Paquevira

Paquevira-PE
banner

Bem-vindo a Paquevira!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Paquevira, fotos, informaes, os principais hotis de Paquevira, alm de outros servios que vo desde a locao de veculos at guias tursticos. Tudo para voc planejar a sua viagem!

Informaes de Paquevira

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE


Gentílico


Significado do Nome


Aniversário da Cidade


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Tranquilidade é o que não falta no distrito de Paquevira.

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste, Microrregião de Garanhuns. 

Limites

Ao norte com Lajedo e Jurema, ao sul com Palmeirina, a leste com Quipapá e estado de Alagoas e a oeste com Calçado e Angelim. 

Acesso Rodoviário

PE-117, BR-104, PE-126 e BR-101. 

Distâncias:

Da Capital:

210 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

E. F. Sul de Pernambuco (1894-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
PAQUEVIRA (antiga GLICÉRIO)
Município de Paquevira, PE
Linha Sul - km 214 (1960) - PE-3090
Inauguração: 13.05.1894
Uso atual: em pé; uso indeterminado - com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Glicério foi inaugurada em 1894. Foi aberta, aparentemente, para ser o entroncamento da E. F. Sul de Pernambuco, que no mesmo ano ligou a antiga E. F. Recife ao São Francisco à E. F. Central de Alagoas. Mais tarde (anos 1940) passou a chamar-se Paquevira. Com isso, o trecho de Paquevira a Garanhuns tornou-se um pequeno ramal que jamais foi prolongado, e Paquevira ficava no ponto de bifurcação das linhas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANHOTINHO - DISTRITO DE PAQUEVIRA

E-mail:

Telefones: (87) 3781 1144 / 1136

Sites: http://www.canhotinho.pe.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentrios de Paquevira

SOU NATURAL DE QUIPAP ,HOJE MORO EM SO PAULO MAIS AMO ESSA TERRA ,ONDE MOROU MEUS AVS,Z DO BODE, DONA ALZIRA,MEUS TIOS PAINE,DEDA,DINAURA E MINHA ME MINININHA. ABRAOS A TODOS DA.
Por: VALDEMIR SALES

um ovo ... mais lindo por demais e aconchegante e tem uma personalidade chamado z baraqueiro q por sinal meu v q amo .. vale a pena ver a cidade e conheer meu v tbem . jah fui .
Por: adriano ribeiro

ao navegar neste site, descobri estas de Paquevira e recordei alguns dias da minha infancia, foi neste lugarejo que meu velho ficou conecido como DR LICURGO, era o dono da nica farmaciazinha do lugarejo, extraia dentes, fazia moldes de dentadura, fazia PONTOS de cirurgia, enfim, era o Doutor do lugar, face a escasses deste profissional, at que por fora da crise teve que deixar tudo para traz para no morrer tambm a mingua, quando a RFFSA abondononou os trilhos desta estao de Trens, o lugar acabou, que Deus possa abenoar os governates de Pernambuco e de Canhotinho para que possam cuidar deste POVO to sofrido.
Por: JOO NETO

eu moro em paquevira no nessa rua pabens. meu nome;erinaldooo
Por: erinaldo

eu conheo e gosto muito ,a festa de sao sebastiao otima
Por: nadjacristina

nasci em paquevira em 1949 esai com 13 anos,pois meu pai manoel luiz da silva ferroviario foi removido para palmares . voltei a paquevira para rever meu lugar de nascimento agora em novembro 2010fiquei muito feliz de rever meus amigos de infancia , como fia, pageu , nena. tenho muita saudade dos que ja se foram e nao vou mais velos um abraco para todos! amo voces!vera
Por: vera lucia pereira da silva

NOSSA K EMOO!VER AS FOTOS DESTE LUGAREJO ONDE NASCI EM 02/10/1980 J FAZEM DEZ ANOS K NO VOU AT L.MAS AGORA AT O FINAL DE JANEIRO VOU MATAR AS SAUDADES E RELEMBRAR MEU PASSADO.MIM AGUARDEM T CHEGANDO.BJS A TODOS
Por: klssia

bem, paquevira o que eu posso dizer, simplismente um lugar maravilhoso, apesar de ainda muito rudimentar. amooooo muuuuito meu lugarzinho!!!!
Por: alice viana

PAQUEVIRA, AMO ESTA LOCALIDADE FOI ONDE CONHECI MINHA ESPOSA AT HOJE EST DO MEU LADO 22 ANOS JUNTOS COMO PODERIA ESQUECER UM LUGAR ABENOADO POR DEUS , JAMAIS SOU RAMINHO FILHO DE SEU NIVALDO MOREI MUITOS ANSO NA USINA GUA BRANCA MINHA SOGRA SE CHAMA ROSA MARIA E MEU FINADO SOGRO JOS RUFINO UM FORTE ABRAO A TODOS DE PAQUEVIRA .
Por: JOS RAMOS OU RAMINHO

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Paquevira

Envie seu comentrio sobre Paquevira

banner