Palmares

Palmares-PE
banner

Bem-vindo a Palmares!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Palmares e muitas outras opções de hospedagem na cidade Palmares. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Palmares.

A cidade de Palmares, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1873. A localidade está em uma altitude de 108m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 55.836 habitantes. A área total de Palmares é de 376,2km², e sua densidade demográfica é de 148,42hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Palmares-PE é 55540-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Palmares

Roteiros do Brasil

Região Mata Sul

 Capital do Açúcar, Terra dos Poetas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Palmares é uma das cidades mais tradicionais de Pernambuco. O seu nome recorda o Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas, que, no começo do século passado, se constituiu em República Independente, sob a denominação de República dos Palmares. Com a chegada dos trilhos da estrada de ferro sul de Pernambuco, em 1862, a população cresceu consideravelmente. Tendo em vista a posição privilegiada da cidade, a estrada de ferro instalou no local o escritório central da administração, oficinas, almoxarifados e armazéns, tornando Palmares o centro comercial da região. Palmares foi elevado à categoria de cidade pela Lei provincial nº 1.093, em 24 de maio de 1873, desmembrando-se do município de Água Preta. Administrativamente, Palmares está constituído pelos distritos sede e Santo Antônio dos Palmares e pelo povoado de Usina Serro Azul. Anualmente, no dia 09 de junho Palmares comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

Seu nome é também uma homenagem ao Quilombo dos Palmares, que se instalou na região durante muito tempo.

Aniversário da Cidade

09 de junho

Gentílico

palmarense

População

59.813 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Terra dos Poetas. É assim que Palmares ficou conhecida por ter sido berço de grandes poetas. Entre eles destacam-se Ascenso Ferreira e Hermilo Borba Filho.
Palmares tem muita história para contar. Além de grandes poetas, o município possui o primeiro teatro a funcionar no interior de Pernambuco e o terceiro mais antigo do Estado, além de abrigar a primeira loja maçônica de Pernambuco.

Clima 

Mesotérmico, sempre úmido, com verões quentes.

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional. 

Limites

Ao norte com Bonito, ao sul com Xexéu, a leste com Joaquim Nabuco e Água Preta e a oeste com Catende. 

Acesso Rodoviário

BR-101. 

Distâncias:

Da Capital:

125 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

Além da carga histórica da cidade, há também um lado mais bucólico. Existem vários atrativos naturais para os visitantes. O município é cercado por muitas águas. Ideal para quem deseja relaxar e tomar banhos de cachoeiras e corredeiras. A Cachoeira da Barragem do Rio Camivô é perfeita para a prática de esportes radicais e para um passeio em família.

Cahoeiras

Outras opções são as cachoeiras do Caritó e Véu de Noiva. Para chegar lá, no entanto, é preciso muita disposição, já que o caminho é feito entre bambuzais e bananeiras. A Véu de Noiva possui três quedas, sendo a mais alta com 5 metros. A Corredeira do Oratório é formada pelas águas do Rio Una. Contam os moradores de Palmares, que o nome da corredeira foi dado porque os senhores de engenhos matavam seus inimigos às margens, dando-os permissão a uma última oração.

Estação Ferroviária

E. F. Recife ao São Francisco (1862-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
CFN (1996-2007)
PALMARES (antiga UNA)
Município de Palmares, PE
Linha Sul - km 125 (1960)   PE-3143
Inauguração: 30.11.1862
Uso atual: estação da CFN   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d  
 
Histórico da Linha: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A Estação: A estação de Una foi inaugurada em 1862. Una, nos meados do século 19, era uma simples povoação, que vivia na dependência do Engenho Trombeta. Em torno da estação ferroviária, montada à margem do rio Una, cresceu a povoação, a ponto de tornar-se maior do que a sede do próprio município e comarca - Água Preta (Estevão Pinto, História de uma estrada de ferro no Nordeste, 1949). Quando foi inaugurada, a estação era a terminal da chamada terceira secção da ferrovia, entregue juntamente com a segunda secção nesse dia. Era justamente o trecho da ferrovia do qual os ingleses detinham a concessão, até o encontro dos rios Una e Pirangi, perto de onde se sita a estação, que tomava o nome de um dos rios. Foi ponta de linha por 20 anos, o que certamente ajudou em seu crescimento. A partir dessa chegada a Una, a concessionária passou a discutir a construção do trecho seguinte, daí a demora em entregá-lo, o que acabou por favorecer a nova cidade. Mais tarde teve o nome alterado para Palmares, e separou-se de Água Preta como município autônomo. Foi uma das estações operacionais da CFN; porém, a linha está abandonada há anos no trecho entre Cabo e Alagoas... estará a estação mesmo operacional para a CFN?

