Lagoa de São Francisco

Lagoa de São Francisco-PI
banner

Bem-vindo a Lagoa de São Francisco!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Lagoa de São Francisco e muitas outras opções de hospedagem na cidade Lagoa de São Francisco. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Lagoa de São Francisco.

Informações de Lagoa de São Francisco

Roteiros do Brasil

Região  

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente chamava-se Lagoa dos Cláudios,depois Lagoa Redonda, posteriormente, o seu nome foi modificado para Lagoa de São Francisco por causa da devoção ao santo católico. Esta devoção foi especialmente alimentada pelo Padre Lotário, alemão, que ainda exerce seu ministério sacerdotal na diocese de Parnaíba.
Em 26 de Janeiro 1994 conforme lei nº 4.680/94 através do Governador do Estado do Piauí Freitas Neto,decretou a localidade Município de Lagoa de São Francisco-Pi.
A partir de 1995 os frades capuchinhos assumiram a missão neste município. Com auxílio de Frei Ribeiro e Frei James e Frei Moisés.Utilizaram a casa missionária como apoio logístico para realizar missões na Diocese de Parnaíba. O Convento foi inaugurado no ano de 1997 como casa do noviciado, pelo Ministro Provincial Frei João Alberto, tendo como Construtor: Frei Moisés Siqueira de Moraes. Desde então, os frades têm procurado trabalhar com o povo nas mais básicas necessidades da vida, procurando levar cada um a uma vida mais digna. Atenção especial as comunidades de eclesiais de base, com a chegada de Frei Fernâncio, em 1996, inicia um processo de libertação popular, na criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Partido dos Trabalhadores, logo em seguida, com a chegada em 1997 de Frei Dom Geraldo do Nascimento, a cidade ganhou cidadania na luta pela água, rádio comunitária Libertação, moradia e convivência com a região que faz parte do semi-árido piauiense. Com isto fez o projeto de construção de cisternas de placas em parceria com a Caritas Regionla do Piauí, construindo com mutirão da comunidade inicialmente 80 cisternas com capacidade cada uma de 20.000 litros. Chico França era o capacitador, juntamente com o vereador Henrique, fizeram a revolução de acompanhamento da construção de cisternas, após a saída de Frei Geraldo e Frei Fernâncio, para outras atividades pastorais. O trabalho deu continuidade, graças ao apoio do Projeto Mandacaru de Pedro II, cidade vizinha que deu origem a cidade de Lagoa de São Francisco. Outra entidade de destaque no município é a obra Kolping, entidade alemã, através de Pe. Lotário, tem sido interventora na cidade de Lagoa de são Francisco, tem sede a comunidade Kolping lagoa redonda, com mais de 20 anos de existência, comunidade Kolping Nazaré, comunidade Koping engano de baixo. Além das associações comunitárias localizada na zona rural, sossego tem sido destaque na implantação de assentamento agrário, graças ao trabalho de Pe. Ladislau e família. Ultimamente tem sido criado sindicato de categorias, em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadores do município.
Em 1º de Janeiro de 1997 tomou posse o 1º Prefeito Sr.João Rodrigues do Nascimento,para uma gestão de 8 anos como rege a lei da reeleição de 1997 a 31 de dezembro de 2004.
Em 1º de janeiro de 2005 foi dado posse ao 2º Prefeito Sr.José Pio Mendes de Mesquita,para uma Gestão de 1 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008. Reeleito novamente em 5 de outubro de 2008 para o Mandato de mais 4 anos até 2012.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

26 de Janeiro

Gentílico


População

6.422 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha e divirta-se.

Clima 


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-norte paulista

Limites

Pedro II e Piripiri

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

193 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DE SÃO FRANCISCO

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (86) 3271-2254

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Lagoa de São Francisco

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lagoa de São Francisco

Envie seu comentário sobre Lagoa de São Francisco