Lagoa dos Gatos

Lagoa dos Gatos-PE
banner

Bem-vindo a Lagoa dos Gatos!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Lagoa dos Gatos, fotos, informações, os principais hotéis de Lagoa dos Gatos, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Lagoa dos Gatos, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1928. A localidade está em uma altitude de 464m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.600 habitantes. A área total de Lagoa dos Gatos é de 189,2km², e sua densidade demográfica é de 77,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lagoa dos Gatos-PE é 55450-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Lagoa dos Gatos

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No século XVIII, pelo ano de 1760, os colonizadores que pouco a pouco vinham enveredando pelo interior em busca de terras para fixar residência e explorar a agricultura e a criação, pisavam o solo que mais tarde se chamou Lagoa dos Gatos.
Até agora não se conta outro nome senão o do português José Fragoso de Albuquerque como primeiro elemento penetrador do solo da Lagoa dos Gatos. Foi ele, o testemunho insuspeito dos mais remotos habitantes, que em 1780 desbravou e fixou residência em Peri-Peri, onde fundou uma fazenda de criações, alargando seus domínios.

Significado do Nome

Segundo o testemunho dos antigos habitantes correm as mais variadas lendas sobre a origem do topônimo Lagoa dos Gatos. A primeira delas, aliás, a de mais fundamento, é contada da seguinte maneira: Nos fins do século XVIII, quando, em data incerta, o primeiro civilizado pisou o solo daquela região, coberta de grande e escura mata, o local onde se ergue hoje a cidade, era densa selva, existindo também pequena lagoa formada por uma nascente e alimentada pelas águas do riacho que lhe passava à direita. A belíssima lagoa, única área franqueada aos raios solares, tinha suas águas límpidas e doces protegidas por extenso lençol de junco e piripiri. Certo dia, um caboclo caçador deparou, casualmente, com uns gatos maracajás bebendo ali, sendo o fato relatado aos demais habitantes das proximidades que passaram a se utilizar da mencionada lagoa, que daí por diante ficou denominada Lagoa dos Gatos.

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

Gentílico

lagoagatense

População

15.615 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As atividades principais são: agricultura, pecuária e comércio.

Clima 

Quente e úmido

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste. Microrregião do Agreste Central.

Limites

Ao norte com Cupira, ao sul com São Benedito do Sul, a leste com Belém de Maria e Jaqueira e a oeste com Panelas.

Acesso Rodoviário

BR-104 através de 8 km pavimentados da PE-123

Distâncias:

Da Capital:

172 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Artesanato

Além dessas festas, outro destaque da cidade é o artesanato. As peças bordadas e de crochê são os principais artigos produzidos no local.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Lagoa dos Gatos é visitada por centenas de pessoas durante as festas de Carnaval e de São João, onde o grande destaque são as apresentações de grupos folclóricos do município.

 Dezembro

08 - Festa da Padroeira da cidade - N. Sra. da Conceição.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DOS GATOS

E-mail:

Telefones: (81) 3738-0000

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3848-1973

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Lagoa dos Gatos

morei 14 anos, minha mãe é filha natural da cidade.pretendendo levar até a mesma cursos profissionalizantes para mulheres de todas as idades.
Por: cristinna

Tenho uma gratidão especial por esta cidade , da qual eu nascí, me criei . EU ERA FELIZ E NÃO SABIA....Hoje moro no Rio de janeiro, mas o meu coração é LAGOAGATENCE. BEM VINDO 2009 Que Deus renove os frutos da união Da nossa nação e de todo ser humano Solidário e veterano regando a educação e a compreensão com o poder soberano Que no cotidiano multiplica a produção Fortifica a boa ação que vivifica o seu plano Ô Pai Divinal neste ano que se inicia Reforce a harmonia a doçura e a prudência Na convivência de quem pratica a teoria Da Paz que irradia nos frutos consciência Da paciência que revigora a alegria Com sabedoria energia e essência Um beijo no coração de todos e muito obrigada PALAVRA DOCE NUTRE A ALMA , ACALMA QUANDO ELA É PRATICADA E NÃO APENAS FALADA E ALGUÉM SÓ BATE PALMA POESIA DE MINHA AUTORIA
Por: Maria Aparecida de Souza

