Vitória de Santo Antão

Vitória de Santo Antão-PE
banner

Bem-vindo a Vitória de Santo Antão!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Vitória de Santo Antão, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Vitória de Santo Antão. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Vitória de Santo Antão para programar a sua viagem.

Informações de Vitória de Santo Antão

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Data de 1626 o início do povoamento de Vitória de Santo Antão. Em 1645 já existia no local uma capela e um pequeno povoado. Com a invasão holandesa, a localidade foi ocupada, tendo-se travado a Batalha das Tabocas entre luso-brasileiros e o povo flamengo no dia 03 de Agosto de 1645.
O município de Vitória de Santo Antão foi criado por Alvará datado de 14 de Março de 1783, sendo, em seguida, elevada à categoria de cidade com o nome de Vitória.
Pelo Decreto-lei estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943, o município passou a denominar-se Vitória de Santo Antão.
Administrativamente é formada pelos distritos sede e Pirituba e pelos povoados de Cidade de Deus, Engenho Cachoeirinha e Engenho Pitú.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

06 de Maio

Gentílico

vitoriense

População

130.923 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agroindústria com maior potencialidade de desenvolvimento para agricultura.

Clima 

Tropical atlântico

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião de Vitória de Santo Antão.

Limites

Ao norte com Glória do Goitá e Chã de Alegria, ao sul com Primavera e Escada, a leste com Moreno, Cabo e São Lourenço da Mata e a oeste com Pombos.

Acesso Rodoviário

BR-232.

Distâncias:

Da Capital:

51 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Foi palco da chamada Hecatombe de Vitória, um conflito político ocorrido nas vésperas da eleição provincial, disputada pelo Barão de Escada e a família Souza Leão. Essa hecatombe causou um verdadeiro morticínio no ano de 1880.

Monte das Tabocas

Um passeio histórico também pode ser uma das opções para quem visita o município. Onde os brasileiros venceram uma batalha contra os holandeses em 1645, está construída a capela para Nossa Senhora de Nazaré onde existe o Museu Regional, com exposições arqueológicas e folclóricas.

Sobrado do Mourisco

É um prédio que data dos primeiros anos do povoado de Santo Antão da Mata, que deu origem à cidade. Construído em arquitetura moura, possui um balcão do tipo muxarabi, de onde quem está dentro vê o lado de fora sem ser visto.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Carnaval de Vitória de Santo Antão é um dos mais animados da Zona da Mata Norte pernambucana. A tradição carnavalesca na cidade é a rivalidade entre os grupos de carnaval, reunindo cerca de 100 agremiações.

- A disputa maior ocorre entre os clubes O Camelo e O Leão. O amarelo e azul do Leão e o vermelho e verde do Camelo não se misturam. Na festa, os moradores dividem as opiniões e se transformam em verdadeiros torcedores fanáticos. Há quem se pinte, se vista ou enfeite a fachada da casa com a cor do clube predileto. Os desfiles acontecem no domingo e na terça de carnaval.

- Além da folia do Carnaval, a cidade ainda conta com o Vitória Fest no meio do ano, com a mesma animação da época de momo. Trios elétricos e os clubes de frevo animam a festa que recebe milhares de pessoas de todo o estado.

- Animação é mesmo a palavra preferida dos moradores de Vitória. A cidade ainda tem a Festa das Tabocas, a Exposição de Animais e também a festa do padroeiro, Santo Antão. Outra atração do município é a vaquejada do Parque Major Expedito, uma das maiores e mais conhecidas do estado. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

E-mail:

Telefones: (81) 3523-1320

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail:

Telefones: (81) 3523-2373

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Vitória de Santo Antão

muita historia boa de se saber no histituto historico de vitoria minha cidade .
Por: rgsarte

cresci ai fas 18 anos que naum volto a vitoria to com muitas sau dades
Por: gerlandio da costa silva

Foi ha vitória passar o carnaval deste ano e me encantei com a cidade...tem lugares lindos pessoas com coração enorme, es tou voltando pra minha cidade mais vou levar saudades dessa cidade encantadora.
Por: Bruna

