Uruçuí

Uruçuí-PI
banner

Bem-vindo a Uruçuí!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Uruçuí, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Uruçuí. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Uruçuí para programar a sua viagem.

A cidade de Uruçuí, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1902. A localidade está em uma altitude de 167m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.517 habitantes. A área total de Uruçuí é de 8.578,5km², e sua densidade demográfica é de 1,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Uruçuí-PI é 64860-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Uruçuí

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Seu primeiro nome foi Nova Vila. Somente em 1902, embora sua origem data de 1889, teve início a sede do município. Uruçuí foi desmembrada de Jerumenha e Bertolínia. O progresso do município teve sua origem no fato do surgimento da navegação fluvial. A instalação oficial deu-se a 06 de setembro de 1902. A navegação dos rios Parnaíba e Balsas, beneficiando uma extensa região do sul do Piauí e Maranhão e norte de Goiás, teve sua base em Uruçuí.

Por estar localizada geograficamente ao abrigo da seca e possuindo vales extensos e férteis, uma rede de rios e ribeirões das mais ricas do Estado, para lá mudaram-se famílias oriundas do Ceará, no ano de 1915, fixando-se especialmente no interior, onde as terras são propícias à lavoura e criação de gado.

O município possui ainda extensa faixas de riquezas, especialmente fauna e flora. Recentemente, como todos os municípios do sul do Estado, Uruçuí vem sofrendo com a corrida em busca de suas terras férteis. Diariamente, chegam à cidade compradores de terras oriundos de vários estados brasileiros principalmente das regiões sul e sudeste.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

06 de Setembro

Gentílico:

uruçuiense

População:

20.152 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uruçui é uma cidade muito alegre, principalmente nos festejos de Janeiro. Tem muitas opções de lazer, como banhos nos rios e baladas à noite. Quem não conhece precisa conhecer, fazer um passeio e conferir.

Clima:

Semi-árido

Temperatura Média:

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Teresina: PI-240

Localização:

Sudoeste piauiense

Limites:

Norte: Estado do Maranhão / Antônio Ameida
Sul: Palmeira do PI / Alvorada do Gurguéia
Leste: Sebastião Leal / Landri Sales / Monoel Emídio
Oeste: Ribeiro Gonçalves / Estado do Maranhão / Baixa Grande do Ribeiro.

Acesso Rodoviário:

PI-240

Distâncias:

Da Capital:

453 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

A maior atração fica ainda por conta das águas. Entre os meses de julho a outubro, período de seca, as margens dos rios ficam repletas de barracas, balsas, lanchas e canoas, formando verdadeiras praias fluviais e permitindo aos banhistas um deslumbramento tanto em beleza natural quanto um frescor e bem estar. Os lugares mais procurados são: Ilha  do  Amor,  Coodipe,  Trinta  Boi  e  várias praias que se formam  a beira do rio Parnaíba.
 
O destaque fica para o encontro dos rios Parnaíba e Balsas, que permitem aos visitantes belíssimas imagens tanto pela mistura das águas, que tem impressionantes tonalidades diferentes, quanto pela paisagem típica, formada por matas e serras que formam uma moldura de impressionante beleza vegetal.
 
Os principais cursos d’água que drenam o município são: os rios Parnaíba e Uruçui-Preto, além dos riachos da Volta, Corrente, da Estiva, Catinga de Porco e do Sangue.


No rio uruçuí preto tem o delta do Rio Uruçuí preto, que uma outra atração turistica...e se subir o Rio Uruçuí preto encontrará uma vegetação intocada e varios animais selvestres..etc,,..

