Antonina

Antonina-PR
banner

Bem-vindo a Antonina!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Antonina, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Antonina, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1797. A localidade está em uma altitude de 20m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.228 habitantes. A área total de Antonina é de 880,0km², e sua densidade demográfica é de 22,99hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Antonina-PR é 83370-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


De modo geral, o litoral paranaense tem vários atrativos para os turistas. Um deles é a cidade de Antonina, com uma característica muito interessante: no Brasil todo, é o local que tem a maior área contínua de Mata Atlântica preservada, sendo uma cidade tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Apesar de ser uma cidade litorânea, são muitos pontos turísticos que podem ser visitados por quem vai até Antonina.

Um deles, por exemplo, é o Rio Cachoeira, que além de compor uma paisagem paradisíaca, é propício para a prática de rafting, para aqueles que viajam em busca de uma boa aventura! A água é cristalina e tem uma boa vazão. O ponto mais alto do sul do Brasil também fica em Antonina, é o Pico Paraná, uma montanha belíssima, que pode ser trilhada por caminhos imersos na natureza.

Para quem gosta de uma boa dose de cultura, o Teatro Municipal é uma construção típica do século XIX e é considerado um dos melhores de todo o estado, recebendo atrações de vários cantos do país. Que tal uma aula prática de história? É só visitar as Ruínas do Casarão, que são os vestígios de um antigo depósito de erva-mate com mais de 300 anos!

Outra construção secular é a Igreja de São Benedito, conta a história, que ela era muito procurada por escravos que viam na religião uma esperança de liberdade. Que tal passar uma deliciosa tarde de lazer com toda a família e os amigos? Não deixe de visitar o Recanto Cacatu, um espaço com várias atividades de recreação, com churrasqueiras, piscinas, tobogãs e, até mesmo, chalés para quem quiser passar a noite por lá!

A Praça Feira-Mar também pode ser um local para desfrutar de momentos agradáveis, com quadra poliesportiva e uma bela visão da baía de Antonina. O Recanto Cabral tem um pequeno bosque e é um local em que se pode pescar e relaxar um pouco.

Viu só, O Brasil tem destinos maravilhosos tanto para quem quer se divertir quanto para relaxar, ou fazer as duas coisas em uma mesma cidade, como em Antonina.

Informações de Antonina

Roteiros do Brasil

Região


        

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cidade histórica cujos primeiros vestígios da ocupação foram encontrados nos sambaquis. Posteriormente índios carijós habitaram o local sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654. Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu Patrimônio. O Município oferece ainda, diversos atrativos turísticos. É acessado pela BR-277, pela antiga Estrada da Graciosa, por ferrovia e através do porto, que foi recentemente reativado, aonde também se localiza a sede do Município. Criado através da Lei Estadual nº 14 de 21 de Janeiro de 1857, e instalado na mesma data foi desmembrado de Paranaguá. 

Gentílico

Antoninense ou Capelista 

Significado do Nome

O nome de Antonina é uma homenagem prestada ao Príncipe da Beira Dom António de Portugal em 1797. Etimologicamente existem duas fontes: primeiro, do latim "antonius" que significa inestimável, segundo, do grego "antheos", traduzido como flor.

Aniversário da Cidade

06 de Novembro

População

18.861 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Antonina, uma cidade paradisíaca que encanta à primeira vista. Confira!

Clima 

Subtropical Úmido Mesotérmico 

Temperatura Média

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização 

Metropolitana de Curitiba  

Limites

Paranaguá, Morretes, Campina Grande do Sul, Guaraqueçaba.  

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

77 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Igreja de Nossa Senhora do Pilar
 
Sua origem confunde-se com a história da cidade, fundada em 1714.
 
Igreja de Bom Jesus do Saivá

Monumento histórico do século XVIII. 

Igreja de São Benedito

Construção secular, serviu de refúgio dos escravos. 

Fonte da Carioca

Construída em 1867, serviu para abastecer a cidade. 

Estação Ferroviária 

Construída em 1916 na fase áurea da erva-mate. 

Trapiche Municipal 

Setor Histórico  

Teatro Municipal  

Rio do Nunes  

Rio Cacatu  

Prainha

Complexo Industrial Matarazzo

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- É uma cidade festiva, realizando o carnaval de rua mais animado do Paraná e o Festival de inverno da Universidade Federal do Paraná. Cidade histórica e turística que preserva um ambiente de manguezais da mata atlântica.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTONINA

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3978-1000

Sites: http://www.antonina.pr.gov.br/portal/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR   

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232     
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3432-1042

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Antonina

vivi 5 anos nessa cidademaravilhosa.minha irma continua morando ai.tenho um grande amigo que se chama roberto fernandes.eta saudade desse lugar.um dia eu volto,bj povo amado,
Por: rosania

Moro em Antonina, acho minha cidade muito linda, embora um pouco esquecida pelos governantes, espero que o novo prefeito tenha mais consideração pela minha bela cidade.
Por: RENATO L. F. J

Cidade bonita tem um povo hospitaleiro e muinto cordial,não perca tempo visite você fai ficar maravilhado.Coma um bom bolinho de camarão uma casquinha de sirí e não deixe de saborear um barreado prato tradicional da região.
Por: Edson Almeida

Antonina possuia no passado seu porto com intenso movimento de mercadorias transportadas pelos navios. Alí existia grande empreendimento da família Matarazzo de São Paulo. Atualmente o Porto de Antonina ainda funciona em menor escala para determinadas mercadorias. O turismo é a maior vocação. Ali ocorre todos os anos o mais animado carnaval paranaense com desfile de rua das respectivas escolas de samba. Inesquecível.
Por: Pedro Martim Kokuszka

é uma das cidades mais lindas e perfeitas que pude conhecer traz paz muito bonita sem mais comentários sinplismente perfeita ....
Por: anninha

Sou nascido em Antonina, cidade que amo de coração. Neto de João Zuba e Laura martins Zuba. Meu avo João Zuba era engenheiro do Conde Francisco Matarazo
Por: Ivan Zuba Seixa

ja morei em antonina e hoje,moro no Rio de Janeiro sempre falo que Deus fez o mundo em seis dias e no setimo ele descansou e escolheu Antonina para descansar,pois não existe lugar mais lindo que Antonina.
Por: eliezio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Antonina
Fundação:
1797
Altitude:
20m
População:
20.228 habitantes
Área:
880,0km²
Densidade Demográfica:
22,99hab/km²
CEP:
83370-000

Envie seu comentário sobre Antonina