubular marca da moderna arquitetura curitibana. Abriga 34 lojas do sanduíche da madrugada ao saque bancário do florista da leitura ao leite das crianças. Grande ponto de encontro de turistas e curitibanos que buscam lazer diversão boemia e boas opções gastronômicas. Na Rua 24 horas também é possível ter acesso à Internet gratuitamente dia e noite. Para isso basta o usuário agendar um horário. Também dispõe de um Posto de Informação Turística funcionando 24 horas - disque turismo de Curitiba (41) 3352-8000

Localização:
Entre as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco – CENTRO. Tel:(41) 3225-1732.
Horário:
diariamente 24 horas.

-Linha Turismo

  -A Praça Tiradentes é o ponto de partida da Linha Turismo de Curitiba, criada em 1990. Os ônibus do tipo double-decker, passam por 24 pontos turísticos da cidade, num trajeto de 40km e duas horas de duração. Mais de meio milhão de visitantes usam o serviço anualmente.
As paradas incluem, por exemplo, os parques Barigüi e Tanguá, Memorial Ucraniano, Ópera de Arame, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Teatro Paiol, Jardim Botânico e Santa Felicidade.

-Universidade Livre do Meio Ambiente - UNILIVRE - Bosque Zaninelli

  -Inaugurada em 15 de junho de 1992 com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, a principal finalidade do espaço é formar no cidadão uma consciência de defesa ambiental como fator de sobrevivência. Para isso, a Unilivre se concentra na divulgação do conhecimento das questões ambientais, por meio da coordenação de grupos de estudos temáticos, da realização de estudos e pesquisas e na oferta de cursos, seminários e outros eventos. Também disponibiliza um acervo especializado de documentos e publicações técnicas, através de uma base de informações destinada a subsidiar estudos, pesquisas, programas e projetos na área da gestão ambiental, assim como mantém intercâmbios com entidades congêneres no Brasil e no exterior. O prédio de 874 m², edificado em eucalipto possui uma rampa em forma de espiral com 22 metros que permite uma vista panorâmica do entorno, em meio aos 37.000 m² de mata nativa do Bosque Zaninelli, onde existia desde 1947, uma das maiores pedreiras de Curitiba. Localiza-se na Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho. Horário de visitação: diariamente das 8h às 18h.

-Bairro de Santa Felicidade

  -Os primeiros imigrantes italianos chegados ao Paraná estabeleceram-se em núcleos no litoral. Porém estas colônias não se desenvolveram, tendo grande parte dos colonos transferindo-se para os arredores de Curitiba. No ano de 1878 surgiu Santa Felicidade, cuja origem do nome está no fato de Dona Felicidade Borges, ao fazer doação de uma área de terras para o patrimônio da colônia, pediu que o local levasse o seu nome. O pedido foi respeitado e o espírito religioso motivou o acréscimo de "Santa" ao nome da doadora. Dedicaram-se à produção de hortifrutigranjeiros, à plantação de erva, ao fabrico de vinho e queijo e ao trançado de vime. A Igreja Matriz de São José é uma das construções mais importantes da colônia, com sua fachada de elementos românticos e clássicos e o elegante campanário isolado do corpo principal do edifício, conforme tradição italiana. Quase em frente à Igreja está situado o cemitério de Santa Felicidade, com seu inédito panteão construído por 18 capelas em estilo neoclássico inaugurado em 1886 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico em 1977. Ao longo da Via Veneto e da Avenida Manoel Ribas, destacam-se exemplares da arquitetura popular, tais como a Casa dos Gerânios, 1891, construída por Nicolau Boscardim; a Casa dos Painéis do século passado, com pinturas na parede frontal com motivos de paisagem, a Casa das Arcadas, construída por Marco Mosselini há aproximadamente 100 anos, com pórtico em arcos e a Casa Culpi datada de 1897. Porém, a atração maior de Santa Felicidade é a de ser Bairro Gastronômico de Curitiba, com grande número de restaurantes ali instalados que oferecem, além de delicioso vinho caseiro, os pratos típicos como risoto, polenta, lasanha, nhoque, macarrão e frango. Completando esta atração, existem as tradicionais vinícolas e cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime, além do sugestivo portal de entrada do bairro, inaugurado em 27 de outubro de 1990 representando os valores da cultura italiana trazida pelos primeiros imigrantes que chegaram há mais de um século.

-Parque Municipal da Barreirinha

  -Criado em 1959, mas transformado em parque e entregue à população apenas em 1972, tem uma área de 275.380 m². Considerado o mais belo parque da cidade, lá se pode apreciar araucárias angustifolia, aroeiras, canelas, bracatingas, pés de erva-mate e outras espécies nativas. Sua área verde, que serve como importante regulador da qualidade do ar da região, é utilizada por estudantes e professores universitários em aulas práticas de Botânica. O Horto Municipal, anexo ao parque, desempenha função científica e educativa - é responsável pela pesquisa e produção de espécimes vegetais. Entre seus equipamentos estão os bosques com mais de 200.000 m² de vegetação típica, biblioteca infantil, playground, cabana rústica, lanchonete, churrasqueiras e estacionamento. Localiza-se na Avenida Anita Garibaldi, 6010. Horário de visitação: diariamente das 8h às 18h.-

