Parnamirim

Parnamirim-PE
banner

Bem-vindo a Parnamirim!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Parnamirim e muitas outras opções de hospedagem na cidade Parnamirim. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Parnamirim.

A cidade de Parnamirim, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 392m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.501 habitantes. A área total de Parnamirim é de 2.598,5km², e sua densidade demográfica é de 7,12hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Parnamirim-PE é 56163-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Parnamirim

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem da cidade está ligada ao ciclo econômico da pecuária que teve um lugar decisivo na formação histórica e sociológica dos sertões.
Com o nome inicial de Saco do Martinho, mudado depois para Leopoldina, o município foi desmembrado de Cabrobó e elevado à categoria de cidade pela Lei estadual nº 991, de 01 de Julho de 1909.
Em seguida, o município foi desmembrado, também, de Serrita e Bodocó, recebendo o nome de Parnamirim.
Com o Decreto estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943, foi criada a comarca de Parnamirim.
Administrativamente, o município compõe-se dos distritos sede, Icaiçara e Veneza, além dos povoados de Barro, Matias e Quixaba.

Significado do Nome

O topônimo "Parnamirim" é de origem tupi e significa "mar pequeno", através da junção dos termos paranã ("mar") e mirim ("pequeno")

Aniversário da Cidade

01 de Julho

Gentílico

parnamirinense ou parnaminioara

População

20.224 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Parnamirim, cidade hospitaleira ideal para passar férias. Confira!

Clima 

Tropical semi-árido 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião de Salgueiro.

Limites

Ao norte com Granito e Serrita, ao sul com Santa Maria da Boa Vista e Orocó, a leste com Terra Nova e Cabrobó e a oeste com Ouricuri e Santa Cruz.

Acesso Rodoviário

BR-316 e BR-232.

Distâncias:

Da Capital:

561 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Parnamirim é bastante conhecida pelos seus açudes e barragens indicados para a pesca artesanal. Entre os principais pontos turísticos está o Açude do Chapéu, um dos maiores da região.

O Artesanato

Também é bastante significativo. Caracterizado pelos trabalhos em madeira, papel, bordados e peças em cerâmica, os produtos podem ser facilmente encontrados nas ruas e feira da cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Folclore - destacam-se a capoeira e principalmente as quadrilhas juninas, na época de São João. Um ótimo período para se visitar Parnamirim e desfrutar das comidas típicas da festa.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIÀL DE PARNAMIRIM

E-mail:

Telefones: (87) 3883-1156

Sites: http://www.portalparna.com.br/portal/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3883-1715

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Parnamirim

Pertenço a essa linda cidade Abencoada pelas maõs dinvina. Reduto de grandes amigos. Nascida no alto sertao pernambucano. Agradeço a deus por ser seu filho. Mesmo longe do teu solo sagrado. Infinitivamente eu te amo minha linda cidade. Respeito todo seu povo querido. Imagem de sua santa carrego na memoria. Minha melhor lembrança e a do teu povo hospitaleiro.... um abraco a todos amigos de parnamirim...cidade que amo...... joao bosco( joao camoes)
Por: JOÃO CAMOÉS

oi sou de parnamirim, mas moro em são paulo, parnamirim é uma cidade maravilhosa, adoro minha cidade espero logo poder voltar!!!!!!!!!
Por: cibele costa oliveira

A cidade mais linda do sertão! Rica em cultura e de um povo sem dúvida hospitaleiro. Eu sou de Parnamirim, por isso sou filho de Sant`Ana. O carnaval, o são joão e a festa de Sra. Sant`Ana em julho são apenas algumas das datas comemorativas que essa cidade maravilhosa tem prá oferecer as pessoas que veem nos visitar. Por isso não perca mais tempo! Venha conhecer "PARNAMIRIM" e descubra porque essa é a cidade hospitaleira do sertão pernambucano. Abços...
Por: Adalberto Pereira- (((Locutor & Radialísta)))

sou filha de parnamirim morro a 200 km de cuiabá mas não esqueço da festa de julho em parná.sempre que posso passo uma temporada lá. a festa do vaqueiro na fazenda Batente é sem dúvida uma das melhores!VANDEL E MOÇA UM BEIJÃO..........
Por: VALDENIRA PEREIRA DE CARVALHO

Parnamirim é uma linda cidade Paranamirim eu ti tenho no peito e te trago no meu coraçao es passado, presente e futuro voce e meu torrao.
Por: Priscila

Eu nasci em Quixaba que era distrito de Parnamirim fui mora no Rio de Janeiro mas gostaria muito de volta , digo sempre por onde ando que suo de Parnamirim com muito orgulho
Por: Antonio Iaccovazo

APARENTA SE UMA CIDADE BELA,PAISSAGENS GOSTOSAS DE SE VER,QUE SABE UM DIA VISITAREI .GRAÇA , GUAMARÉ RN
Por: MARIA DA GRAÇA ANDRADE

Nasci em Parnamirim e atualmente moro em mauá SP. Fazem tres anos que não visito esta ciadade.JÁ estou com saudade dos meus familiares que aí estão. Abraço a essa cidade maravilhosa . .
Por: adercílio