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUÇUÍ

E-mail:

Telefones: (89) 3544-1365

Sites: http://www.camaraurucui.pi.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (89) 3544-1399

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Entende-se por cerrado um tipo de cobertura vegetal caracterizado por árvores baixas, tortuosas, de casca grossa, folhas largas, sistema radicular profundo (o volume de biomassa na parte subterrânea tende a superar o da parte aérea da planta), além de gramíneas e outros tipos de vegetação rasteira. Por conseguinte, a “região de cerrados” corresponde a uma área contínua, na qual o “cerrado” constitui o tipo de vegetação predominante.  Essa  região  é  um espaço vasto e relativamente heterogêneo, no qual se encontram grande quantidade de ecossistemas estáveis e resistentes, manchas de florestas e solos férteis, variados tipos de solos, clima, relevo e altitude, como também de sistemas extremamente sensíveis à ação antrópica.

A região do município de Uruçuí apresenta condições edafoclimáticas privilegiadas para exploração não irrigada de grãos (sequeiro) com algumas áreas próprias para culturas irrigadas. Há predominância de latossolos (mais de 50%) e a vegetação varia de campos limpos, com predomínio de capins, até cerradões (bosques com arbustos e árvores). A altitude média gira entre 400 e 600m.

O clima apresenta precipitações superiores a 1.000 mm anuais e evapotranspiração de 1400 a 1600mm anuais. A região do cerrado nordestino apresenta a maior intensidade de precipitação pluviométrica e melhor regularidade de distribuição das chuvas durante o inverno. O período chuvoso situa-se entre outubro e março e o período seco, com déficit hídrico, de abril a setembro. O veranico, que ocorre geralmente no mês de janeiro, é classificado como pequeno e é o menos freqüente dentre os cerrados nordestinos. A temperatura média atinge 27°C.

A região é formada por grandes chapadões com declividade quase zero, cortados ao meio pelos rios Gurguéia e Uruçuí Preto e seus afluentes. Entre as serras formam-se grandes vales verdejantes que a população local chama de brejões. No vale do Uruçuí Preto predominam os grandes chapadões com imensas extensões de terras planas propícias para plantios de grãos. No vale do Gurguéia, além dos chapadões tem a área de pediplanação, que tem enorme potencial produtivo com o aproveitamento dos aquíferos de grandes vazões.

O início do plantio de soja na região data de 1970, com a introdução, pela Embrapa, de variedades em caráter experimental com o objetivo de adaptar a exploração dessa leguminosa a baixas latitudes. O Banco do Nordeste teve participação ativa nesse trabalho com recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A exploração comercial da soja, por sua vez, iniciou-se na década  de  80, provocando uma migração de paranaenses, catarinenses, gaúchos e paulistas, e, mais recentemente, goianos e mato-grossenses, em direção aos cerrados piauienses.

Além da soja, os produtores rurais originários do sul do país desenvolvem na região outras culturas como arroz e milho, e adotam tecnologia moderna, com uso intensivo de mecanização, adubação e correção de solos. Utilizam inoculantes para fixação do nitrogênio, sementes selecionadas, rotação de culturas, tratos culturais adequados e a prática do plantio direto.

 

Comentários de Uruçuí

fui ai em março de 2007 , meu adorei ai pretendo voltar ai por que minha namorada mora ai . eu moro em sao paulo [ guaiçara ] mas ai é show de bola ,, a cultura ai muinto diferente daqui
Por: jose marcos

Ola´, sou Antonio Carlos, natural de Barras-PI e moro em Teresina ha´vin- te e tres anos,trabalho em um posto de gasolina ha´ treze anos e quero largar tudo e ir embora pra Uruçui, trabalhar manter uma vida mais calma de cidade pequena. Mas nao conheço nada em Uruçui e nem ninguem. Gostaria de receber uma orientaçao de alguem...
Por: Antonio Carlos do Rego sousa

A cordialidade e a simplicidade e o amor pelo proximo.
Por: raimundo nonato araujo dos santos