-Bosque de Portugal

  -Inaugurado em março de 1994 com a presença do Presidente Mário Soares, uma área verde de 20.850 m² no fundo do vale do córrego Tarumã, o Bosque é composto de elementos da arquitetura luso-brasileira e inclui duas partes: a área de animação e a Alameda dos Cantares Portugueses. A área de animação foi construída em piso mosaico Português com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada, fazendo menção às grandes navegações portuguesas. Está circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau). Uma pista de cooper faz o elo de ligação contornando todo o bosque, passando por três pontos cobertos que lembram a arquitetura portuguesa. A Alameda dos Cantares Portugueses é um caminho de pedras aberto no meio da mata ao longo do córrego, onde estão distribuídos 22 pilares erguidos para servir de base a azulejos portugueses pintados à mão, com trechos de poesias da língua português. Localiza-se na Rua Osório Duque Estrada esquina com Rua Fagundes Varela - Jardim Social Horário de visitação: diariamente das 8h às 18h.

-Bosque João Paulo II 

  -Criado após a visita do Papa a Curitiba, caracteriza-se como Memorial da Imigração Polonesa no Paraná. Inaugurado em 08 de dezembro de 1980, compreende uma área de 50.000 m², entregue ao Governo do Estado e à Prefeitura de Curitiba, como resultado da desapropriação conjunta com a antiga fábrica de velas Estearina, no Centro Cívico. Em suas alamedas possui calçadas de pedras valorizando o pinheiral ali existente. Foi canalizado o trecho do rio Belém entre a Avenida Cândido de Abreu e a Rua Celeste Santi no Ahú, acompanhando o traçado original daquele curso d'água.
Com seu conjunto de edificações em troncos de madeira, típicas da arquitetura polonesa, se constitui num museu ao ar livre. A principal é a Casa dos Troncos da Colônia Thomaz Coelho, construída em 1883, segundo consta gravado em uma de suas toras. Foi doada pela colônia à cidade por ocasião da visita do Papa a Curitiba e, transformada na Capela João Paulo II. Em seu interior está a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa ou Nossa Senhora de Montes Claros, Padroeira da Polônia.
O paiol, construção de 1876, ano de início da colonização polonesa na região da Grande Curitiba doado por Pedro e Sophia Patek, habitantes da Colônia Thomaz Coelho e, as outras casas, abrigam o acervo, composto de mobiliário, utensílios domésticos e instrumentos agrícolas; ou destinam-se à exposições esporádicas e manifestações que dizem respeito à vida do imigrante ou foram adaptados para funções administrativas e venda de artesanato típico polonês. Uma estátua com a imagem de João Paulo II, numa das ruelas do bosque, atesta que, acima de tudo, o local é o marco da passagem profética de João de Deus em julho de 1980. Possui também um palco para apresentações artísticas.
Está localizado na Rua Mateus Leme - Centro Cívico.
das 6h às 18h e o Memorial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
Deus em julho de 1980. Possui também um palco para apresentações artísticas. Localiza-se na Rua Wellington Oliveira Vianna, s/n°. Com acesso também pela Rua Mateus Leme/Centro Cívico.
Horário de visitação: Bosque: diariamente das 6h às 18h e o Memorial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
Deus em julho de 1980. Possui também um palco para apresentações artísticas. Localiza-se na Rua Wellington Oliveira Vianna, s/n°. Com acesso também pela Rua Mateus Leme/Centro Cívico.
Horário de visitação: Bosque: diariamente das 6h às 18h e o Memorial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

-Castelo Lupion - Canal 12

  -Construído na década de 20, em um terreno de quase 10.000m 2 , pelo ervateiro e cafeicultor Luiz Guimarães, que após viagem pela França ficou impressionado com os castelos do Loire. Contratou o engenheiro paranaense Dr. Carvalho Chaves, o qual viajou à França para fazer as observações necessárias ao projeto. Em 1928, a casa foi inaugurada e, vinte anos mais tarde, passou a ser propriedade da família Lupion, que concluiu a decoração construindo a garagem, dependências de empregados, piscina, pavilhões, bar e churrasqueira. Artistas como João Turim, trabalharam no castelo. Theodoro de Bona retratou Hermínia, mulher de Moisés Lupion, Guido Viaro retratou sua filha Leovegilda, Miguel Bakum residiu por alguns meses e decorou o último andar e a parte superior da torre. Alfredo Andersen decorou o vidro da entrada que representa as Cataratas do Iguaçu. Autoridades do Brasil e do exterior hospedaram-se no castelo que foi tombado em 1974 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Localiza-se na Avenida Batel, 1323.

