Pio IX

Pio IX-PI
banner

Bem-vindo a Pio IX!

banner

As melhores pousadas em Pio IX podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Pio IX, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 495m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.005 habitantes. A área total de Pio IX é de 1.988,4km², e sua densidade demográfica é de 7,55hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pio IX-PI é 64660-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pio IX

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1800 realizaram-se as primeiras penetrações no território onde hoje está localizado o Município de Pio IX — Piauí, com a participação de famílias piauienses e cearenses que, conseqüentemente, foram os seus primeiros habitantes.
O lugar denominado “Umbuzeiro”, localizado à margem do Rio Condado, foi ponto inicial para o povoamento, tornando- se, em pouco tempo, o maior centro populacional da região.
Em 1871, o Padre José Pereira de Maria Ibiapina, conhecido como Apóstolo do Nordeste, construiu uma igreja, tendo como Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio. Antes, o mesmo já havia construído a Capela de São Miguel.
Com a construção da igreja, a localidade se desenvolveu um pouco e o povoado se constituiu em Distrito de Paz, elevado à categoria de Freguesia, pela Resolução Provincial n° 1.078, de 13 de julho de 1883, com o provimento canônico consumado em1888. Nesse mesmo ano, adquiriu categoria de Vila e Sede de Município, desmembrado de Jaicós, com a denominação de Patrocínio, em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio, pela Resolução Provincial n° 1.193, de 9 de outubro de 1888, cuja instalação do Município foi realizada no dia 8 de agosto de 1889.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio

Algumas pessoas que têm conhecimento através de familiares antecedentes, informam que quando esta localidade ainda era Distrito de Paz, elevado à categoria de Freguesia, em 1883, a sua denominação era Pio IX. O Município de Patrocínio passou por um período distrital, quando foi extinta a Prefeitura, passando a ser considerada Agência Distrital, conforme consta do Decreto Estadual n° 1.279, de 26 de junho de 1931.
O Município de Patrocínio sofreu reformulações administrativas, perdendo inclusive sua autonomia, incorporando se ao Município de Picos. Pelo Decreto Estadual n° 1.575, de 17 de agosto de 1934, entretanto, foi reintegrada a autonomia do Município, tendo como sede a Vila de Patrocínio, que foi elevada à categoria de Cidade em 1° de janeiro de 1939, segundo o disposto na Lei Orgânica Federal n° 311, de 2 de março de 1938 e nos Decretos-Leis Estaduais n° 52, 121, 143 e 147, respectivamente, de 29 de março, 29 de agosto, 9 de novembro e 15 de dezembro, todos do ano de 1938.
Cheguei a observar, em livros de atas, que o ex-Prefeito Municipal Heli Bezerra realizava as comemorações do dia do Município na data de 1° de janeiro.
Em razão da legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos das cidades e vilas brasileiras, o Município de Patrocínio teve sua denominação mudada para Pio IX, em homenagem ao Papa Pio IX que proclamou o dogma da Imaculada Conceição, pelo Decreto — Lei Estadual n° 754, de 30 de dezembro de 1943. Com a mesma denominação e composição é registrado atualmente.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

08 de Agosto

Gentílico:

piononense

População:

17.693 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Bom para passar as férias, um lugar de beleza exuberante.

Clima:

Semiárido

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

sudeste piauiense

Limites:

Norte: Pimenteiras, Parambu e Aiuaba (no estado do Ceará) Sul: Fronteiras, São Julião, Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito Leste: Campos Sales.

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

444 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIO IX

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.pioix.pi.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (89) 3453-1758

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pio IX

pio ix é uma cidade muito bacana passei o natal e o ano novo lá,e ja estou com muitas saudades,e no final desse ano eu irei lá denovo,fiquei muito gamado mesmo.um abraço pra todos dessa cidade maravilhosa que é "pio ix".
Por: erick passos

conheco essa cidade e muito boa para passa as ferias
Por: israel

SOU,ANTONIA IRENE NASCI NESSA CIDADE MARAVILHOSA HOJE MORO EM SÃO PAULO MAS NÃO ESQUEÇO ELA UM SÓ MOMENTO.TEM PESSOAS ACOLHEDORAS LINDAS CACHOEIRAS E RIOS.TUDO DE BOM.
Por: ANTONIA IRENE

LUGAR MARAVILHOSO POR SEU AMOR E HOSPITALIDADE.ESSA É MINHA TERRA NATAL COMO AMO ESSA CIDADE.
Por: SAMARA

É uma cidade maravilhosa!!!! Todos os comentário são poucos para falar sobre Pio IX!!!
Por: Danielle

