Sertânia

Sertânia-PE
banner

Bem-vindo a Sertânia!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Sertânia, informações e fotos da maravilhosa Sertânia. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Sertânia, recomendadas por internautas.

A cidade de Sertânia, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1873. A localidade está em uma altitude de 558m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.539 habitantes. A área total de Sertânia é de 2.359,4km², e sua densidade demográfica é de 12,10hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sertânia-PE é 56600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sertânia

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região na qual se situa o município de Sertânia, era habitada por índios, segundo se conhece, os verdadeiros donos eram os CARIRIS (piripães, caraíbas, rodelas, jeritacés, todos da nação TAPUIA ), que no início do povoamento já estavam semi-domésticados.
As "ENTRADAS", buscando aprisionar os índios para o trabalho na região canavieira, foi o marco inicial do devassamento do território. Existem indícios de 'que os holandeses estiveram na região, onde se aliaram aos Cariris, contra os portugueses.
No final do século XVII (1782), Antão Alves de Souza, natural de Vitória de Santo Antão, mudou-se para Moxotó, no intuito de desenvolver negócios de gado. Lá chegando, casou-se com D. Catarina, filha do português Raimundo Ferreira de Brito e Leandra Nunes de Vasconcelos. 
Os pais de Catarina resolveram oferecer ao jovem casal uma faixa de terra para que nelas começassem a vida. Nas terras do sogro existiam duas lagoas – a lagoa de cima e a lagoa de baixo – os noivos escolheram a parte de terra que pertencia a lagoa de baixo e transformaram-na em uma fazenda de criação de gado. A nova fazenda passou a denominar-se Alagoa de Baixo que logo transformou-se em núcleo habitacional.
Na primeira década do século XIX, Antão Alves iniciava a construção de uma igreja sob orago de Nossa Senhora da Conceição, concedendo, em 1810, para patrimônio da igreja, uma data de uma légua quadrada de terra. O nascimento de uma povoação foi uma consequencia normal do costume sertanejo de construir residências ao redor das igrejas, principalmente em terras onde a água existisse em abundância. Como o rio Moxotó banhava a povoação, o seu progresso foi rápido e constante.
Os registros informam que Sertânia foi elevado à categoria de distrito em 1942, com o nome de Alagoa de Baixo. Nesta mesma data foi criada a sua freguesia, cuja sede foi transferida, posteriormente, para o povoado de Jeritacó. 

Significado do Nome

 

O topônimo Sertânia significa: " CIDADE SERTANEJA". 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:

sertaniense

População:

33.723 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Algodões é uma das barragens construídas nos leitos dos rios pernambucanos para implantação dos serviços de abastecimento de água estaduais.

Clima:


Temperatura Média:

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sertão do Moxotó 

Limites:

Ao norte com Iguaraci e estado da Paraíba, ao sul com Ibimirim, Tupanatinga, Buíque e Arcoverde, a leste com o estado da Paraíba e a oeste com Custódia. 

Acesso Rodoviário:

BR-110 e BR-232 

Distâncias:

Da Capital:

316 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÂNIA

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3841-1156 / 1246

Sites: http://www.sertania.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim S/A

Agência / Rodoviária:
JOAO AVELINO SOUZA ME Telefone:
Telefone: (87) 3841-1353
 
Endereço:
RUA PROJETADA, S/N - BOX 2/3 Complemento:

Horário de funcionamento:
07H40 AS 17H

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

62ª ZONA ELEITORAL

R Padre Atanazio - Centro
Sertânia, PE | CEP: 56600-999
Telefone: (87) 3841-3713

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.municipios.pe.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Sertânia

oi tem um povo ospitaleiro tem bode assado tem tudo di bom qeu uma pessoa normal nao merreça
Por: francis

lindo lugarmaravilhosoooooooooooooooooooooooooooooesplendidoooo,melhor lugar ondo eu morei ate 25 de dezenbro vou para la ficar bemmmmmm longe de sao paulo e trabalho
Por: lili

eu mim criei nesta cidade amo de coraçao tenho muitos primos bjs pr todos
Por: maria de lourdes goes amaral

cidade maravilhosa, limpa. povo acolhedor, cidade de muitos valores e grandes personalidades. Só precisa uma rede de banco 24 horas para os seus filhos que moram em outras cidades e têm contas em outros bancos que nao existe aí. Parabéns Sertania por ser uma cidade ageradável e linda.
Por: marcilio

