Tuparetama

Tuparetama-PE
banner

Bem-vindo a Tuparetama!

banner

As melhores pousadas em Tuparetama podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Tuparetama, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 560m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.352 habitantes. A área total de Tuparetama é de 231,6km², e sua densidade demográfica é de 36,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tuparetama-PE é 56760-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tuparetama

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente, Tuparetama era um distrito e levava o nome de Bom Jesus. Integrava o município de Afogados da Ingazeira. O Decreto-lei estadual de nº 952, de 1 de dezembro de 1943, mudou a denominação de Tupã, que lhe fora imposta por muitos anos, para Tuparetama. A Lei estadual de nº 3.340, de 31 de dezembro de 1958, criou o município de Tuparetama, desmembrando o seu território do município de Tabira. Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede e Santa Rita.

Significado do Nome

A origem do seu nome vem de uma antiga vila chamada Tupã em 1962.

Aniversário da Cidade

11 de Abril

Gentílico

tuparetamense

População

7.925 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade aconchegante com riquezas naturais. A natureza é convidativa. Venha conferir!

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião do Pajeú.

Limites

Ao norte com São José do Egito, ao sul com Iguaraci, a leste com o estado da Paraíba e a oeste com Ingazeira e Iguaraci.

Acesso Rodoviário

PE-275, PE-280, BR-110, BR-232 (via Sertânia). 

Distâncias:

Da Capital:

385 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

A Cidade

Dentre os muitos títulos já recebidos pela imprensa, como ‘Cidade-modelo do Pajeú’, ‘Princesinha do Pajeú’, ‘Cidade-Jardim’, ‘Cidade Limpa e Amiga’ merece destaque o título de ‘Cidade da Paz’, pelo seu baixíssimo índice de violência.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Entre os festejos de Tuparetama, destacam-se as festas do reisado, pastoril, ciranda, quadrilhas juninas e a Cia. de Danças Populares da cidade. Durante esses festejos, as ruas se transformam num cenário enriquecido por sonoridades, cores e enfeites diversos.

- Essas festividades contam com espetáculos folclóricos e culturais, como o bumba-meu-boi, o cavalo-marinho e as quadrilhas juninas. A Igreja Matriz da cidade é considerada patrimônio histórico municipal.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUPARETAMA

E-mail:

Telefones: (87) 3828-1156

Sites: http://www.portalpublico.com.br/pmtuparetama/novo_site/index.php

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3828-1348

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tuparetama

Visite essa bela cidade de tradição que tem uma historia rica,afinal vale a pena conhecer,AMO MINHA TERRINHA.LOGO ESTAREI LÁ.
Por: Carla Patriota

Nao ha como expressar atraves de simples palavras, o esplendor de um dia eu ter pertencido a esta cidade, lembro-me com grande saudade de minha infancia nesta pacata e bucolica cidade que esta em minha memoria. Tenho a certeza que retornarei e viverei a minha velhice em lugar tao simples mas porem de extrema importancia para minha vida.
Por: Luiz Elias Vasconcelos de Sousa

sou de tuparetama ;admiro muito pois e uma cidade limpa , organizada!!!
Por: erika

Moro em tuparetama desde de 86 gosto muito daqui porque e uma cidade pacata hospitaleira onde tem uma qualidade de vida tranquila sem violença, passou mais de 10 anos para haver um homicidio já ganhou o titulo de cidade da paz e tem uma educação muito boa os habitantes são humilde e simples venha conhecer minha bela e linda cidade fui funcionario publico desta cidade 14 anos porisso tenho o nome de zecarlos da ambulancia um forte abraço para todos do portal ferias e que Deus abençoie todos.
Por: José Carlos Romão Ferreira

Sou de Tuparetama,e apesar de viver longe,amo essa terra,hoje então ela está cada vez mais linda,parabens aos responsáveis por toda essa beleza.
Por: maria de lourdes correia neves

NASCI E CRESCI EM TUPARETAMA AMU TUDO, A PAZ E TRANQUILIDADE E TODAS AS PESSOAS SÃO MUITO AMIGAS
Por: MARIA CARMELITA DOS SANTOS

Conheço essa cidade maravilhosa.Pequena mais muito bonita de se ver.È uma cidade muito limpa e bem organizada.Minha famìlia è toda dessa redondeza.
Por: Maria Helena Soares

sou da cidade de tuparetama terra que nunca deixei de amar apesar da distancia sinto muita falta de nao poder ter aconpanhado o crecimento da mesma,temho orgulho de ser filha desse pedaço de chao que amo tanto!!mas nao deixo de aconpanhar o seu crecimento parabens aos seus moradores e politicos que zelam pela nossa cidade amo vcsss!!!a quem nao conhece vale a pena conhecer gente feliz e acolhedora
Por: tiane de oliveira

conheço acidade nasci ai etenho orgulho de ser pernabucana
Por: Esmeralda

Show de Bola.........BBeleza. Otimo>>>>>>>>>>>> Lindo.......................
Por: mauricio

Conheci a cidade de Tuparetama em maio de 1995, hoje sou casado com uma Tuparetamense e depois que mudei para Caruaru sempre que tenho uma folguinha, volto para rever os amigos que moram lá.
Por: José Ferreira da Silva

Adoro Tuparetama, porque a minha mãe é Tuparetamense, sempre que posso, volta lá, para ver minha vozinha, minhas tias e minhas primas.
Por: Marianne Beatriz Ferreira

Vivi em tiparetama ate os 15 anos. Fiquei muito feliz em ve como a cidade esta tao linda e tao limpa.Não sei quem é o prefeito mais esta de parabens.......
Por: Adelma morais

