Joaquim Nabuco

Joaquim Nabuco-PE
banner

Bem-vindo a Joaquim Nabuco!

banner

Comece planejando a sua viagem para Joaquim Nabuco utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Joaquim Nabuco e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Joaquim Nabuco.

A cidade de Joaquim Nabuco, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 152m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.626 habitantes. A área total de Joaquim Nabuco é de 115,6km², e sua densidade demográfica é de 117,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Joaquim Nabuco-PE é 55535-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Joaquim Nabuco

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A Lei estadual de nº 1.818, de 29 de Dezembro de 1953, criou o município de Joaquim Nabuco e elevou a sua sede à categoria de cidade, com sua instalação em 04 de junho de 1954.
Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Usina Pumati, Arruado e Baixada da Areia.
O padroeiro da cidade é São José.

Gentílico

Nabuquense

Significado do Nome

A origem do seu nome vem da antiga estação férrea de Água Preta, que se chamava Joaquim Nabuco.

Aniversário da Cidade

04 de Junho

População

15.774 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A atividade econômica predominante é a agroindústria açucareira. Na agricultura, prevalecem a cana-de-açúcar, mandioca, banana e maracujá. Na pecuária sobressaem o rebanho bovino e as aves.

Clima 

Tropical chuvoso com

Temperatura Média

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional.

Limites

Ao norte com Bonito e Cortês, ao sul com Água Preta e Palmares, a leste com Água Preta e Ribeirão e a oeste com Palmares.

Acesso Rodoviário

BR-101 (via Ribeirão).

Distâncias:

Da Capital:

120 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Pontos Turísticos

Outro ponto que não deve faltar no roteiro de que vai à cidade é um passeio pelas Barragens do Engenho Pumatizinho e do Engenho Bom Gosto. Na parte urbana da cidade, o destaque turístico está no antigo prédio da rede ferroviária, tombado como Patrimônio Histórico Municipal.

O Artesanato

Desenvolve trabalhos em madeira (talhas), tricô, crochê e ponto de cruz.

Estação Ferroviária

E. F. Recife ao São Francisco (1862-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) 
JOAQUIM NABUCO
Município de Joaquim Nabuco, PE
Linha Sul - km 118 (1960)   PE-3276
Inauguração: 07.06.1862
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A Estação: A estação de Água Preta foi inaugurada em 1862. Com o desenvolvimento da região da estação, afastada do centro da vila, a estação e a cidade tiveram o nome alterado para Joaquim Nabuco, que tornou-se município autônomo, separando-se de Água Preta, tal como aconteceu com Palmares. O prédio ainda existe e é tombado pelo município. Não sei a atual situação da estação.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O folclore se destaca no período junino com as quadrilhas matutas e pastoril. O São João é a festa de maior destaque na região, com concursos de quadrilhas e de ruas mais bem decoradas.

 Março

19 - Festa do padroeiro São José, também movimenta bastante o município.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM NABUCO

E-mail:

Telefones: (81) 3682-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estacoesferroviarias.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Joaquim Nabuco

Meus amigos, sou nascido em Joaquim Nabuco e não conheço ninguém da minha familia daí, meu pai era natural desta cidade cujo nome era José Francisco da Silva o qual a mais de 20 anos não tenho nenhum tipo de contato, não sei onde se encontra, talvez esteja aí em Joaquim e minha mãe Mariza Martins Ferreira é Falecida. Hoje estou precisando da minha certidão de nascimento atualizada,e não tenho como ir até aí. Eu ficaria muito agradecido se alguém pudesse me ajudar a encontrar notícias dos meus familiares, bem como estar enviando minha certidão de nascimento. Atualmente moro em Siqueira Campos-PR com meus tios por parte de mãe tenho 27anos. Por favor entre em contato. Email: [email protected] Tel: 99281390
Por: Jandson Francisco da Silva

gostei de joaquim nabuco é a cidade melhor da mata sul
Por: marcondes

ja morrei na cidade. adorro esta cidade minha familha mora nela quando posso vou visitar. moro em são paulo a 20 anos mas amo essa cidade, mas nasci e me criei ai até os 18 anos, mas faz 8anos que não não voltei. mas este ano eu vou se deus quiser.
Por: isabel queteria da silva

sou filho desta cidade minha mae mora no bairro cuiba e toda minha familia. o nome dela e zelia . mae da cristina e do roberval do gilberto .lembramcas atodos .e uma boa cidade pretendo ir este ano se Deus quizer.tchau.
Por: antonio soares pereira filho

sou filho desta cidade moro em itapevi na grande Sp . faz 13 anos que eu estou aqui mas nao me esqueco. me lembro dos amigos e da minha familia. joaquim nabuco e uma cidade pacata porem acolhedora eboa de morar . lembrancas aminhamae e meus irmaos. visite joaquim nabuco v .nao vai se arrepender ela tem um queijo saboroso. farinha de mandioca quebradinha muito boa etc. tchau.
Por: antonio soares pereira filho

ja morei em joaquim nabuco tenho muita saudades dai pois ja faz oito anos que eu estou longe dai
Por: edvaldo

a minha sogra mora em joaquim nabuco eu gosto muito desta cidade,dos seus hábitos depois do almoço a cidade pará todo mundo vai dormir,e tudo que se tem para comprar ou fazer tem que ir em palmares
Por: eliana leao

meu é j.f. eu sair de joaquim nabuco 1986 e não voltei maIs foi nascido e criado no eng. solião e hoje vendo as fotos da cidade fiquei muito em precionado como estar linda esta cidade parabens a saudade é grande um a braço a todos conterranio sair de lar para morar em SP. hoje moro em MG.cd. tres cora~çoes
Por: jose francisco

