Campo Mourão

Campo Mourão-PR
banner

Bem-vindo a Campo Mourão!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Campo Mourão, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Campo Mourão, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1947. A localidade está em uma altitude de 585m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 80.824 habitantes. A área total de Campo Mourão é de 768,2km², e sua densidade demográfica é de 105,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Campo Mourão-PR é 87300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Localizada nas proximidades de Maringá, no interior do Paraná, a cidade de Campo Mourão tem cerca de 93 mil habitantes e é a cidade sede da cooperativa Coamo, a maior do Brasil e a terceira maior do mundo. A cidade tem na agricultura a principal fonte de suas movimentações econômicas, sendo que a soja e o milho são os principais produtos. Mas, quem vai a Campo Mourão para passear, tem ótimas opções e pode renovar as energias nessa cidade tranquila.

Se você for no mês de julho, pode aproveitar uma festa muito tradicional na cidade e em toda a sua região: é a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que dura dez dias, com muitos shows e rodeios. O prato que dá nome ao evento é servido no último dia, preparado com carne, legumes, frutas e pinhão, tudo no tacho de ferro. A festa é uma ótima diversão!

Mas, se você não for no período em que o evento mais importante da cidade acontece, também terá lugares para visitar em Campo Mourão. A Catedral São José é um dos principais pontos turísticos, chamando a atenção dos turistas pela imponência e beleza de sua arquitetura.

Um passeio pelo Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira é muito válido, principalmente no começo da viagem. Ele conta muito sobre a história da cidade, sua trajetória e cultura. É um ótimo local para quem gosta de conhecer os lugares que visita com um pouco mais de profundidade.

Se você gosta do contato com a natureza, vai adorar conhecer o Parque Estadual Lago Azul, reconhecido pela beleza da sua biodiversidade! O lago tem nada menos do que 70 milhões de metros cúbicos de água e lá se pode praticar jet-ski, esqui aquático, canoagem, pesca amadora e lancha. Ou seja, não é um ponto apenas para admirar a natureza, mas também para interagir com ela.

A Estação Ecológica do Cerrado abriga o cenário mais meridional de todo o planeta, em uma área de preservação ambiental de 1,3 hectares. Se for a Campo Mourão, não volte antes de conhecer essa verdadeira relíquia, que, inclusive, recebe a visita de muitos estudiosos.

Informações de Campo Mourão

Roteiros do Brasil

Região Noroeste Paranaense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Município de muitas potencialidades, Campo Mourão é conhecida nacionalmente como a Terra do Carneiro no Buraco. Com cerca de 90 mil habitantes, Campo Mourão é a 21ª entre as 50 cidades mais populosas do Paraná. Distante 450 quilômetros de Curitiba (capital do Paraná), Campo Mourão é a cidade-polo da Microrregião 12, que agrega 25 municípios, somando uma população regional de aproximadamente 357 mil habitantes.
A excelente localização do município, no Centro-Oeste paranaense, coloca-o nas rotas de integração para os principais centros urbanos do país e do Mercosul.
Predominantemente agrícola, tem no plantio de soja e milho seus principais produtos. O agronegócio fortalece a economia empregando difundindo moderna tecnologia a partir de duas cooperativas agrícolas de projeção nacional, e de uma unidade da maior processadora de carnes do mundo. A transformação de grãos e a produção frigorífica de carne de frango são importantes fatores geradores de emprego e renda, colaborando para consolidar a cidade como Polo Brasileiro de Alimentos.
Também se destacam no cenário produtivo, empresas do segmento industrial, abrangendo as áreas de alimentos, adesivos, eletrônica e têxtil, entre outras, bem como um Arranjo Produtivo de Produtos Médico-Hospitalares.
Essa dinâmica econômica tem melhorado os índices do município que é um dos primeiros do interior do Paraná na geração de empregos. Ainda se vê se elevar substancialmente a arrecadação de tributos como ICMS, ISSQN, o número de novas empresas instaladas e o desenvolvimento da construção civil com iniciativas que valorizam o ramo imobiliário.
O comércio e a prestação de serviços são diversificados. E diante de um grande volume de negócios envolvendo os dois setores, Campo Mourão está posicionado entre os 243 principais municípios do mapa de consumo do País e como a 17º cidade do Paraná com potencial de mercado. Condição que tem gerado um alto índice de desenvolvimento urbano, fruto de um projeto de melhoria da qualidade de vida da população por meio da geração de emprego e renda.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade


Gentílico

mourãoense

População

87.287 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Campo Mourão, uma cidade acolhedora que aguarda sua visita.

Clima

Subtropical úmido mesotérmico

Temperatura Média

A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22 ºC e a dos meses mais frios é inferior a 18ºC.

Localização

Município do Centro-Oeste do Estado do Paraná.

Limites

Mamborê, Farol, Araruna, Peabiru, Corumbataí do Sul, Barboza Ferraz e Luiziana

Acesso Rodoviário

BR-487 - Campo Mourão - Cruzeiro do Oeste (Boiadeira) - Guarapuava - Curitiba

BR-158 - Campo Mourão - Peabiru - Campo Mourão - Roncador

PR-317 - Campo Mourão - Maringá

BR-369 - Campo Mourão - Cascavel

BR-272 - Campo Mourão - Goioerê

Distâncias:

Da Capital:

477 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação da Luz

Uma das mais modernas instalações culturais do município, localiza-se na praça Getúlio Vargas, área central de Campo Mourão. Atualmente abriga o acervo da Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello e é a sede da Academia Mourãoense de Letras. Oferece espaço para cursos e exposições de arte, abertos gratuitamente.
Estação da Luz.

