Simplício Mendes

Simplício Mendes-PI
banner

Bem-vindo a Simplício Mendes!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Simplício Mendes, informações e fotos da maravilhosa Simplício Mendes. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Simplício Mendes, recomendadas por internautas.

A cidade de Simplício Mendes, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 302m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.382 habitantes. A área total de Simplício Mendes é de 1.362,2km², e sua densidade demográfica é de 7,62hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Simplício Mendes-PI é 64700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Simplício Mendes

 

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Simplício Mendes teve origem por volta de 1761, quando Domingos Afonso Mafrense instalou sua primeira fazenda de gado no lugar denominado Poções, situado no Vale do Canindé, uma das principais regiões onde se instalaram as Bandeiras, das quais resultou o desbravamento do Piauí.
Nos anos de 1897 a 1898, existiu no lugar denominado Sítio Canabrava um próspero comércio de borracha de maniçoba, que atraiu para a região um grande número de forasteiros, para extrair ou comercializar o precioso produto. Com o crescimento do comércio, foram instituídas as feiras de maniçoba, onde se reuniam extratores e compradores de borracha.
A feira do Barreiro Branco, situada na fazenda Formiga, passou a ser o principal núcleo da região, pela situação, próxima aos grandes maniçobais, assim como das fazendas de gado do Vale do Canindé e ainda pela extraordinária fertilidade dos baixões que a circundavam. Passou logo à condição de povoado, pelo rápido crescimento, recebendo o nome de Caridade, devido ao fato das terras onde se situavam terem sido doadas a uma Associação de Caridade da Cidade do Crato, no Estado do Ceará, e depois adquiridas para patrimônio do município e localização de sua sede.
 Seu território foi desmembrado dos municípios de Oeiras e São João do Piauí, ficando termo judiciário anexado à Comarca de Oeiras.
A instalação do município ocorreu em 15 de novembro de 1905, sendo o ato presidido pelo Juiz Distrital de Oeiras, Coronel Alano Beleza.
Mesmo depois de solenemente instalado, o município foi extinto pelo Decreto Estadual nº 1.279, de 16 de junho de 1931, passando à condição de Distrito Municipal, sendo seu território integrado ao de Oeiras. Essa situação perdurou até 04 de setembro de 1933, quando sua autonomia administrativa foi restabelecida em decorrência do Decreto Estadual nº 1.478, permanecendo em Oeiras o seu termo judiciário.
Os limites territoriais do município foram fixados pelo Decreto Estadual nº 147, de 15 de dezembro de 1938. A comarca foi criada por força de Decreto Estadual nº 247, de 01 de março de 1940.

Significado do Nome

No Governo do Dr. Álvaro Mendes, o povoado foi elevado à categoria de vila e município por meio  da Lei Estadual nº 376, de 15 de julho de 1905, recebendo a denominação de Simplício Mendes, em homenagem ao ilustre médico piauiense Simplício de Sousa Mendes.

Aniversário da Cidade


Gentílico

simplício-mendense

População

12.078 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha e divirta-se.

Clima 

 

Temperatura Média

25,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudeste Piauiense 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

416 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho
 
30 - Festas da Padroeira - Sagrado Coração de Jesus,atraindo também grande número de pessoas dos municípios vizinhos.

 Julho

- Festa dos Vaqueiros - É uma tradição que se repete anualmente e atrai vaqueiros de várias regiões, além de contar com a presença de vários conterrâneos que moram em lugares distantes e se deslocam por centenas de quilômetros para reverem os parentes e amigos. Aliás, nesta última, com o fomento e a iniciativa do Prefeito Heli Moura Fé e do Vereador Amaury Luz, contamos com a presença dos emboladores Jotinha e Jotão que valorizaram, sobretudo, a cultura dos vaqueiros com seus belos repentes.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMPLÍCIO MENDES

E-mail:

Telefones: (86) 3482-1300

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Simplício Mendes

EU NÃO COPNHEÇO, MEU PAI É DE SIMPLISO MENDES,EU ACHO QUE É UMA CIDADE BOA DE MORAR!
Por: TALITA

eu nao conheço essa cidade + pretendo conheçer a minha avo adelia claudia mora ai siplicio mendes ela fala q uma cidade muito bonita e legal de se passiar eu espero q seja asim do geito que ela fala uma cidade de se apaixona mesmo
Por: janaina de sousa

Ótima cidade , Já morei em Simplicio Mendes , tenho muita saudade , quem visitar vai se apaxonar de Verdade ...
Por: Hóstio De Farias Neves

amoooooooooooooooooo essa cidade!!!ñ trocaria ela por nada!cidade boa de se morar,otima pra se viver! quem nunca visitou simplicio,ñ sabe o q esta perdendo! vem nos visitar! amooooooooooo mutho esta cidade!
Por: kaizzy cristina

sou suspeito de falar pois suo filho da terra mais adoro minha cidade e amo muito quem numca foi não sebe o que esta perdendo
Por: francisco xavier da silva

minha cidade natal, voltei la varias vezes, esta mt diferente ou é agente que muda ao longo do tempo,,a saudade e mt.
Por: valdene