-Catedral Basílica Menor de Curitiba

  eLocalizada onde Curitiba nasceu como cidade, na Praça Tiradentes, inicialmente era uma pequena capela de madeira, que em 1715 foi elevada à Primeira Igreja Matriz. Foi então erguida uma outra matriz, de pedra e barro, em estilo colonial. Em 1860, por ocasião do levantamento das torres, a construção apresentou rachaduras o que motivou, em 1875, sua completa demolição. Neste período a Igreja Matriz passou a ser a Igreja do Rosário. A inauguração da atual igreja, foi em 1893, construída em estilo neo-gótico e inspirada na Sé de Barcelona. A imagem original, dedicada a Nossa Senhora da Luz, veio de Portugal sendo entronizada em 1640. Encontra-se hoje no Museu Paranaense, Sendo a imagem que está atualmente na igreja, a terceira de uma série. Em seu interior existem vitrais, doados por famílias tradicionais curitibanas; móveis e púlpitos em alto relevo, entalhados em imbuía. Foi restaurada em 1993, e em 08 de setembro do mesmo ano passou a denominar-se Catedral Basílica Menor.

Situa-se a Rua Barão do Serro Azul, 31.

-Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

  -Construída em 1737, é a mais antiga de Curitiba. Seu nome original era Nossa Senhora do Terço, só mudado com o surgimento da Ordem de São Francisco em Curitiba, em 1746. Em anexo, foi construído em 1752, um convento que funcionou até 1783, dirigido por religiosos franciscanos. Em 1834/35 desabou o vigamento da igreja e apesar da reconstrução da parte desmoronada, continuou em péssimas condições. Mesmo assim, com a chegada dos colonos poloneses, serviu-lhes de paróquia. Em 1880, com a visita do imperador D. Pedro II, foi promovida a restauração definitiva da igreja. A torre foi concluída em 1883 e os sinos doados pelos senhores da erva-mate. A partir de então, tornou-se sede da vida espiritual dos alemães, sendo os ofícios celebrados no idioma alemão até 1937. Estas reformas descaracterizaram suas linhas arquitetônicas, originariamente coloniais, dando-lhe características indefinidas, com a torre lembrando o estilo mourisco segundo alguns, ou neo-góticos, segundo outros. Foi tombada em 1965 e novamente restaurada no período de 1978/80, dentro de uma filosofia conservadora, marcando a autenticidade de nossa paisagem histórica.
Localiza-se no Largo da Ordem - Setor Histórico.

-Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

  -Os padres redentoristas chegaram ao Paraná por volta de 1945, estes usaram a pequena igreja da família Leão, situada na Avenida João Gualberto e dedicada a Nossa Senhora da Glória. Em 1960 foi realizada a primeira novena que contava com 60 pessoas. Com o aumento do número de fiéis, fez-se necessária à construção de uma igreja maior. O local onde está atualmente a igreja pertencia na época à colônia portuguesa que ali iria construir a Praça de Portugal. Conforme acordo entre a Prefeitura de Curitiba e a colônia, foi cedido o local para sua construção. Suas obras foram iniciadas em 1966 e concluídas em 1969. A execução do projeto é do engenheiro Kassai. Seu estilo é oriental moderno, de linhas arrojadas e com uma imensa cúpula. Sua torre é separada do prédio da igreja e as paredes são em pedra-ferro, com o interior funcional. Na sala ao lado direito da entrada, existem cadeiras especiais para as mães sentarem com seus filhos no colo durante a novena. O quadro original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teria sido pintado, segundo a versão tradicional, por São Lucas. Foi venerado durante muitos anos na Igreja de Santa Sofia, transformada numa mesquita em Constantinopla, hoje Istambul. Este quadro foi destruído, ficando, porém, algumas cópias do original. Seu estilo é bizantino e traz Maria, Mãe de Jesus, o Menino Deus e os arcanjos São Gabriel e São Miguel. Localiza-se na Praça Portugal, s/nº em frente ao Estádio Couto Pereira - Alto da Glória.

-Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito 

  -Consta como sendo a segunda igreja de Curitiba, construída por escravos em 1737. Era a Igreja dos Pretos de São Benedito. Com a abolição da escravatura, perdeu sua razão de ser, só sendo conservada por estar localizada junto ao caminho do cemitério. Passou a ser chamada a igreja dos mortos, por ser ali o local de sua encomendação. Durante a construção da atual catedral de Curitiba, serviu de matriz (1875-1893). Seu estilo era originariamente colonial. Em 1931 foi demolida dado o seu péssimo estado de conservação. Em 1946, a nova Igreja do Rosário foi inaugurada. Em estilo barroco tardio, tem a fachada em azulejos, originais da antiga capela. Enfeitam suas paredes os passos da Paixão em azulejaria recente, em estilo português. Em sua entrada está o túmulo do Monsenhor Celso, pároco da cidade e cura da Catedral por 21 anos, falecido em 1931.
Aos domingos às 08h00 é celebrada a Missa do Turista.
Situa-se na Praça Garibaldi, s/n - Setor Histórico.

-Mesquita Muçulmana de Curitiba 

  -Também denominada de Mesquita de Al Imam Ali Ibn Abi Taleb, não possui detalhes tão complexos como as do Oriente, mas é considerado um prédio de grande semelhança, inclusive em suas torres. Construída em 1977, possui eventos expressivos, delineados pelos cinco pilares do Islam, que são as estruturas básicas da vida espiritual: Declaração de Fé, Oração, Jejum durante o mês Sagrado de Ramadam, Zakat e Peregrinação. Visitas para grupos, mediante prévia autorização. Localiza-se na Rua Kellers, 383 - São Francisco.

