Jupi

Jupi-PE
banner

Bem-vindo a Jupi!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Jupi, fotos, informações, os principais hotéis de Jupi, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Jupi, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 782m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.575 habitantes. A área total de Jupi é de 151,2km², e sua densidade demográfica é de 76,55hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jupi-PE é 55395-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jupi

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nos meados do século XVI, fora o português Antônio Vieira de Melo, desterrado de Portugal por ordem da coroa para o Brasil, tendo desembarcado na Bahia o qual chegando a Salvador foi deportado pelo governo da época para o interior do Estado.
Iniciou sua penetração nas matas, depois de vários meses foi ter em taba de índios no Estado de Alagoas, onde hoje está localizada a cidade de União dos Palmares. Em pouco tempo conseguiu a simpatia e confiança tornando-se para o planalto de Garanhuns na Capitania de Pernambuco, cujo donatário na época era Duarte Coelho Pereira. Dali embrenhou-se nas matas vindo ter ao sopé de uma serra onde havia abundante água boa e bastante caça, onde elementos da mesma tribo de origem fizeram uma aldeia nas proximidades de uma fonte por eles denominada Olho Dágua de Yu-py, as malocas desta aldeia foram feitas e cobertas com folhas das palmeiras nativas do local que os índios denominaram de Ouricury.
Deste ponto, Antônio Vieira de Melo, resolveu ir à Bahia, pedindo ao chefe da tribo dois índios de sua confiança para seus companheiros de viagem. Lá chegando, foi bem recebido pelo governador da Bahia relatando ao mesmo todos os acontecimentos, em troca, solicitou o fornecimento de ferramentas e sementes para o cultivo da terra fértil do Olho Dágua de Yu-py.
Logo ao retornar iniciou a exploração da terra. Ainda ao chegar da mesma viagem, autorizado pelo governador e de acordo com o chefe da tribo, enviou quatro índios aos campos de oeiras no Piauí, de lá foram trazidas oito cabeças de gado, sendo seis fêmeas domesticadas.
Voltando à Bahia, a fim de prestar contas ao governador do que havia feito e resultados obtidos, desviou-se da rota traçada para viagem, tomando-se prisioneiro com seus companheiros de uma tribo canibal, sendo todos amarrados, estando à fogueira acesa onde seria ele e seus companheiros assados vivos. Antônio Vieira de Melo recorreu-se à Virgem Santíssima do Rosário, prometendo que se fosse salvo com seus companheiros, buscaria a sua imagem em Portugal e com os índios erigia uma capela em sua honra na localidade Olho Dágua de Yu-py, cingindo sua fronte com uma coroa de ouro maciço.
São e salvo, Antônio Vieira de Melo, cumpriu sua promessa trazendo a imagem que ficou sendo venerada em JUPI. Por Carta Régia de 1632, foi prescrita sua deportação, voltando a Portugal, trouxe para Jupi, sua família e o direito de posse as terras que cultiva, donde desmembrou o patrimônio de Nossa Senhora do Rosário, ficando dirigindo os distinos da área por muitos anos.
Seus restos mortais foram sepultados na antiga capela de Nossa Senhora do Rosário, que fora edificado no centro da Praça atual de Nossa Senhora do Rosário, tendo em frente dos mesmos dois pés de palmeiras Ouricury, plantados pelos índios e ainda entre eles um alto cruzeiro de madeira trabalhada pelos índios sob um pedestal de pedras rústicas locais.
Nos princípios do presente século ainda existia em mãos o Tenente Eduardo José de Melo, natural de Canhotinho e bisneto de Antônio Vieira de Melo, papéis onde estava traçado a cismaria doada pelo rei de Portugal a Antônio Vieira de Melo. Os índios entre outros presentes, doaram a Antônio Vieira de Melo uma belíssima jarra que a anos passados esteve na posse de Da. Constancia Paiva de Melo descendente direta de Antônio Vieira de Melo.
Como povoado, pertenceu a cismaria administrativa do município de Brejo da Madre de Deus, na categoria de distrito passou a pertencer ao município de São Bento do Una, depois para o município de Canhotinho, a seguir para o município de Palmeirina e por último para o município de Angelim.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de Março

Gentílico

jupiense

População

13.709 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Principal atividade econômica: Agricultura

Clima 

tropical chuvoso, com verão seco

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste, Microrregião de Garanhuns.

