Cornélio Procópio

Cornélio Procópio-PR
banner

Bem-vindo a Cornélio Procópio!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Cornélio Procópio, informações e fotos da maravilhosa Cornélio Procópio. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Cornélio Procópio, recomendadas por internautas.

A cidade de Cornélio Procópio, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1934. A localidade está em uma altitude de 676m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 46.253 habitantes. A área total de Cornélio Procópio é de 627,1km², e sua densidade demográfica é de 73,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cornélio Procópio-PR é 86300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cornélio Procópio

Roteiros do Brasil

Região Norte Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O marco histórico da formação da cidade de Cornélio Procópio está ligado à construção da Estrada de Ferro São Paulo - Paraná quando foi instalada uma estação ferroviária e inaugurada em 1931. O Município, que já tinha um povoamento desde 1926, desenvolveu-se e hoje faz parte da dinâmica de desenvolvimento do Norte do Paraná e apresenta uma imagem de solo fecundo e de contínuo progresso. Cornélio Procópio é pólo da microrregião na qual está instalado. Criado através da Lei Estadual n° 6.212, de 18 de janeiro de 1938, foi instalado em 15 de fevereiro do mesmo ano, sendo desmembrado de Bandeirantes.

Significado do Nome:

A cidade foi assim batizada em homenagem ao Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império durante o final do século XIX. O coronel foi o patrono da estação ferroviária do km 125, sendo este, o marco de toda a expansão econômica da região na qual está inserida a cidade.

Aniversário da Cidade:

15 de Fevereiro

Gentílico:

procopense

População:

46.925 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cornélio Procópio, uma das mais belas cidades do estado do Paraná. Local paradisíaco com um povo acolhedor. Venha conhecer e confira!

Clima:

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média:

- Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C).

- Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Norte paranaense

Limites:

Leópolis, Santa Mariana, Bandeirantes, Santa Amélia, Abatiá, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Nova América da Colina e Uraí.

Acesso Rodoviário:

Rodovias BR-369 e PR-160

Distâncias:

Da Capital:

440 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Monumento Cristo Rei

  -Com uma magnífica vista panorâmica da região, abriga a maior Estátua Sacra de Bronze da América Latina. O Monumento possui uma altura total de 23m, situa-se no centro da praça para pedestres equipada com jardins, bancos, iluminação, lanchonetes, parque infantil, pista de skate e via para veículos com estacionamento.

-Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida

  -Criado em 1967, fazia parte da mata estacional semidecidual que ocupava toda a região Norte do Paraná. Bosque Cornelio ProcopioCom uma área de 9,8 hectares, o Bosque oferece uma rica vegetação de árvores de espécies nobres (Peroba, Guaritá, Coração de Negro, Cedro, Figueira, Marfim), e epífitas (Bromélias e Orquídeas). Dentro das espécies da fauna podemos encontrar o Jacu, Quati, Coruja Branca, Gavião Civil, Maracanã, Caxinguelê, Cobras, Lagartos. Possui infraestrutura para passeios, lazer, exercícios físicos, distração ou estudos de fauna e flora. O Bosque é um instrumento de educação para que a preservação e manutenção da vida sejam realizadas dentro dos princípios conservacionistas. O Grupo Ecológico Vida Verde desenvolve uma série de atividades de Educação Ambiental (passeios, artesanato, palestras, teatros, cursos, exposições e seminários). Localiza-se no final da Avenida Agostinho Ducci no perímetro urbano da cidade.

-Catedral Cristo Rei

   -Com arquitetura em estilo romântico, teve sua primeira missa realizada no dia 13 de Junho de 1948. Na nave principal, encontra-se a imagem de "Cristo Rei", esculpida em madeira policromada com detalhes em ouro. Cenas da Via Sacra estão expostas em quadros confeccionados em mosaico bizantino. Um carrilhão de sinos de bronze do século XIX anuncia as celebrações religiosas e nas duas naves laterais há cenas da ascenção de Cristo também feitas em mosaico.