Sou completamente apaixonada por essa cidade. Lugar de gente simpatica e hospitaleira.Terra dos meus ancestrais.
Por: Onara Peixoto de Alencar

esta cidade é muito maravilhosa porem eu tenho que falar muito bem porque eu nasci ai em 1960 numa fazenda conhecida como sobradinho meus parentes moram ai estou a 30 anos sem ir ai eu sonho com a minha cidade
Por: antonio alves piler

oi meu nome é Joanice,o meu pai nasceu na cidade de parnamirim PE,o sonho dele é um dia ir visitar a familia que mora ai, nos moramos atualmente em São Paulo a 30 anos. Quem conhece a familia dos Lourenços, meu pai faz parte desta familia quem conhecer por favor mande um email muito obrigado
Por: Antonio Alves

sou filho desta cidade cinto, muitas saldades desta maravilha que fica cada dia mais linda. tchau
Por: Evandro G romao

Parnamirim, cidade situada no sertão central, é bela e próspera, de acordo com a economia regional... É uma brilhante cidade...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

olá, morro em juazeiro da bahia mas sempre q/ tiro ferias a minha opção é parnmirim, pois entre outras cidade e municipios q/ já visitei a mais bela e hospitaleira, só PARNAMIRIM. U BRAAAAÇÇÇÇÇO A TODOS.
Por: BERNADETH

um abraço para tds de parna minha terra natal. muita saudades da minha familia vareda e deja!!!! de americana-sp .
Por: ivanildo de souza pereira

Eu já tive la morei e er maravilhosa a cidade,e linda.
Por: israel souza

Eu adorei passar ferias maravilhosa la nessa pela cidade.
Por: israel souza

ja conherço a cidade de parnamirim e maravilhoza pretendo mais veisis um abraço para beani
Por: eloizio

oi galera para falar de parnamirim fico ate emocionado perdi 10 anos da minha vida cem vizitala agora quero ir todos os anos tiamo parna jadson moura
Por: jadson muora

amei estar cidade maravilhoza q er pretendo voltar se deus quiser abraço para nivaldo e beani e todos deça cidade maravilhoza
Por: eloizio antonio de aguiar

amei estar cidade maravilhoza q er espero voltar lar de novo se deus quizer
Por: eloizio antoni de aguiar

parna terra maravilhosa quem á visita sempre q ir de novo.
Por: antonio junior de farias

parnamirim e a minha cidade maravilhosa.a minha terra natal
Por: maria marta nascimento

Sim, nasci lá e a mais de 20 anos vim para SP e nunca mais voltei, tenho planos para daqui um ano quem sabe???
Por: Rozilda Sobrinha

Já morei em Parnamirim. Cidade maravilhosa. E o povo de lá são super amigos. Morro de saudade de lá. E pretendo voltar um dia. Mas, terá q ser no período da festa de SANTANA. Oh festa boaaaaa.
Por: Magna Lima

oi sou filha desta terra maravilhosa, mas quase sempre morei fora dai, morei ai por 3 anos trabalhando na prefeitura foram meus melhores anos me casei e atualmente estou morando no Rio de Janeiro sinto muita falta de lá toda minha familia mora la em Icaiçara beijos pra todos.
Por: ivonete amando da silva lima

realmente parnamirim e uma cidade fantastica, de um povo maraviloso, hospitaleiro, alegre,e que eu nao a visito ha seis anos!! e muito tempo,mas 2012 vem ai, e estaremos de volta a nossa querida parna.
Por: helio dantas;popular goaba

Não vivo atualmente em Parnamirim, mais conheço essa cidade como a palma da minha mão, pois foi lá que eu passei minha infancia. Agora eu tenho 12 anos mais sei que essa cidade e uma cidade muito hospitaleira e alegre. Venha conhecer Parná também concerteza você vai adorarrr.!.
Por: Priscila Peixoto de Alencar Carvalho

-------PARNAMIRIM ---------------- Parnamirim,tú és saudade dentro de mim; Tuas ruas, tua gente me faz chorar, De tantas lembranças,contidas em mim; Que um dia, me faram voltar... Parnamirim,minha terra querida; Teu solo ainda quero beijar, Por mim jamais, foi esquecida, E pra sempre, eu vou te amar... Parnamirim,voçe sera eterna; Dentro do meu saudoso coração, Que sofre, chora e espera; Sentir outra vez, o cheiro do teu chão... Parnamirim, tú és pequena; mais dentro de mim,voce não tem medida; Por tí, minha paixão é imensa, E jamais será por mim, esquecida... Parnamirim, cidade dos sonhos meus; Um dia em teus braços voltarei, Peço isso, todo dia a DEUS, E com DEUS no coração, esse sonho eu realizarei. (fim).....DIREITO RESERVADO..... UM ABRAÇO DO AMIGO DE SEMPRE,,, JOAO CAMOES........
Por: joao camoes

sou nascida nesta cidade linda,mas o destino me trouxe para são paulo vivo aqui há muitos anos e como tenho minha mãe aí sempre que possível vou visitá-la,inclusive vou em outubro visitá-la.pretendo passar alguns dias nessa cidade maravilhosa.
Por: maria das neves arraz bispo

eu sai de parnamirim,mas Parnamirim nao saiu de mim.te amo velho parna
Por: etiene angelim

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Parnamirim
Fundação:
1938
Altitude:
392m
População:
18.501 habitantes
Área:
2.598,5km²
Densidade Demográfica:
7,12hab/km²
CEP:
56163-000

Envie seu comentário sobre Parnamirim

banner