Um pedacinho doCéu que se esconde num cantinho do Brasil. Essa é a minha Tuparetama. Terra da minha mãe Genelice da minha vozinha Maria Beatriz.
Por: Marianne Beatriz Ferreira

Pois estou contente em saber que a minha querida tuparetamaa estar no mundo inteiro ;. abraço povo de tuparetama.
Por: JOSE ARMANDO DE MOURA

Eu nasci em Tuparetama,mas não moro lá.A cada dia que passa a falta que ela mim faz é enorme.sinto falta das pessoas que fizeram parte da minha infância, pois já se passaram vinte e quatro anos que sair,fui com minha familiar para outro lugar, não sei como um Tuparetamense nos dias de hoje ainda pensar em sai deste lugar Amo minha terra até hoje. Saudades muitas saudades.
Por: cìcera

Sou de Tuparetama. Minha Terra Amada que não me sai da memória!!! Apesar de viver longe há muitos anos jamais esquecerei a cidade da minha infância, do Rio Pajeú, das enchentes e do mêdo de Tuparetama ser inundada se o açude de São José do Egito rebentasse (diziam os mais velhos); lembro da "canôa de Jorge" atravessar as águas do rio com os feirantes, que moravam do outro lado, e vinham fazer a feira que na época já era num dia de Segunda-Feira. Lembro da minha Escola "Grupo Ernesto de Sousa Leite" onde aprendi a desenhar as primeiras letras do alfabeto (primeiros passos para o curso de Direito que fiz na Faculdade de Direito de Recife, exerci a advocaia em Portugal, e tirei o Curso de Estudos Europeus na Universidade de Coimbra) dos desfiles do dia Sete de Setembro e muitas mais lembranças, muitas mesmo!!!!! Os colegas de escola e amigos que já cá não estão mas, que os recordo com muitas saudades. Anchieta, Zé Arnaldo, Birino de Bilú, Nailda, Ricardo e Joãozinho de Cateta e tantos outros. São tantas as saudades e os motivos que as provocam que não dá para enumerá-los num simples comentário. Para aliviar as minhas saudades estarei na minha terrinha no próximo São Pedro de 2011, hospedada na Pousada de Diassis para curtir toda a beleza e alegria de Tuparetama.!!! PARABÉNS AOS ADMINISTRADORES E POLÍTICOS DE TUPARETAMA que tão bem cuidam da Nossa Terra!
Por: Sula

Fiquei muito feliz por ter sido aprovado o meu comentário sobre Tuparetama. Outros mais virão pois, é impossível não estar sempre ligada na "Princesinha do Pajeú" que é minha linda cidade de Tuparetama. Os administradorses e todos nós de Tuparetama estamos de parabens!!!!!
Por: Sula

Esplêndida Tuparetama, aquela cidade que não importa pra onde você vá, sempre vai querer voltar. Aquela cidade que quem passa por aqui cria mais raizes do que quem mesmo é daqui. Minha querida tuparetama, não importa onde eu vá ou por onde eu ande, estarás sempre em meu coração.
Por: Dennis Nascimento

POIS ESTIVE EM TUPARETAMA RECENTE ACHEI DE MAS.. Tudo no seu, lugar muito bem organizada . Pois os político da quela cidade estão de parabéns, obrigado por zela-la .Povo muito hospitaleiro ,de onde não deveria ter mudado. Ter ficado até o fim. Pois tenho muita vontade de ir embora mas não posso , fis minha vida em são paulo, tenho famílla que não pensa como eu,só gosta de passear lá,eu não, queria era morar.
Por: jose armando de moura

Sai de Tuparetama com 9 anos de idade, nunca retornei e nem PENSAVA em voltar, mais meus familiares vão para Tuparetama todo ano passear, rever os familiares que lá estão e quando retornão contam MARAVILHAS da cidade. E agora estou anciosa para CONHECER a cidade onde nasci e que não deveria ter saido. Meus familiares adoram a cidade, passam o ano todo aqui em São Paulo planejando a ida a cidade tão maravilhosa. Eles me mostraram que devo ter orgulho de ser Tuparetanense e assim estou. Em 2011 estarei ai para Conhecer a cidade onde nasci e que tenho poucas lembranças . Abraços a Cidade.
Por: Romilda

sOU DE TUPARETAMA ESTA CIDADE MARAVILHOSA ;ESTOU COM MUITAS SAUDADES MORO EM MINAS GERAIS ; MAS NAÕ ESQUEÇO DA MINHA QUERIDA CIDADE ONDE NASCI FAZ 14 ANOS QUE NAÕ VOU AI.
Por: ADRIANA

sou de tuparetama ,morei na vila bom jesus , mas atualmente estou morando aq em alagoas maceio. gosto muito de minha cidade pq e pacata, organizada ,limpa e sobre tudo as pessoas são acolhedoras e gentis , meus pais moram na vila , proxima a cidade. em fim, estou com muita saudade de todos.principalmente de meus familiares e amigos.
Por: lucilda alves da silva

sou de tuparetama ,morei na vila bom jesus , mas atualmente estou morando aq em alagoas maceio. gosto muito de minha cidade pq e pacata, organizada ,limpa e sobre tudo as pessoas são acolhedoras e gentis , meus pais moram na vila , proxima a cidade. em fim, estou com muita saudade de todos.principalmente de meus familiares e amigos.
Por: lucilda alves da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tuparetama
Fundação:
1958
Altitude:
560m
População:
8.352 habitantes
Área:
231,6km²
Densidade Demográfica:
36,06hab/km²
CEP:
56760-000

Envie seu comentário sobre Tuparetama

banner