È uma cidade maravilhosa. De pessoas simpátcas e simplles, q sabem acolher os seu visitantess.! Por isso recomendo a todo mundo" conheça minha cidade. pioix".
Por: Islãndia santos

ahh meu pio ix... muito bom. visitem - nos... aqui eh uma cidade de pessoas maravilhosas, ki curtem forro e vaquejada... mulheres bunitas tem pelas calçadas. visite pio ix e saia apaixonada...rrrrooooooooow
Por: Joaquim de marabrão

nasci ai e vivo em Porto velho-ro, e sinto saudade dai, sou sobrinho do antonio cafussù que trabalho no mercadinho do Netinho. valeu!!!
Por: francisco antonio da silva

PIO IX É AMELHOR CIDADE DO BRASIL TERRINHA BOA BOA D++++
Por: MARQUINHOS

Adoro essa cidade e eu morrendo de saudade de visita-la.
Por: Antónia Girlene de Matos dos Santos

Moro em Esplanada Bahia, minhas melhores férias passei em pio ix, piauí. Gente bonita acolhedora e alegre .
Por: binho

Olaa..estou muito anciosa breve conhecerei Pio IX eu e minha Familia..Fim de anoo estaremos por aii ..Amoo essse povo nordestinos ..rsrs um grande bjOO
Por: Léry

faz 20 anos que não vou em pioix,estas fotos traz muitas saudades, por favor coloquem fotos mais recentes de toda cidade. em breve visitarei minha cidade natal, pois moro em são paulo a muitos anos.
Por: João B. S

ehhhh!!! piononim cidadezinha só o ouro moço!! lugazinho de gente bnta amo esse lugazinho e recomendo p quem naum conhece visitar....
Por: babi

Visualizei a galeria de fotos de Pio Nono que me fez recordar minha adolescência: a escola Francisco S. de Melo, rua do prado, praça, ginásio e os banhos na barragem; visão que jamais será esquecida. Desejo um feliz Natal pra toda essa gente acolhedora que aí residem. Abç.
Por: Vitalino Beserra

sou filha de luiz marcionila, resido em salvador, tenho muuitas saudades do meu querido pio ix. bjs p/ todos.breve estarei ai.
Por: graudete

ADOREI CONHECER PIO IX GOSTEI DO AÇUDE DE CAJASEIRAS E MUITO GOSTOSO TOMABANHO NELE A CIDADE E ACONCHEGANTE A PESSOA CICENTE COMO ESTIVESE EM CASA.
Por: CRISTIANES

sou luis neto filho da rita cajueiro so de pio.ix e amo aquela cidade sempre que posso vou la minha amada cidade luis neto. itapevi.s.p.
Por: luis gomis

Não conheço Pio IX, mais tenho vontade de conhecer, afinal meus avós são filho desta terra. e gostaria de conhecer minhas raizes.
Por: marinalva rocha

sou Jaine e sou natural de pio-IX r,porém moro atualmente em São Paulo. Embora Pio-IX não seja tão grande é uma cidade incrivel, recomendo a todos que dê uma passadinha por lá, pois é realmente muito bom, no sitio Aroeiras há umas lindas pedras que realmente é inacreditável os seus variados tamnhos, esse sitiose localiza perto de uma comunidade chamada Recreio muito conhecido em Pio-IX. E espero em breve voltar para relembrar o que vivi, e conhecer as novas atrações.
Por: Jaine Mello

amo pioix foi la que nascir a doro as matas de laaa
Por: josiano

Olaaaaaaaa ... Amo essa cidade atualmente to em Brasília mas se deus quiser vou passar minhas férias em pioix !lugar de gente feliz de se divertir e de aproveitar as belezas da natureza!
Por: Natania santos

SOU, DE FRONTEIRAS E ACHO, PIO IX UMA MARAVILHA. CHEIAS DE MULHERES, BONITAS E SIMPATICAS.
Por: JOSE VALDO DA SILVA

O que tem de bom em pioIX? as pessoas com certeza pelo seus jeito acolhedor e as noites na praça oa luar junto com seus amigos, as festinhas nos finais de semana é principalmente as mulheres o lugar de mulheres bonita. um abraço a todos.
Por: francisco eilberto de carvalho

Eu sou o didiu filho do elesbão capanga, passei 18 anos da minha vida ai em pioIX a gora moro em osasco sp. Mas essa cidade nunca sairar do meu coração, ano passado eu e meu filho Lucas estivemos lá no aniversario de 50 anos de casado dos meus pais. papai mãe um abraço.
Por: francisco eilberto de carvalho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pio IX
Fundação:
1938
Altitude:
495m
População:
15.005 habitantes
Área:
1.988,4km²
Densidade Demográfica:
7,55hab/km²
CEP:
64660-000

Envie seu comentário sobre Pio IX