ESSA CIDADE E ENCANTADORA....ALEM DE TER UM MAGIA QUE NOS ENVOLVE E NOS FASCINA!!!!!
Por: KELLY

nasci em vitoria, no caija, tenho poucas lembranca da cidade, mas sei que minha mae casou-se naigreja da matriz, onde tem a cascatinha, em uma praça lembro de um tio,onde o visitei quando tinha dez anos isso ja fazem quarenta ecinco anos, o meu tio chamava-se Miro Caboclo, filho de manoel caboclo, eles moravam no iniçiu de uma rua saindo da praça da cascatinha que descendo chegava ate o mercado. lebro da fabrica da Pitu, onde meu pai deu muito lucro.
Por: Severino Marques dos Santos

cidade maraaaaaaa amuh muito td isso nasci cresci e estou vivendo melhor cidade de se morar vizitar
Por: RENATA

Uma cidade maravilhosa, pois trabalho todos os dias nela trafegando em suas ruas levando alegria para os seus habitantes, eu dirijo um caminhõa da coca-cola.
Por: Rubenilson Franklin de lira

Belo luigar!, passei um carnaval lá e adorei. Foi melhor carnaval de ruas que já passei, breve voltarei para mais um carnaval. Parabéns povo vitoriense pela hospitalidades dadas a que os visitam.
Por: FERNANDO

Voltarei para curtir o belíssimo carnaval de rua dessa bela cidade em 2010, as pessoas têm que conhecer essa cidade e desfrutarr do melhor carnaval de bloco de ruas do país, bem como tomar uma pituzinha com cajá como fiz quando estive aí. Essa cidade é bela mesmo, VIVA O CARNAVAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO!!!.
Por: FERNANDO

Vitória me aguarde que em breve estarei por aí para curtir o frevo nas ruas dessa belíssima cidade do frevo. Obrigado povo vitoriense por nos proporcionar o melhor carnaval de ruas do país!. Vitoriense cuidem bem dessa cidade porque ela é 10.
Por: fernando

vitoria é maravilhosa , que pena que hoje vivo aqui em são paulo sinto muita saudade da minha cidade
Por: lidiane iris dos santos

Eu adorei conhecer Victória, passei no carnaval 2009, fiquei maravilhado pela alegria contagiante e pelos blocos e carros alegóricos que vi, Camelo,Leão,Zebra,Ursos branco e preto e as bandas de frevo, parbéns, agrdeço a hospitalidade da familia Sandres(marconi e D.betinha0 pelo acolhimento, tirei milhares de foto, 2010 estou de volta para brincar na Girafona,estou aqui em New York, mais meu coração está na terra da Pitú, minha Victória.Beijão Jonh. Bye,bye!
Por: Jonh Calton

parabens vitoria de sto antao que continua linda severino de sao paulo
Por: severino antonio dos santos

Sou filha dessa linda cidade e como hj em dia resido no Rio,sinto muitas saudades dai.Vitoria tem tudo de bom é uma cidade acolhedora e linda!!!AMO VITORIA ,AMO MINHA FAMILIA QUE MORA AI !!bjs pra vcs do portal e para tds meus familiares!
Por: Edivania Bezerra

amo essa cidade maravilhosa e acolhedora que vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia.
Por: clebson

haaa essa cidade tem lindas praças para ser conhecidadas belas pizzarias e churrascarias. quer tirar prova? vem conhecer!!!!!!!!!!!!!
Por: clebson

minha terra que saudade tenho nasci e cresci em vitoria amos essa cidade.
Por: josenildo

minha cidade querida...estou com muita saudade de todos dai esclusive dos meus tio tia que estou com mt saudade de todos beijosssssss thal.....
Por: maria anecina

eu amo a cidade de vitoria de santo antao ,moro nela faz um tempao ate cuando eu naci e eu creio que nunca vou deixa minha cidade linda e maravinhosa.... amo todos que mora nel bj....vitoria
Por: noalyta maelly

cidade linda pacata, historia mt bela, cheia de encantos...
Por: mg

óla para todos meu nome e valmir éu moro nesta cidade maravilhosa. que e vitória podem tenho muito orgolhor de mora em vitória porem temos muitas opção em tempo de festa agora mesmo esta chegando o são joão nossa umas das festa mais esperada pelos vitórience. que adora dança um bom forró.é só um abraço pra todos os vitórience é pra minha irmã cecilia lopes?
Por: valmir pimentel dos santos