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMARES

E-mail:

Telefones: (81) 3661-0695

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3662-2186

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Palmares

Sou natural de Palmares e não conheço a cidade gostaria de ter mais informaçoes, como devo proceder ?. Sds. Everaldo da Silva CAmpos
Por: EVERALDO DA SILVA CAMPOS

Boa noite, sou de Recife estou indo a cidade dos Palmares para trabalhar nos dias das eleições, entretanto gostaria de saber sobre os custos das pousadas mais barata que tem na localidade, a questão da violência e as agitações das políticas na cidade, como vai o andamento de outros setores que não consegui informar anterior.
Por: Iraquitan

oi bom dia a todos olha eu sou de palmares pe mais estou em são paulo a mais de 26 anos mais adoro aminha cidade um grande a braço a todos de palmare
Por: toninho / são paulo

TENHO FAMÍLIA EM PALMARES, ESTAVA GRAVIDA DE 5 MESES, QUANDO FUI A ULTIMA VEZ A PALMARES,TIVE PROBLEMAS E MINHA FILHA NASCEU AI, COM MUITO ORGULHO, AMO O POVO DAÍ!SAUDADES DE PALMARES, POVO HOSPITALEIRO, AMIGO, TRABALHADOR QUE NÃO DESISTE NUNCA
Por: jaqueline MELO lima

Boa tarde! Nasci no Estado de Alagoas mais cresci em Palmares, PE. Atualmente, resido em São Paulo, tenho familiares nesta cidade bacana, a qual passei minha infância e adolescência muito boas, estudei no Ginásio Municipal (não sei se o nome ainda é o mesmo) excelente. Tenho amigos aqui em São Paulo e sempre me perguntam sobre a minha cidade, pois gostariam muito de conhecê-la, devido a história de Quilombro dos Palmares. Na verdade, gostaria muito de que vocês, publicassem fotos grandes das principais localidades, inclusive da Mata Atlântica, se ainda existe aos arredores da cidade. Estou voltando para rever meus familiares e é claro, a minha cidade depois de 15 anos. Um forte abraço a todos Gerásimo A. de Moura
Por: Gerásimo Aquilino de Moura

morei na cidade de palmares por 16 amos.posso dizer que é uma bela cidade de se morar e visitar.ela tem bonitos lugares para passear,fazer varios tipos de atividades,nos hoteis fazendas é otimo para calvagar ao raiar do sol ou ao por do sol.visitem palmares,pois não vão se arrepender.
Por: aline marinho da silva

eu morei em palmares
Por: adrianofanzinha

Boa noite! Pessoal amo Palmares, nasci, cresci e vivi feliz por muito tempo nesse lugar. Lugar esse onde fiz uma longa agenda de amigos. Hoje morando em sampa a mais de 15 anos, não vejo a hora de poder passar um tempo em Palmares. Um forte abrço pra todos os amigos e parentes. + em especial meu grande amigo-irmão marcone(condeza) que Deus o tenho em um bom lugar. *tourinho esse que os escreve)
Por: antonio guilherme

ja morei em palmares e uma cidade maravilhosa meus familiares moran la estou em sao paulo e sempre que tenho ferias passo em palmares o meu luga que amo muito
Por: marilucia cordeiro dos santos

Palmares e ha Cidade mais linda têm tudo de bom Cachoeira rios pria pra mim e maravilhosa beijos eu amo Palmares.
Por: daniel

eu sou do ceará e trabalho em palmares e digo que uma das melhores cidades do brasil para viver e trabalhar e as sâo muito calorosas.
Por: carlos

ESTA CIDADE É MARAVILHOSA, VIVI TODA MINHA INFÂNCIA AI, ESTOU DISTANTE A 13 ANOS LOGO IREI FAZER UM VISITINHA AI , AI QUE SAIDADES DA MINHA TERRA....
Por: EVACHIALLE