Eu Amo Sertânia...é nesta pequena e maravilhosa cidade que está as pessoas que mais amo.! Falar de sertânia é muito facil,ai vivi os melhores anos de minha vida.!e pretendo voltar o viver nesse lugar que nasci e amo muito.
Por: Cicera Romana B.Brito.

eu sou um sertaniençe que amo aminha sidade apesa de esta na angola pais muito de ficio oque mas quero e esta perto dos meu familhiares e amigos sou dor sitio barra municipio de sertainia amo todos sertanienci
Por: gilberto nunes da silva

fui moradora dai por um longo tempo , nasci e fui criada ai até os meus 22anos , hoje moro no rio de janeiro , minha familia toda mora neste lugar maravilhoso , eu adoro sertãnia , amo de coração, tenho muita vontade de voltar a morar ai , faz 17 anos que sai dai mais amo de coração esta maravilha de cidade ... beijosss a todos os sertãnience..
Por: jucicleide

sou desta cidade tenho muita saudades atualmente moro em são paulo um grande abraço pra os meus conterraneos
Por: cicero antonio

conheço sertania só não sabiaque era pernambuco achei que foss paraiba, porque rea muito rapido, e chagavamos na paraiba.
Por: laudeci

Eu adoro a cidade de sertania ,principalmente as igrejas antigas q existe lá . Mais q pena q só conheça por fotos . Gostaria de um dia visita-la.
Por: joselma

Morei em Sertânia em 1989, tenho saudades se puderem e teverem alguma foto daquela rua ,minha casa ficava enfrente ao DER. tchau
Por: MarcosSantana

Eu pessoalmente só ouço falar muito de Sertania. Atualmente moro com um rapaz que é daí, ele vive tentando contato com a família dele. Estou aqui tentando , se alguém souber ou conheçe a Sra Rosa Cordeiro do Nascimento, viúva recentemente do Sr Heleno Pedro, favor entrar em contato com este email. Agradeço desde já. É muito importante para nós. Ficarei feliz em faze lo feliz. Grata. Ana Lúcia Pinto da Costa. Email: [email protected]
Por: Francisco Cordeiro do Nascimento

o que eu gosto mais e das festas sao boas so que sao muito tarde e essa que veio e du e maraia ???????????????
Por: maria aparecida de siqueira

Sou apaixonado por minha cidade e por isso não poderia deixar de divulgar cada vez mais nossa terrinha, vai aí algumas fotos pra quem estiver longe matar um pouco da saudade. Abraço para todos !!!
Por: Pedro Sertânia

sertânia é uma cidade maravilhosa e tenho muito orgulho de morar nela te amo sertânia
Por: neto

Conheço e AMO esta Cidade sou Pernambucana e mora atualmente em Divisa Alegre - Mina sGerais abraços a todos esse povo MARAVILHOSO E AMIGO
Por: JOSINEIDE ANDRADE DE CARVALHO

conheço sertânia, ja estive aí várias vezes. é uma cidade maravilhosa pra se viver.ainda bem que eu tive a oportunidade de conhecer essa cidade, onde agora moram meus filhos com os parentes deles, embora eu não more e nem tenha nascido aí. bjs para todos de sertânia em especial para a familia dos patriotas.
Por: roseane nascimento de souza

oi ja morei em sertania quando criança hoje moro em brasilia df e tem muitas saudades desta cidade beijos amo sertania
Por: rute rodrigues

SERTÂNIA MELHORLUGAR DO MUNDO PARA MORAR, PARA FESTEJAR AS DATASCOMEMORATIVAS, LUGAR EM QUE SE FAZ TUDOCOM AMOR E CARINHO POR UMA CIDADE MELHOR E MARAVILHOSA COMO ELA É, SAUDADES DO MEU SERTÃO.
Por: MARIA DACONCEIÇÃO CORDEIRODEMELO

Nasci nesta cidade, e estou chegando depois de 21 anos. Calma,aconchegante e mimosa está é Sertânia! Minha cidade meu Pernambuco.
Por: socorro

sertania e muito linda eu adoro ai so que eu to morando aqui em sao paulo mas nao esqueso dai
Por: tatiane

eu sou naçida em em sertãnia mais minha mãe e eu adoro essa cidade já morei ai e gosto muito dai o clima ai e otimo um sol inquivel diferente do da qui de são paulo amo sertãnia bjs...
Por: jéssyka mayara