Amo Vitória, minha família mora aí, tenho Vó Materna e Sogros e Primos(a), enfim morei em Vitória em 2007 á 2008,mais a falta de emprego para o meu marido fez com que retornasse-mos para Minas Gerais Uberaba, mais nossa maior vontade éra poder viver em Vitória, amamos aí demais, a Cidade, o Carnaval, São João enfim, pena não ser possível o nosso retorno de vez, mais a passeio concerteza sempre fará parte de nosso roteiro, abraços á todos. Magdala.
Por: Magdala Djaneri de S Silva.

Local maravilhoso, e muito em breve será a minha residencia. Paz e tranquilidade, boa comida e vizinhança pacata. Adorei, por isso já adotei-a como minha 2ª cidade..
Por: serginho

nasci nessa cidade,mas me mudei p/o rio de janeiro c/ 5 anos de idade.Hoje estou c/45 anos e só pude conhecer essa cidade linda em 2006,fiquei apaixonada e pretendo me mudar p/ la q. me aposentar.
Por: laudicea maria da silva barszez.

oi pessoal,eu morei nessa saudosa cidade até os 21 anos,hoje estou com 65.porém a saudade é muita.trabalhei na pitu quando tinha 15 anos.deixei bastante amigos aí por toda cidade.Saudade dos carnavais, o time de futebol do livramento,a avenida mariana amália onde aos domingos ficávamos com os colegas nos divertindos. era pura alegria.o cine Iracema o cine teatro Diogo Braga.Que saudade! Aos domingos no campo do Dique vendo futebol,mas a vida é assim mesmo.naquela época era mais difícil e muitos filhos dair deixaram a cidade.mas hoje ela está muito bonita.Vitória,espero que permaneça sempre linda e ajudando aos filhos dair para que não tenham que se separar de TI. um abraço a todos. tchau!
Por: severino domingos de souza

GOSTO MUITO DE VITORIA MAIS GUANDO VOU PRA ESSA LINDA CIDADE NAO DEIXO DE VICITA O ENGENHO PITU
Por: JORGE FRANCISCO DA SILVA

sou de apoty, mas amo vitoria. moro em sao paulo a 18 anos e meu sonho e morar em vitori, tenho um filho com 15 anos foi ai pela primeira vez e adorou a cidade.tenho muitas saudade dai............
Por: ivanildo severino bezerra

oi, eu deixei um comentário mas não foi colocado. deve ser porque era meio grande. pode ter sido isso mesmo.mas mesmo assim eu continuo gostando da minha terra aonde nasci. obrigado a todos e viva VITÓRIA.hoje eu vivo em são paulo mas não a esqueço!!!!!!!!!
Por: severino domingos de souza

estava vendo a matriz da minha cidade parabens prla reforma
Por: maria ozana de oliveira

Eu cresi nesta cidade maravilosa e hoje vejo que esta creçendo cada vez mais parabêns vitória de santo antão.
Por: Ewerton da silva almeida

conheço eu nasci ai em redenção...tempos bons, um dia eu vouto ai,pra passear,espero que esteja a mesma coisa
Por: kanny dias da silva