-Templo Budista Honpa Hongwandji 

  -Inaugurado em 28 de abril de 1996, é o primeiro templo budista da cidade. Construído com recursos vindos do Japão e da comunidade local, o templo ostenta uma arquitetura moderna, porém guarda traços das edificações tradicionais japonesas. Suas instalações foram projetadas para sediar cultos, seminários, palestras e outros eventos.
O Budismo teve sua base inicial na Índia no século V - A.C. sendo mais tarde levado à China e ao Japão e conta com aproximadamente 500 milhões de adeptos em todo o mundo, sendo que atualmente há 55 templos budistas no Brasil. No Paraná calcula-se que existam 10.000 adeptos, com templos também em Londrina e Maringá. Localiza-se na Rua Gilda Pitarch Forcadell, 155 Uberaba. 

-Largo Coronel Enéas ( Largo da Ordem )

  -Localizado no Setor Histórico de Curitiba que compreende ainda a Rua São Francisco e as praças Garibaldi, João Cândido e Generoso Marques, é conhecido como Largo da Ordem, pois nele se encontra a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga da cidade.
Desempenha significativo papel histórico-cultural e social na vida do curitibano, sendo que em seu entorno localizam-se diversos exemplares da arquitetura dos séculos XVIII e XIX, hoje restaurados e adaptados, em sua maioria, para o desempenho de funções culturais, como a Casa Vermelha e a Casa Romário Martins, instituições de ensino, restaurantes, mini-shopping, pubs etc.
Desde o século XVIII, o Largo abrigou intenso e variado comércio, quando os colonos vindos com suas carroças, traziam produtos hortifrutigranjeiros e faziam compras nas casas comerciais existentes. Os animais utilizavam-se do bebedouro ali localizado, provavelmente construído em 1853 com o pedestal de pedra e a bacia em ferro.

-Memorial a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais 

  -Inaugurado em 08 de setembro de 1993, constitui-se de uma imagem da padroeira de Curitiba, com 2,5 metros e 650 quilos, colocado sobre um pedestal cilíndrico de 10 metros de altura. A autora do molde em gesso foi a artista Maria Inês Di Bella, tendo sido o projeto em bronze realizado pela Fundição Adalberto Baso. Esta é a quarta imagem de Nossa Senhora da Luz existente na cidade. A primeira delas chegou ao planalto curitibano em 1640, trazida pelos colonizadores portugueses. A esta imagem atribui-se a transferência da povoação inicial, estabelecida às margens do rio Atuba, para a atual Praça Tiradentes. Confeccionada em barro cozido, encontra-se atualmente no Museu Paranaense. A segunda imagem pertencente ao acervo do Museu de Arte Sacra chegou a Curitiba em 1720, sendo por muitos anos exposta à devoção na antiga Igreja Matriz de Curitiba demolida em 1875. A terceira imagem, esculpida em cedro do Mar Báltico, chegou a Curitiba entre 1882 e 1889 para ser colocada no altar da Catedral Metropolitana, onde até hoje se encontra. A devoção a Nossa Senhora da Luz teve início no século XV, em Portugal. O Dia da Padroeira é comemorado em 08 de setembro. Localiza-se na confluência das Ruas Barão do Serro Azul e São Francisco.

-Memorial da Imigração Ucraniana ( Parque Tingui )

  -Inaugurado em 26 de outubro de 1995, homenageando um dos principais grupos étnicos da cidade. Compõem o conjunto uma reprodução da Igreja de São Miguel Arcanjo, com 150 m², construída no final do século passado na localidade de Serra do Tigre, no município de Marechal Mallet, considerada um dos monumentos ucranianos mais antigos do Brasil. A construção segue normas da religião Ortodoxa, como cúpula oitavada, revestida externamente em cobre, com as faces representando os quadrantes do entendimento humano. O altar é voltado para o leste e a cobertura em telhas de pinho. O local não tem função religiosa, apenas serve para mostrar as tradições ucranianas, tais como os ícones (pinturas religiosas) e as pêssankas (ovos pintados à mão). Ainda fazem parte do conjunto, um campanário, um palco para apresentações folclóricas e um portal.
Localiza-se entre as ruas Fredolin Wolf e José Valle.

-Museu de Arte do Paraná

  -Palácio São Francisco, construído na década de 20 para moradia da família Garmatter foi, posteriormente, entre 1938 - 1953 sede do Governo Estadual. Restaurado para abrigar o Museu de Arte do Paraná, cuja inauguração ocorreu no dia 10 de março de 1987 é repositório de obras de artistas que projetam o Estado no cenário nacional, tais como Andersen, Guido Viaro, Poty, Bakum, De Bona, Lange de Morretes e tantos outros, a pinacoteca foi formada por obras originárias de diversos órgãos públicos e de colecionadores particulares. Além do acervo em exposição permanente faz parte do Museu uma biblioteca, o setor educativo responsável pela monitoria às escolas visitantes e a sala do artista que promove a cada mês uma exposição de obras de artistas paranaenses.
Situa-se na Praça João Cândido, 40 - Alto São Francisco.

