União

União-PI
banner

Bem-vindo a União!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em União, informações atualizadas sobre a cidade União, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de União.

Informações de União

ROTEIROS DO BRASIL

Região Pólo Teresina

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

União teve sua origem em uma fazenda de gado com a denominação de “Fazenda do Estanhado” que foi fundada no início do século XIX, por iniciativa de seu proprietário de nome desconhecido. No local, foi construída uma capela para o exercício espiritual de sua família. A construção da capela fez com que se formasse um núcleo populacional em seus arredores que teve rápido desenvolvimento, decorrente da fertilidade das terras da região. Diante disso, em 1826 foi proposto, pelo então presidente da província, a criação de uma freguesia no povoado do Estanhado e sua elevação de categoria. No entanto, a proposta foi ignorada, continuando a ser povoado do Estanhado, um simples distrito subordinado à vila de Campo Maior. Só algum tempo depois, em 27 de Agosto de 1853 na administração de Luis Carlos Paiva, vice-presidente interino da província, foi criada uma Paróquia no povoado sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios e pela qual lhe fixamos os componentes limites territoriais. Pouco tempo depois, em 17 de Setembro do mesmo ano, o povoado foi elevado à categoria de vila com o nome de União. 

Significado do Nome:

A construção da capela fez com que se formasse um núcleo populacional em seus arredores que teve rápido desenvolvimento.

Aniversário da Cidade:

17 de Setembro

Gentílico:

unionense

População:

43.403 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Lugar calmo e tranquilo, com pessoas honestas, trabalhadoras e felizes.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

35ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Centro-Norte Piauiense

Limites:

Miguel Alves, Teresina, José de Freitas e Lagoa Alegre.

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.746 km

-São Paulo/SP - 2.715 km

-Teresina/PI - 65,6 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Beira Rio

  -Local com vários restaurantes, onde pode ser apreciado diversos
tipos de peixes, entre eles, o mais famoso da Cidade: Arenga na Brasa.´Quem
come se apaixona

-Barragem Filinto Rêgo

  -Local de grande beleza, a barragem fica a 8 km do centro da
cidade. Possui barracas com alimentos e bebidas

-Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

  -É datada do tempo do surgimento da cidade. Ela encanta por sua beleza e por sua antiguidade.e grande beleza.

-Clube Apache

  -Local privilegiado, com pisciina, localizado em um dos muitos
morros da cidade, de onde se pode ver toda a cidade. Temperatura agradável e
possui restaurante e bar.

-Morro do Urubu

  -Não se sabe a origem do nome do morro, também chamado de Morro do Cruzeiro. Encanta pela sua beleza natural de um morro ocorrido como todos os morros do mundo por um acidente geográfico constituído por pequena elevação de terreno com declive suave.

-Balneário Vale do Tucunaré

  -Localizado a alguns quilômetros da sede do município, este local oferece passeio em trilhas ecológicas, piscinas naturais, cachoeiras, pousadas, além de comidas típicas da região. Localizado à beira do rio Parnaíba, possibilita aos visitantes tranquilidade e contato direto com a natureza. Contatos e Reservas: (86) 3221-1031 / 9931-4243 / 9462-9335 Email: [email protected]

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Setembro

  -Dia 17 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO

E-mail:

Telefones: (86) 3265-1200 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (86) 3265-1343

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-http://180graus.com/uniao/balneario-vale-do-tucunare

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de União

uniao e bom de mais eu sou de uniao por que sou feliz
Por: duarte araujo

e um povo acolhedor e alegre muit tranquilo calmo sem muita violencia
Por: lucirene silva sousa

cidade maravilhosa, pessoas honestas ,trabalhadoras e felizes. de bem com a vida. IRONEIDE VAZ.
Por: ironeide

estou aqui em sao jose sp mas ja estou com saudade do sol de uniao. aqui ta muito frio estarei voltando dia 13/junho/2009.
Por: paulo nery

