São Benedito do Sul

São Benedito do Sul-PE
banner

Bem-vindo a São Benedito do Sul!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em São Benedito do Sul, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade São Benedito do Sul. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em São Benedito do Sul para programar a sua viagem.

Informações de São Benedito do Sul

Roteiros do Brasil

Região Mata Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Benedito do Sul foi criado pela Lei municipal nº 34, datada de 20 de outubro de 1899, com a denominação de São Benedito. Inicialmente integrava o território do município de Quipapá. O Decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, mudou a sua denominação para Iraci. Em 1963, a Lei estadual de nº 4.980, de 20 de dezembro, criou o município com a denominação de São Benedito do Sul, dando à sua sede o predicamento de cidade. Sua instalação ocorreu em 13 de maio de 1964. Administrativamente, o município está formado pelos distritos sede e Igarapeba. Anualmente, no dia 13 de maio São Benedito do Sul comemora a sua emancipação política. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

Gentílico

são-beneditense

População

13.339 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Principal atividade agrícola é a cana de açucar, banana e a criação de gado.

Clima 

Tropical chuvoso, quente e úmido com chuvas no outono e inverno

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional. 

Limites

Ao norte com Lagoa dos Gatos, ao sul com o estado de Alagoas, a leste com Maraial e Jaqueira e a oeste com Quipapá e Panelas. 

Acesso Rodoviário

PE-126 e BR-101 (via Palmares). 

Distâncias:

Da Capital:

179 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

São Benedito tem se tornado ponto de referência dos amantes do turismo ecológico e de aventura em todo Brasil, graças a cenários naturais de grande beleza e a estrutura dos chalés e pousadas (foto) para o conforto do turista.

São fontes de água cristalina, bicas naturais, vegetações da Mata Atlântica e cachoeiras. São Benedito do Sul é classificado pela Empetur como o maior recurso hídrico de Pernambuco. São 15 a 20 áreas de banho, incluindo mais de dez cachoeiras com quedas dágua que variam de 3 a 20 metros de altura.

Para ir às cachoeiras é preciso ter bastante disposição, a média é de uma hora de caminhada para se chegar e a distância entre elas varia de sete a quinze quilômetros. O ideal é recorrer a um guia da Prefeitura da cidade para saber o melhor caminho. No inverno, as cachoeiras ficam ainda mais bonitas porque têm o volume de água aumentado.

As principais cachoeiras de São Benedito do Sul são:

Aritana: só deve ser visita por pessoas que já tenham experiência em turismo de aventura, pois para chegar até ela o percurso é bastante íngreme. Para quem chega até lá, no entanto, a cachoeira possui uma queda suave, fazendo com que o banho seja bem tranquilo e relaxante.

Poço do Caboclo: fica no Engenho Paraíso e é ideal para quem quer diversão. O lugar possui duchas, escorregos e piscinas naturais e ainda é formada por três quedas dágua que têm mais de 15 metros de altura. Laje Sua principal queda tem mais de 20 metros de altura e forma uma piscina natural.

Poço do Soldado: é uma das cachoeiras mais populares da região. A queda dágua possui 5 metros de altura e 1,5 de profundidade. Os moradores dizem que a força da água massageia o corpo e a mente.

Peri-peri: possui diversas quedas dágua e a maior chega a 15 metros de altura. Essa é uma das cachoeiras mais procuradas da cidade, situada nas terras de uma usina de cana, que funcionou até a década de 60.

Cada paisagem é recortada por trilhas naturais - uma excelente pedida para os aventureiros e entusiastas do turismo ecológico. Como está a cerca de 360 metros acima do nível do mar, durante o inverno as temperaturas ficam entre 14 e 16 graus.

A cidade também se destaca pelo turismo rural, conservando algumas casas de farinhas, sítios, fazendas, engenhos, vacarias, criações de galinha de capoeira, minhocários e extensas áreas de pasto.

