Fronteiras

Fronteiras-PI
banner

Bem-vindo a Fronteiras!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Fronteiras, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Fronteiras, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 426m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.754 habitantes. A área total de Fronteiras é de 786,4km², e sua densidade demográfica é de 12,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Fronteiras-PI é 64690-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Fronteiras

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros povoadores do município de Fronteiras, antigo Socorro, foram descendentes do português Manoel Valério e da índia Rita Alves dos Reis. João Batista de Sousa foi o filho do casal que mais se destacou, herdando a Casa Grande. Do casamento com Josefa, nasceram onze filhos, que contribuíram para o povoamento em diversos municípios da região. O herdeiro da Casa Grande, Manoel Batista, doou, em 1907, a área da fazenda para a construção de uma capela.

Significado do Nome

Quanto ao topónimo não há certezas e são apontadas pelo menos três hipóteses. Uma delas invoca a possibilidade de Fronteira ter sido edificada sobre a linha divisória ou fronteira entre os territórios ainda ocupados pelos muçulmanos, a sul, e os recentemente reconquistados pelos cristãos, a norte. Outra versão é a de que a vila foi primeiramente erguida no Outeiro da Vila Velha (e haveria um forte no outeiro de São Miguel) de onde, por razões de salubridade, teria sido transferida para a actual localização no reinado de D.Dinis. Fernando Pina aponta ainda uma terceira versão, mais erudita, defendida pela investigadora francesa Rosa Plana-Mallart, em que faz recuar a fundação à época romana e o topónimo ao facto de a sua localização se situar no limite - fronteira - da administração dos territoria das civitates romanas de Ebora (Évora) e Ammaia.

Aniversário da Cidade


Gentílico

fronteirense

População

11.122 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Fronteiras tem ênfase na produção de cimento na qual faz parte a fabrica de cimento nassau uma das mais importantes do nordeste. A renda per capita do minicipio é a mais alta em todo o estado.

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudeste Piauiense

Limites

Campos Sales-CE, Pio IX-PI, São Julião-PI e Caldeirão Grande do Piauí-PI

Acesso Rodoviário

É cortada pela BR 020 que Liga Brasília a Fortaleza.

Distâncias:

Da Capital:

328 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRONTEIRAS

E-mail:

Telefones: (89) 3454-1224 / 1121

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Fronteiras

Meu pai Joaquim Ribeiro Filho é natural desta cidade. Em 1947, estive com meus pais e irmão visitando Fronteiras. Gostaria de receber fotos, notícias deste local. Sinto orgulho de saber que ele saiu daí e tornou-se uma grande figura deixando muitos exemplos no RS.
Por: Jussara Ribeiro Gunther

mande umas foto de froteiras pra mim mostra para as pessoas aqui em florianopolis sc eu sou do catolé municipio fronteiras estou aqui mais de 15 anos grande abraços todos voces estou com saudade de todos espero resposta eu vou levar umas pessoas da qui pra conhecer todos tão curiosos pra conhecer
Por: marcelo

gostaria de ver outras fotos da cidade de fronteiras, essa cidade que conheci eu tinha seis anos de idade, meu pai me levou pra conhecer sua terra natal.
Por: isabel

essa cidade pra me é muito especial. é minha cidade natal,há 6 anos que não estou longe dela. gostaria de saber se tem como colocarem fotos rescente. muito linda essa cidade.abraço.
Por: celia pereira de oliveira rodrigues

adoro esta cidade.foi onde nasci. estou com muita saudade moro em brasilia a 19 anos
Por: fr. adalto pereira sampaio

MINHA CIDADE QUE EU AMO E A CIDADE QUE EU GOSTO, ADMIRO MUITO E UM DIA AINDA VOLTAREI DEFINITIVAMEBTE PRA LÁ.
Por: JOSE VANDERSON VIANA DE SOUSA

conheço fronteiras,tenho parentes ai nesta cidade maravilhosa,moro em Fortaleza, mais sempre que posso dou uma chegadinha ai. um abraço a todos Fronteirenses Ivone
Por: IVONE

Cidade maravilhosa cheias de encantos milll! AMO esse lugarrr!!!
Por: Francisco alberto

Fui a fronteiras quando criança e tenho muita vontade de ver imagens para recorda velhos e bons tempos. Saudade grande daquele lugar...
Por: Rita de Cássia

fronteiras eminha terra natal embora nascida la nao a cnheco quem sabe um dia eu vou te conhecer.
Por: meire

oi pessaol de fronteiras adoro muito essa cidade para passear meu marido e dai, e eu sou paulista ja fui ai 2 vezes e adorie apesar da viagem sar longa meu sogro seu neto mora ai e minha sogra dona mariatalvez vou para ai em junho adoro essa cidade do nordeste kkkk beijuuuus a vocês!!!!!!!
Por: adriana francisca da sliva sousa

Que saudades da minha terra querida... Morei onze anos esta terrinha maravilhosa onde passei varios momentos maravilhos ao lado das minhas amigas e familiares. Hoje moro na cidade de Sao Paulo,aqui é bom mas nada se compara a Fronteiras-Pi ,um dia ainda volto.
Por: dionara alves

Sou filho desta graciosa cidade, e a saudade é muita pois moro em Teresina. Sempre que posso visito-a para rever amigos de infancia e matar as saudades do meu tamburil, lugar bonito onde semprevivi maior parte da minha vida. Quem à visitar será muito bem recebido. Grato pela oportunidade em comentar, logo estarei ai . Abraços!
Por: RACHILY JOSE RIBEIRO DE LACERDA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Fronteiras
Fundação:
1938
Altitude:
426m
População:
9.754 habitantes
Área:
786,4km²
Densidade Demográfica:
12,40hab/km²
CEP:
64690-000

Envie seu comentário sobre Fronteiras