-Museu Oscar Niemeyer

  -Com características de museu do século XXI, tevê sua inauguração em 22 de novembro de 2002, com a presença do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso e do arquiteto Oscar Niemeyer.
O projeto é assinado por Oscar Niemeyer, considerado o maior arquiteto do Brasil, que, a convite do Governo do Paraná, aceitou modificar o projeto original do Edifício Castello Branco, de sua autoria. C onstruído em 1976 para abrigar o Instituto de Educação do Paraná, funcionava como área administrativa do Estado, numa construção de concreto protendido com vãos e balanços incomparáveis em outros edifícios públicos e com espaços livres maiores. Além de reformular a estrutura do prédio já existente, com 27.000 m², houve uma ampliação no projeto, com melhorias gerais para atender os padrões internacionais de instalações museológicas, dando origem a uma arrojada estrutura em concreto armado, em formato de "olho", que abriga um salão de exposições de 2100 m².
O Edifício Castello Branco foi remodelado e conta com três pisos: Piso Inferior (salão de ingresso, cafeteria, livraria, lojas e áreas diversas de estar, exposições, serviços de apoio, manutenção de acervos, etc); Piso Térreo (exposições públicas, auditório com 400 lugares, restaurante e área para a recepção de visitantes); e Piso Superior (áreas destinadas a exposições, administração, centro de documentação, setor de comunicação, área de apoio a curadorias). Localiza-se na Rua Marechal Hermes, 999. Horário de visitação: terça-feira a domingo das 10 às 20h.

-Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná

  -O Planetário faz parte de um complexo astronômico, e funciona desde sua inauguração em 1978, num edifício com a forma de tronco de pirâmide. Sua sala de projeção - com capacidade para 80 pessoas, está encimada por uma cúpula de 6 metros de diâmetro, na qual o instrumento alemão tipo "Zeiss" permite a projeção do céu no passado, presente e futuro, além do firmamento de qualquer cidade do Brasil e do mundo. Projeta ainda o céu estelar, o sistema solar e outros fenômenos celestes. Linhas e círculos da esfera também são projetados, de modo a permitir a fiel ilustração dos requisitos e problemas da Astronomia Esférica.
Também faz parte do complexo astronômico do Estado o Observatório Astronômico Professor Leonel Moro, construído numa área de 5.000 m² no município de Campo Magro, a uma altura de 1059 metros, distando 20 km de Curitiba. Possui 222 m² de área construída e uma cúpula de 3,5 metros de diâmetro, abrigando o telescópio principal, além de oficinas de apoio, biblioteca, anfiteatro, sala de estudos e laboratório fotográfico. Seus modernos equipamentos auxiliam em disciplinas como Física, Matemática e Geografia, fazendo com o que o laboratório tenha funções didático-pedagógicas e científicas. Visitas mediante autorização. Localiza-se na Avenida João Gualberto 250.

-Centro de Convenções de Curitiba

  -Instalado no antigo prédio do Cine Vitória, tradicional espaço das artes e da cultura, por onde passaram inúmeras celebridades. Como maior cinema de Curitiba (1800 lugares) num projeto de Lotário Seigert de 20 de novembro de 1964, teve suas atividades encerradas em janeiro de 1987, após 23 anos de existência, quando foi adquirido pelo Governo do Estado, com o objetivo de sediar o Centro de Convenções de Curitiba, local de realização de simpósios, exposições, congressos, feiras, shows, etc. Possui 8426 m² de construção, distribuídos em 3 blocos: o primeiro construído especialmente para a função, abriga a administração, o setor comercial, os serviços de apoio e as exposições; o segundo trata-se do antigo cinema reformado, abrigando o setor de convenções, de exposições, serviços gerais e a entrada principal; o terceiro, abriga parte dos serviços de apoio e dá frente para a Rua Pedro Ivo. Todos são interligados, num projeto arquitetônico moderno e arrojado de estruturas de concreto e fachadas de vidro laminado azul e transparente com detalhes em granito cinza de autoria de Rafael Dely, Zenon Segundo de Braga Pech, Ricardo Pereira e Abrão Assad. Possui quatro auditórios: dois com 184 lugares, um com 215 e outro com 900 lugares - onde está o palco - todos são modulares com divisórias móveis que permitem formar apenas um grande auditório de 1.483 lugares; além de parlatório, salas de exposições, salas de reuniões, lojas, camarins e posto médico. Localiza-se na Rua Barão do Rio Branco, 370

-Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba

   -Foi inaugurado no ano de 1992 e em outubro de 1993 mudou-se para a sua sede definitiva, cujo prédio é um projeto de reciclagem do Solar dos Guimarães, edificação de três pavimentos em pedra e tijolo construída no último quartel do século XIX, no Setor Histórico. Destruído por um incêndio em 1979 que deixou em pé apenas as paredes externas, o sobrado serviu também como hotel e casa comercial.
No campo do ensino o Conservatório vem se firmando como escola de excelência desenvolvendo diversos projetos que reúnem os melhores instrumentistas e professores do país.
Funciona ali uma biblioteca com volumes específicos de músicas, reportagens sobre artistas da MPB e fonoteca. O Conservatório promove também Bate Papos Musicais com artistas de renome nacional de passagem por Curitiba e na Praça Jacob do Bandolim (anexo ao local) abre espaço para músicos e grupos locais apresentarem seus trabalhos. Possui ainda quatro corpos artísticos; a Orquestra À Base de Corda, a Orquestra À Base de Sopro, o Vocal Brasileirão (adultos) e o Coral Brasileirinho (crianças), cujo objetivo é o estímulo, registro e a memória das muitas expressões da musicalidade do povo. Localiza-se na Rua Mateus Leme, 66 - Setor Histórico.
Horário de visitação: segunda-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18h.-