É com muitas saudades que lembro de Lagoa dos gatos,minhas férias na infancia eram com certeza em suas ladeiras e fontes de agua pura,quantas frutas doces e saborosas.É com certeza um paraíso natural
Por: Ane

é uma cidade linda calma com muitos pontos de turismo;cachueiras,bicas,fontes naturais e muito mais.Venha ver e deliciarse.
Por: edjair

eu adoro onde nascie pena q moro longe se eu podece iria uma vez por ano visitar a minha cidade.
Por: nascie em lagoa dos gatos tenho o maior orgulho

e que lagoa dos gatos e uma paz para mora o melho de lar tambei e a feira as sabado
Por: erivaldo heleno da silva

Ainda ñ conheço o municipio de jagoa dos gatos ñ , mas brevemente pretendo conhecer, tenho muita vontade de conhecer até por que meu namorado é daí, e concerteza logo logo estarei aí ,gostei das fotos do municipio e é mutio interessante , pra quem mora aí forte abraço de sua futura turista , bjs a todos e lá vamos noóósssssss
Por: Thamires Maria

lagoa dos gatos e uma cidade muito bonita de todas apates moro em recife mais ja trabalhei ai na construçao do floro da cidade tenho um filho nesta cidade muito lindo ele ta com 6anos moro nuito distante mais tenho muitas saudade dele
Por: abeni pacheco filho

Eu sou filho stacidade, mas não a conheço, pois a minha vontade é de visitá-la um dia, moro em São Paulo e meus pais moram em Maceió mas todas as vezes que vou a Maceió não dar tempo de ir nesta cidade natal, espero um dia poder visitar e visitar vocês também. um grande abraço a todos.
Por: Monteiro

Ôh cidade boaa adorooo.....muito tranquilaa e belaaa......amooooo
Por: Anna Clécia

AMO DE MAIS ESSA CIDADE FOI ONDE NASCI E ME CRIEI ADORO PASSA MINHAS FERIAS LA
Por: JOAO SEVERINO DA SILVA

Logoa dos Gatos tem áreas belíssimas que poderiam ser utilizadas como pontos turísticos como a mata dos Clemente e áreas próximas, com matas ciliares que para tanto, poderia ser preservada para manter espécies raras e/ou endêmicas para pesquisa e trabalho de conscientização dos moradores de tais áreas, sobre o perigo do desmatamento dosordenado no intuito de fazer carvão, vender a serrarias clandestinas ou mesmo para a criação de gado. A prefeitura dessa cidade, poderia pedir ajuda, ao Ibama e biólogos, ou mesmo, naturalistas que, com uma equipe multidisciplinar poderia fazer dessas áreas, uma fonte de renda para o Município e para a população local, sem precisar desmatar. A fauna e a flora preservadas, a natureza agradece e todos ganham. José Soares. Biólogo.
Por: José Soares da Silva Filho

LAGOA DOS GATOS É LINDA VALE APENA CURTI TUDO DE BOM QUE ELA PODE OFERECER:LINDAS PAISAGENS, COMIDAS TIPICAMENTE PERNABUCANA. EU AMO ESSA CIDADE!D+
Por: ANA CLAUDIA

bom dia ! eu estou muito feliz em fazer este comentario prque esta cidade e lindae precisa abri os braços para o turismo por isto conto com voçês para isto . atenciosamente irineu ricardo
Por: irineu ricardo da silva

essa cidade é mais que uma cidade e sim um paraiso para quem vive e quer conhecer
Por: claudiosilva

Eu nasci la ,e uma linda cidade,com varios lugares para passear,e muito calmo. muito gostoso... saudades...
Por: Roniere Cintia