pessoal,eu já coloquei dois comentários aqui nesta página .mas se os moderadores deixarem eu pretendo colocar mais um.Vejam eu nascí nessa cidade,morei aí até 1965.Mas a saudade é muita.Vejam só:essa cidade na década de 1950 não tinha asfalto,água encanada,luz elétrica e tudo mais que se possa imaginar.Na década de 1960 passou a progredir. Tivemos aí um grande prefeito(O Sr. José Augusto Ferrer.)Filho do sr NÔ Ferrer EX dono da Pitú.a cidade foi totalmente asfaltada,posteriormente chegou a Luz de Paulo Afonso,a cidade foi melhorando air vieram alguns Bancos .a cidade começou a sua caminhada.esta área aonde tem os quiósques ,antigamente chamava-se páteo da feira.onde havia feiras as quartas,sextas e sábados. air eram armados bancos de madeiras nos dias de feiras e depois eram todos dessarmados e colocados em algum depósito das proximidades.era um sofrer para quem trabalhava nas feiras mas, era coisa da época.hoje está bem diferente.eu tenho que pará de escrever o texto está muito longo. depois eu escreverei mais,isto é, se os moderadores deixarem é óbvio.(olhem se estiver faltando alguma coisa a ser feito na cidade cobrem do vereador NOVO DA BANCA ele é meu primo e tem por obrigação de lutar pelo bem estar da população.um abraço a todos que lê esta pequena história e um ótimo final de ANO 2010. tchau.moro em praia grande sp.
Por: severino domingos de souza

Sou de vitoria, mais hoje morro em sp, são josé do rio preto.Viajo sempre, para curti o carnaval e são joão, umas das festas mais animado, do interior do pernambuco.e fora outras festa, carnaval fora de época. E também fora a nossa preciosa cachaça (pitú).
Por: sérgio

Essa cidade é muito bonita...tenhw muita vontade de conhecer...linda mesmo.
Por: Margarida

vitoria ainda falta que mais duas radio am e fm fique online para podemos ouvi na internet moro no rio e gosto muito de viaja a vitoria de santo antao
Por: Eduardo jose de lemops filho

LIDO LUGA COM BELAS PAISAGE E GRADES CANAVAL;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;BGVBHBN
Por: BABARA

eu já morrei ai,amo vitória tenho muitas saudades daqueles tempo e isso!!!
Por: lindinalva

Amo a cidade que nasci,pois o povo é acolhedor,posso anda nela e ver coisas lindas e históricas ,nossa igreja matriz lugar tão lindo que se pode conhecer.sou vitoriense ,amo e vivo na minha cidade.13-02-2011
Por: Silvania m. Pereira da Silva

eu resido em sp mas sou de vitoria epretendo volta p casa pos a saldade é de mas valeu vitoria
Por: edson

Eu adoro essa cidade eu nasci e cresci nesta cidade maravilhosa, hoje eu moro em salvador mais sinto muita saudade da ir.
Por: maria jose dos santos

ola bom dia nasci e fiquei ate os 19 anos nesta cidade mas nao esqueço nada hoje com 45 anos meus pais ainda mora nesta cidade.eu ainda lembro quando estudava no colegio joao clofas.bom eu so queria saber a populçao desta cidade maravilhosa nao é o rio de janeiro onde eu moro mas ela é maralhosa
Por: jose francisco da silva

Não a conheço, mas da pra perceber que é uma cidade encantadora, de gente bonita e hospitaleira. Tenho muita vontade de conhecer e ate morar.
Por: João Tavares da Cruz Neto

Sou Vitoriense, mas desde 97 estou em Sao Paulo. Estou morrendo de saudades da cidade e de todos os Vitorienses. Te amo Vitoria.
Por: Edson

amo vitoria os parentes e familia toda de mue marido mora ai vamos passar o carnaval ai com voces cidade hospitaleira
Por: cecilia moreira da cruz

conheco mt bem essa linda cidade sou de vitoria de santo antaooooooooo adoroooooo essa cidade pena que nao tem emprego suficiente p todos os vitorienses... abraços atodos.
Por: graciete

EU posso falar bem desta maravilhosa cidade;nasci ai,e meus pais graças a DEUS ainda moram,tenho a sorte de visitar minha cidade querida!!!!!!!!! estou em sao paulo desde 1991.me casei e tenho dois filhos lindossss. sinto muitas saudades dai,das brincadeiras de crianças,de tomar banho de chuva, do carnaval,do sao joao e de muitas coisas se eu for falar vai da um livro.ABRAÇOS A TODOS.
Por: ivone

o cidae maravilhosa fas quatro anos que nao vouto mas sinto muintas saudades um abraso a todos vitorieses
Por: fernando vilarty

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vitória de Santo Antão

Envie seu comentário sobre Vitória de Santo Antão

banner