-Edifício Garcez

  -Primeiro edifício arranha-céu de Curitiba teve sua construção iniciada em 1927, pelo engenheiro João Moreira Garcez. Exemplar arquitetônico do estilo art-déco com revestimento em pó de pedra preto, linhas retas e ao invés de pilares de concreto, grandes troncos de madeira protegidos com óleo cru. Construído no auge do movimento paranista com frisos, balaústres e gradis estilizando pinhões; os elevadores foram instalados em 1934, e o último pavimento, o oitavo, só foi concluído em 1946. O prédio abrigou repartições públicas, escolas, associações etc. Num projeto do arquiteto Eduardo Pereira Guimarães, foi restaurado e reaberto em 06 de outubro de 1988 como propriedade do Grupo Hermes Macedo que em 1989 ganhou dos EUA o troféu "Worldstore", o mais importante do mundo no gênero. Atualmente se constitui num centro comercial. Localiza-se na Avenida Luiz Xavier, 103.

-Mercado Municipal

  -Composto por uma diversidade de lojas e boxes, o Mercado oferece produtos variados e de qualidade e é um ponto de referência para a população de todas as classes sociais.

-Estádio de Futebol Major Antonio Couto Pereira

  -Com capacidade para 55.000 pessoas, já teve nome de Belfort Duarte, sendo inaugurado em novembro de 1932 com o jogo Coritiba e América do Rio o estádio pertence ao Coritiba Futebol Clube. Possui infra-estrutura, com 5 vestiários, 26 cabines para imprensa, local para concentração dos atletas, sala especial para jornalistas e instalações médicas, além dos departamentos administrativos. Localiza-se na Rua Ubaldino do Amaral, 37 Alto da Glória.-

-Estádio do Pinheirão

   -Teve sua primeira etapa inaugurada em 15 de junho de 1985 com capacidade para 52.000 espectadores, sendo que o projeto global prevê condições de abrigar 120.000 torcedores. O projeto de construção foi liderado por Cirus Itiberê da Cunha.Pertence a Federação Paranaense de Futebol. Possui vestiários com salas de aquecimento, alojamento, sala de imprensa, departamento antidoping, sanitário e lanchonetes, além de pista olímpica e canchas esportivas que visam valorizar o esporte amador do Estado. Localiza-se na Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1930 Tarumã.

-Estádio Durival Brito e Silva

  -Inaugurado em 23 de janeiro de 1947 com o jogo Clube Atlético Ferroviário e Fluminense Futebol Clube do Rio de Janeiro, sendo na época o mais moderno e confortável que existia com capacidade para 15.000 espectadores. Foi construído com a finalidade de sediar jogos da Copa do Mundo de 1950. No dia 25 de junho do mesmo ano a Espanha venceu os Estados Unidos e no dia 29 jogaram ali Paraguai e Suécia.
Antigo patrimônio do Clube Atlético Ferroviário, agora o estádio que também é conhecido como Estádio da Vila Capanema, pertence ao Paraná Clube. Localiza-se na Rua Engenheiros Rebouças, 1100.

-Estádio Erton Coelho de Queiroz 

  -Faz parte do complexo da Vila Olímpica, inserida em uma área de 66.000 m², que além do estádio possui centro de treinamento para profissionais e amadores, sala de musculação, fisioterapia, escolinha de futebol, casa do atleta (serve para abrigar jogadores amadores), sub-sede social e duas piscinas olímpicas. Hoje é utilizado para jogos de categoria de base.
O Estádio com capacidade para 15.000 espectadores foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1983, sendo que anteriormente fazia parte do Esporte Clube Pinheiros, hoje integra o patrimônio do Paraná Clube. Localiza-se à Rua Pastor Antonio Polito, 6 (próximo do terminal) - Boqueirão.

-Estádio Joaquim Américo

  -É o mais antigo estádio do Paraná, inaugurado em 6 de setembro de 1914, quando se inaugurou as arquibancadas cobertas, que eram em madeira. O primeiro jogo internacional ali realizado foi em 1935 (Atlanta da Argentina contra Seleção do Paraná), sendo que, a arquibancada de concreto foi inaugurada em 1939.
Em 1994 o estádio foi totalmente reconstruído e ampliado, aumentando sua capacidade para 20.000 torcedores, sendo que na ocasião jogaram os mesmos clubes que protagonizaram sua inauguração: o Clube de Regatas Flamengo e International Sport Club (que junto com o América Sport Club, fundiu-se e deu origem ao Clube Atlético Paranaense em 1924). Em 1997 o estádio foi demolido e reconstruído, sendo reinaugurado em junho de 1999 com o nome de Arena da Baixada, com capacidade para 32.000 espectadores. Possui ainda, lojas, camarotes, central de TV, restaurantes, praça de alimentação.
É chamado o "Caldeirão do Diabo" ou "Baixada da Paixão", pois segundo seus torcedores os adversários tremem com o grito da torcida atleticana no Joaquim Américo. Localiza-se na Rua Buenos Aires, 1270.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Fevereiro