-Santuário Schoenstatt

  -Cornélio Procópio é a 15º cidade do Brasil e a 4º do Estado a ter um Santuário de nível internacional. A capela e o altar são réplicas do Santuário que está em Schoenstatt, na Alemanha. Seu nome é Fidelidade à Igreja para Glória da Santíssima Trindade. Foi inaugurado em 02/07/2000.

-Monumento do Cinquentenário de Cornélio Procópio

  -Obra de arte que foi inaugurada em 30 de dezembro de 1988. Na sua base está a Ampola do Tempo, onde estão guardados documentos que contam fatos da época de 1988, e que deverá ser aberta somente no ano 2038, quando a cidade completará seus 100 anos de emancipação política administrativa.

-Museu de História Natural Mozart de Oliveira Vallim

  -Localizado no centro de Cornélio Procópio, na antiga Estação Ferroviaria. Sede do Centro de Educação Ambiental Mundo Animal (CEAMA).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Encenação ao vivo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

-Fevereiro

  -Dia 15 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CÓRNELIO PROCÓPIO

E-mail:

Telefones:

Sites: www.cornelioprocopio.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  
Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E 3º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (41) 3027.2021/ 3024.3992

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

-Santa Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio

-Casa de Saúde Dr. João Lima

-Cegen

-Hospital Unimed

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cornélio Procópio

Realmente,é uma bela cidade pena!vale a pena conhece-la. Abraços aos irmãos procopenses.
Por: Sancheseds

Olá, prezados conterrâneos, Nasci nesta Cidade querida e mudei para São Pualo a mais de 40 anos, só voltei a semana passada para um encntro da família Pedro dos Santos, que aconteceu dia 18 e 19 de abril em Congonhas; tirei um tempinho para conhecer Cornélio. Amei e pretendo voltar. Mas acho que assim como conservaram o Cristo deveriam consevaras duas praças, pois quando mudei p/ São Paulo o que mais eu sentia saudade era das duas praças, que meu pai Geraldo Santana me levava para passear aos domingos após assistira missa das cinco hs na Igreja matriz. Um abraço forte a todos Procopenses. Assim que eu tiver uma folga voltarei para ficar alguns dias nesta Cidade que amo. Se puderem escrevam-me para o e-mail acima. Antonia
Por: Antonia Maria Santana da Silva

Conheci este maravilhoso lugar..amei msm pretendo voltar o mais rapido possivel
Por: Bruna

Cornélio Procópio, cidade acolhedoura e progrecista; Localizada no seio da terra fértil do norte do Paraná; como és linda e encantadoura!
Por: Ailton de Freitas Falcão

Adoro a cidade que fui criado e meus filhos nasceram ai, hoje moro em São Paulo mais não esqueço da minha CORNELIO PROCOPIO.assim que posso visito,Parabens pelas foto, ajuda amatar a saudade. Gerson Costa Guarulhos SP.
Por: Gerson Fernandes da Costa

Poxa fui criada ai em C.P mas moro em minas UDI voltaria a morar ai.Pois é muito bom C.P,SINTO MUITAS SAUDADES ............CORNELIO PROCOPIO CIDADE LINDA GOSTO MUITO...
Por: idimilza

Aki éh ke éh lugar de se viver bem , amo esse lugar , principalmente pelo clima ameno e o leve ventinho que faz aki .
Por: josé laércio salgado

SOU DE CURITIBA EX MORADOR DE CORNELIO PROCOPIO TENHO PARENTES AI NA REGIAO E SINTO MUITA FALTA DE MORAR AI NOVAMENTE ABRAÇOS ATENCIOSAMENTE RENAN!!!!!
Por: RENAN LUIS DA SILVA

eu nasci ai e sempre vou ama minha cidade apesar de eu nao mora mais ai.
Por: andreia viana

simplesmente a melhor e + bonita cidade do norte do PR
Por: Mauro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cornélio Procópio
Fundação:
1934
Altitude:
676m
População:
46.253 habitantes
Área:
627,1km²
Densidade Demográfica:
73,76hab/km²
CEP:
86300-000

Envie seu comentário sobre Cornélio Procópio