Sertânia! é uma cidade calma!pessoas conhecidas!festas animadas!feiras interessantes! Só falta crescer mais! em termos de desenvolvimento e trabalho! ai sim! vai ficar perfeita! amo Sertânia. beijos a todos os moradores de Sertânia e cidades vizinhas!
Por: maria Gois

sou de sertania; e amo esta cidade para mim e uma cidade muito linda amo esta cidade de todo coraçao espero que todos um dia possoconhecer mehlor
Por: maria bernadete timotio

A CIDADE É MARAVILHOSA PQ É MUITO PACATA,MAS PARA QUEM GOSTA DE TRANQUILIDADE,PRECISA DE MAIS LUGARES DE LAZER PARA A POPULAÇÃO.UM ABRAÇO
Por: DORICLEIDE TEIXEIRA

eu sou nordestino de sertania pe tenho saudade desta cidade maravilhosa que eu naci
Por: josenildo

nasci em Sertânia, raramente visito por falta de tempo - mas minha juventude foi tudo de bom - festas animadas - cidade hospitaleira - limpa - um clima maravilhoso. Parabéns a esta cidade de poetas, músicos, artesãos, gente criativa e forte do sertão.Inesquecível de Sertânia o por do sol - o mais bonito que já vi.
Por: maria helena barbosa de barros

esta é a minha cidade que tanto amo. nasci e crescir nela. Sei que estou longe e vivendo fora a mutos anos.mas nunca vou me esquecer de minha tarra de minha raiz. pois na verdade nunca deichei de ser pernambucana sertaniense...saudades de todos
Por: gidalva soares

Sertânia é amelho sidade do mundo bori sou sertaniese
Por: nildo cordeiro junior

nasci ai, muito linda esta bem diferente quando sai dai. linda mesmo barabens.
Por: evaldo bezerra rocha

SERTANIA e uma cidade maravilhosa para pssear
Por: maria aparecida alves dos santos

cidade em que nasci que pra mim é o melhor lugar do mundo.tenho familia na rua floriano peixoto 128 .de seis em seis meses visito esta terra maravilhosa que faz parte de todo o meu ser. é o maior tempo que eu posso aguentar:seis meses sem ve-la.hoje moro no rio de janeiro mas estou ligado ai todos os dias.
Por: moacir cosme de lima sobrinho

Ei a maioria das vez paso minhas ferias no interior de sertania e queria saber se tem alguma internet pelo interior de sertania se tiver me avisa pelo meu orkut é [email protected]
Por: Rivaldo

a cidade de sertania foi a onde eu naci o hoje eu estou em garanhuns mais numca vol min esquecer da minha terra natal sertao mais conhecido por sertania pe beijos para todos os sertaninhence ok
Por: fatima aline

ESTOU EM SÃO PAULO COM MUITA SAUDADES DESTA CIDADE TAO BELA E QUERIDA UM ABRAÇO A TODOS OS SERTANIENSES E LOGO ESTAREI AI THAU GALERA...
Por: ROBERIVAN ANDREY SILVA

ESTOU EM SÃO PAULO COM MUITA SAUDADES DESTA CIDADE TAO BELA E QUERIDA UM ABRAÇO A TODOS OS SERTANIENSES E LOGO ESTAREI AI THAU GALERA...
Por: ROBERIVAN ANDREY SILVA

Estou longe de Sertânia mas com muita saudade de casa,sonho um dia meus filhos terem as alegrias da minha infância,as grandes festas da rua velha,afinal que não tem tradições não tem história.
Por: pollyanna

fui ai adorei assim que puder vuo ai outra vez
Por: jovelana alves correa

Eu gosto bastante de Sertania, cidade hospitaleira, onde eu tenho grande amigos. Um cheiro amigo, estou com saudades
Por: Lenilton Alves da Silva

eu adoro ese luga eu naci ai eu não esqueso dai um luga muito maravinhoso.
Por: adaelson

minha origem mim orgulho de ser um cidadão sertanience sai dai janeiro de 1995
Por: zezé de luzinete para minhas filhas que moram em sertania elisa vitoria vanessa isabela e as mães tambem

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sertânia
Fundação:
1873
Altitude:
558m
População:
28.539 habitantes
Área:
2.359,4km²
Densidade Demográfica:
12,10hab/km²
CEP:
56600-000

Envie seu comentário sobre Sertânia