  -Festa da Uva - Local: Santa Felicidade

Festival de Teatro

Data: Março

Swieconka/ Benção dos Alimentos

Folclore polonês
Localização: Memorial da Imigração Polonesa, Bosque João Paulo II.
Data: Março

Revoada Nacional das Velhas Águias

Shows aéreos com apresentação da Esquadrilha da Fumaça e exposição de aeronaves.
Localização: Aereo do Bacacheri.
Data: Maio

Festival de Cinema e Vídeo

Localização: Canal da Música
Data: Maio

Curitiba Internacional Cup

Competições esportivas de futsal, basquetebol, handebol e voleibol.
Data: Maio

Campeonato Regional de Canários de Cor e Porte

Localização: SPCO- Sociedade Paranaense de Canaricultura e Ornitologia
Data: Junho

Festa do Vinho

Localização: Bosque São Cristóvão, Memorial Italiano, Santa Felicidade.
Data: Junho a Julho

Festival Folclórico e de Etnias do Paraná

Localização: Teatro Guaíra
Data: 2ª quinzena de Julho

Festa da Independência da Ucrânia

Localização: Memorial da Imigração Ucraniana
Data: Agosto

Festa da Primavera/ Harumatsuri

Localização: Praça do Japão
Data: Setembro

Dia da Padroeira

Data: 8 de Setembro

Festa de São Francisco da Ordem

Localização: Setor Histórico
Data: Setembro

Quatro Giorgi in Italia

Localização: Santa Felicidade
Data: Outubro

Festa da Colheita

Localização: Memorial da Imigração Ucraniana, Parque Tanguá.
Data: Outubro

Maratona Ecológica Internacional

Localização: Largada no Parque Barigui e chegada no Parque das Pedreiras.
Data: Novembro

Concurso Internacional de Presépior Natalinos

Localização: Palácio Iguaçu
Data: Novembro

Dezembro

-Natal Luz - 2013

Localização: Palácio Avenida HSBC
Data: Dias: 29 e 30/11/2013 - 01, 06, 07, 08, 09, 13, 14 e 15/12/2013

- Além de capital ecológica do Brasil, Curitiba é também a capital Brasileira do Natal. Além do Natal do Palácio Avenida HSBC, um dos mais conhecidos cartões-postais de Curitiba, em 2011 a cidade ganhou uma nova atração, A Galeria de Luz!
A Galeria de Luz é realizada no calçadão da Rua XV de Novembro entre as Ruas Mal. Floriano Peixoto e Barão do Rio Branco. A espetacular Galeria de Luz é um projeto do famoso diretor e produtor artístico italiano Valerio Festi. Arcos de luzes coloridas compõe uma ilusão ótica e shows acontecem em alguns dias, alternando com o HSBC.

-Programação:
-

  -Já o tradicional Natal do Palácio Avenida HSBC, como todos os anos, será um evento emocionante comandado pelo coral formado por 160 crianças de instituições sociais que cantam músicas alusivas ao natal nas janelas do Palácio Avenida, que junto com as 90 mil lâmpadas, shows com fogos de artifício, transmitem uma mensagem de paz e esperança a todos!

- Muito mais do que um grande evento, o Natal Luz do HSBC é um projeto social que oferece uma oportunidade de crescimento emocional, social e artístico as crianças participantes e todo o público que acompanha as belíssimas apresentações.

- O Palácio Avenida fica na Rua das Flores, no entroncamento entre a Av. Luiz Xavier, travessa Oliveira Belo e as ruas XV de Novembro e Ébano Pereira. Devido ao grande número de pessoas que assistem o espetáculo, recomendamos que chegue cedo para ter a melhor visão do espetáculo.

- Natal HSBC - Programação 2013: Novembro: dias 29 e 30. Dezembro: 1, 6, 7, 8, 9, 13,14, 15. As apresentações começam às 20:10 e terminam às 21:00. Recomendamos chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

- O belíssimo Paço da Liberdade na Praça Generoso Marques terá também um show de luzes e cores nos dias 10, 11, e 12 de dezembro. Pela proximidade com a Galeria de Luz, é possível combinar os dois espetáculos.

- A Árvore Encantada do Hotel Radisson também acontecerá, com abertura no dia 6 de Dezembro e apresentações nos dias 13, 18 e 20 de Dezembro.

- Já o tradicional Natal do Palácio Avenida HSBC, como todos os anos, será um evento emocionante comandado pelo coral formado por 160 crianças de instituições sociais que cantam músicas alusivas ao natal nas janelas do Palácio Avenida, que junto com as 90 mil lâmpadas, shows com fogos de artifício, transmitem uma mensagem de paz e esperança a todos!

