Inhuma

Inhuma-PI
banner

Bem-vindo a Inhuma!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Inhuma, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Inhuma.

A cidade de Inhuma, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1954. A localidade está em uma altitude de 387m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.960 habitantes. A área total de Inhuma é de 1.027,4km², e sua densidade demográfica é de 13,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Inhuma-PI é 64535-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Inhuma

Roteiros do Brasil

Região  

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Data do século passado, o início da povoação do município de Inhuma. Sabe-se que em 1902, alguns comerciantes influenciados pela exploração da maniçoba, que, naquele tempo oferecia boa cotação, chegaram aqui, migrantes de várias regiões do país, vindos principalmente dos estados do Ceará e Pernambuco. Aglomerando-se no lugar Atrás de Boa Esperança, deste município, visto haver ali boa ajuda e ser ponto estratégico para a exploração do produto, começou assim, o grande comércio que era a troca de dinheiro por maniçoba e gênero alimentícios.
Este sistema de comércio perdurou naquela região até 1908, quando se deu a queda do produto e o enfraquecimento monetário do grupo explorador, razão pela qual deslocaram-se para o lugar chamado Vigário criando ali um pequena feira, adotando o mesmo sistema de negócios da balança comercial, até quando resolveram mudar-se para a margem direita do brejo (Sossego), onde se instalaram e deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados “Inhaúma” existentes na região.
As terras onde se localiza a sede do município pertenciam a Pedro Amador José Ferreira.
A primeira feira funcionou debaixo de árvores, depois foi transferida para a margem direita do brejo, no local onde hoje fica a praça João de Deus. Ali funcionou, debaixo de uma latada, passando depois para um rústico mercado com apenas um quarto no centro, rodeado de alpendres e peitoris.
Havia um tamarindeiro cravado de argolas de ferro, que servia de presídio para os rebeldes da época, contribuindo desta forma, para manter a segurança que ficava a cargo de civis da confiança dos chefes políticos indicados para exercer a função de soldados e delegados. Surgiram então os primeiros fundadores da povoação, que construíram primeiras casas residenciais, entre eles: Antônio Ferreira de Araújo (alagoano), Claro Pereira dos Santos e José Pereira do Nascimento.
Uma das famílias mais conhecidas da cidade é a do seu Lero, senhor idoso de 94 anos que teve mais de 10 filhos. A churrascaria Disk Peixe também é parte da história da cidade.

Gentílico

Inhumense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

13 de Junho

População

14.868 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS: 

Cidade pequena, no entanto, acolhedora e bastante aconchegante. Confira!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Norte Piauiense

Limites

Ipiranga e Valença

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

240 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE INHUMA

E-mail:

Telefones: (89) 3477-1212

Sites: http://www.inhuma.pi.gov.br/site/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (89) 3477-1752

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Inhuma

amo a inhuma,enquanto o rio de janeiro é a cidade maravilhosa inhuma é o prariso!!!!!!!!!!!!!!! amo a minha cidade!!!!
Por: lyssa

inhuma e uma cidade linda e hospitaleira, graça a um exelente prefeito que temod Alilo de Sousa Leal, esse sim tem amor por Inhuma
Por: josue

espero um dia voltarei para essa cidade que eu amo,com fe em DEUS.
Por: Marlon Brando De Morais

Inhuma... Uma cidade rica... porém suas riquezas são desconhecidas... Cidade de um povo hospitaleiro... Cheia de Cultura, possui um Centro cultural que abriga objetos de moradores antigos além de centenas de livros... A Serra do Vigário cujas lendas intrigam os habitantes da região, além de ter pedras magnífivas e até pinturas rupestres... É por isso q eu amo a minha cidade! Inhuma, Piauí... Visitem!!!!
Por: José Valmir

nasci nesta cidade, sou inhumense e cidadão piauiense. conhece muito bem esta cidade, apesar de não morar ai desde 1991. muita coisa ai já mudou mas acredito que pra melhor. um abraço para todo povo inhumense.
Por: Eronaldo Santos Araujo

sou de inuma e to morrendo de saudades dai mas to chegando por ai
Por: jonas alves

Inhuma é uma cidade maravilhosa,quem vem uma vez sempre quer voltar,pois somos muito hospitaleiros,é uma cidade encantadora.
Por: Luelma Leal

morei em inhuma por 16 anos, ñ existe lugar melhor de se viver.. isso garanto ´o melhor lugar do piaui, pessoas simples,lugar arejado,natureza inegualavel.as fsta de são jose, o aniversario da cidade e o carnaval....... esses nem se fala é melhor de toda regiao.. quam conhece inuma sabe do q to dizendo.. inhuma terra querida.
Por: elisangela francisca de almeida alves

ADORO ESSA CIDADE! NASCI E CRESCI AQUI! CONHECO CADA RUA!! É UM LUGAR HISTÓRICO! E TEM MUITAS BELEZAS EM SEUS ARREDORE! CADA MUNICÍPIO TEM UMA BELEZA RARA!! PARABÉNS!!
Por: cida

Inhuma é um paraíso. Quem bebe da água de Inhuma-PI não se esquece jamais. Inhuma é como o doce olhar de uma criança, é só olhar para se encantar.
Por: Aura Silva

e o melhor lugar q existe ñ pq eu moro la mas sim pq e uma cidade maravilhosa mesmo sem ter muitos pontos turisticos mais sim pela alegria e o jeito q o povo de lá trata as pessoas.... sou apaixonada pela minha cidade.... qm conheçe a inhuma sabe q la e um otimo lugar
Por: marciiane rodrigues

sou do municipio d inhuma!!sou la do buriti comprido!!e adoro muuiitou esse lugar!!+nao moro lá!moro aqui em sao paulo!!+um dia vou embora!!a inhuma estar bem elevada parabens!!!ai vai o meu abraço!!!
Por: antonio r d carvalho

ñ vivo em inhuma mais sou de lá, vivo em são paulo, mais um dia pretendo ir embora, achu acidade muito bonita thau.
Por: deusdete

a nossa cidade e simplesmente deslumbrante. cheia de tudo que vc possa imaginar e so usar a imaginacao !!!
Por: stefanya

e´ uma cidade maravilhosa eu adoro mora nesta cidade.
Por: nailssa e valeria

A Inhuma é bela, se tiver uma oportunidade venha nos visitar,pois temos vários atrativos culturais.
Por: Lia Raquel

INHUMA E UMA CIDADE MUITO BONITA E ACOLHEDORA E A CIDADE ONDE EU NASI.[EDUARDO ALVES AGENTE DE IVESTIGAÇOES]SAO PAULO SSP
Por: PAULO EDUARDO DA CRUZ ALVES

sou filho de inhuma morro em sao paulo a deis anos
Por: jacione fereirra da silva

oi blz sou marcos nasci em inhuma estou alsente alguns anos estou abituado em sp, mais nao esqueci de minha cidade maravilhosa bjos
Por: marcos teixeira de lima

Nasci nessa cidade maravilhosa cinto muita falta, das pessoas ospitaleiras amo,amo de paixao. obrigado
Por: Pedro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Inhuma
Fundação:
1954
Altitude:
387m
População:
13.960 habitantes
Área:
1.027,4km²
Densidade Demográfica:
13,59hab/km²
CEP:
64535-000

Envie seu comentário sobre Inhuma