Itambé

Itambé-PE
banner

Bem-vindo a Itambé!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itambé, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itambé, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1867. A localidade está em uma altitude de 179m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 33.260 habitantes. A área total de Itambé é de 306,3km², e sua densidade demográfica é de 108,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itambé-PE é 55920-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itambé

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras onde hoje se situa o Município de Itambé foram primitivamente habitadas pelos Cariris. Não se conhece, com precisão, a data das primeiras penetrações nem a da radicação dos primeiros colonos. Sabe-se, entretanto, que nos fins do século XVI começaram a chegar correntes de povoamento, constituídas de portugueses e de mazombos. André Vidal de Negreiros, um dos heróis da expulsão dos holandeses de Pernambuco, erigiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Desterro, no lugar conhecido como Pedras de Fogo, assim denominado em virtude da grande quantidade de calhaus avermelhados que, em choque uns com os outros, produziam faíscas. Há quem atribua a preferência do guerreiro a voto feito para que fossem desterrados os invasores da pátria. Doou ele, para patrimônio da igreja, todo o terreno da futura freguesia, gravando, também, o Engenho Novo de Goiana e de Palha, além de várias fazendas de gado, com extensão superior a 120 quilômetros. A doação foi confirmada pelo Alvará de janeiro de 1681, que concedia ao administrador e a seus sucessores a graça de nomear o pároco da freguesia. Essa concessão consta, também, da Carta de Apresentação passada, em Lisboa, pela Mesa de Consciência e Ordens no dia 2 de outubro de 1746. A eleição simples do pároco passou, mais tarde, a ser atribuição da Casa de Misericórdia de Lisboa, dependendo, apenas, de aprovação régia.

Significado do Nome

O nome Itambé é um vocábulo indígena que significa pedra afiada ou pedra de amolar.

Aniversário da Cidade

04 de Fevereiro

Gentílico

itambeense

População

35.430 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atividades principais: Agropecuária e comércio.

Principais produtos: cana-de-açúcar, abacaxi, laranja, milho, mamão, batata-doce, mandioca, feijão e coco.

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata. Microrregião da Mata Setentrional.

Limites

Ao norte com o estado da Paraiba, ao sul com Aliança e Condado, a leste com Goiana e a oeste com Camutanga e Ferreiros. 

Acesso Rodoviário

PE-75, BR-101, PE-15 e PE-01 (via Paulista).

Distâncias:

Da Capital:

92 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A cidade tem como uma das principais festas populares o São João e São Pedro. As comemorações seguem as tradições pernambucanas, com muito forró, fogos, fogueiras e barracas de comidas típicas à base de milho.

- O Carnaval também acontece na cidade com grandes eventos, recebendo encontros de maracatus rurais, bandas de frevo e shows populares na praça principal.

- Outra grande festa é o aniversário de emancipação da cidade, que também junta nas ruas um grande número de pessoas, além da festa para a santa padroeira, Nossa Senhora do Desterro, que é homenageada com missas e procissões.
 
 Julho a Janeiro

- Localizada na Zona da mata Norte de Pernambuco, a cidade de Itambé segue aspectos culturais da região, com grupos folclóricos de cavalo-marinho e maracatu rural. O primeiro é um folguedo que mistura música, canto (toadas), dança e poesia (loas). A encenação é acompanhada por instrumentos musicais como a rabeca, o pandeiro o reco-reco e o ganzá, que são tocados pelo banco (nome dado ao grupo de músicos que toca sentado num banco).
A brincadeira acontece numa roda fixa, onde o público - em geral formado apenas por homens - pode interagir. Destaque para os dias de Natal, Ano Novo e Dia de Reis. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMBÉ

E-mail: [email protected]

Telefones: (77) 3432-1112 

Sites: http://www.itambe.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3635-3557

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itambé

Logico, moro nela hehehehe é a melhor cidade do mundoooooooooooooooooooo... Visitem Itambé, vale apena.
Por: Leonardo

hoje sou morador do RJ,morro de saudade de meus familiares ai em Itambé PE, eu gostaria pelomens de ter contatos com meus familiares, tem muitos anos que não há vejos DNA MARIA DA PENHA, RUA DAS MARGARIDAS 300, meu tel.021 3778-9662, 8298-9897, por favor, me ajude a ter contato
Por: valdeci pereira alves

a cidade e linda do jeito que eu gosto . mais omeu enterece por itambé e achar minha tia e meus primos que morava ai por isso pesquiso essa cidade de todos os modos ,alguns primos esta em recife e un m aqui no rio de janeiro.
Por: josinete xavier

ja morei em itambe gosto muito da cidade breve ierei visita minha cidade querida ja fas 4 anos que nao vou itambe gostaria que o portal estivesse mas fotos recente e mas novidades sobre festas e lugares para serem divulgados sempre tem as festas como que vao milhares de pessoas e sempre essas festas sao nota 10 saudade de itambe
Por: silvia paulino de paiva

oi aminha cidade estar linda ir moderna, fas 15 anos que naõ vou a ir mas embrevi estarei con todos voçes um abraso do amigo manoel berto ferreira
Por: manoel bereto ferreira

moro em sao paulo mais essa minha cidade natal e itambe amo essa cidade de coraçao e maravilhosa com suas festas super animadas,enfim amo itambe de paixao saudades
Por: valdilene

