Serrita

Serrita-PE
banner

Bem-vindo a Serrita!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Serrita, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Serrita, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1934. A localidade está em uma altitude de 419m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.910 habitantes. A área total de Serrita é de 1.602,3km², e sua densidade demográfica é de 9,93hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serrita-PE é 56140-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serrita

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Serrita, inicialmente chamado de Serrinha, foi criado em 1892, pela lei municipal nº 2 de 16 de novembro. Em 1934, o município recebeu parte do território da extinta cidade de Leopoldina, passando a ser composto dos distritos de Serrinha, Ipuera, Cachoeiras, Caririzinho e Terra Nova. Em virtude do Decreto-lei estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943, o município passou a chamar-se Serrita. Administrativamente, Serrita é formado pelos distritos sede, Ipuera e Ori e pelo povoado de Santa Rosa. Anualmente, no dia 11 de Setembro o município comemora a sua emancipação política.

Gentílico

Serritense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de Setembro

Gentílico

serritense

População

18.331 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária com maior potencialidade de desenvolvimento para a pequena mineração.

Clima 

semiárido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião de Salgueiro.

Limites

Ao norte com o estado do Ceará, ao sul com Terra Nova e Parnamirim, a leste com Cedro e Salgueiro e a oeste com Moreilândia e Granito.

Acesso Rodoviário

PE-507 e BR-232 (via Salgueiro).

Distâncias:

Da Capital:

538 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estátua de Raimundo Jacó

Em 1973, por iniciativa da Prefeitura do município de Serrita, foi erguida, na cidade, uma estátua esculpida por Jota Mendes, artista de Petrolina (PE).

Parque Nacional do Vaqueiro

Em 1974, foi construído o Parque Nacional do Vaqueiro e em Outubro do mesmo ano foi criada a Associação dos Vaqueiros do Alto Sertão. A Missa do Vaqueiro atrai turistas de todas as partes e já é conhecida como um dos maiores eventos turísticos do Estado.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

25 à 28 - Missa do Vaqueiro. O evento religioso teve sua origem após o assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó, morto traiçoeiramente nas caatingas do Sítio Lages localizado no município. Segundo a lenda, Raimundo Jacó era um vaqueiro capaz de adivinhar onde bebia e comia cada cabeça de gado sob sua responsabilidade. No dia 09 de julho de 1954, Raimundo foi encontrado morto com uma pancada na nuca. Ao seu lado, o fiel cachorro que sempre o acompanhava. O acidente nunca foi esclarecido. Muitos afirmam que graças foram alcançadas, atribuindo os milagres ao mártir vaqueiro. No ano de 1971, por iniciativa do Padre João Câncio, apoiado pelo cantor Luiz Gonzaga - primo de Raimundo Jacó - e pelo poeta Pedro Bandeira, famoso repentista do Cariri, realizou-se a Primeira Missa no local em homenagem a Raimundo, bem como à figura do Vaqueiro Nordestino.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRITA

E-mail:

Telefones: (87) 3882-1156

Sites: http://www.serrita.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (87) 3882-1237

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serrita

HÁ QUATORZE ANOS ATRÁS VIM DE SERRITA P/ SÃO PAULO LÁ PASSEI OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA CIDADE PACATA E CHEIA DE HISTÓRIA;DE CALOR HUMANO ;SERRITA EXALA UM AGRADABILISSIMO ;CHEIRO DE BEM ESTAR INTENSO . SERRITA QUE SAUDADE DE VOCÊ JUNTO Á TÍ DEICHEI A MINHA VIDA A MINHA HISTÓRIA;E A PESSOA MAIS LINDA DESSE MUNDO MINHA VÓ QUE ME CRIOU E QUE DEDICOU OS MELHORES ANOS DE SUA VIDA PRA ME EDUCAR E ME DAR AMOR SERRITA CUIDA BEM DO MEU POVO PORQUE O MEU POVO CUIDA BEM DESSA CIDADE ATÉ LOGO SERRITA
Por: RAQUEL DAMASO SANTOS LIMA

nao conheço totalmente serrita, mas santa rosa conheço muito bem porque minha sogra mora nesse lindo pedaço de serrita, o nome dela é dona lurdes, mora do lado da igreja e do lado da futura estatua de padre cicero!
Por: messias ferreira de souza