Para quem está à procura de descanso, encontra ótimos recantos nas pousadas do local. Sobretudo porque o município ainda conserva uma certa aura romântica de antigamente. A arquitetura de São Benedito é um caso à parte, sendo traçada por ladeiras e com sobrados e casarões com características coloniais.

Para conhecer a história da cidade é só visitar seus monumentos e ruas. A igreja da Matriz de São Benedito é considerada um marco do início da povoação. Já a igreja de Santo Antônio, foi um cemitério no século passado.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- As festas típicas que movimentam a cidade são o São João, quando a cidade entra no ritmo do forró pé-de-serra, com barraquinhas de comidas típicas e as tradicionais quadrilhas. No aspecto religioso, também acontecem festas importantes: a Festa de Reis e a Festa de São Sebastião, padroeiro do município.

 Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:

Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:
 
    DATA                  CIDADE                          HORÁRIO


19/10/2012     SÃO BENEDITO DO SUL   Noite / Início às 18h30

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENEDITO DO SUL

E-mail:

Telefones: (81) 3684-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3684-1287

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Benedito do Sul

amo esta cidade de coração. sou nascido neste local e moro em são paulo á 12 anos. sou da familia da salustiana, e quero mandar um beijo no coração de todos desta cidade.
Por: cosme da silva

São Benedito do Sul é uma cidade onde todos se sentem à vontade ao visitála, lugar aconchegante de pessoas pacatas que desejam levar a cidade aos olhos de todos que precisam desfrutar de férias e conhecer as maravilhas que tem à lhje oferecer. Visitante!
Por: J. Severino S.

estou em saõ paulo há alguns anos mas meu coração sempre estará ai nesta cidade que é minha identidade meu verdadeiro lar tenho muita saudade de tudo e de todos da ir e hojé, muito mais feliz por saber que tenho um irmaõ na camara municipal que com certesa irá trabalhar muito pra deixar está cidade cada vez melhor. parabens são benedito,parabens irmão cil vereador e que deus abençoi a todos desta cidade tão querida.
Por: edvaldo

esta cidade é cidade para cavalgar eu amo esta cidade todos cavalos tenho vontade de morar nesta cidade
Por: jose arthur leone de freitas silva

A cidade de São Benedito do Sul é linda.De moradores gentis e acolhedores.Precisamos mostrar para o mundo essa cidade
Por: Ana Morais

minha cidade do coracao pois sou filho natural de s.benedito infelismente nao moro mais. meus planos e volta a mora ai. abracos a todos.
Por: marcos melo

O lugar é otimo pra descansar!!! as pessoas sao hospitaleiras e as cachoeiras e bicas sao uma delicia!!! recomendo a pousada recanto verde poix tem o tradicional cafe da manha nordestino!!! ameiiiiiiiiii
Por: Fernanda Cunha

conheço muito bem,pois nasci neste lugar. como falo muito desta cidade gostaria de receber mais fotos para poder incentivar e levar mais pessoas a nossa cidade e mostrar-lhes as cachoeiras nas quais eu brinquei quando criança
Por: wiltondebarros

Olá não conheço ainda está cidade mas minha mãe nasceu ai gostaria muito te poder um dia está na cidade onde tudo começo em nossa familia pois trabalho muito e não tenho tempo . um abraço a todos desta cidade
Por: Fábio de Lima silva

eu axo o lugar xou de bola tai um lugar pra vc tira uma belas ferias eu ja fui a são benedito do sul a final eu coterana
Por: fabiana

Morei na cidade uns 2/3 anos com minha tia d.Zelita,passei uma infancia otima lá,apesar de ser de sao paulo aprendi muita coisa nessa cidade. toquei na banda fanfarra do colegio novo tomei muito banho nas aguas da cachoeira, muito boa epoca aquela.
Por: Bombeiro Andre Luis

Sou desta maravilhosa cidade. Estou fora a mais de 20 anos, mas tenho muitas saudades de tudo. Das cachoeiras, das pessoas, e familiares.
Por: josé aparecido de siqueira