Limites

Ao norte com São Bento do Una, ao sul com São João e Angelim, a leste com Calçado e a oeste com Jucati.

Acesso Rodoviário

BR-423 e BR-237 via São Caetano.

Distâncias:

Da Capital:

203 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

O Artesanato

Os moradores ocupam o tempo em atividades em crochê, cerâmica e trançados com cipó. As peças variam entre caçuás, que são usados no dorso dos animais para transportar produtos agrícolas, até utensílios e vestuários como chapéus e bolsas.

Cachoeira da Pedra

Além disso, a cidade apresenta belas paisagens para quem quer aproveitar o verde, como a Cachoeria da Pedra. É freqüentada normalmente pelos moradores da região, principalmente nos finais de semana.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- As festas populares também movimentam a população local. As de mais destaque são o São João e São Pedro, com muito forró e comidas típicas à base de milho, e o Carnaval com apresentação de grupos folclóricos.

 Março

– Festa de Emancipação

 Maio

– Festa do Povoado Santa Rita

 Junho

– Festas Juninas

 Agosto

A Semana do Folclore em Jupi é uma das mais animadas do estado. A festa mobiliza por cinco dias maracatus, caboclinhos, cavalos marinhos entre outras manifestações. A cidade recebe grupos de várias partes do Estado, que se apresentam na praça principal de Jupi. 

 Outubro

– Festa da Padroeira Nossa Senhora Do Rosário.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA:MUNICIPAL DE JUPI

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3779-1464

Sites: http://www.jupi.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Jupi

já morei na comunidade da raposa no munícipio de jupu onde passei bons momentos nessa cidade pequena e acolhedora.Estou com muitas saudades pois ai é muito bom bjssssssssssss Elisaneeeeeee
Por: Elisane

pa\ssei os melhores momentos d minha vida em jupi sinto saudades de zefinha,duda,eli,romualdo,dema marinho e agradeço a nene padeiro,meupai por ter me criado neste lugar maravilhoso.
Por: eliane sepulveda

Eu amo esta linda cidade pois foi lá que nasci e lá quero morre, por que diante das dificuldades que se encontra lá, mesmo é possivel da a volta por cima e isso é tudo.
Por: Adegilson Severo da Silva

amo minha terra.saõ paulo e a cidade que eu me realizei mas amo meujupi
Por: izaias manoel da silva

Jupi é muito importnte para mim, bem como para minha família. Morei lá durante 15 anos e já faz 22 anos que saí de lá. Hoje moro em Tuparetama e Ingazeira, Sertão do Estado, mas Jupi jamais saiu de minha consideração. Sou feliz por ter sido jupiense ainda no tempo de Padre Bezerra, lá onde ainda fui sacristão ao lado de Nelson, Valdemar, Geraldo e Padrinho Elias de Epitácio. Quantas saudades dos meus velhos amigos e da minha inesquecível escola Napoleão Teixeira Lima, onde mora no meu coração. Qualquer dia desses, estarei aí visitando para matar a saudade e rever as reminisceñcias de um tempo de ouro que lá vivi. Parabéns aos que fazem Jupi. Saudades de Vavá Protásio, Oscar Salgueiro, Barnabé Lucas, Ivalmir de Ivo, filhos de Neneu Viana, Davino da Serraria e tantos outros que nunca esqueço... Sou Emílio de João do Foto, e envio mil abraços a todos os jupienses. Jupi, você é mesmo abençoada por Nossa Senhora do Rosário. Deus te proteja sempre cada vez mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: EMILIO VIEIRA BRAGA

linda cidade gostei muito gostaria de viajar ate jupi e curtir um pouco das maravilhas de la
Por: JOSE GERIVALDO SILVESTRE DE BRITO

jupi é muito legal eu vou pra direto e mul pai guase doto dia ele é caminhoneiri
Por: allan

nao conheço mas tenho vontade de conher brevemente
Por: tinha

jupi é uma cidade maravilhosa do agraste pernambucano, tudo de bom , e muita mulher bonita, terra de gente boa, etá porque eu sou dessa cidade , só que estou fora há mais de 27 anos. vicente-são paulo capital um grande abraço a todos jupiense
Por: vicente

amo jupi minha cide natal,voltarei para visitae todos vcs
Por: quiteria adriana da silva

