Salgadinho

Salgadinho-PE
banner

Bem-vindo a Salgadinho!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Salgadinho, fotos, informações, os principais hotéis de Salgadinho, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Salgadinho, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 232m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.878 habitantes. A área total de Salgadinho é de 71,9km², e sua densidade demográfica é de 81,75hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Salgadinho-PE é 55675-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Salgadinho

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Salgadinho integrava o território de Bom Jardim. Com a criação do município de João Alfredo, Salgadinho passou a ser distrito da nova cidade. A Lei estadual nº 4.974, datada de 20 de Dezembro de 1963, criou o município de Salgadinho. A mesma Lei elevou a sua sede à categoria de cidade. A sua instalação ocorreu em 27 de Junho de 1964. Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelo povoado de Picarreira. Anualmente, no dia 26 de Outubro Salgadinho comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Nossa Senhora das Dores. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

26 de Outubro

Gentílico

salgadinense

População

9.287 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária e bordados.

Clima 

Tropical árido ou semi-árido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste, Microrregião do Médio Capibaribe.

Limites

Ao norte com João Alfredo, ao sul com Passira, a leste com Limoeiro e a oeste com Surubim.

Acesso Rodoviário

PE-97, PE-95, BR-408 (via Limoeiro).

Distâncias:

Da Capital:

110 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Fonte Termal

É bastante freqüentada por adeptos da hidroterapia que aproveitam banhos relaxantes com temperatura média de 38º. Vale a pena conhecer as piscinas formadas pela fonte. De acordo com os moradores locais, os banhos são medicinais, trazendo benefícios para quem sofre de problemas como reumatismo e artrite. Além disso pode ser considerada um ótimo relaxante para os mais estressados. As águas de Salgadinho já foram alvo de estudos até de técnicos ingleses. Segundo os pesquisadores, água com as mesmas propriedades minerais da encontrada na cidade só havia sido encontrada antes em Vichy (França) e em Bass (Inglaterra).

Confira as propriedades da água de Salgadinho:

- Cálcio: 248 mg/l. Benefícios: formação de ossos, dentes e coagulação do sangue.

- Magnésio: 18,8 mg/l. Benefícios: anti-infeccioso e anti-cancerígeno.

- Potássio: 17,6 mg/l. Benefícios: age contra as bactérias, fraqueza muscular e fadiga.

- Sílica: 35 mg/l. Benefícios: colabora com o funcionamento do sistema digestivo.

- Sódio: 803,5 mg/l. Benefícios: atua no funcionamento do sistema digestivo.

O mirante da Igreja de Nossa Senhora das Dores

Acessível para qualquer pessoa, dá para avistar parte do rio Capibaribe, a Serra do Gitó e o Mirante do Cruzeiro. Para chegar ao cruzeiro, em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora do Rosário, é preciso subir uma escadaria de 321 degraus.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
      
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:

Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:

   DATA            CIDADE                 HORÁRIO


17/10/2012    SALGADINHO     Tarde / Início às 15h30

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALGADINHO

E-mail:

Telefones: (81) 3654-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Salgadinho

parabem por essa maravilhosa cidade no meu estadio abração
Por: joseroberto

moro atuamente en sâo paulo mais amo salgadinho estou planegando ferias p/ maio mata saldade dos meus pais que mora na moruabeba
Por: severino ferreira da silva

salgadiho eo melho luga para quem quer descança e relaxa a mente pois la e um luga tranquilo um luga otimo so vc indo pra ver
Por: ricardo costa

Passei 3 dias no Hotel Thermas de Salgadinho, e foi muito agradável. A piscina com a água da fonte tem hidromassagem e uma cachoeira. A água é quente, e muito relaxante. Estava resfriada e fiquei curada graças à água. A cidade é pequena mas agradável. Tem bordados para vender. Uma sugestão é que a cidade fosse mais divulgada. Proximo fica a barragem de Jucazinho que vale a oena conhecer. Como foi em Julho (2009) chovia e fazia sol alternadamente e a noite ficava frio. Recomendo à todos!
Por: Nayala de Souza Ferreira Maia

conheça nossa cidade pequena porém muito aconchegante nossas aguas thermas é maravilhosa. além do povo maravilhoso nassas festas e um capitulo a parte.conheça salgadinho.
Por: alex rafaela bel

a cidade de salgadinho é maravilhosa, moramos aqui e adoramos esse lugar. quem esteve aqui não esquece jamais. venham conhecer nossa cidade...
Por: alex, alexanndher, bel,e rafaela.

estive na festa da santa, e amei! já estou com saudadessssssss,foi o maximo.
Por: rodrigo do monte araujo

nossa que saudade sinto desta cidade .adoro salgadinho.
Por: simone

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Salgadinho
Fundação:
1963
Altitude:
232m
População:
5.878 habitantes
Área:
71,9km²
Densidade Demográfica:
81,75hab/km²
CEP:
55675-000

Envie seu comentário sobre Salgadinho