Simplício Mendes é uma cidade marcada pela religiosidade e festividade de seu povo, sendo que a vida cultural dos simplício-mendenses extrapola as fronteiras de nosso Estado. A cidade é visitada anualmente por turistas de muitas outras cidades, que vêm participar das mais variadas festividades, como por exemplo: a tradicional Festa dos Vaqueiros e os vários festejos religiosos que são comemorados em nosso município, como a Festa do Divino Espírito Santo, do Sagrado Coração de Jesus, de Corpus Christi, etc. Simplício Mendes é também uma das principais rotas de acesso à Capital da Uva e Barragem do Jenipapo (São João do Piauí), Barragem da Pedra Redonda (Conceição do Canindé) e do Parque Nacional Serra da Capivara e Museu do Homem Americano (São Raimundo Nonato), por ser cortada pela BR-020 (Brasília-Fortaleza).
Por: CLAUDÍ PINHEIRO

Apaixonada por essa cidade...! Cidade liinda e Maravilhosa...Orgulhosa por ser Mora nela....
Por: Tayna

Apaixonada por essa cidade...! Cidade liinda e Maravilhosa...Orgulhosa por Mora nela....
Por: Tayna

Há é uma maravilhosa.........boa de se morar ñ troco minha cidade por qualquer outra uma cidade muito calma de se morar.......... se vc quer conhecer a cidade de simplício mendes venha nos fazer uma visitinha q vc ñ vai se arrepender adorooooooooooo minha cidade!!!!!!!!!1
Por: moísa barros

adoroooooooo minha cidade uma cidade maravilha gostosa de morar........ venha nos visitar aqui em simplício mendes q vcs seram bem-vindos amo minha cidade!!!!!!!!!!1 terra querida
Por: luanna sousa

É uma cidade muito boa, acolhedora, muito pacata e tranquila muito boa pra se passar as ferias do meio do ano e fim de ano, sem esquecer da Festa do divino Espirito Santo q movimenta a cidade toda e as cidades da região.
Por: Augusto

Morei infancia e adolessencia em Simplicio Mendes é uma cidade maravilhosa estou pensando em voltar depois de 30 anos pois não conheço nada igual!
Por: Cleusa Costa Passos

Visite está cidade tão maravilhosa que é a nossa querida Simplicio Mendes venha passar as suas férias aqui que vcs não irão se arrepender amo essa cidade de coração eu sou Simpliciomendense com muito orgulho com muito amor!!!
Por: Karoline Mendes de Oliveira

sin eu conhesço simplicio mendes eu nasce aé en simplicio mendes morei 13 anos aé tenhun muita sdds de volta en simplicio mendes hj moro en sampa cidadesinha pequena mora no meu coração simplicio mendes terra dorada terra gentil
Por: jorge dias

Terra da minha mãe, muito embora nao tenha nascido nesta terra abançoada por Deus, foi aqui que vivi minha feliz infancia, tomando banho no tanque novo e nas pigoitas do Seu Adernson(PIGOITAS, BURACOS FEITO POR MAQUINAS PARA EXTRAÇAO DE BARRO), tinha também o tanque do poços onde geralmente uma turma seguia para tomar banho. A diversao a noite era sentar na calçada de Salia, vovo Ester, Ceceta para ouvirmos historias contadas por essas velhinhas simpáticas e bondosas. Ja a adolecencia que uma parte também foi passada nessa terra tinhamos uma linda praça e a BARQUINHA DE NOÉ
Por: waldinar edmo de miranda

praça Isaias Coelho e Brquinha de Noé eram, digamos assim, o point da cidade onde a moçada saia da praça e se dirigia a Barquinha para dançar, no tempo em que ainda se dançava de rosto colado, (É muita saudade), tinhamos ótimos dançarinos, tais como, Serginho, Neto Santana "IN MEMORIA", Dagmar, uma linda morena de Conceição do Caninde, entre muitos outros. ME AGUARDE VELHO BARREIRO BRANCO QUALQUER DIA ESTAREI DE VOLTA, NEMQUE SEJA A PASSEIO. Lembranças a todos os que me conheceram e também aos que não me conhecem, que com certeza um dia conhecerção.
Por: waldinar edmo de miranda

Sou filho de Raimundo Alves da Silva que é filho de Moisés Guimarães e de Sebastiana. Sou sobrinho do Joaquimzão. Neste mês de dezembro/2010 faremos uma visita à cidade. Vai meu pai, meu irmão e uma irmã e eu. Não conheço Simplicio Mendes, ainda. ABRAÇOS FRANCISCO
Por: Francisco Alves Barbosa

eu cheguei de simplicio mendes onte sexta feira dia 07/01/11 gostei muito de tudo um pouco com muitas saudades até o ano que vem ja tenho a rota certa
Por: juraci cruz

achei muito imteressante a história da cidade. sempre ouvi falar de Simplicio Mendes mais ainda não tive a oportunidade de conhecer.
Por: Divanize

estivi recentimete. em simplicicio mendes, apesar de ser filho da cidade cada vez que vor ai,mim apaxono mais. estou em são paulo ha 30 anos mais si deus mim permiti nos proximos dois ou treis anos vou embora para a minha cidade querida por que ai eu ainda tenho sonho a ser relisado.saudade henrique sp 16 0402011
Por: henrique antonio dos santos

OTIMA CIDADE.................................................................
Por: JUNIOR

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Simplício Mendes
Fundação:
1938
Altitude:
302m
População:
10.382 habitantes
Área:
1.362,2km²
Densidade Demográfica:
7,62hab/km²
CEP:
64700-000

Envie seu comentário sobre Simplício Mendes

banner