Joaquim Nabuco Terra tão formosa que vive sempre em franca evolução so pelo nome é terra grandiosa.. que saudade.... [email protected]
Por: Mario Gomes de Lima

meu comentário é q sinto muito orgulho de ser de lá mesmo não conhecendo esta linda cidade.
Por: maria josé cabral da silva

esta cidade mora em meu coraçao ,nasce nesta cidade no ano de 1958 ,filho de manoel acioly cavalcante
Por: jose acioly

sou filho dessa pacata cidade, ela têm um dos melhores blocos carnavalesco da região e tenho muitos amigos seria até injusto não enviar um grande abraço ao zequias sobral
Por: andilo miranda da silva

para bens joaquim naqbuco sair desta cidade em 1986 e não voltei más só mato a saudade pela internet. foi nascido e criado no eng. solidão estudei no colegio tenho amigos e parentes más a saudade é muita hoje moro em MG.cidade Tres corações um a braço a todos
Por: jose francisco

A cidade de joaquim Nabuco é uma cidade que tenha uma História belissima,além de ter um patrono com o nível do grande abolucionista Joaquim Nabuco.por isso que é importante que todos municipis conheça a história do nosso municipio.Onde nesse ano de 2010 completa 56 anos de história assim passando de preguiça a cidade.
Por: girlania gabriella

Em alguns engenhos vizinhos exixtem cachueiras. Também há um bar e restaurante chamado redondinho, que na verdade é retangular, essa dentre outras características dão o apelido a cidade de "Cidade das curiosidades. "Baixa da areia é bem no alto". etc.
Por: silas santana do nascimento

Bom dia meu amigos, morei por muito tempo nesta cidade. Para ser mais direto, morei na rua da aurora, onde minha mâe e meu construiram eles mesmos a as nossas casas que não foi só uma ou duas. Tenho ótimas lembranças desta cidade. Ps. Morei ai na época em que seu Ademar era o prefeito. Entre as decadas de 60 e 70. Um abraço a todos que residem nesta linda cidade.
Por: Elielson

Sou filho desta cidade, nasci em 1963 na "casa velha" saindo de Joaquim Nabuco para colombo...rsrsrs,nossa faz tempo,, hj moro interior de SP, sai dai com 8 anos, nunca mais voltei, q saudade. Mt bom ver essas foto, a estação... o calcadão onde tinha a feira... na época íamos na Assembleia de Deus da Rua da Aurora, e moravamos na Rua de S.José, 323. Qta saudades... abraços.
Por: Elias Manoel da Silva

a cidade de Joaquim Nabuco é um dos únicos lugares do mundo onde o povo é tão animado assim! eu morei na rua "Manoel José da Costa Filho" sempre gostei dessa cidade é uma cidade muito boa de morar, eu morei aí desde que nasci até o ano de 2007 e hoje moro na cidade de "Ribeirão Preto estado de São Paulo" Um grande abraço para todos!
Por: Anderson Tiago

oi meu nome é roderik conhecido na minha amada cidade joaquim nabuco por deri sai da minha cidade em 2001 hoje moro em propriá/se onde guarda munipal vivo com minha esposa franciele e meus filhos victor e sara tenho muitas saldades da minha amada cidade da ponte ferro dos meus grandes e insubistituiveis amigos e compadres serginho filho do saldoso josé de sousa, prof max filho de dona neuza,meu primo jeni kelli,minha tia rita esposa de amaro benedito e muitos grandes amigos se alguen ver essa postagen fassam com que meus amigos saibam que espero contato e noticias da minha amada cidade meu email é [email protected] em breve irei visitar meus amigos e minha cidade tomar aquela cerveja gelada no bar oredondinho no bar do dudu tchal
Por: cicero roderik (Deri)

oi galera sou paulistano mas morei 9 anos nessa cidade naravilhosa otima para morar e para curtir as exelentes festas gostaria de ver fotos dos bares e das belas moradoras da cidade . Voces estao de parabens .
Por: sandro

Eu acho joaquim uma cidade muito legal totalmente diferente de outras por exemplo minha familia e da usina pumaty e eu estou trabalhando no goias as cidades daqui e totalmente diferente de joaquim nabuco .aqui as cidade e muito parada .nao vejo a hora de chegar dezembro pra mim ir pra pernambuco e aproveitar as minhas ferias em joaquim nabuco .ver meus amigos esse e meu comentario sobre joaquim nabuco bjs e ate dezembro
Por: Marcio felipe

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Joaquim Nabuco
Fundação:
1953
Altitude:
152m
População:
13.626 habitantes
Área:
115,6km²
Densidade Demográfica:
117,87hab/km²
CEP:
55535-000

Envie seu comentário sobre Joaquim Nabuco