Piripiri

Piripiri-PI
banner

Bem-vindo a Piripiri!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Piripiri e muitas outras opções de hospedagem na cidade Piripiri. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Piripiri.

A cidade de Piripiri, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1874. A localidade está em uma altitude de 170m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 60.036 habitantes. A área total de Piripiri é de 1.308,0km², e sua densidade demográfica é de 45,90hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Piripiri-PI é 64260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Piripiri

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sua história começa no ano de 1844 quando para aqui se transportou um valoroso e destemido sacerdote: o Padre Domingos de Freitas e Silva. Mas, enquanto o Padre Freitas não vem, vamos falar no que havia: a terra, apenas a terra encravada na data Botica, cuja Maria foi concedida a Antônio Fernandes de Macedo, a 20 de janeiro de 1777 e registrada a fl.56v. do Livro Primeiro.

Parnaíba, Piracuruca e Campo Maior figuraram nas lutas de 1822 em prol da Independência. Parnaíba, com a vitória do dia 19 de outubro, foi o destaque da época. PedroII também já era conhecida. Piripiri, não. A sua fundação remonta-se ao ano de 1844. A essa altura o Padre Domingos de Freitas e Silva era um piauiense a mais. Vinha o ilustre sacerdote das lutas empenhadas em prol da Independência, nas quais fora relevante o papel por ele desempenhado como um dos corifeus ( F. A. Pereira da Costa ). Procurou refúgio no sítio Gameleira. Conforme deduzimos de suas memórias consignadas em testamento, trocou Parnaíba pelo silêncio do sítio dias de 1830. Porque nesse ano já mandava buscar uma de suas irmãs e sobrinhas para sua companhia. O Padre Freitas, homem culto e empreendedor, dotado de invulgar inteligência, foi um novo bandeirante desbravando sertões piauienses. Antevendo um futuro promissor para região encontrada chegou a conclusão de que valia a pena fixar residência na terra que acolhera. Mas para não ficar somente saboreando frutas silvestres à sombra das àrvores existentes no lugar, iniciou uma série de pesquisas. Não muito distante do sítio encontrou uma fonte de águas límpidas e azuladas. Terreno bom para culturas diversas e para criar gado. E o Padre Freitas resolveu construir uma casa para sua residência. Ao lado mandou erigir uma capela para o culto de N.S. do Remédios, às suas expensas, dotando-se das alfaias necessárias às cerimônias. Para perpetuar o seu nome através de uma descendência ilustre e nobre, mesmo sem aprovação eclesiástica, teve a companheira dos seus dias na pessoa de D. Lucinda Rosa de Sousa. Dessa ligação deixaria cinco filhos: Domingos , Raimundo, Porfírio, Antonio e Amélia Clemência . Com o desaparecimento de D. Lucinha o Padre Freitas unia-se a D. Jesuína Francisca da Silva.  Dessa união outros filhos ficariam todos reconhecidos pelo padre Freitas conforme suas declarações testamentárias no ano de 1862.

Vejamos o que escreveu em sua Cronologia Histórica do Estado do Piauí o ilustre historiador pernabucano F.A.Pereira da Costa.

Situada em terras de uma antiga fazenda de criação de gados, com o mesmo nome de Piripiri, a sua origem remonta-se apenas ao ano de 1814, quando o seu proprietário, o Padre Domingos de Freitas e Silva, construiu aí uma casa sua residência e junto à mesma uma capela dedicada a N.S.Remédios, para cujo patrimônio doou em 1860 trezentas braças quadradas de terras que demarcou judicialmente, assim como dotou a capela de todas as alfaias necessárias ao culto divino (pág.325).
Foram, por conseguinte, aqueles dois edifícios os primeiros que se levantaram em Piripiri, e os únicos que existiam até 1855, quando o Padre Domingos de Freitas resolveu dividir as terras de sua propriedade em pequenos lotes, oferecendo - os a quem quisesse edificar, o que sendo aceito, começaram a levantar -se muitas casas, e tanta afluência houve de moradores que em 1857 Piripiri já apresentava o aspecto de uma provação sofrível e de prometedores resultados. Naquele ano abriu o padre Domingos de Freitas uma aula de primeiras letras e outra de latim, regidas pó ele próprio, as quais funcionaram por muito tempo. O Padre Freitas, que por tais motivos legou um nome digno dos aplausos da posteridade, recomenda-se também como um dos heróis da liberdade do Piauí, pela sua patriótica atitude nas lutas da Independência, sendo ele um dos promotoresna cidade da Parnaíba, em 1822, onde estão exercia o magistério publico, regendo acadeira de latim daquela cidade.