Uruçui e uma cidade muito alegre principalmente no festejo em janeiro tem muitas opcoes como banho e as baladas.quem nao conhece precisa um dia fazer um passeio e conferir abcs a todo meu conterraneo
Por: MAURO NELSON

moro em Belem e faz um bom tempo que nao vou em Uruçui,gostaria que atravez de vcs.manter-me informado das noticias da minha cidade natal obrigado.
Por: MAURO NELSON

nasci nesta cidade, vi para brasilia em 2004 e nunca mais voltei. fiquei feliz ao ver fotos da minha cidade querida.atualizem sempre que puder mais fotos da cidade.
Por: GILZANE SARAIVA LIMA

Preciso conhecer a cidade que meu sobrinho escolheu para trabalhar como Agronõmo, e pretendo conhecer melhor como funciona atividade turistica do lugar, o que o municipio tem como atrativo turistico, se é viável? e o que já existe na região.
Por: Lucia Custódio

ola eu sou o raimundo que trabalhava na radio de uruçui como locutor e gostaria de manter contatos com pessoas de uruçui que moram em sao paulo e brasilia um grande abraço atodos.
Por: raimundo

Prezados Senhores, Localizei o portal de vocês e não podia deixar de fazer o meu comentário. Sou uruçuiense da gema, como se diz. Se me permitir, a partir do mes de fevereiro próximo, posso contribuir com comentários, ilustrações e outros materiais, sobre o nosso querido município de Uruçuí, que hoje desponta como um dos mais importantes e produtivos do nordeste brasileiro. Temos lá bastante investimentos no agronegócio e tem o seu PIB como destaque em segundo lugar, isso na produção agrícola, comercio, serviços e outros. Estou a disposição para colaborar, ok. nossos tel. de contatos/: 86 3231-1718 / 86 9445-7704. Abs. Romildo Melo
Por: Romildo Melo

A cidade de Uruçuí é realmente maravilhosa, quem poder ir pra passeio, férias ou mesmo a trabalho não se arrependerá jamais.Meus famíliares moram em Uruçuí e sempre q posso nas férias eu passo lá. É fantástico!
Por: Fátima Regina De Sousa

Uruçuí, cidade maravilhosa, naum consigo viver sem vc... amo demais esta cidade linda. Todo ano estou aí curtindo o lindo rio Parnaíba. Uruçuí, te amo demais!!! Estou chegando!!!
Por: Egisangela Silva Santos

EU JA FUI EM URUÇUÍ JA MAREI LA E MARAVINHOSO TUDO DE BOM !! SI VC Ñ CONHESI VALI A PENA CONHECER....
Por: KELLY

Nasci ai em Uruçuí ,tenho muita saudades dai é uma cidade muito linda.O que acho mais legal ai é os cocais e o rio.
Por: Hélio Fonsêca da Silva

a minha cidade e tudo de bom eu amo muito ela e sei que um dia voltarei a morar nela
Por: REGINALDA JESUS DA SILVA

oi,conheçobem aminha cidade,hoje não morro mais em Uruçui mais tenho muitas saudades de tudo!a minha familia morra ai e em dois e dois anos volta a minha cidade natal que esta sempre presente comigo em todos os lugares que for!tenho muitas saudades!!!!!!!!!!!!!
Por: cirlene

eu sou de urucui mas moro em rio claro sp . mas e um lugar muito especial p/ mim.
Por: tamires

sou d uruçui hoje moro n rio mais amo uruçio tenho uruçui como acidade maravilhosa por ser uma cidade cauma imuito traquila uruçui cidade ospitaleira iacolhedora de pesoas amigas uruçui mora no meu coraçao
Por: marcio ou melho bicco

Sou gaucho, morei aí, gosto demais deste povo,procuro alguem p/ contato q seja daí, preciso informações qro investir aí. [email protected]
Por: vitor

Percebe-se que esta Cidade tem muitos atrativos. Terei imensa satisfação em conhecê-la em breve!
Por: Irapuan

o urucui e muito lindo eu tenho dois tios q moram ai q sao a raimundinha io luis bjs para todos desta cidade tao linda bjs...
Por: valeria p de s.

