Carbonera

Carbonera-PR
banner

Bem-vindo a Carbonera!

banner

As melhores pousadas em Carbonera podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Carbonera

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Carbonera é um distrito no Paraná.
Na década de 1960, Carbonera registrou uma população de 600 habitantes sendo que na década de 1970 pulou para 4.200 habitantes iniciando o seu declínio em meados dos anos 70 com o corte dos cafezais em razão da forte geada que dizimou a lavoura no dia 15 de julho de 1975, pulando para 3200 habitantes na década atual, 1.500 habitantes vivem no distrito. A falta de oportunidades fez com que as pessoas migrassem para outras regiões mais prosperas como Umuarama e outras cidades do Paraná. A história do distrito se confunde com a cidade de Maria Helena, assim como a maioria das cidades do noroeste do Paraná, que foi a partir do movimento de colonização em busca de terras baratas para o plantio de café. A partir do século XX a ampliação de área cafeeira, proporcionou a criação de muitas cidades, numa onda que se deslocava de leste à oeste, desbravando o Norte do Estado.Este era o tempo da "euforia do café", provocada pelos altos preços do pós-guerra, no mercado internacional.
A migração de outras regiões do país como, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e imigrações como a japonesa que é forte no município transformou o lugar em um encontro de amigos com o objetivo de ganhar a vida em um lugar novo e prospero.Quando chegaram ao lugar encontraram cerca de 400 famílias de índios xetás que viviam na região do hoje Distrito de Serra dos Dourados, no Município de Umuarama, hoje considerados extintos.Sendo que toda a sua cultura foi dizimada junto com os índios.
As primeiras famílias que se instalaram, por volta de 1958, foram João Mazzero, seus irmãos e parentes e tinham o objetivo de tomar posse das terras adquiridas, derrubar as matas para plantio de café. Muitas outras famílias se fixaram no local, adquirindo pequenos sítios onde construiam modestas casas do tipo pau-a-pique. Em seguida, também em 1958, chegou ao local João Maia e família, estabelecendo-se com uma pequena casa de secos e molhados para atender aos moradores do local.
Em maio 23 de 1959, vindos de Paraíso do Norte, chegaram ao local Severino Carbonera com sua mulher Natalina Goldoni Carbonera, seus filhos pequenos, Lair, Carlos, Lourdes e Nilda Carbonera desembarcando com o objetivo de instalar uma serraria. A mudança veio sobre a carroceria de um caminhão Ford F-6, ano 48, e toda a família foi surpreendida com a circunstância de que, no local, a casa pau-a-pique onde iria morar tinha só o esqueleto, isto é, não estava coberta, embora as telhas estivessem no local e não estava cercada de tábuas. Ainda no mesmo ano de 1.959, chegou ao local o irmão solteiro de Severino, André Carbonera, que veio tornar-se seu sócio na serraria, que foi instalada e começou a funcionar precariamente no último trimestre de 1959. A serraria era do tipo "pica-pau", movida a vapor, mas atendia bem aos interesses dos moradores da região, comprando toras e vendendo madeiras serradas para quem desejasse construir suas casas, inclusive para moradores de Maria Helena e Umuarama. Em pouco tempo, os imóveis rurais colocados à venda pela colonizadora, a COBRINCO, foram vendidos e o espaço rural estava todo ocupado. Uma linha de ônibus passou a transitar pelo local ligando o povoado, conhecido por Carbonera, com Umuarama e Douradina, esta, até então, Distrito de Maria Helena.

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima:


Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Noroeste paranaense

Limites:

Distrito de Carbonera (Paraná), São Miguel, São José e Alto Alegre

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:


Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Primeira missa

A primeira missa foi celebrada na Serraria dos Irmãos Carbonera em 10 de Novembro de 1962 as 16h00 e presidida pelo Frei Valetim. Sendo que uma vez por mês era celebrada uma missa em Latim na serraria. A construção da Igreja Nossa Senhora de Fátima no distrito, de madeira em 1966. Sendo que a atual igreja foi construída em alvenaria em 1990. Na atualidade outras religiões fazem parte do distrito como Assembléia de Deus, Congregação Cristã.
Com referência à alimentação da época, além da carne de caça, bovinos e suínos eram abundantes na região. O milho serviu como base da alimentação de muitos caboclos que desbravaram essa região. Eles colhiam o milho e armazenavam em paióis para ser consumido o ano todo, utilizando o malombo, espécie de pilão tocado por roda d’água, onde o grão de milho era macerado e virava quirela ou fubá - consumido pelos moradores locais.

Primeira escola


A primeira escola foi construída pelos irmãos Carbonera em 1960 e a primeira professora chamava-se Geni, descendente de japoneses. Hoje o distrito conta com uma escola municipal que atende 100 crianças da comunidade no ensino fundamental e 145 crianças da 5ª a 8ª série.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL MARIA HELENA - DISTRITO DE CARBONERA

E-mail:

Telefones: (44) 3662-1030

Sites: http://www.mariahelena.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111    

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISRO CIVIL E TABELIONATO:

E-mail:

Telefones: (44) 3662-1296

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Carbonera

Morei em Carbonera, meu pai trabalhou mto tempo com sr André e Severino Carbonera. Hoje o "apelido" do meu pai aki tbem é Carbonera. Saudades desta cidade.
Por: Vanilde Gomes

morei minha infancia td nessa cidade hoje moro em campinas sp ano passado voltei visita la adorei oque vi nao mudou quase nada
Por: maria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carbonera

Envie seu comentário sobre Carbonera