Itapetim

Itapetim-PE
banner

Bem-vindo a Itapetim!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Itapetim, fotos, informações, os principais hotéis de Itapetim, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Itapetim, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 637m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.079 habitantes. A área total de Itapetim é de 409,8km², e sua densidade demográfica é de 36,80hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapetim-PE é 56720-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itapetim

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A população utilizava a sombra dessas plantas para realizar a pequena feira do antigo povoado, também conhecido por São Pedro das Lajes.
Pela Lei estadual nº 1.818, de 29 de Dezembro de 1953, Itapetim foi elevada à categoria de cidade, sendo desmembrada do município de São José do Egito.
Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e São Vicente e pelo povoado de Piedade.

Gentílico

Itapetinense

Significado do Nome

Itapetim se chamavaUmburanas. O significado e a origem do nome vieram das árvores de igual denominação existentes no local.

Aniversário da Cidade

28 de Dezembro

Gentílico

itapetinense

População

13.882 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Itapetim é um encanto de cidade com muitos lugares para passear. confira!

Clima 

semi-árido quente

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião do Pajeú.

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com São José do Egito, a leste com o estado da Paraíba e a oeste com Brejinho e São José do Egito.

Acesso Rodoviário

PE-263, BR-110, PE-275, PE-280, BR-110 e BR-232 (via Sertânia).

Distâncias:

Da Capital:

416 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Artesanato

Itapetim é um dos principais produtores de artesanato em madeira do Estado. Localizado no sertão pernambucano, o município tem em sua população artesãos dedicados ao trabalho com matéria-prima, transformada em talhas que retratam o imaginário popular da região.
Os trabalhos feitos na cidade são encontrados em feiras do sertão e nos mercados populares de Recife e Olinda. O artesanato é um dos principais produtos que atrai os turistas

A tradicional Feira-livre

Permanece na cidade, todas as quartas-feiras, onde são vendidos não só o artesanato local, como também utensílios domésticos, comidas e roupas. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval

 Junho

29 - A cidade tem como principais festas populares as juninas, onde é dia de São Pedro, padroeiro do município, e é considerado o maior São Pedro da Sertão do Pajeú.

 Dezembro

29 - O aniversário da cidade é comemorado neste dia com festas e comida típicas. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPETIM

E-mail:

Telefones: (87) 3853-1374

Sites: http://www.itapetim.net/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itapetim

sou neto de itapetim meus avos ja sao falecidos,mas meus tios e primos ainda moram ai,como fazer p entrar em contato c eles, n tenho endereco, eles moraam n o sitio,agora moram na cidade, o que fazer. me ajudem, estou em S.Paulo.
Por: marcos lira

EU NASCI EM ITAPETIM ;AMO ESTE PEDACINHO DE PERNAMBUCO QUE E A´LINDA ITAPETIM ONDE HA O MELHOR SAO JOAO DO NORDESTE .ATUALMENTE MORO EM FLORIANOPOLIS BEIJOS.
Por: maria ivoneide

A CIDADE PODE SER EXCELENTE PONTO DE FESTA NO PERIODO JUNINO ESPECIALMENTE SÃO PEDRO QUE É O PADROEIRO DA CIDADE.COM COMIDAS TÍPICAS E QUADRILHASE É POLO CULTURAL DE REFER~ENCIA NA REGIÃO PELA DIVULGAÇÃO DA POESIA NOS SEUS MAIS DIFERNTES ESTILOS
Por: JUCIE CLEMENTINO DA SILVA

Sou desta linda cidade, mas moro na capital pernambucana há 21 anos, mas adoro essa pequena cidade de itapetim, muito hospitaleira e acolhedora.
Por: laurizete nunes de araujo

a cidade e muito linda adorei os dias que estiver ai e um cidade muito festeira e acolhedora
Por: juliana amaro da silva

eu sandra nasci em itapeti mas moro em sao paulo des de os 16 anos sempre que posso eu vou visitar meus familiares que moram la mâe pai irmão irmã milhares de amigos.é um prazer pra mim deixar esse comentário que bom que nossa cidade querida tá crescendo .itapetim eu amo essa cidade.
Por: sandra

eu conheço itapetim uma cidade maravilhosa sempre que posso vou passea la.beijos a todos itapetinesses
Por: sandra

quem já morou em itapetim,nunca esquecerá o acolhimento desse povo, me orgulho muito em ter raizes na Umburana!
Por: carlinhos

Essa cidade é maravilhosa porque é minha terra natal. amo itapetim... é a cidade poética cidade do forro.. beijão minha cidade maravilhosa me aguarde em dezemdro..
Por: naldijane sousa

minha cidade querida!! minha terra queria a terra da poésia.. me orgulho de ser filha de itapetim.. saudades
Por: naldijane sousa