óla galera de s.benedito estou com saudades de tdos e gostaria de matar minha saudade vendo mais +mais fotos desta cidade maravilhosa e q.tanto amo,beijos p/tdos e espero ver + fotos.por favor vcs q. moram ia coloque fotos da cidade para q. as pessoas q. moram longe possam matar a saudade da cidade e de todos ,um beijo p/ todos saobeneditenses e obg.
Por: edvaldo

sou filho natural de s bened e fiquei muito contente em rever fotos da minha cidade que a quarenta anos nao via princinpalmente as cachoeiras que sao muito lindas. moro em guarulhos sao paulo a trinta e dois e nao tenho ido a minha cidade de nassencia. tenho muitas saldades da minha cidade natal e sei que se Deus quiser em nome de Jesus eu vou ver a minha cidade natal. e quero muito mergulhar no rio pirangir que tenho muitas saudades quando tinha treze anos. sou da familia ferreiras. filho de elvira. prima de alcides gomes pai de amaori e abmael em barra de lama cidade baixa.
Por: manoel ferreira de lima

minha cidade do coracão . embreve voltarei a mora novamente ai.
Por: marcos melo

Amo esta cidade, Local em que nasci, mesmo vivendo muitos anos em São Paulo, nunca me esquecerei. São Benedito é um local paradizíaco, um ótimo lugar para passar férias e refazer as energias,tomando um ótimo banho nas suas águas frescas e vizitando suas lindas cachoeiras
Por: Luiz de Gonzaga Santos

Amo minha querida São Benedito do Sul, sou natural daqui. Nasci em Barra de Lama, atualmente moro na Rua Dr. José Mariano. Esta é a cidade para quem realmente gosta de descansar e viver com pessoas amigas, onde todo mundo se conhece. Um abraço a todos.
Por: Professor Hélio Andrade dos Santos.

adoro este lugar chamado sao benedito lugar onde nasci e vivi minha infancia e que infancia como gostaria de poder voltar ao passado mas infelizmente isso não é possivel, adoro o pessoal deste lugar agora em setembro/2009, se deus quiser estarei ai visitando e passando um final de semana com minha mãe D. ditinha, wilton de barros, conhenço vc e principalmente sua familia, um grande abraço e lembrança pra willames e leto,
Por: jose luiz

Sou filha dessa terra maravilhosa,nasci e passei a melhor fase da minha vida.ainda visito e onde quer que eu esteja nunca vou esquecer essa maravilha de cidade;a minha cidade do coração(amo vc são benedito do sul)
Por: adriana maria de lima silva

Amo essa cidade, nasci ai i só sai aos 18 anos.Tenho muitas saldades principalmente dapaz e tranquilidade envolvida pela naturezapresente.
Por: vania

oi, eu sou filho da pessoa que pela primeira vez fez a festa de São Jose no alto do tabefe, em são benedito do sul, e essa pessoa ainda estar viva.
Por: Doan

eu gosto muito dessa pequena cidade porque ela e maravilhosa os banhos afinal eu estou lonje dela mais estou com saudades
Por: Messias candido da silva

minha cidade maravilhosaestou longe da familia mas logo estarei de volta a minha cidade que amo
Por: severino

Ouvi comentário que é lindo esse lugar junto a natureza. Nas pro óximximas férias quem sabe vou conhecer
Por: Joseteqgferraz

sou filho desta cidade e moro na cidade de moreilandia pe- amo essa cidade, e o que tem de melhor para o turismo são as cachoeiras e o ar puro, alem do povo que ai vive.
Por: Lecio Luiz Bezerra

Ainda ñ conheço São Benedito + em breve serei a + nova a morar neste paraiso!!! Estou namorando com o irmão Ciu e louca p/ conhecer todos aí...
Por: marta

oi marta, vi seu comentario e estou muito feliz por vc eo cil a quem tanto amo,vc vai ama o lugar e as pessoas tambem muito boa sorte pro casal e em breve quero um sobrinho em, eu sou irmao dele e moro em são paulo.
Por: edvaldo

bommm diaaaa a todos são beneditenses estou pasando para dar meu bom dia e dizer que est. morrendo de sauuudades,te breve
Por: edvaldoe