Gosto muito de urucui. É como se fosse o Rio para os cariocas.Sendo assim para nós pode ser chamada de cidade maravilhosa
Por: adelucia

Morei ai, é uma cidade muito bacana. As vezes passo minhas ferias. Sinto saudades.
Por: Maria Rodrigues

amooooooooooo essa city morrrrooo de saudades dela e de familiares ki deixei ai !!estou longi da minha city a 8 ano [DF] bjúuuuuuuuu para todos dessa bela cidade !ate breve .bju´´úuuuuuuuuu.
Por: Elinelia Pereira Santos

conheço sim,pois e minha cidade natal,hoje morro em DF.sinto falta e tenho um grande orgulho de minha cidade a pesar de que ela e pequena mais e a minha cidade do ♥ e e o lugar em q tenho bons amigos e minha familia mora lá.
Por: simayra

NASCI,CONHEÇO E AMO ESSA CIDADE MARAVILHOSA E HOSPITALEIRA O ANO TODO PRINCIPALMENTE NO MÊS DE JANEIRO Q CHEGA MUITOS TURISTAS.QUEM NASCE LÁ NUNCA ESQUECE E QUEM VISITA VOLTAR SEMPRE!!! HOJE MORO EM XINGUARA-PA(10 ANOS),MAS VISITO A CIDADE QUASE TODOS ANOS,POIS TENHO FAMILIA E AMIGOS Q MORAM LÁ.É A CIDADE DA MINHA INFÂNCIA.INESQUECIVEL E AMADA,AMO DE +...MARILEIDE BARROS MARTINS/XINGUARA-PA
Por: marileide

visito várias veses essa cidade e não me canso tenho um carinho enorme por ela, está gravada no meu coração, eu amo de verdade essa cidade maravilhosa!!!!!
Por: karilany Azevedo Braz

Eu e meus pais moramos rm Uruçui ha muito tempo atras.Tenho muitas saudades quando caminhava ha beira do Parnaiba,das amizades,enfim de tudo que vivi nessa maravilhosa cidade.
Por: jusçara dos anjos gomes

essa cidade e maravilhosa quem visita-la deve escolher o mes de janeiro por ser um dos meses q tem o melhor e mais visitado festejo da regiao vem gente de td lugar para essa festa que dura 10 noites...
Por: rafaella gomes da silva

povo hospitaleiro,comidas tipicas do serado,muito cucuz. religioes variadas a todo gosto,festa dia e noite,quer se divertir e so ir para uruçui,quer se purificar a alma va para uruçui,o povo de la e porreta,gente boa.
Por: ines viana

Cidade maravilhosa, com vista privilegiada para o encontro dos rios parnaiba e rio balsas, com uma populção meiga e carinhosa.
Por: Josuel Wolff

olá a todos, sou filho de uruçui, ai vivi meus primeiros anos, aos 13 de idade mudei, fui pra bem longe, hoje ausente a mais de trinta, mas meu coração sempre esteve presente, pois uma arvore não desgruda das raizes. amo minha cidadela!
Por: sebastião pires de morais

essa cidade e muito maravilhosa morei muito tempo e a amo de paixao.
Por: weigri alves soares

os festejos de sao sebastiao no mes de janeiro e muto legal e aconcelho todos a vizitar prometo q nao irao se arrepender.
Por: weigri alves soares

as praias sao otmas no mes d julho.os banhos particulares tambem sao otimos
Por: weigri alves soares

olha eu nasci em uruçui mas nao conheço bem a cidade mas palas fotos vejo que e uma linda cidade tenho vontade de conhecer mas meu pai nao tem condiçoes mas sei q um dia eu vou la pode ter certeza
Por: ildo batista

uruçui e minha vida no momento eston em sao paulo mas a minha cidade e uruçui onde narci muitos beijos sou da familia supermercado j leite abraco tio
Por: jailson pereira silva