Nasci nesta cidade. Mas fui criada em Petrolina. Serrita é minha infância pois nas férias sempre corria nestas ruas tranquilas e dormia na fazenda Catolé com minha avó Ana e os meus tios. Não sou fã da missa do vaqueiro, pois está muito profana com as bebedeiras.
Por: Jurema Almeida Quesado e Santana

EU AMO ESSA CIDADE HOSPITALEIRA. MINHA QUEIDA CIDADE!!!
Por: JOZINETE

è uma cida linda e mara vilhosa,eu amo esta cidade morei muitos anos nesta bela cidade e um dia eu vou voutar para mihna terra porque eu amo muito. estão de parabens pela cida de serrita.
Por: adriana filipe da silva santos

moro em são paulo mais o lugar para se viver é serrita quem não conhece,não sabe o quê e bom
Por: JOSE CYSNEIROS

terra do vaqueiro Raimundo jacó o que tem de melhor a bica do sitio mundo novo a missa do vaqueiro a festa do municipio e a em nalguraçâo do dia do trabalhador no sitio carúa
Por: mario miguel de oliverira junior

morei por durante 5 anos em serrita; e filho nato dessa maravilhosa cidade lugar de gente hospitaleira. abraços a todos os serritenses
Por: josé ilderlan da silva

A pureza do ar desta cidade e so uma das muitas riquezas deste lugar eu aconselho a visitala que faca uma visita.
Por: Mauricio

É O MELHOR LUGAR DO MUNDOPARA MORAR,TERRA DE PESSOAS GENEROSAS,SINTO MUITAS SAUDADES,MAS LOGO VOU TE VISITAR MINHA TERRA NATAL NUNCA DEIXAREI DE TE AMAR.
Por: JOELMA DAMASO

Serrita minha terra natal o melhor lugar para se viver adoro essa cidade pacata que podemos ter a tranquilidade que aqui em São Paulo não temos
Por: Manoel Martins

Fui passar as festas d fim d ano em pernambuco,sou do piaui e tenho parentes em salgueiro e serrita. Amei essa cidade! E com certeza retornarei em julho. Sou filha d alecio sampaio e na minha infancia ia pra fazenda marizinho onde residiam meus avos antonio(vovô toizim)e barbara d alencar sampaio(vovó bibi) . Em dezembro revi muitos parentes qridos e conheci alguns q agora moram no meu coração,em especial minha tia margarida d salgueiro e alexandra d serrita. Meus parentes da malhada do boi tbm são super especiais!!! Bjos. Adriana sampaio/ estaca-zero/pi
Por: Adriana sampaio

Nasci e me criei na Serrita só q hoje moro na Bahia,mas sempre q dá vou passar férias lá. Eita q lugarsinho danado de BOM!!!
Por: Jack menezes

Desde que conheci Serrita e sua gente hospitaleira me apaixonei pela cidade, vá conhecer a cidade do vaqueiro em pernambuco
Por: nadir

Boa noite!! Sou morador de Lajedo no Agreste meridional e por 7(sete)anos consecutivos viajo cerca de 450 km para participar da missa do vaqueiro,festa que deve ser aplaudida de pé por manter nossas tradições e cultura. Parabéns povo sertanejo.
Por: Cesar Augusto M. Nascimento

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serrita
Fundação:
1934
Altitude:
419m
População:
15.910 habitantes
Área:
1.602,3km²
Densidade Demográfica:
9,93hab/km²
CEP:
56140-000

Envie seu comentário sobre Serrita