Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes-PE
banner

Bem-vindo a Jaboatão dos Guararapes!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Jaboatão dos Guararapes, informações atualizadas sobre a cidade Jaboatão dos Guararapes, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Jaboatão dos Guararapes.

Informações de Jaboatão dos Guararapes

Roteiros do Brasil

Roteiro: História e Mar

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Localizada em uma posição privilegiada, colada ao Recife, e fazendo divisas com cidades como São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Moreno, Jaboatão dos Guararapes é uma das mais importantes da Região Metropolitana. Seu povoado foi fundado por Bento Luiz de Figueiroa, proprietário do Engenho São João Batista, em 1593. Foi elevado a categoria de cidade por lei provincial em 27 de junho de 1884, tornando-se município autônomo em 03 de agosto de 1892. Jaboatão guarda na seu histórico a resistência contra o dominador holandês durante as batalhas travadas nos anos de 1648 e 1649, no Montes dos Guararapes - berço da nacionalidade brasileira - hoje, Parque Nacional dos Montes Guararapes - e as marcas da sua vitória com a expulsão dos invasores. Por ter sediado as principais batalhas contra os holandeses na então Capitania de Pernambuco, a cidade se proclama como o berço da pátria.
Administrativamente, Jaboatão dos Guararapes é formado pelos distritos sede, Cavaleiros e Prazeres. Todos os anos, no dia 4 de maio, é comemorada a emancipação política do município.

Significado do Nome

O município ficou conhecido também como moscouzinho, por ter sido o primeiro município brasileiro a eleger um prefeito comunista, em 1947. O nome da cidade é originário da palavra indígena Yapoatan, que faz referência a uma árvore comum na região, usada na fabricação de mastros de barcações.

Aniversário da Cidade

04 de Maio

Gentílico

jaboatonense

População

649.787 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As principais atividades econômicas em Jaboatão dos Guararapes são baseadas no turismo, comércio e indústria.

Clima

Quente e úmido

Temperatura Média

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Pe-07

Localização

Mesorregião Metropolitana. Microrregião do Recife.

Limites

Ao norte com São Lourenço da Mata, ao sul com Cabo de Santo Agostinho, Oceano Atlântico e Moreno, a leste com Recife e Oceano Atlântico e a oeste com Moreno.

Distâncias:

Da Capital:

18 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Jaboatão dos Guararapes foi palco da vitória contra os holandeses, no século VXII. A história do Brasil pode ser vista nas ruas e calçadas da cidade. No Parque Histórico Nacional dos Guararapes estão estampadas as lembranças da Guerra da Restauração Pernambucana (1648/1649), encenada todos os anos no Monte dos Guararapes.
Com 363 hectares de extensão, o parque é formado por três morros: Oitizeiro, Telégrafo e Ferradura. Do parque é possível se apreciar a vista da cidade de Jaboatão dos Guararapes e do Recife. No local encontra-se até hoje uma das mais importantes e cobiçadas Igrejas do Estado: Igraja Nossa Senhora dos Prazeres(conhecida como Igreja dos Montes Guararapes). Os Montes Guararapes são administrados pelo IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Exército, com o apoio da Prefeitura. Lá existe um belíssimo Mirante e um espaço cultural, com maquetes e painéis alusivos às batalhas.
Jaboatão oferece atrações de sobra para os seus visitantes. São oito quilômetros de orla, com praias para todos os gostos: desde a urbana Piedade até a quase inexplorada Praia do Paiva; igrejas seculares; e usinas que guardam fragmentos do passado revolucionário do Estado.

Principais Pontos Turísticos

Igreja de Nossa Senhora do Loreto

Data de 1660 e, possivelmente, foi edificada com pagamento de promessa, após a invasão holandesa. É uma capela maneirista que passou para a propriedade da Ordem dos Beneditinos, depois de sofrer reformas. Chama atenção o belo jardim que a circunda.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Fica no povoado de Muribeca. Erguida no século XVII, durante a invasão holandesa, foi depredada e transformada em fortaleza. Em 1781, foi reconstruída pelo proprietário do Engenho Santo André, Felipe Campelo. A igreja destaca-se do conjunto por sua proporção e imponência.

Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora / Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

O Santuário foi construído em 1915, pelo padre italiano Antônio Villar, a pedido de Dom Bosco. Foi erguido sobre um monólito, no Antigo Engenho Suassuna. É de estilo romântico com forma externa bizantina e lá se encontra a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, com 4m de altura. O santuário está vinculado à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e concede às pessoas que o visitam as mesmas indulgências da Basílica. Em 1918, deu-se a inauguração da escadaria de 52 degraus que leva à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, sobre a qual foi erguida a Igreja.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

No local mais antigo da cidade, há, hoje, uma praça. E é lá que foi erguida, no século XVII, a Igreja votiva à Nossa Senhora do Rosário, que possui lindos vitrais.

Igreja de Santo Amaro

Foi erguida em 1598, quando os proprietários do Engenho São João Batista doaram o terreno para sua construção. Em 1691, a igreja, já bastante avariada e distante do povoamento, foi transferida para o local atual. É uma das áreas mais elevadas da cidade, o que lhe confere posição de destaque.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento

Construída no fim do século XVIII, tem o interior adornado por falsas janelas. Como a maioria das igrejas do município, é um atrativo urbano.