Parabéns pelo lugar maravilhoso, onde desfrutei de momentos de descanço e atividades lúdicas com minha neta Giuliana o lugar é muito aconchegante, pretendo v.oltar..
Por: Alcenilda Maciel

Itambé já era pra estar no circuito do frio,o Governo do Estado deveria ampliar as cidades quem apresentam uma temperatura deliciosa nos meses em que vigora o inverno.Visitem e veram o que estou dizendo.
Por: silvia cesar

Nasci em itambé, moro em São Paulo, e sinto muita falta da minha cidade, vivo em São Paulo pois aí não oportunidade de emprego, mais não deixo de amar minha cidade. Nascido e criado na rua afonso pena em itambé -pe.
Por: José Carlos

Eu, me criei em Itambé, adoro essa cidade. Os dias são quente com ventos numa brisa gostosa. A noite, normalmente, a temperatura cair e um frio gostoso chegar na madrugada. Tudo me lembra Itambé. Mas, infelizmente,hoje moro no Rio de Janeiro. Mas irei volta, um dia, à Itambé.
Por: Humberto Lopes

Sinto muitas saudades de Itambé, já passei várias férias nesta adorável cidade, na casa do sr. Dedé Borges, saudades dessa família inclusive da colega Rosália, meu abraço a todos.
Por: Eva de Bonito/PE

Eu sou natural de Recife, mas me sinto natural dáqui; porque já faz 40 anos, que moro aqui. Dou graças a Deus, por essa cidade que moro,vivo feliz e tranquila. Acho muito importante e linda a história de Itambé
Por: LB de AndradeOliveira

eu nasci nesta bela cidade que a cada ano só tem melhorado cada vez mais , a população desta cidade só tem a agradecer e colaborar para que junto com seus governantes crescerem juntos.
Por: Marcone Americo Dos Santos

Nasc i e moro até hoje em Itambé, e ñ me vejo morando em outro lugar
Por: Claudia

amo essa cidade toda minha familia mora lá + eu moro em sao paulo meu sonho é um dia ir embora de vez ser feliz nesse lugar lindo parabems minh bela e querida cidade ate breve se jeova permitir.
Por: maria da conceiçao (lia)

adoro a cidade onde nasci q pena q nao moro mais. o q mais sinto falta e das tardes de domingo q ia a pracinha jogar conversa fora.
Por: fatima

sou de itambe estol a dez anos no rio dejaneiro estou encantado com tantas mudaças que overao porai
Por: eronildes ramos do nascimento

OLHE,BICHINHO,ESSA CIDADE É PORRETA!VICE.ADORO ELA,POIS É A CIDADE DE MINHA MÂE.POIS ELA NASCEU EM AURORA,VICE.QUANDO VOU A PASSEIO OS MENUDOS COM EÇAM A DAR GRITINHOS.PAREÇO A CLAUDIA LEITTE.OH!MINHA NOSSA SENHORA DA RAPADURA DOCE,POR MIM.OXENTE,EU SOU CARIOCA,+AMO ESSA CIDADE,ELA DEVE SER PRESERVADA,NAS SUAS CULTURAS.QUE PENA,É RICO DE CULTURA + POBRE DE EMPREGO,BJS PARA TODOS DA CIDADE DE ITAMBÉ,INCLUSIVE PARA PARA OS MENUDOS DE LÁ ONDE MORAM,VICE..
Por: HORTENCIA LIMA DA COSTA

MEU BICHINHO,VENHA CONHECER,ESSA CIDADE CHAMADA DE ITAMBÉ.É MARA,APESAR QUE ADORO AS PORTABILIDADES COMO A FACILIDADE DO MERCADO O CONTERRÂNEO,QUE VÂO PESSOAS DO SITIOS PARA FAZER A COMPRAS NAS 2@FEIRAS,E AQUELAS FEIRINHAS,SÃO SHOW DE BOLA.SOU PRIMA DO PROFESSOR ANTÔNIO FERNANDES DA SILVA.OS DEMAIS MENUDOS DA FAMÍLIA,BJS NOS MENUDOS DA FAMÍLIA.
Por: HORTENCIA LIMA DA COSTA

SOU DE ITAMBÉ,MORO ATUALMENTE NO RIO DE JANEIRO E QUERO DA OS PARABÉNS A CIDADE PELO CARTÃO POSTAL. A CIDADE ESTÁ LINDA , PARABÉNS PELA ADMINISTRAÇÃO,UM GRANDE ABRAÇO Á TODOS,E QUE CONTINUE ASSIM SEMPRE MELHORANDO.
Por: Veronildo Leite de Araujo