Itapetim pra mim que sou filha da terra! sempre deixa lembranças de quando era criança, amei quem teve a ideia de criar isso esta de parabem ! esta sendo muito bom de rever a minha terra natal que pena nao ter o cruzeiro filmado ou a casa das freira, uma visão maior da minha terra natal valeu Itapetim por existir na minha vida que saudade da minha infancia.
Por: LUCIENE DE ARAUJO MALAQUIAS

fui criada nesta cidade sou sobrinha da domera e da lisete que e mae do braulio.adorei rever esta cidade mesmo que seja pela net.bjos a todos.lucia
Por: maria lucia vieira de sousa

Sou itapetinense, mas moro na capital pernambucana há 22 anos, mas minhas raizes estão plantadas lá, adoro esta cidade, amo de paixão, pois lá estão os meus tesouros,"MEUS PAIS" a quem devo muita homenagem, uma pena que não posso está ao lado deles, no momento em que estão mais necessitados de carinho e atenção. Amo também esta cidade, mas tenho que morar longe, por consequencia do destino. Longe sim, mas esquecida, jamais. Um forte abraço para todos. Laurizete
Por: laurizete nunes de araujo

Um grande abraço para meus conterraneos de pernambuco em especial os itapetinenses
Por: emerson

cidade das pedras soltas,maravilhosa por seu povo hospitaleiro e inteligentes.sou natural desta bela cidade,embora longe jamais a esqueço!!!!!!!!!!!!!
Por: beta

cidade maravilhosa quero conhecer essa linda cidade ver o moto cross conhecer seus costumes
Por: layla morais

EU EMO ESSA CIDADE ONDE EU PASSEI TODA MH INFANCIA E ADOLESCENCIA.FICO SEM PALAVRAS DE VER AS FOTOS DA NOSSA BELA CIDADE.TE AMO ITAPETIM
Por: NEIDE LOPEZ

Olá moro em Brasilia mais amo aminha cidade e lugar melhor do mundo bjs. lourdinha de Zé chico irmã de miúdo
Por: lourdinha brasilia df

olá me chamo fatima e ja passei 6 meses nessa cidade maravilhosa e tive uma filha ai o nome dela é amanda railma o pai e avós dela estão ai até hoje seu francisco assis e dona maria de lurdes eu moro aki em santos sp kero mandar mil beijos para eles e aki vou deixar meu orkut se aparecer algum conhecido e kiser dar uma espiadinha ok [email protected]
Por: Fatima

Olá queridos conterranios de Itapetim! Eu moro em Monte Mor SP, e vim daí aos meus 12 anos de idade, sou filha de um velho conhecido da cidade ( Argemiro Pereira ). "o PEREIRINHA ", nunca mais voltei aí, já estou com 30 anos de idade e acredito que vou aí em Janeio do ano que vêm, beijos à todos de Itapetim.
Por: Claudiana Alves Pereira

É uma cidade ótima para ser visitada.Nas festas do ono que vem estarei ai .
Por: jean

Olá, sou filha de Itapetim, os meus pais residem nessa cidade maravilhosa,terra de um povo acolhedor, uma gente maravilhosa da qual eu sinto muita saudade e eu amo de paixão!
Por: Joyce Claudino da Silva

Olá pessoal quem fo amante da poesia , o lugar certo de conhecer é Itapetim, pois é aonde esta o maior numéros de repentistas do mundo sou filho natural de Itapetim moro em Recife mas nao consigo esquecer este lugar maravilhoso sua cultura suas comidas tipicas.
Por: Humberto vieira

nascí em São José do Egito, cheguei em Itapetim com apenas 1 ano e 6meses e lá bvivi até meus 19 anos, quando sai para o DF. Toda a minha vivência de infância e adolescência foi aí, onde deixei meus melhroes e inesquecíveis amigos.Jamais te esquecerei minha querida Itapetim.
Por: irene alurentino guedes

conheço esta cidade muito bem,fui criada nesta mesma hoje moro no rio de janeiro, mas nao esqueço dela agora ficou mais facil com a internet vou fica sabendo noticias sobre esta cidade minha familia todos moram em itapetim
Por: reginalva f s machado

itapetim minhacidadeda melhor feira gosto muito de feira comprar fruttas everduras e encontrar os velhos conhecidos levar minha neta que ela gosta muito
Por: marianevescosta

minha cidade que eu tantto amo moro em brasilia mas sempre vou visitar meus familiares eamigos tenho muita saudades de todos acidade e muito hospitaleira gostei muito do janttar que fui no riacho verde na casa de minha linda ealegre familia manoel luiz efamilia aeles eu desjomuita saude pas cada dia mais felisidadesatodos abraço maria.bsbdf
Por: marianeves