Amo esta cidade estou em Sao Paulo a muito tempo mas nao esqueco Jupi, ainda vou embora pra Jupi
Por: Mauricio Muniz Silva

eu acho uma cidade boa de clima bom principalmente as festas.
Por: Raíssa Poliane

Adooro essa cidaade.Moro akii e morro akii em JUPI adooro
Por: millena fernandes barros de oliveira.

Eu amo Jupi!! É uma cidade calma, tranquila. Na Praça do Rosário, no cair do dia, os passarinhos cantam sem parar nas árvores. Também pode pegar um ônibus para Garanhuns, Caruaru, Olinda... E o preço é R$1,00 a passagem (acho). Visitem essa cidade e também visitem a feira no fim de semana.
Por: Bruno Alves

amo este lugar, aqui ha paz amor e muita alegria.
Por: gilka Oliviera

Cidade maravilhosa. Tem sua próprias características e aconchego de seus habitantes. Nunca deixem de passar por lá.
Por: vanda

Jupi minha Jupi, te amo de paixão. Voutarei em breve... Bjos!!!!!!!!!
Por: Marlene de Dedé Doceiro

que saudade de minha cidade há 31 anos estou distante de jupi as vezes choro com muitas saudades desta maravilhosa cidade profº Gerson Paulino Matias eu moro aqui em são paulo (11) 43557150 residencia
Por: Gerson Paulino Matias

daqui mais uns 06 anos quando me aposentar como professor quero ir novamente morar ai em jupi minha querida cidade onde moram meus irmãos e meu pai sou conhado de chupetinha profº Gerson obrigado(11) 43557150
Por: geson paulino matias

olha fui pra jupi e me apaixonei!as pessoas dai sao uns amores me acolheram muito bem,sou mineira e fui atras do meu amor q é dai mas infelismente tive q voltar mas amei jupi o cidade linda!logo logo vou voltar e quem sabe um dia fico por ai de vez! um abraço a todos ai e parabéns pela cidade maravilhosa!
Por: pamela cristina

Minha cidade maravilhosa, amo d+++ essa terrinha por isso não saio daqui nunca.....
Por: rayane santos

oi! sou de jucati, moro em diadema,sp mas parte da minha infância passei aì em jupi. minha amada tia,jasmelina bezerra morava na rua da br (na época era esse o nome da rua). tenho muitas e boas lembranças da cidade... por favor. postem mais fotos além dessas tão poucas!!!... mande-me umas via email.abraços aos jupienses.
Por: elenite

sou natural dessa cidade linda + moro a 8 anos fora, tenho vontade de vouta que saber um dia, amo jupi, um abraço a todos, em expersial meus pais, joao paraiba...parabens jupiiiii....
Por: antonio carlos (cal)

Oi, moro em São Paulo, e me casei com um homem de Jupi, já fui aí várias vezes e sempre que posso estou aí. Adoro a festa de aniversário da cidade em Outubro. Esse ano tô aí!!!! Bjusss
Por: Mari de Andrade

jupi cidade historica,morei no sitio fama fiz varios paseios em jupi, hoje faz 25 anos que moro em São Paulo, sinto muita saudade de jupi faço planos , para fazer um belo passeio por aí. São Paulo. 17 Agosto 2010. um abraço...
Por: Paulo José de Sousa

sou de guarulhos sp e tivi a oportunidade de conhecer minha sogra mora a i e gostei muito da cidade e de toda rececepisao
Por: cidao

sou cidadão jupiense, fiz meu processo academico, fundamental e médio nas escolas:municipal e estadual, hoje porém moro no estado do Ceará, mais precisamente na cidade de Campos Sales! minha familia, a maioria é do sitio Raposa! quero parabenizar a Jupi pelo crescimento em muitos aspectos, favorescendo assim bem estar para seus habitantes, parabenizar exelentíssima Prefeita que mesmo não estando presente, soube do bom dsempenho da mesma! nas minhas próximas férias, estarei passando por esta cidade querida!!!
Por: junior ferreira