É sim uma cidade muito boa, tranquila e acolhedora, não muito coisa, mas vale a pena para passar umas férias com paz e sossego.
Por: Vinicius Correia

essa cidade e d+ pos jamorei ai por ums 14 anos um beijao para mes amigos e amigas maravilhosso desta cidade thiago filhoda itaciana ex acs
Por: thiago jose

sao benedito mudou muito,ta linda a cidade ha 17 anos nao volto ai mais adoro esse lugar... onde passei minha infância...bjus a tds de sao benedito do sul
Por: josenilda saturnino de andrade

SOU DA USINA FREI CANECA E ADORO SAO BENEDITO PELA SUAS CACHOEIRAS, E OLHE QUE SOU DA REGIÃO E FICO DESLUNBRADO, IMAGINA VOCÊ QUE AINDA NÃO CONHECE.. VENHA E CONFIRA
Por: LULA CABRAL

olha esta cidade e bacana principalmente em epoca de festas juninas muitas comidas gostosas e pessoas finas e bem educadas gosto muito dai beijos wanja
Por: edson

adoro sao benedito do sul sinto muita saudades quero poder um dia voltar ai e visitar minha antiga rua e a escola onde estudei.
Por: josenilda s de andrade

sou filho da terra, com muito orgulho, e cada vez mais apaxonado, por sâo benedito do sul, por favor, quem for do bem, aqui me acha, [email protected]
Por: MANOEL ROBERTO FERREIRA GOMES

olha eu amo sbs pois minha mãe mora ai e minha filha marcia neuhaus ai tem mtas cachoeiras cada uma mais bonita do que outra quando quizerem um lugar para tira ferias ñ esqueção de ir pra são benedito do sul lha é tudo de bom
Por: lenir neuhaus

sao sbs terras de lindas cachoeira parabens pelas suas lindes
Por: joseildo alves da silva

ou cidade que me deixa com saldades.querida sbs vc estará sempre em meu coração cidade maravilhosa!!!
Por: nielson

sou desta cidadeo amo muito, gosto da paz eda tranquilidade.
Por: FERNANDO DE ALCANTARA

ola sbs te amo minha cidade maravilhosa, te amo, gosto muito da tranquilidade qeu tem ai, sou filho de adriano.sou fernando.
Por: fernand0 de alcantara

sao benedito do sul cidade maravilhosa,te amo,sou irmao de dede,filho de adriano.por fernando.
Por: FERNANDO DE ALCANTARA

Esta cidade é maravilhosa um ótimo lugar para residir pois oferece tranquilidade e um povo acolhedor!
Por: juceli

óla galera! que bom ouvir coisas boas de nossa terra,estive lá em dezembro com minha familia q.nunca tinham ido,elas ficaram encantadas com o lugar maravilhoso e de tanta gente boa,estou em sampa,sou irmão do vereador cil.e já estou doido pra voltar pra minha cidade.parabens s.benedito pelo encantamento e obrigado a tdos por ter acolhido a min e minha familia tão bem q.deus abençoe a tdos.e continuem comentando da cidade.
Por: edvaldo

Sao benedito do sul e uma otima cidade, venha conhecer nossa cidade de perto e maravilhosa.
Por: [email protected]

estive em sãobenedito em 2009 sinto muita saldades desta pequena cidade que me acolheu como-se foce o meu berço onde eu naci parabem são benedito te adorei prometo voltar novamente bijos e abraços á teu povo...!
Por: josé nildo lucas

Oi sou o pedro irmao da edleuza da r.boa vista estou morando em uberaba MG estou com saudade desta linda cidade da minha mae querida,do meu pai da minhas imães queridas saudades desta mae acolhedora
Por: Pedro luiz de lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Benedito do Sul

Envie seu comentário sobre São Benedito do Sul