Não conheço.por isso estou pesquisado.quais oportunidade de empreedimento tem por lá.
Por: jaidene dantas

Já morei em Uruçui fui criado ai nesta cidade bela,mais faz bastante tempo que eu não vou ai, sou irmão do Dilsinho filho da dona Dilza, os mais meus amigos mais antigo mim chamam de Joãzinho, hoje em dia moro em Natal Rn um abraço á todos
Por: JOÃO DIAS AIRES DE CARVALHO

EU NAO VI O SIGNIFICADO DA PALAVRA URUÇUI, APESAR DE PENSAR SABER SERIA BOM COLOCAR PARA QUE OUTROS QUE NAO SAIBA CONHECER
Por: MAURO CESAR

CIDADE COMO ESTA NO PIAUI NAO TEM OUTRA IGUAL!!!!!!!!!
Por: DOMINGO MACEDO MIRANDA

É TUDO DE BOM,É CHEGAR E SE APAIXONAR.É UMA CIDADE ENCATADORA,HOSPEDEIRA E FOI MEU BERÇO.JAMAIS ESQUECEREI.
Por: LIDENIR

uruçui minha terra querida eu amo0o0 e quero dizer que logo,logo eu vou ta ai na minha terra!! que ao muito amo todos vcs com carinho!!! e bjsssssss
Por: mirlla maia

que eu tenho pra diz de uruçui e uma cidade muito bonita e um lugar bom de morar
Por: fabiano

venha conhecer nossa cidade no Piaui pós somente aqui vc encontrarar os melhores lugares para passear se divertir e aproveitar cada momento especiais
Por: fabiano

sou de uruçui moro em brasilia 12 anos mais meu sonho e embora para uruçui fica procimo a minha familha.mais pretendo i embora em breve qem le meu comentario eu sou batista meus pai mora no bairro. um abraços a todos de uruçui
Por: joao batista b de brito

uruçui cidade maravilhosa,nasci e me criei ai.a minha familia mora ai.
Por: sintia oliveira silva

eu amo minha cidade ai eu marei a minha infancia todo agora que vivo em brasilia a 15 anos morro de saudade dessa cidade que eu acho muito limda ,e muito legal vcs teres colocados essa foto posso matar um pouco da saudade.parabems o saite esta muito bom beijos
Por: Deuzelina pereira dos santos

ESSA EA MINHA CIDADE ESTOU COM MUITAS SAUDADES ESTOU DE VOLTA TE AMO URUÇUI
Por: JOSE

Sou da cidade de Bacabal MA e achei a cidade super linda e promissora para que uma pessoa consiga obter seu sonho de conquista e realização na vida profissional. É um exemplo de cidade do futuro. Sou formado em Técnico Agrícola e gostaria de apóio para realizar este sonho. Qualquer um que queira me ajuda , escreva-me pelo e-mail. Ficarei extremamente grato.
Por: Francisco Alves de Sousa Júnior

Gostaria de saber mais sobreo distrito de santa rosa, como eu poderia conhecer, e talves montar um negocio, pois sou micro empresaria e meu marido é advogado, tenho uma filha e dois netos menores.
Por: mara lucia mazzeu de deus

Nõa conheço Uruçui mais oretendo conhecer ainda mais agora que lá tem praia do rio parnaiba que é maravilhoso, entre outras belezas.
Por: Rogerio vieira ferraz

eu sou de urucui, estou com saudades, a quqlquer momento estarei visitando colegas e minha cidade, que apesar dos politicos e muito bonita ok
Por: wesley miram

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Uruçuí
Fundação:
1902
Altitude:
167m
População:
15.517 habitantes
Área:
8.578,5km²
Densidade Demográfica:
1,81hab/km²
CEP:
64860-000

Envie seu comentário sobre Uruçuí