Jupi é tudo de perfeito! o povo é maravilhoso, as festas são otimas, uma cidade acolhedora, venha visitar!!!!
Por: Ivani Ferreira da silva

jupi é d+ cada gatinho.....as fstas nem se fala................................
Por: josevane

jupi cidade linda e maravilhosa,cidade da minha vida! que amo de coração passei toda minha adolescencia ai hoje moro em recife mas toda semana tô ai sempre tenho saudades dos amigos é de jupi pois cidade melhor não ha! muitas saudades da minha familia em especial dos meus pais que são tudo pra mim! abraços á todos que amam jupi vamos fazer dessa cidade uma cidade cada vez melhor.
Por: robson silvestre

Tenho muita vontade de conhecer jupi, tenho a certeza que ainda irei visitá-la. Um beijo a todos dessa pequena e linda terra.
Por: lilia raquel

. Eu nasci ai + eu moro em guarulhos mas sempre estou indo ai tenho uma casa em jupi e pretento morar lá pois é a melhor cidade que eu acho ! GUARULHOS e JUPI o melhor BY: DUDA .
Por: Eduarda Gislaine demelo

moro no enterior de sao paulo, mas sou dai tinhamoos um sitio ai proximo , vendemos mas tenho muita saudades dai. um dia ainda volto
Por: ANTONIO C DE LIMA

eu, nascido nessa cidade quero dixar regidistro sobre o olho dagua do periperi que tanto abasteceu esse povo, hoje longe de minhas raizes ainda sinto falta delas
Por: jose maria soares da silva

que saudade da mimha jupi nascei mesta cedade morro em sp a mais de 20 anos mais sinto muitas saudades porque esta cedade esta no meu coraçao
Por: lucia da silva

sou natural da cidade de jupi faz alguns anos que deixei minha terra natal tenho muita saudade espero um dia rever todos da minha cidade
Por: olivia maria da silva

essa cidade e muita bonita para turismo, e tambem muito calma ate demais, eu gostaria de mara numa cidade assim bem tranquila, sempre gostei de jupi.
Por: cicero barbosa leite

ja suo de jupi, esso e verdade so tem coisas boas.
Por: iara salvador protasio

Jupi terra de todos... Igual não existe. Terra encantadora, as pessoas que aqui passaram deixaram marcas, e as que estão fazem a alegria que contagiam a multidão.
Por: Adegilson Severo

Sinto imensa saudade de Jupi. Principalmente das minas primas que não as vejo a muitos anos. Quero aproveitar para mandar um abraço para as seguintes pessoas: Dandô, Quiterinha,Socorro Martha,Anunciada,Zito. Quero dizer que se for da vontade Deus quem sabe findarei meus dias aí, nesta cidade. Beijão.
Por: Fátima Souza

morei nessa cidade por 23 anos,faz 02 anos que estou fora,mais de coração partido tive que deixar Jupi para procurar mehoria d vida fora,mais vivi os melhores momentos da minha vida conquistei os melhores amigos,Jupi realmente e uma cidade muito bonita e acolhedora pena que não oferece emprego...sinto muita saudade da minha terrinha mais sempre que posso visito,meus pais graças a Deus permanecem nessa cidade maravilhosa...abraço a todos os Jupiensses...
Por: JOSENI ALVES DA SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jupi
Fundação:
1958
Altitude:
782m
População:
11.575 habitantes
Área:
151,2km²
Densidade Demográfica:
76,55hab/km²
CEP:
55395-000

Envie seu comentário sobre Jupi