O nome de Bernardo de Freitas Caldas é sempre citado entre os líderes, nunca o do Padre Domingos de Freitas e Silva.  A História cabe estabelecer a origem do fundador de Piripiri. No momento, porém, aceita a sua declaração: o padre Domingos de Freitas e Silva era piauiense, de Parnaíba.

                    PIRIPIRI - Distrito de Paz pela Lei 509, de 25 de agosto de 1860.

Naquele ano o Padre Freitas, num gesto patriótico, doava a N.S. dos Remédios trezentas braças quadradas de terras demarcadas judicialmente . Já havia considerável número de moradores na povoação e o interesse despertado levava o povo a construir casas, a pensar no futuro.
Desaparecia o Padre Domingos de Freitas e Silva. Mas o progresso de Piripiri não sofreu solução de continuidade.
Pela resolução 698, de 16 de agosto de 1870, o distrito é elevado a paróquia com os competentes limites traçados, ainda civilmente anexado ao município de Piracuruca.
No ano de 1874 a Lei provincial nº 849, de 16 de junho, conferia aa paróquia o predicamento de vila, sendo instalada solenemente conforme consta do LIVRO DA INAUGURAÇÃO DA VILA PERIPERY.
O marco inicial e sublima das atividades do Pe. Antonio Bezerra de Meneses seria a bênção do suntuoso altar-mor da Igreja de N.S. dos Remédios, construído pelo Apostolado da Oração, com auxílio das rendas da Matriz. A cerimônia solene ocorreu no dia 30 de agosto daquele ano de 1908.
Ainda em 1908 o Pe. Meneses, como ficou conhecido, fundava o Instituto Arcoverde, educandário que relevantes serviços prestou a Piripiri. Colaboraram: Dr. José de Arimatéa Tito e João de Freitas Filho.
No ano seguinte a comunidade católica viveria emoções Intensa com a bênção da nova imagem de N.S. dos Remédios, adquirida sob os auspícios de d. Rita Rosa de Rezende. No livro de Tombo da Paróquia está registrado, no verso dafolha 3: A Imagem que orna o altar-mor desta Matriz adquirida por iniciativa de uma pessoa piedosa auxiliada pelo povo, substitui a antiga Padroeira, de vulto menor e muito imperfeita. Foi benta solenemente no domingo de Pentecostes, 30 de maio de 1909. Freguesia de N.s. dos Remédios, 1 de junho de 1909. Para o ano de 1910 estavam reservados dois grandes acontecimentos: a inauguração do Palacete do Conselho da Vila, prédio construído em 1909, e a elevação da Vila á categoria de cidade, marco de decisivo para 1909, e a elevação de Piripiri na comunidade brasileira.Vejamos o teor da Lei nº 570, puplicada em 4 de julho de 1910. Eleva categoria de cidade a Vila de Piripiri, deste Estado. Antonino Freire da Silva, Governador do Estado do Piauí. Faço saber a todos os seus habitantes que a Câmara Decreta e eu promulgo a presente Lei:

                    Art.1º - Fica elevada à categoria de Cidade a Vila de Piripiri deste Estado.
Parágrafo único. Os limites da atual cidade serão os mesmos especificados em lei nº 224, de 17 de julho de 1900, que restabeleceu limites do município de Piripiri, discriminados na resolução nº 699 de 16 de agosto de 1870, que elevou o povoado daquele nome categoria de freguesia e posteiormente a categoria de Vila a saber:
Para o lado de Piracuruca os mesmos limites dados ao antigo distrito de paz, criado pela resolução nº 509, de 25 de agosto de 1968 os quais estendem-se do logar Satisfeito ao Satre e fazenda Cahoeira e dali ao Sítio do meio a extrema com o município do Itamarati. Para o lado do Itamarati, os lugares - Duvidosa, Serrinha, Olho Dagua Grande, Caraubas, Jardim Vereda Comprida, Carcandas,Criolis, Sitiozinho e Sítio Romão, excetuando-se o lugar Buriti Grande, encravado na data Carcandas e que continua a pertencer ao município do Itamarati. Para o lado de Campo Maior, Tapera, que fica pertencendo ao município de Piripiri, até os lugares Montevidéu e Tapera, e daí até a fazenda Umburana.
Para o lado de Campos Sales (Batalha), os lugares São Paulo, Poços e Caretas, e daí ao Rio dos Matos.
                    Art.2º - Revogam -se as disposições em contrário.
Publique-se acumpra-se em todo território do Estado.
Secretária do governo do Estado do Piauí, em Teresina, 4 de julho de 1910, 24º da República (idos).
Antonio Freire da Silva.
Matias Olimpio de Melo.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

04 de Julho

Gentílico

piripiriense

População

61.840 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Piripiri, um lugar cheio de riquezas naturais. Confira!

Clima 

Ameno e sadio

Temperatura Média

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Teresina: BR-101

Localização

Norte Piauiense

Limites

Brazileira, Capitão de Campos.

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias:

Da Capital:

145 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL De PIRIPIRI

E-mail:

Telefones: (86) 3271-1473

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO NOTAS E PROTESTO E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (86) 3276-4167

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Piripiri

mando um a braço para o meu pai raimundo alves monteiro e para minha mãe maria madalena silva monteiro eu estou mandando um abraço de seu filho da qui de sao paulo que se chama adrijano e seu nato gabriel logo estou ai.
Por: adrijano josiel silva monteiro

ótima cidade, hei de voltar outras vezes para rever as belas pessoas que tive o prazer de conhecer, obrigado piripiri pela generosa recepção.
Por: rubens

eu amo piripiri pois eu acho uma cidade muito calma e tem um maravilhoso prefeito meus para bens
Por: mariajulia casto

ollha sou de piripiri estou fora aqui em campor maior deixei saudades
Por: leornardo melo

Sou de piripiri e estou em angola....mas já mais troco essa cidade por lugar nenhum do mundo!! Uma cidade pacata onde a noite é uma criança...o melhor de tudo é curtir as churrascarias e os barzinhos e pizzarias sempre movimentados, sem falar nas festas na AABB...É onde se situa a 3ª maravilha do PIAUÍ, o açude caldeirão...Enfim lá é tudo de bom...Só você indo lá comprovar pessoalmente que potencial tem essa cidade maravilhosa...saudades da minha terra querida...
Por: claudenes melo

Ae, meu povo da cidade dos "4 is"... Um abração pra todos do bairro floresta!
Por: Sergi Matos

Piripiri é uma cidade muito linda cheia de coisas maravilhosa ñ conheco pessoalmente mais pretendo conhecer um dia se Deua assim permitei
Por: Rayane

eu sou de piripiri e eu gosto muito de la piripiri é´uma cidade muito bonita eu gosto muito do açude calderao
Por: jose

voçê deve conhecer oaçude caldeirao em piripiri pi
Por: francisco eudes de macedo

e uma cidade muinto especial.
Por:

conheco bem essa cidade porem observo que falta um pouquinho de divulgacao da mesma pois as fotos a ajudarao nesse sentido. ficarei muitissimo grato se isso contecer. júlio- brasilia/df
Por: júlio santos

nossa esta é a primeira vez que vejo falar desta cidade moro no PARANÁ ,fiquei encantado com tanata beleza ,ficamos conhecendo essta atraves de alguns amigos que fizemos aqui no paraná devido ao motivo de trabalaho hoje eles residem conosco temporariamente ,moramos em SENGÉS PR .OBRIGADO PELAS LINDAS IMAGENS DISPONIBILIZADAS NA INTERNET ABRAÇOS
Por: EDINELSON DOPS SANTOS CORREA