Praias

O município possui três praias: Barra de Jangada, Candeias e Piedade, a mais famosa e urbanizada. É ela que faz fronteira com Recife e dá continuidade à Praia de Boa Viagem.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

- Dentre os eventos realizados no Município, destaca-se a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, mais conhecida como a Festa da Pitomba, um evento trisecular, sempre iniciado na primeira segunda-feira após a Páscoa.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

E-mail:

Telefones: (81) 34760-3075

Sites: http://www.jaboatao.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail:

Telefones: (81) 3481-3939

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Jaboatão dos Guararapes

Nasci em Jaboatão há 50 anos.Sempre comemoramos o aniversário da cidade em 04 de maio. Texto retirado do site da cidade: "JABOATÃO teve o seu povoado fundado em 4 de Maio de 1593." "04 de maio – Aniversário do Jaboatão dos Guararapes – feriado municipal "
Por: Walkiria Rodrigues

Eu sou carioca e morei no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes por 2 anos. Simplesmente, me apaixonei pelo local. É um excelente lugar para quem quer passear e morar também. Penso em um dia voltar!
Por: Vívian Aldighieri

eu conheco jaboatao e uma cidade linda passei ferias em cavaleiro foi momentos inesquecivel eu amo esse lugar tenho tia e primos la. hj moro em sao paulo mais nao esqueco de cavaleiro
Por: laurinete alves maciel

Linda cidade, morei 26 anos no bairro massaranduba, saudades desse lugar excepcional e com rica cultura.
Por: expedito

eu nunca fui ai eu tenho muito vontade conhecer linda essa cidade.bjs!!!!!!
Por: Aline Faria

Essa cidade é maravilhosa,não me canso de ir todas as vezes que tiro férias!
Por: cidinha

ja morei em jaboatão,prazeres,amo muito essa cidade é linda,morro de saudades das prais.
Por: andreia c souza

EU MORO EM JABOATÃO DESDE 1970 FOI QUANDO EU NASCI,CONHECI SÃO PAULO É LINDO MAS JABOATÃO É O MEU LUGAR
Por: RICARDO BARAÚNA

JABOATÃO TEM PRAIAS MARAVILHOSAS BARAS,MUITA MULHER BONITA É TUDO DE BOM VEM CONHECER JABOATÃO VALE MUITO APENA TE ESPERAMOS AQUI DE BRAÇOS ABERTOS.
Por: RICARDO BARAÚNA

nossa o meu maior sonho e conhecer ai ou em qualquer outro lugar dai de pernambuco,mas a minha situaçao finamceira nao permite pois se for pra mim ir sozinha ate que daria,mas sou casada e tenho duas filhas uma de 21 e outra de 18 e nao saberei ir pra um lugar tao maravilhoso e nao poder levar minha familia.mas peço a deus que um dia realizarei esse sonho ...o nordeste inteiro e maravilhoso ,mas em especial adoararia conhecer o pernambuco...
Por: francis f.barbosa

eu mora aqui em jaboatao aqui e bom demais VENHA VISITAR AQUI OBS:eu sou criaça
Por: Rebeca

afinal tudo de bom pois e a terra onde nasci amooooooooooo
Por: iara

Conheço sim. Nasci em Jaboatãondos Guararapes e fui criada na rua Sto Amaro ( Rua de cima). Sai de Jaboatão em 1990 mas minha familia ainda mora lá. sou filha de Heronides muito conhecido por lá. Hoje moro em Manaus-AM, mas Jaboatão tbem é minha história pois é minha terra natal.
Por: Vera Lucia de Oliveira Moura

não ha lugar melhor pra se viver, isso iclue as praias, os pontos turisticos, e suas festividades comemorativas, tipo a festa da pitomba no monte dos guararapes,as praças,e oclima são axçepcionais.
Por: ALBERON JOSE DA SILVA

oi pessoal eu morei em jaboatão de 1999 há 2000 amei esta cidade se pudesse voltaria a morar de novo ai, penso muito ainda um dia em retorna pra ai, morei na estrada linha feria sul, saudades do recife muito bommmmm!!!
Por: louis lee

eu moro em jaboatão dos guararapes nasco em 11/12/1956 moro at´r hoge gosto bastante desa cidade maravilhosa abraço para todos
Por: manoel nascimento da silva filho

Já fui a Recife-PE L´´aá é liindo !! conheci Jaboatão dos Guararapes .... muiiitas praias de piedade,calhetas.candeias.porto de galinhas .... Xaréu....e etc... Andar de Avião é MUIITO BOM ! bjus pessoal para quem nunca conheceu DICA : VALE A PENA !!
Por: Fergie

Ahhhhh, paixão minha! E quem já não foi p/ famosa festa da pitomba? o parque historico de jaboatão dos guararapes, o mirante Herinque Dias...simplismente maravilhoso! Amo amo amo minha cidade: P/ quem não sabe: A PÁTRIA NASÇEU AQUI!
Por: jehsika monteiro

E SIMPLEMENTE MARAVILHOSO CONHECER JABOATAO UM CIDADE QUE SO TEM COISA BOA TIVE OPORTUNIDADE DE MORA LA,FOI EXPERIENCIA QUE SO DEIXOU SAUDADE, JABOATAO E UMA CIDADE QUE NAO FICAR NADA A DEVER A UM GRANDE CIDADE, ATE SHOPING TEMOS LA VALE A PENA CONHECER JABOATAO
Por: diana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jaboatão dos Guararapes

Envie seu comentário sobre Jaboatão dos Guararapes

banner