ESSA CIDADE È LINDA, ADORO O CARNAVAL e AS FESTAS JUNINAS.
Por: aceli lima

cidade maravilhosa com muito verde,cachoeiras,bons passeios para desfrutar de suas ferias .visite-nos.
Por: monica dos santos silva

Lagoa dos gatos minha segunda cidade! pos todos os ano vou a lagoa pra curti o q e de melhor carnaval!!! muito bom.
Por: Anailson

nao conheço lagoa dos gatos mais gostaria muito de conhecer
Por: moises antonio da silva mendes

adoro lagoa dos gatos minha linda cidade adorooo o carnaval,as cachoeiras,obanho de açude e muito mais pricipalmente dos gatinhos de la...
Por: carla barbosa

sou nacida e griada em lagoa dos gatos a melhor cidade no em terior do pernanmbuco de ci viver o carnaval e muito bom sem fala nas outras festa q tem la quem for la garanto nunca mais se esquesse xau bjs fiquem com deus...
Por: laudiceia

eu amo lagoa dos gatos todo carnaval eu passo la e bom demais ...
Por: jailma franco de naiscimento

Tenho orgulho de ser Lagoagatense essa cidade pacata de clima gostoso um abraço à família Rocha e tdos conterrâneos. saudades guarulhos. um abraço do zé Davi a todos.
Por: Edivado rocha

ADORO ESSA CIDADE ,AS FESTAS SÂO ÒTIMAS.AS COMIDAS UMA DELICIA.
Por: aceli

Eu, ainda não conheço Lagoa dos gatos mais já ouvi falar muito bem por isso que estou pesquisando os principais pontos turisticos da cidade pois quero conhece-los pessoalmente mais acho que deveria ter mais fotos no site.
Por: Cleybyson cosmo

como posso ver mas fotos de lagoa dos gatos vcs tem que por mas fotos que uma cidaadizinha que eu gostao muito
Por: lucia

essa cidade loga dos gatos é a melhor q eu visitei no pernambuco e tem a melhor festa de canaval ñ tem comparação vlw
Por: andre

essa cidade loga dos gatos é a melhor q eu visitei no pernambuco e tem a melhor festa de canaval ñ tem comparação vlw
Por: andre

Gente Lagoa dos Gatos é liinda é uma cidade super tranquila e acolhedora e tem o melhor carnaval do interior de PE, frequento a cidade desde criança e não abro mão de visita-la pelo menos nos dias de festa que são sempre muito organizadas. Lagoa é tuuuuudo de BOM!!!
Por: Leny Lima

eu morei ai nessa cidade durante 8 anos faz 20anos que moro em são paulo mais nunca esqueci essa cidade maravilhosa vou passa minhas ferias ai em janeiro pra curti afesta do dia 20de janeiro um dia pretendo volta pra mora ai?
Por: joéliton bazilio da silva

Ninguém melhor do que eu para falar desta cidade singular que é minha doce e amada Lagoa dos Gatos, onde pude poetizá-la de uma forma inédita dedicando 100 poesias sobre a mesma, a qual puder expressar e inspirar-me nas belezas naturais, nas pessoas, nas ruas , nos pontos turísticos... Falar de Lagoa dos Gatos é mostrar seu lado humano, pacato, belo, climático... Lagoa dos Gatos é minha paixão!
Por: Edmilson Aquino

Já conheci várias cidades mais nenhuma tem a beleza, a calmaria, a hospitalidade como minha doce e amada Lagoa dos Gatos, e eu, que o diga, pois dediquei "100 poesias" inéditas para este pedaço de paraíso pernambucano. Um dia meu livro será lançado e vocês verão que Lagoa dos Gatos é uma fonte de inspiração!
Por: Edmilson Aquino

suo filho da terra estou planejando em vouta mais tenho qeu espar um pouco mais
Por: lobo