Nasci e morei em Palmares por quinze anos em minhas lembranças tenho saudades dos Colégios Peter Pan, CNSL e Cenecista, da Praça Paulo Paranhos, do Carnaval, do Forrómares, dos passeios de bicicleta e da Igreja aos domingos e em especial da minha família e amigos.
Por: Maria Helena Ferreira

conheço muito , nascie em canhotinho, sai com os meus ,13 anos de palmare . foi umas da melhor fase da minha vida, com os 17 anos , voltei, e vim que cresceu muito, quando criança iamos no rio piraji eu e meus irmos,natanael, sandro e sandra ,iria. e o alexandre que era nosso amigo.beijos e abraços.te amo minha linda cidade.
Por: maria mirian da silva

palmares or minha linda cidade, seus horizonte e o vento que eu sintia no meu rosto de menina, linda encantadora , suas praças com belas flore rios e riachos que saudade que aperta o meu peito or tu es taõ formosa, quando me banhavs rrefrescava me do calor. saõ jose dos campos, saõ paulo.
Por: maria mirian da silva

ola, amigos ja morei nessa cidade linda palmares . mas hoge moro em goias . mais temos uma area , de lazer muito boa, la em cerrasu, ums banhos maravilhoso como o bonho veu da noiva.
Por: nilda

esta cidade e muito linda eu morei 14anos, e estou en sp a 24 anos estou voutando no dia 22/012/09
Por: Alberico G . MORAES

Nasci e morei ate os 15 anos mas parece que foi ontem, 45 anos que moro entre jaboatão e cabo mas minha Palmares está NO CORAÇÃO
Por: Edvaldo Vieira do Nascimento

sou palmarense com muito orgulho amo esta cidade e que paz de cristo esteja com todos palmarense!!!
Por: josino ferreira

adro a minha cidade palmares pe ass toninho sâo paulo
Por: toninho

Parabens p/lindas fotos da minha linda e amada Palmares.Sou filha natural desra cidade maravilhosa,por quem tenho muito orgulho de ser Palmarense,moro no rio de janeiro,mais estou sempre visitando sempre que posso,mil beijos a todos dai amo muito Palmares,sou ex aluna do meu amado ginasio por quem me orgulho muito em ter feito parte desta casa.mil beijosaté breve silvinha amo vcs.ssss
Por: silvinha cordeiro alves

sou de xexéu nasci em palmares gosto muito de palmares
Por: manoel

saudades, saudades de te, terra minha e amada. que faz pulsar mais forte meu coração ao lembrar-me de te e das alegrias que me deste em toda a minha infancia. eternamente te amareis. eternamente.
Por: eduardo santana (DUDU)

Minha querida Palmares.Tu tens a beleza das Aguas de Serro azul, és a terra dos poetas , princesa, Não princesa é pouco, ÈS a RAINHA DOS CANAVIAIS, ÈS canção da natureza Já dizia Silva Jardim,Ès TERRA de cultura e de grandeza, E tenho Total certeza que No Mundo não Há outra Igual a TI PALMARESSSSSSSSSSSSSS. TE AAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. Eu sou apaixonado e esse amor é tão grande ,estou apaixonado e só pensso em voce a todo instante. se eu pudesse e meu dinheiro desse não te deixaria um só instante . ai que sáudades dos teus forromares de antigamente, dos forromares dali de frente a Matriz de N>S>da Conceiçao. dos cantores palmarenses, Zé Rip, lulika, Zé linaldo ozi dos Palmares o Nosso Adotado China que Hoje É conhecido nacionale internacionalmente como (Santana)Parabens Palmares minha querida e amada cidade .
Por: Glauter Claudio n Mata

essa cidade e maravilhosa,nasci ai a mais de 25 anos q estou em sp,mais essa região é tudo de bom estarei ai logo.
Por: josue xavier de oliveira

adoraria conhecer,,me parece uma cidade linda! tenhe muita cultura,,e muitos lugares lindos!! i love you,,queria esta em palmares agora!
Por: vania

Terra maravilhosa palmares é um marco cultural uma cidade linda de se ver amo palmares a terra de acessso ferreira hemilho borba filho terra dos poetas.
Por: messias

essa cidade é linda d ++++++++++++++++ eu amoooooo palmres
Por: denis aurelio

nao tem coisa melhor do que tomar banho de cahoeira em palmares ou namorar na praça mauriti
Por: ana patricia wanderley

OLA PESSOA, NAO SOU PERNAMBUCA NA MAS ESSA ESSA CIDADE DEMIS...SOU MINEIRA MOREI EM PALMARES 1 ANO E MEIO, ADOREI..FIZ AMIZADES QUE EU ADOREI TBM...E AS PESSOAS QUE EU CONHEÇI BJUS PRA TODOS AI
Por: JULIANA BICALHO VARGAS