Estou muito longem da minha cidade quer eo nasci tenho saudade de onde mim criei. estou viajando pelo o mundo a trabalho e não tenho tempo de visitar a minha cidade e todos . Itapetinese.
Por: jucie carlos

meus queridos contterranos bom dia,ocidade que eu amo terra de pessoas boas emuito hospitaleiras tenho saudade demuitas passagens dair da feira da igreja da praça em espcial a minha familia .estou de luto morreu minha sogra uma mulher extraordinaria .acabou oesteio da familia TEREZINHA ALEXANDRE.
Por: marianeves

oque tem de melhor e oamor da familia eas comidas,sarapatel de bode agur pamonhabuchada de bode tapioca de goma que minha mãe faz,aquele xerenzinho com leite ecarne assada que mãe faz pra jantar tudo maravilha,
Por: marianeves

oi pessoinhas ja mandei varias ja mandei varias mensagens mas ainda nao postaram nem uma todos osdias euvejo as noticias dair recordo muito
Por: marianevesmarianevesmarianeves@cds,eb,mil,br

Itapetim no interior Pernambucano, é um cidade poética. Tudo lá está ligado a poesia. Existe poetas de todas as idades e em cada esquina. Desde crianças e idosos, todos escrevem e recitam poesias em praças públicas. É também a cidade das pedras soltas. É um dos lugares onde talvez exista o maior número de pedras de todos as dimensões no mundo. Inclusive, a possível maior pedra do planeta, "LAGOA DA PEDRA" faz parte do belo cenário escultural daquele município. Outros acervos também compôem o roteiro turístico local para os visitantes. CONHEÇA-A...
Por: Amiraldo Patriota

ITAPETIM. As pedras do teu fundamento. De poesias tu te completas Fundamentada na literatura E na geografia da formosura Das esculturas das tuas pedras Referenciando o nome que herdas São tantas rochas que não têm fim Decorando o município bonito assim Em cada pedra há o teu nome escrito Fazendo jus ao nome bonito Que batizou a Itapetim. Amiraldo Patriota
Por: Amiraldo Patriota

não sou filho desta terra mais passei por aí alguns anos atras e aprendi a amar a cidade e seu povo por serem pessoas acolhedoras .pretendo voltar talves ano que vem na festa de são pedro e quero mandar um grande abraço a um grande amigo meu e sua familia silvano mais conhecido como tano filho de salvador e dona dorinha do seu grande amigo Assis
Por: assis

Adoro Pernambuco, onde vou sou bem recebido, em Afogados me trataram mto bem, a comida e deliciosa, as mulheres sao lindas, pena q ta tao violento. Abracos feliz natal a todos.
Por: Hilton Sergio G. Maia

sou filha de itapetim ha 23 anos saí de lá mas nunca deixei amala e a saudade cada dia aumenta mais nao perdi as esperanças de um dia voltar definitivamente pois amo muito essa cidade e tudo dela sou irma de sofia fmilia toda poeta alias é o que mais me apaixona em ita é a poesia
Por: maria berenice batista

Bom dia pessoal que saudadeas tenho da minha terra.e de todo povão dair moro no df mas o pensamento não sai dair. Tenho minha mae que eu amo muito asenhora Petronila que hoje mora em saõVicente. ja vai fazer 87;anosen 12 de julho se deus quizer. Ela e muito especial ama muito os filhos resa muito por nós que ell tenha muita saude e muita paz te amo muito maee a senhora e amelhor maê do mundo beijos pra senhora ninha e todos dair sua filha maria neves costa .Brasilia Df.
Por: [email protected]

Cidade aconchegante,povo acolhedor, adorei conhecer essa cidade. Saudades.
Por: Myrela

nasci en itapetim pe.moro em guarulhos,sempre vou visita minha cidade natal todos os anos.
Por: gilvanete

Sou filho natural de Itapetim e há 19 anos mora na Paraíba, porém amo esse pedaço de terra como ninguém. Tenho familiares e amigos aí mas já faz algum tempo que não visito esse berço nacional da cultura poética, no entanto a saudade é enorme.
Por: Gilvan Queiróz de Farias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapetim
Fundação:
1953
Altitude:
637m
População:
15.079 habitantes
Área:
409,8km²
Densidade Demográfica:
36,80hab/km²
CEP:
56720-000

Envie seu comentário sobre Itapetim

banner