Falar desta esplêndida cidade Reforça a minha vontade de viver E aprender com garra e fidelidade Valo9rizar a qualidade que elevou o meu ser Ela me fez crescer com pureza e bondade Que reforça a qualidade que ajusta o meu ser... Nesta querida cidade eu tive o previlégio de desfrutar de uma infância de verdade.Tomando banho em rio cristalinos, pescando de balaio nas horas de laser. Andando a vontade, sem nada temer... Foi nesta cidade que aprendí a ser cidadâ honesta. Aprendí a trabalhar com respeito ao próximo, graças também aos meus pais. O MEU SAUDOSO PAI O SENHOR AMARO CATONHO, JAMAIS DEIXOU DE NOS PASSAR VALORES ÉTICOS E MORAIS.MINHA MÃEZONAQUERIDA, IDEM Emfim, tenho saudades das belas festas, onde eu dançava no coreto, na praça.no mercado e tudo era original e respeitoso. Tenho saudade da Serra das, Almas,dos Cassacos, das Montanhas fForidas e coloridas na primavera, dos caminhos floridos e do cheirinho de flores e de capim, dos calangos atravessando a estrada, do carro de boi que me dava carona no sítio de Lagoa dos Patos, quando eu ia estudar na rua, da minha turma do ginásio,, dos passeios, enfim de TUDO QUE ERA BOM, ASEM SOBERBA OU EGOISMO.
Por: Maria Aparecida de Souza

Eu nasci em Lagoa dos Gatos, e agora estou querendo voltar ao lugar que nasci para visitar.
Por: Valdelane

tenho orgulho de ter nascido nesta cidade faz anos q mudei hoje moro em alfenasm.g
Por: an lucia santos de paiva

a cidade de lagoa dos gatos e muito linda para passear morrar eu sou do sitio fragoso mais amo essa cidade .os sitio tem tudo que ha de bom rios muitos rios natureza boas festas sao joao ,carnaval nao tem melhor que curti em lagoa dos gatos estou em sao paulo mais nao esqueço dai maza
Por: maria jose da silva

Lagoa dos gatos é a cidade mas bonita do mundo.
Por: jose luiz da silva

LENBRO DA MINHA INFANCIA EM LAGOAS DOS GATOS CHUPANDO JABUTICABA EN CIMA DO PROPRIO JABUTICABEIRO BREVIMEMTE VOLTAREI AI UM ABRAÇO
Por: paulo severino da silva

Lugar lindo de pessoas acolhedoras e melhor carnaval do interior de pernambuco vem pra ca essa e a hora
Por: Everaldo da Silva Oliveira

tenho famíla nesta cidade maravilhosa as pessoas são ótimas, a comida deliciosa e é clara o clima é calma é tudo de bom 2011 estou ai de novo
Por: angela

lagoa dos gatos . e uma cidade muito maravilhoza .por ter pessoas muito educadas . e cipaticas . e naõ tem muita violencia. ie uma cidade que tem muitas picinas naturais . abraçaõ.
Por: jorginho de cupira .

Esta cidade é maravilhosa, nascí aqui a 45 anos atrás, vivo as cachoeiras, as trilhas de moto, as cavalgadas, o carnaval e as festas religiosas e profanas, não existe igual no mundo, o ponto chave de nossa cidade é a ospitalidade, parabésn minha Lagoa!
Por: Beto Morais

não sou de lagoa dos gatos nem de pernambuco, minhas avós são de lá e meu maior sonho é morar em lagoa dos gatos
Por: ingrid raiane

Eu amo essa cidade, acho simplesmente bela. Desde da minha infancia viajo para la com minha familia nas ferias ou feriados prolongados. Eu amo o jeito acolhedor das pessas e fico completamente extasiada com a vista da ciadade ao amanhecer a nebrina sobre os montes e encrivel.
Por: jaqueline maria

Esta é a minha cidade natal, sempre bela e esquecida pelos poderes públicos, este ano não temos festa de São João. Acorda secretaria de turismo.
Por: Rafael Tadeu Soares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lagoa dos Gatos
Fundação:
1928
Altitude:
464m
População:
14.600 habitantes
Área:
189,2km²
Densidade Demográfica:
77,17hab/km²
CEP:
55450-000

Envie seu comentário sobre Lagoa dos Gatos

banner