Acabei de matar a saudade de minha terra, acessando as fotos aqui postas. Acredito que é possível postar fotos de muitos lugares lindos. Vou ficar sempre visitando essa página, já que não posso visitar Piripiri todas as vezes que tenho vontade. Há 28 anos que sai de minha terra natal para o Pará, onde resido. Conceição Oliveira
Por: Conceição Oliveira

PIRIPIRI E TUDO DE BOM, melhor carnaval fora de epoca do PIAUIIIIIIIII..acudes, restaurantes e uma serie de coisas boas muito bom vale a pena ir la
Por: gustavo

fala dessa cidade maravilhosa e ate meio complicado,a musica ja diz "LA CADA AMIGO E UM IRMAO" Cidade querida que aprendemos a AMAR, vale muito a pena conheçer as riqueza de PIRIPIRI, lazer, pratos culinarios e muito mais
Por: cleyton duarte santiago

-SOU FILHO DE PIRIPIRI,SÓ QUE MORO NO ESTADO DO PARÁ A 25 ANOS,MAIS TODO ANO PASSO MINHAS FERIAS NA MINHA CIDADE QUERIDA E DIGO MAIS NO BRASIL NÃO TEM LUGAR MAIS BELO,SOU APAIXONADO PELA MINHA TERRA E ESTOU ME PREPARANDO PARA DAQUI A 5 ANOS EU VOLTAR E VIVER FELIZ PARA SEMPRE.PIRIPIRI EU TE AMO!
Por: WALTER

otima a cidade nasci em piripiri e morro de saudades
Por: maria valdene da silva mendes

cidade maravilhosa morro de saudades dai moro hoje em piedade sp e linda minha cidade natal
Por: luis frança

Amo essa cidade... Sem contar cm o Pirifolia que é super de mais!
Por: Renato Lima

cidade maravilhosa que cresce muito parece que a cada segundo fica mais bonita e tendo sua propria estrutura para melhorar as condições turisticas nessa cidade ja estar perto do centenario dela e que esse centenario seja o mais feliz de todos e parabens pela linda cidade
Por: maria das graças

Piripiri cidade maravilhosa q eu amo de paixão... Com várias opcões de paceio e q vc pode se divertir muito. Quem vai a Piripiri não que ir embora, nem pela misericórdia do senhor... Pq eh lugar bommmmmm
Por: Elane

eu amo piripiri porque e uma cidade linda emaravilhosa
Por: ana selma

Adorei os preços vou viajar no final do ano vou tentar ir ai
Por: marcos

Nasci e cresci emPiripiri,para mim não tem lugar melhor para morar adoro minha cidade gosto de tudo que tem nela mais tem um lugar que me recorda muito açude caldeirão amo minha cidade de coração não vejo a hora de visitá-la novamente.
Por: Maria do Amparo Soares da silva

estou com muita saudades de piripir.amo piripiri
Por: maria

piripiri é um lugar de muitas mulheres bonitas,sou de brasilia mais já passei aí e adorei ,espero passar denpvo em breve.
Por: ricardo jorge

ai que saudade de piripiri morei so um ano em 1984 pra mim foi o melhor ano de minha vida. hoje moro em parauapebas no para e a utima vez que tive ai foi em 1987. ai nunca mais!! pois o meu sonho e ir ai ainda pois amo essa cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: joao de deus oliveira

gosto da minha cidade, piripiri terra boa, porriso estou aqui, terra de bons frutos, amo a cidade onde nasci!
Por: edymara