Teatro Municipal

Com capacidade para 470 lugares é realizado anualmente a temporada de teatro, além de projetos para jovens, adultos e crianças. O Teatro de Campo Mourão tem 1.500 metros de área construída, foyer para 100 pessoas, palco de 13 por 11 metros, camarins, cenotécnica e sistema moderno de som e luz.

Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira

Abriga a memória e a história de Campo Mourão, com relatos, fotos e depoimentos de familiares que através de testemunhos, reconstituíram todos os aspectos que influenciaram na sua evolução histórica.

Catedral São José

A Catedral São José de Campo Mourão é baseada no mesmo desenho que o da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria de São Bento do Sul.

Estação Ecológica do Cerrado

Em 1,3 hectares de área de preservação estão espécies remanescentes do Quaternário Antigo, sendo o Cerrado mais meridional do planeta. É considerada uma relíquia por estudiosos, e recebe cientistas de todo o mundo.

Parque do Lago

O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira é um dos cartões de visita da cidade. Possui pista de cooper que adentra a mata, cancha de areia, estufas,Sede do Grupo Escoteiro da cidade, orquidário, Jardim Francês e um lago com diversas espécies de peixes.

Parque Estadual Lago Azul

Possui uma biodiversidade exuberante, um lago com 70 milhões de metros cúbicos de água aberto às práticas de esportes náuticos, como jet-ski, esqui aquático, passeios de lancha, canoagem e pesca amadora. Além disso, possui uma grande área florestal com casas de veraneio.

Centro de Educação Ambiental

Tem sede nesta área, onde realiza palestras e acompanha os visitantes pelas diversas trilhas.

Carneiro no buraco é o prato típico de Campo Mourão.

A iguaria foi criada por três pioneiros da cidade, no início da década de 1960, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, todos já falecidos, foram os pioneiros no desenvolvimento da iguaria. No início o prato era servido esporadicamente apenas em festas de amigos, na década de 1980 passou a ser servido também quando autoridades visitavam o município.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Fetacam (Festival de Teatro de Campo Mourão) - O FETACAM é um festival de teatro que se destaca no estado. Acontece geralmente no mês de Outubro no Teatro Municipal e em espaços alternativos e reúne diversas peças, com grupos participantes de todo o Brasil.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO

E-mail:

Telefones: (44) 3518-1144

Sites: http://www.campomourao.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E 3º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3016-3608

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CONSELHO TUTELAR: (44) 3518-4426 / 4427

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Campo Mourão

campo mourão é muito bom de se viver pois não tem muito movimento e também tem muitas lojas boas de comprar....
Por: michele golam dos reis

AMO ESSA CIDADE CADA VEZ ELA ESTA MAIS LINDA NASCI NESSA CIDADE MORO NO MATO GROSSO ESPERO VOLTAR NO CAMPO LOGO UM ABRASSO
Por: reginaldo adriano m costa

campo mourao uma cidade pequena porem grande em qualidades,uma cidade limpa bonita e aconxegante amei conhecer campo mourao canheçam tbm abraçoss
Por: patricia

NACI NA CAPITAL DE SAO PAULO VIM P/ CAMPO MOURAO NA DECADA DE SESSENTA AQUI ME CASEI E FORMEI MINHA FAMILIA ADORO ESTA CIDADE VIVA CAMPO MOURÃO
Por: JOSE SEVERINO PROVASI

falar de campo mourao e falar de alegrias sou mouraoense de coraçao adoro meu estado parana campo mourao sou nascido em campo mourao mas ja tem algum tempo que moro em santa catarina e sempre que posso visito minha cidade campo mourao um abraço a todos desta linda e maravilhosa cidade que eu amo campo mourao.
Por: jaldir ribeiro de melo

Não conheço mas gostaria de estar conhecendo. moro em Umuarama.
Por: WANILDES DE SOUSA SIMÕES DE OLIVEIRA

conheço um pouco da cidade, dia 24 deste mes irei para campo mourao novamente.abraço.
Por: laercio

Sinto tantas saudades da minha cidade , vejo que hoje ela está mais bonita , queria poder estar novemante no lugar em que fui feliz . Vera Lucia INDAIATUBA SP
Por: VERA LUCIA SANTOS

ah. eu tbem morava lah sinto muitas saudades de minha cidade onde eu fui muito felizz..
Por: carmem

Esta é a cidade onde eu nasci e me criei,e agora mesmo eu estando a km de distância,sinto muitas saudades de tudo dessa cidade. Campo Mourão eu te amoooooooooooo!!!
Por: Marileide Gomes

Lindas fotos pessoal! sou de Campo Mourão mas moro em Campo Largo e sempre que estou por ai, ao menos 2 vezes ano, frequento varios lugares destas fotos, a cachoeira do Barreiro da Frutas é um lugar ótimo para se contemplar. Um abraço a todos. Hudson Teixeira
Por: Hudson Teixeira

campo mourão cidade maravilhosa,de futuro com o progresso,maravilhosa com seus encantos, de um povo de bom coração.
Por: aparecido paulo de oliveira

conheço e morei muitos anos nesse paraiso. morro de saudades dessa cidade gostaria de receber informações sobre essa beleura de cidade
Por: rosangel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Campo Mourão
Fundação:
1947
Altitude:
585m
População:
80.824 habitantes
Área:
768,2km²
Densidade Demográfica:
105,21hab/km²
CEP:
87300-000

Envie seu comentário sobre Campo Mourão

banner