Telefone: (41) 3250-7706

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3350-8484 

Sites: http://www.curitiba.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx:(41) 3320-3000    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.cultura-arte.com/curitiba/atracoes.htm

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E 13º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3888-2765

Sites: http://www.cartorioleao.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPUTAIS: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA: (41) 3320-3500

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-www.citybrazil.com.br

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Ary Fontoura - Ator

-Guta Stresser - Atriz e Diretora de TV

-Herson Capri - Ator

-Luis Mello - Ator

-Marjorie Estiano - Atriz

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Curitiba

Fui em Curitiba em Janeiro/07 e fiquei impressionado com a organização e limpeza da cidade, também fui na Ópera de Arame e no Jardim Botânico, que sinceramente é lindo demais, quero um dia ir novamente com mas tempo para conhecer todos os pontos turísticos, pois Curitiba é uma cidade belíssima e vale a pena conhecer e se encantar.
Por: Marcilio Gomes

Olá meu nome é Rafael queria dizer aue a cidade de curitiba é uma cidade maravilhosa é um sonho mas sabe tudo que é bom tem um defeito mas nada é perfeito mas é muito linda essa cidade fui para ela nas minhas ferias de final de ano e estou indo novamente nesse final de ano muito obrigado
Por: Rfael Araújo de Queiroz

eu simplesmente amei curitiba, e´um ligar lindo.Em breve estarei de volta pra apreciar as belezas da cidade.
Por: elaine cristina

curitiba è uma cidade linda com varios pontos turisticos com bairros belisimos como: santa felisidade entao venha visitar
Por: felipe

nossa mais que cidade linda!!!!!quero muito conhecer curitiba todo mundo fala bem.
Por: FAbiana Neves

essa cidade é muito bonita, graças à Deus por essa beleza de cidade, que Jesus abençõe sempre essa cidade!
Por: lorena

não conheço a cidade de curitiba,sei que é uma cidade linda,pois ja vi as fotos de lá é um lugar para tirar férias com a sua familia.Sei que um dia irei visitá-la.me aguarde CURITIBA, amei a praça japão e rua das flores.
Por: josivone

morei 2 anos em curitiba,cidade mais linda.. os melhores lugares q ja frequentei em curutiba são os parques e os bares a noite em curitiba é maravilhosa!!!! bares lindos cheio de historias pra conta!!!!
Por: viviane

Voçê que deseja visitar Curitiba,com certeza voçê terá múltiplas escolhas para visitá-la,sendo que Curitba tem ótimos parques,como o parque são Lourenço,Parque tanguá,Parque João Paulo II,Jardim Botânico e uma amlpa rede de restaurantes localizados em Santa Felicidade,um bairro totalmente colonizado pelos imigrantes Italianos,sem contar com um a excelente rede hoteleira que é uma das maiores do Brasil,e com certeza voçê não ira se decepcionar com os encantos dessa linda cidade que é uma das mais lindas do Brasil,sejam bem vindos Curitiba agradece!
Por: Simião Oliveira

Acho a cidade linda,mais ainda não tive a oportunidade de conhece-la pessoalmente,más quem sabe um dia irei morar nela?
Por: janeth

morei 10 anos na vila hauer, hoje em sao paulo, todos os brasileiros tem conhecer esta cidade, tem que passear de barco no rio iguaçu,até o zoo. andar de ligeirinho,ir na pedreira lemiski. vc tem que ir la, se nao vou passar a noite indicando lugares, o diversao é garantida.
Por: jurandir gomes

Curitiba é uma Cidade mto bem planejada, tem seus problemas iguais as outras, mas pra passar as ferias com a familia nao tem melhor. Tem o onibus do turismo q te leva para os principais pontos turisticos de CTBA, otima opçao pra quem quer conhecer todos os lugares, pena q nao da pra conhecer tudo num dia soh pois as opçoes sao mtas.
Por: jocenei pereira

Morei em Curitiba e AMMOOOO esta cidade. Acho a melhor cidade do mundo. GOSTARIA DE VOLTAR. Amigos queridos deixei lá. SAUDADES !!!!!!!!!
Por: emma cavalheiro

Adoro esta cidade,acho ela linda.Meu marido ja esteve ai,tirou muitas fotos,mais cada vez q olho fico mais impresionada.com a beleza e a organização.espero poder conhece-la em breve.
Por: valquiria

sou de mogi guaçu ,estava olhando as fotos de curitiba gente que lugar lindo gostaria muito de conhecer pessoalmente so que as minhas condiçoes nao da parabens curitba um lugar muito lindo...
Por: silmara de Araujo Paula

ESSA CIDADE DISPENSA COMENTÁRIOS, É MTO LINDA, A CIDADE DOS MEUS SONHOS, BREVE IREI MORAR AÍ COM A GRAÇA DE DEUS.
Por: Quezia

Morei em Curitiba por 3 anos, na Rua Nunes Machado, perto do corpo de bombeiros. Tenho muita saudade hoje moro em Brasilia DF. Mas ja mais esquerecerei Curitiba
Por: FLORISVALDO MEIRA DOS SANTOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Curitiba
Fundação:
1693
Altitude:
934m
População:
1.584.232 habitantes
Área:
430,9km²
Densidade Demográfica:
3.676,57hab/km²
CEP:
80000-000

Envie seu comentário sobre Curitiba