Piripiri, minha Terra Natal, por ser uma cidade historica a sua extensao Territorial cresceu bastante, eu, sou Raimundo Nonato dos Santos, filho de Piripiri isto e, filho de Sussuarana, e um povoado do municipio de piripiri que fica a 18 Km da cidade, la existe aulguns oriundus de escravos que fazem parte das familias Quilombolas, das familias:Leonardos, leodoros, Benedita , Bernardos,Venancios, Antonino Dorvigens, Guilhermes oriundus da Fazenda Residencia do Coronel Thomaz Rebello o qual esta na historia da funcacao da cidade de Piripiri.e uma hitoria muito longa, eu ja acessei a net e tive oportunidade de conhecer um pouco da historia,eu sou da Familia Guilherme radicados na Fazenda Residencia, tenho orgulho de dizer que faco parte desta historia.Sai do meu municipio de piripiri,Sussuarana a 40 anos e vivo em Brasilia na Capital de nosso pais tenho honra de dizer que fiz parte tambem da construcao da capital de todos os brasileiros.Hoje com 56 anos sou servidor publica federal e tenho o orgulho de dizer logo que me aposentar irei de volta a minha terra natal, isso esta em meus planos se deus me permitir breve estarei ai compartilhando com esta beleza de nosa cidade.Parabens pelo desenvolvimento desta cidade que cresceu muito, quero parabenizar tambem todos os administradores que por ai passaram e fiseram com que ficasse na historia esta linda cidade de PIRIPIRI-PI que admiro muito, sao os meus comentarios de elogios. ass.raimundo Nonato dos Santos. e-mail [email protected]
Por: Raimundo Nonato dos Santos

eu adoro piripiri,morei ai desde que nasci,hoje eu moro em sao paulo mais morro de saudade dai.da minha familia e de todos os meus amigos;beijo povao piripiriense
Por: daniela da silva costa

PIRIPIRI, MINHA TERRA NATAL , SOU FILHO DE DECENDENTES DE QUILOMBOLAS, NASCI NO POVOADO DE SUSSUARANA, DA FAMILIA DOS VENACIO E LEONARDOS, SOMOS DA FAMILIA QUILOMBOLAS, VIVO EM BRASILIA-DISTRITO FEDERAL A 40 ANOS, MAS NUNCA ESQUECI DE MINHA TERRA,SOU SERVIDOR PUBLICO FEDERAL E AGUARDO MINHA APOSENTADORIA PARA E RETORNAR AO MEU LUGAR . PARABENS PELA ADMINISTRACAO DESTA LINDA CIDADE QUE E PIRIPIRI, A QUAL TENHO FAMILIARES QUE FAZEM PARTE DESTA CIDADE LINDA E MARAVILHOSA. MAIS UMA VEZ PARABENS ASS.RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS [email protected] Brasilia,DF, 20/04/2011
Por: Raimundo Nonato dos santos

sinto saudades e não esqueço dai em nenhum instante amo essa cidade maravilhosa lembro-me das altas festas e meu coração chega a ficar pequeno de saudade gostaria de ter noticias sobre os interiores baixão;pé de serra e pitangueiras desde ja obrigado!
Por: Graziella Santos

Pessoal, meu nome é Francisco, moro na cidade de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, saí de Piripiri em 1989 com 15 anos de idade deixando amigos namorada parentes e a minha cidade, que amo muito, saí devido as dificuldades financeira, mas sempre que posso visito a minha cidade e os meus parentes, quem não conhece Piripiri, fica o convite. Abraços.([email protected])
Por: Francisco Gilberto Adeodato

minha cidade natal, estou longe faz alguns anos mas amo de todo o meu coração
Por: erivaldo josé de souza nascimento

O ano passado fui conhecer o perifolia e adorei, esse ano tô indo com minha familia para curtir essa festa maravilhosa...
Por: wellington siqueira de souza

vivir muito tenpo em piripiri na rua, aristeu tupinabar. sou ex/ cunhada do falecido antonio da alcanja hoje moro em são paulo há 26/ anos mais nunca me esquecir desta cidade linda maravilhosa, com á belesa quer só piripiri pode ter de gente ospitaleira de bom coração piripiri cidade linda quer já mas vou me esquecer abraço e milhões de beijos te AAAAAAAAAAAAAAAMO PIRIPIRI.............
Por: maria das dores rodrigues. ou seja dasdorinha

Quero deixar um forte abraço a todos os meus amigos de Piripiri, pois sinto muitas saudades da minha Piripiri, dos amigos... Que Deus abençoe a nossa terra, pois esta precisando, bbbjos...
Por: Marilia Medeiros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piripiri
Fundação:
1874
Altitude:
170m
População:
60.036 habitantes
Área:
1.308,0km²
Densidade Demográfica:
45,90hab/km²
CEP:
64260-000

Envie seu comentário sobre Piripiri