União é minha grande inspiração, vivo nesta terra ardente por que eu amo-a de coração.
Por: Antonio Félix da Silva Neto

UNIÃO CONTINUA LINDA E ACOLHEDORA,NÃO VEJO A HORA DE REVIVER O PRESSENTE DE TUDO DE BOM QUE É A MINHA A NOSSA UNIÃO. ATÉ EM BREVE.
Por: GSESIEL GOMES

CRESCI EM UNÃO ,TRABALHEI NA CASA MAUÁ,MAS EM 82 TIVE QUE DEIXAR A CIDADE A PROCURA DE EMPREGO MELHOR,QUE POSIBILITASSE A TER MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA.E COMO TODA CIDADE TEM SEUS PROBLEMAS,EU TAMBEM TENHO OS MEUS,MAS CONTINUO AMANDO ESTA CIDADE.
Por: GESIEL GOMES

conheci a cidade em 2007, desde então passei a venerar tanta beleza... é como se pudesse voltar ao passado, nao pelo aspecto que a cidade retrata, mas pela emoção como se fosse a primeira vez que a visse...
Por: socorro

União é simplesmente LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Irismar

olhe eu conheço a cidade de uniao eu nasci em uniao é uma belissima cidade parabens para a cidade de união
Por: raimundo

Morei em União-Pi no início dos anos 80.Tudo nessa cidade é maravilhoso!!!Desde o seu povo ao seu cheiro.Eternas lembranças dos amigos,Rio Parnaíba,Morro do Urubú,Divinópolis...
Por: RAIMUNDO ITAU

A CIDADE DE UNIÃO VEM ULTIMAMENTE SE DESTACANDO NO CENÁRIO ESTADUAL POR TER EM SEU POVO UMA QUALIDADE MUITO IMPORTANTE, QUE É A SUA GARRA DE FAZER ACONTECER E REALIZAR SEUS OBJETIVOS.POVO INTELIGENTE, CAPAZ DE SE DESTACAR EM TUDO QUE FAZ. OBRIGO.........
Por: CLEANTO DE OLIVEIRA

uniaão e uma cidade acolhedora de gente humilde e trabalhadora. pessoas que tem o prazer de servir todos visitantes fazendo com que eles se sintam como se estivessem na suas proprias casas.
Por: EUDES PRADO

Ah!Falar de União é falar da vida,da alegria,de saudades da minha infância querida.Terra de gente maravilhosa,hospitaleira.eenfim,União é tudo de bom!SAUDADES UNIÃO!!!
Por: ana carneiro

morei um bom tempo nessa cidade.Foi aí que estudei até terminar o colegial, lá no final dos anos 80. Tenho familiares e amigos nessa cidade acolhedora. Porém, como muitos outros que não conseguiram um emprego, mudei para uma cidade grande e distante,embusca de trabalho e continuar os estudos. Hoje, já construír família,tenho trabalho e pouco vou aí. porém sinto saudades e tenho boas recordações desse lugar.Espero visitá-la em breve. um abraçãaaaoooo ...... a todos daí.
Por: J.Martins

Sua gente,simplis más muito acolhedoras, são marcas tistintas daí. A onestidade,a alegria,as peladas dos fins de semana, sua comida predileta:BAIAO DE DOIS COM OVO FRITO, prato presente na mesa de muitos,as farinhadas nas vizinhanças,alé´m daquele rala e rola dos muitos bailes q ocorre aí.muitos beijos.... união. Ainda voltarei para teus braços...
Por: J.Martins

conheço união, devido ao carnaval 2009 que passei nesta maravilhosa e aconchegante cidade, tive prazer de conhecer uma familia que passei a considerar como minha própria, onde o pai é o sr. joão e a mâe dona alcidia, que as filhas: edivone alcionete, as outra que falta espaço para cita-las. E também tive o prazer de visitar o vale do tucunaré, que por sinal é um paraiso a beira do lindo rio parnaiba e pretendo visitar mais vezes.
Por: odom gonçalves mendes