Morei nesta cidade durante muitos anos de minha vida,estudei no colegio Nossa Senhora de Lourdes.Hoje moro na cidade de Santos,litoral de Sao Paulo,a mais de 20(vinte anos),cidade que me recebeu tão bem.Hoje olhando as fotos da cidade,percebo e fico feliz em saber que palmares cresceu tanto...Parabéns Palmares!!!!Sinto muitas saudades...principalmente dos amigos que aí deixei.Qualquer dia desses aí eu apareco...Beijos a todos . Tânia
Por: Tânia Maria Ferreira Lopes

queria poder esta sempre nesse lugar,onde tive uma boa parte de minha vida.
Por: ivana vitoria

100% palmares d+ eu amo palmares é uma cidade muito legal e boa de se viver
Por: julia

nasci em palmares esto morando em são paulo se deus quizer em breve estarei ai
Por: edmilson de oliveira bra dão

belos campos. rio una um dia mergularei em te!!! outra vez. preservi-o
Por: messias

palmare e minha cidade amor palmare agua preta tia amor palmare er minha vida
Por: max eugenio da s. carolino

Sou da Usina Serro Azl, nascí no Hospital Menino Jesus em 1966. Estou em São Paulo desde 91, retornei de ferias de 20 dias 2001, n ão vejo a hora de poder voltar de uma vez para essa terra querida que Deus nos deu
Por: Natanael da Silva Barreto

nasci em palmares mais precisamente no engenho pinderaca que hoje não existe mais ,moro em brasilia a mais de 30 anos nas minhas ferias sempre vou a palmares cidade que amo, junto com seus engenhos ,os arruados,o rio una eo povo que é maravilhoso ,fiquei muito triste com as enchentes que destruiu a cidade .sei que com a ajuda de Deus este povo que é mais do que vencedor há de se erguer mais uma vez .bjos povo de palmares.bjos tia amara do engenho união.
Por: laudiene

eu amor palmares e uma cidade maraviloça pasaferia nesa cidade e muito gostouso
Por: jose roberio de luna

Sou de Palmares estou morando em Olinda,vim por causa da enchente,mas é a melhor cidade pra morar eu amo Palmares.
Por: VALDI LOPES DE ALMEIDA

de palmares conheço ha usina serro azul estive la nos anos 83 passando sexestafeira santa gostei muito ha pesar de ser um povoado um pouco bravo mais valeo apenas
Por: LENILTON COSTA DA SILVAl

Eu sou pernambucanoé palmarense de coração.nasci nesta cidade linda morei no bairro de santa luzia na rua antonieta miranda.sai dai com 17 anos de idade hoje moro em maringá no estado do paraná.estudei na escola santa luzia.participei de muitos desfile trabalhei na lanchonete da rodoviaria velha e tambem na livraria mercantil com o dr:Alfel conheci o o Dr:Antonio gago Dr:Portela e outros mais.Acinco anos atraz estive em palmares e relembrei de muitas coisas boas e revivi momentos lindos.Um abraço a todos palmarese que luta e torse por uma palmares melhor.....
Por: josé alves

Sou de Palmares-PE.. E pow gente... Eu Amo minha cidade ;D
Por: Victor Frazon

passei por Palmares em2007, oh cidade bonita lugares maravilhosos
Por: MARIA [email protected]

bom dia eu geovani pernabucano de joaquin nabuco mas mim criei em palmares sou filho de cicera ferreira uma grande mulher e uma grande mae que ainda residi nesta maravilhosa cidade deixo meu abraso a todos de palmares
Por: geovani ferreira da silva

Palmares, além de ser a terra dos poetas é também terra de gente ospitaleira e de uma culinária de sabor inesquecível , principalmente em época junina, visitem e comprovem.
Por: rejane

Sou filha da terra estou no Espirito Santo mas com saudades da minha terra, para visitar tem também o Colegio Nossa Senhora de Lurdes de onde tenho orgulho de ter estudado. Beijos a todos da minha cidade natal.
Por: Marciana da Silva

Doro!!!!!!!!! Palmares, a comida, o povo o lugar tudo de bom!!!!!! beijos Palmares.
Por: Verônica Laurêncio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Palmares
Fundação:
1873
Altitude:
108m
População:
55.836 habitantes
Área:
376,2km²
Densidade Demográfica:
148,42hab/km²
CEP:
55540-000

Envie seu comentário sobre Palmares

banner