Sou de Itambé amo muito minha cidade espero que vocês que ainda não conhece venham para conhecer.As pessoas são muito acolhedoras beijos
Por: Célia

Eu me lembro muito dessa cidade por ter sido o lugar onde estudei dos 11 aos 14 anos( 1984 ) no colégio municipal e fazia educação física na quadra de esportes. é uma cidade bacana e onde vive uma boa parte de meus parentes que são bem conhecidos nela como a família do sr Genetom e a de Sr PEDRO FIRME ou pedro da loja que todo mundo conhece né? um grande abraço a todos.
Por: ANTÔNIO MARCOS DA SILVA

essa é uma cidade linda sua simplicidade e limpeza encantam qualquer pesoa. eu amo essa cidade pois nela vive todas as pessoas mais amadas e importantes da minha vida. apesar de morar na terra da garoa meu coraçao vive em itambé. minha terra nata. ohh. que saudade itambé.
Por: maria da conceiçao silva

itambe e uma cidade muito acoleidora espero conhecer brevimente .SAOBERNARDO DO CAMPO .SP
Por: moacir do nascimento pereira

Amo essa cidade moro aqui em recife mas sempre estou ai,pois tenho familia nessa cidade maravilhosa adooroo as festas dai bjuss Ricardo 8721-0401
Por: RICARDO

sou de itambe vim pra sampa em 1994,mas tenho meus familiares nesta cidade linda...passei minha infancia no famoso bairro boa vista..mais precisamente na rua manoel guedes correia godim ......me orgulho de ser um cidadão de itambe
Por: leonardo silva kichimoto

itambe e uma bela cidade gostaria que todos conhecesem pois so assim todos saberiam porque falo desta cidade gente muito boa e ospedeiro recumendo quem for para o nordeste va em itambe pois nao se arrependeram .
Por: moacir do nascimento pereira

nasci e me criei na cidade de itambe atual estou morando em sao jose do rio preto cinto muitas saudades da minha cidade natal onde la adeixei minha querida vo bibi e minhas tias linda cidade e acolhedora tive muitos momentos maravilhosos nessa cidade sinto muitas saudade em breve estarei novavente la´´ tchau visite essa maravilha de cidade vc vai se encantar
Por: edilando a. vasconcelos

Oi,pessoal, sou de Itambé,estou em são jose dos campos desde 1995 e numca mais voltei,mas,tenho muitas saudades de Itambé,um dia tenho que volta pois meu pai(miguel[cabeça branca]) e meu irmão(Heroilton) estão lá e tenho colegas quero re-ve. Um grade abraço para todos de itambé. Ass.Maviael.
Por: maviael vicnete de oliveira

Eu morei em Itambe de 1 a18 anos mudei para Sao Paulo onde vivi ate os 42 anos hoje more New Jerce no estado unidos
Por: Carlos gomes Azevedo

itambe agora sim esta bem desenvouvida;a 10des anos atras sai dessa cidade mais agora estou voutando ;quero parabenlizar os responsaveis pelo o desenvouvimento da cidade não sei quem e o prefeito mais quen for esta de parabens; e que procure fazer sempre o melho pela nossa cidade.
Por: josenildo

uma cidade maravilhosa quem ainda nao conhece vale a pena conhecer uma cidade de pessoas muito ospedeira recomendo a todos ok.
Por: moacir do nascimento pereira

amo estar cidade ela é linda irei ai ester ano .tem muitos lugares para a agente ir ,luagr calmo,e maravilhoso.adoro itambé e tenho muitos amigos que mora ainda em itambe pessoas essa tambem maravilhosa igual a itambé, eu ti amooooooooooooooo demaisssssssssss quem sabe um dia eu voltarei
Por: josenilda pedro da silva

Eu vou no passeio do tureco do meu colegio para o hotel casa do campo engenho de lazer vi as fotos de itambé(PE) e do hotel eu adorei achei lindo, parece uma fazenda BJS! itambé me espere estou chegando aí!
Por: Sarah Brunet Cavalcanti

já morei em Itambé faz 41 anos, tenho muita vontade de voltar e visitar, deve ter mudado muito. Tenho dois filhos que nasceram em goiana, mas eu morava em Itambé, fui muito feliz, são dos filhos maravilhosos. Parabéns Itambé. zélia.
Por: Maria Zélia andrade

Nasci num sítio chamado Guí e aos sete anos de idade fui morar em Itambé onde pretendo voltar em breve aos 19 anos vim morar em São Paulo onde estou até o momento mas, estou providenciando minha volta definitiva para Itambé e sei que Deus estar proporcionando e sei que tudo irá dá certo em nome do Senhor Jesus. Itambé é uma cidade maravilhosa aconchegante acolhedora e tudo mais. Itambé; Aguarde-me.
Por: solange de pontes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itambé
Fundação:
1867
Altitude:
179m
População:
33.260 habitantes
Área:
306,3km²
Densidade Demográfica:
108,59hab/km²
CEP:
55920-000

Envie seu comentário sobre Itambé

banner