Amo essa cidade, apesar de morar a muitos anos no Rio. Meus pais e amigos moram na cidade. Fui muito feliz nesse lugar maravilhoso. Bjs a tds de União.
Por: Flor

MUITAS saudades desta terra linda, moro em ALTO ALEGRE DO MARANHÃO MAS NUNCA ESQUECI ESTA CIDADE ABÇSS
Por: Frank Alto Alegre do Maranhão-Ma

CONHEÇO UNIÃO POIS É MINHA QUERIDA CIDADE NATAL, DE LINDAS MOÇAS, E DE POVO SOLIDÁRIO. HOJE MORO EM BRASÍLA, MAS SOU UNIONENSE DE CORAÇÃO.
Por: Raimundo José de Oliveira Barros

SOU FILHA DESTA LINDA CIDADE!!! QUE PENA QUE ESTOU LOGE POIS UNIAO E TUDO DE BOM. TENHO MUITA SAUDADE DE TUDO POIS AGORA MORO NO RIO E TENHO FAMILHA. AQUI
Por: PAULICEI DE MELO SILVA

MORO NA CIDADE MARAVILHOSO MAIS PREFIRO UNIOA QUE E MAIS MARAVILHOSA!!!! QUE CIDADE LINDA!!
Por: PAULICEIA DE MELO SILVA

SOU FILHA DESTA LINDA CIDADE!!! QUE PENA QUE ESTOU LOGE POIS UNIAO E TUDO DE BOM. TENHO MUITA SAUDADE DE TUDO POIS AGORA MORO NO RIO E TENHO FAMILHA. AQUI
Por: PAULICEI DE MELO SILVA

Por motivos alheios à minha vontade, deixei essa maravilhosa cidade em 93. Meus pais moram aí e sempre que posso faço uma visita. Meu sonho é um dia poder voltar em definitivo. Saudades da minha infância.
Por: Antonio

nossa a cidade de união é demais muito boa nossa foi as melhores férias q já tive!!
Por: ruan torres

União por se dis tudo,bela por natureza,acolhedora com certeza.Relembro com alegria o tempo que aí vivi,a turma do colégio,as festinhas de final de semana e minhas queridas professoras. Envio um carinhoso abraço para todos,de Brasília para União.i
Por: Gesiel Gomes

E uma otima cidade do piaui foi ai que nascei onde estudei e trabalhei ate 1991 hoje moro em são paulo mais não esquesso de união
Por: osmar machado nery

adoro...........uniao uma cidade maravilhosa,bela ,alegre,sempre lembrarei com carinho muito especial.beijos pra todos.marcia sao paulo.
Por: marcia maria costa

vendo as fotos de onde eu tanto andei, deu uma saudade muito grande ainda sabendo que está começando o festejo.
Por: valdir pereira

Já morei há 20 anos atras, ganhei meu primeiro filho ai, perdi contato com meu sogro. Severiano Cardoso da Silva , esta cidade cresceu muito , esta com uma nova estrutura, como é gratificante olhar ela pela internt. LÚ. MT.
Por: lusirene .R silva

Para mim a cidade de União é sem igual, pois foi aí que nasci, cresci e casei, passei toda minha infancia e parte da juventude, tempos esses, que tenho imensa e eterna saudade. Mudei pra cidade grande, mas meu coração continua nesta linda cidade, cada canto é uma saudade.
Por: Maria

eu sou deuniao eu adorrou essa cidadade um abrasso pra todos os unionense.
Por: antonio

nao conheco, mais meu esposo a familia dele toda morra ai espero em beve conhece,pois me falam muito bem da cidade
Por: maricelia

quero disser que gostei muito das fotos sou do piaui de lagoa seca mun.de l.alegre amo união de coração todas minhas ferias vou em união um abraço a todos
Por: ernane pinho

Morei em União a uns 15 anos atras, hoje olhando minha cidade natal pela internet parece mentira.Como essa cidade mudou já faz muito tempo que não a visito mas em breve irei.Ah como tenho saudade de minha terra está muito linda! Ate breve, beijoooooooooooooos.
Por: ariana portela

União uma cidade bela em que a cada dia florece como um jardim, na primavera cidade que amo tanto,terra de gente simples e educada e que mora dentro do meu coraçao..
Por: Lucas miguel

saudes de mihnha gente .os conterranios e amigos abasos e beijos de nacellio sao paulp mas o coração no pi
Por: narcellio

eu amo essa cidade um grande abraçovs pra todos os unionense.
Por: antonio jose

eu sou de uniao nascir ai meu pai mora ai no bairro sao sebastiao e eu esto em porto velho rondonia. eu sinto muita saudade da minha terrinha cidade de trabalhadora e de gente simples e umilde.
Por: maria de jesus borges silva

União é um município cheio de belezas naturais. Um polo turístico ainda pouco explorado. Recomendo que conheça a Cachoeira da Formosa, as piscinas naturais de Cana Brava e o Vale dos Sonhos em Olho D`agua dos Domingos. Em breve teremos o primeiro Museu do Vaqueiro do Mundo, comfira!
Por: Francisco Lima

gostaria,muito de dizer, que eu já morei em união,mas tenho amigos.parabenizo pelo trabalho feito para valoriza a cidade.fico muito feliz, em vê que tenha pessoa realizando esse trabalho.
Por: josé de ribamar da silva gomes

saudacoes minha uniao querida.sai de uniao dia 17/10/96 com 17 anos, mas nunca esquqci essa cidade linda, de minha avo eva gomes no conjunto francisco narcisio, de minha familia gomes e medeiros, meus amigos e amigas e da rua da pedreira.moro em boa vista-roraima. morava no sul do estado, em 98 fui convocado p/ o exercito,e em 2004 passei em um concurso publico e a 6 anos sou guarda civil municipal(meu nome aqui e medeiros),minha esposa rosilene e professora, minha fiha hismayla q saiu dai c/2 aninhos e vai completar 17 estagia na funai.estamos bem e realizados, so falta criar vergonha e ir passear ai. isso foi apenas uma satisfacao a dar a quem nos conhece e nunca mais ouviu falar de nos. beijos e abracos p/ todos. com carinho! gui gui.
Por: ghuiarony, em uniao (gui gui)

adoro uniaõ, onde passei parte de minha adolescencia, estudei, tive muitas namoradas, tomei banho no raiz, na barragem, na coroa do velho monge... e minha mãe ainda mora aí, frequento sempre
Por: julio gomes

apesar de morar a 18 anos fora, nasci e vivi até o inicio da idade adulta nesta cidade. tenho muitas saudades, e os banhos de rio aos domingos, ainta tem? Estudei no colégio Maria Simplício, Filinto Rego e Marcos Parentes. Tenho irmãos, pais e amigos aí. se der aí findarei meus dias... Abraço a todos meus conterrâneos.
Por: antonio

cidade de uniao a 54 km de teresina ao lado do rio parnaiba muita vegetacao fazendas
Por: mauro

SAÍ DESSA CIDADE MARAVILHOSA HÁ CERCA DE UM ANO, TENHO SAUDADES!!!. ESPERO PODER RETORNAR EM BREVE.
Por: Patrícia

Uniao cidade querida, onde vivi minha adolescência e juventude.Banhos de rio, futebol, Balão Curt Som..., espero um dia poder voltar de vez.
Por: antonio

união continua bela´moro em sampa ha 35 anos, mas amo a minha terra querida, parabens. não so união mas o piaui em geral. saudades e mais saudades.
Por: francisco chagas lopes dutra

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em União

Envie seu comentário sobre União