Iguaraci

Iguaraci-PE
banner

Bem-vindo a Iguaraci!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Iguaraci, informações atualizadas sobre a cidade Iguaraci, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Iguaraci.

A cidade de Iguaraci, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 571m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.454 habitantes. A área total de Iguaraci é de 773,6km², e sua densidade demográfica é de 14,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iguaraci-PE é 56840-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Iguaraci

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Iguaracy tinha, anteriormente o nome de Macacos, pequeno povoado surgido ao lado do Riacho dos Macacos, onde os almocreves paravam para descansar. Foi transformado em distrito de Afogados da Ingazeira pela Lei Municipal de nº 01, de 16 de novembro de 1892, teve o nome mudado para Iguaracy.
A Lei estadual de nº 4.954, de 20 de Dezembro de 1963, elevou o distrito à categoria de município autônomo. Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede, Jabitacá e Irajaí e povoado da Catingueira.

Significado do Nome 

O seu nome origina-se da palavra tupi guarani “Guaraci”, que significa Sol. O padroeiro da cidade é São Sebastião, cuja festa é comemorada em 19 de janeiro.

Gentílico

Iguaraciense

Aniversário da Cidade 

20 de Dezembro

População

11.780 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agricultura e pecuária de pequeno porte.

Clima 

Temperado 

Temperatura Média

20° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Recife: PE-280

Localização

Sertão, microrregião do Pajeú.

Limites

Ao norte com Ingazeira, Tuparetama e Tabira, ao sul com Custódia e Sertânia, a leste com Tuparetama e o estado da Paraíba e a oeste com Afogados da Ingazeira.

Acesso Rodoviário

PE-292, PE-275, PE-280, BR-110 e BR-232 (via Sertânia).

Distâncias:

Da Capital:

311 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

Great Western (c.1948-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) 
IGUARACI (antiga SALAMANDRA)
Município de Iguaraci, PE
Linha Centro - km 381 (1960)   PE-3362
Inauguração: c.1948
Uso atual: em pé; uso desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1948 

Histórico da Linha: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.

A Estação: A estação de Salamandra foi inaugurada entre os anos de 1948 e de 1950. O nome passou a ser Iguaraci logo depois. Os Guias Levi já mostram este nome pelo menos a partir de 1957, enquanto o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil ainda o mostra em 1960. A estação, desativada desde princípios dos anos 1980, está em pé, sem uso conhecido.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Iguaracy é conhecido na região por uma manifestação popular bastante peculiar. O samba de coco é capaz de juntar famílias inteiras da cidade, que ao som do ganzá, bombo, pandeiro e pífano, dançam e entoam letras simples em ritmo binário.

- São João do Pajeú, com uma programação variada que dura cerca de 10 dias forró. Os festejos juninos movimentam a população e seguem os costumes pernambucanos. São barracões de forró, bandas de pífanos, fogueiras e comidas típicas à base de milho que são encontradas na praça principal da cidade.

 Março

- Festa de Irajaí.

 Agosto

- Destaque ainda para a Festa de Jabitacá.

 Setembro

- Festa de Catingueira.

 Dezembro

20 - Um dia certo para conhecer o samba de coco de Iguaracy é a comemoração do aniversário da cidade. Nesse dia, as ruas viram só festa, com shows populares e barracas com comidas típicas. O santo padroeiro, São Sebastião, também é comemorado, quando além das festividades, os moradores unem-se em missas, quermesses e procissões.     

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUARACI

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 38371156

Sites: http://www.iguaracy.pe.gov.br/novosite/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3837-1160 p/ contatos

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Iguaraci

Trabalhei como professora nessa cidade por um período de aproximadamente 5 anos. Connquistei um alunado incrível e nunca esqueci dele. Foi com ele que cresci muito como profissional. Pois, trabalhei com muito amor e dedicação, principalmente na Escola Dr. Diomedes Gomes Lopes, bem como também na Escola Prof. Rosete Bezerra de Souza. Um abraço e um beijo para cada um daqueles que muito contribuiu para a minha história.
Por: NEUDIRAN GONÇALVES NUNES

IGUARACI É A MINHA TERRA NATAL E NESTA TERRA TEM MUITAS MULHERES BONITAS ATÉ LOGO ASS. BETO SÃO PAULO 06/12/2008
Por: BETO

atualmente moro em sp tenho muita vontade de voltar morar em minha terra natal gosto muito da minha cidade estou fazendo planos de voltar em 2010 faz 20 anos que estou morado em sp mim realizei r$ + nâo sou felis.
Por: Jose Nilson Nunes Luna

ATUALMENTE RESIDO NO DISTRITO FEDERAL,MAS VIVI NESSA TERRINHA DURANTE 25 ANOS E TRAGO COMIGO MUITA SAUDADE DOS TEMPOS DE CRIANÇA, ESTUDANTE...MINHA JUVENTUDE.TRABALHEI DURANTE 4 ANOS NA MARCENARIA DO "LAU", COM QUEM FIZ GRANDES AMIGOS ,FIZ MAGISTERIO,PARTICIPEI DOS CAMNPEONATOS DE FUTSAL DA DIOMEDES...PENSEM NUM "GOLEIRO" ! ATUALMENTE ESTOU CASADO COM JULIANA,JÀ FAZEM 05 ANOS QUE NÂO ESTAMOS MAIS POR AÌ, ATUALMENTE TRABALHO NO LABORATORIO DE ASSEGURAÇÂO DA QUALIDADE DA COCA COLA -DF. FICA AQUI UM ENORME ABRAÇO PARA MINHA FAMILIA E AOS MEUS AMIGOS QUE POR AÌ FICARAM. Ô TERRINHA!!!!!!!
Por: PAULO RABELO MARQUES

nesta pequena cidade do sertao nordestino tem tudo de bom apesar de ter nascido ai ha muito tempo moro em sao paulo, gostari muito de ver na net tudo do bom e melhor que tem ai.
Por: paulo silvano silva

NÃO VIVO MAIS EM IGUARACI MAIS CONHEÇO MUITO BEM CONHEÇO TANTO QUI ME CRIEI NESTE LINDO MUNICIPIO AINDA SINTO A QUELE CHEIRO DAS MANGAS ROSAS DA QUELA TERRA HOJE VIVO EM SÃO PAULO A MAIS DE 20 ANOS E NÃO PRETENDO MORAR MAIS EM IGUARACI MAIS SINTO MUITA SAUDADE TANTO DA TERRA COMO DO POVO DESTA PEQUENA I LINDA CIDADEZINHA EM BREVE ÉU VOU FAZER UMA VIZITINHA NESTA CIDADE MANDO UM ABRAÇO PARA TODOS MORADORES DA REGIÃO DO CAMPO INCLUSIVE MINHA TIA MARINHIA E TIO ZÉ ZÉ DE RITA ASS. BETO E-MAIL:[email protected]
Por: BETO

Amo minha cidade, muito embora esteja muito longe mas mesmo assim continuo amando, beijos pra todos
Por: socorro rabelo

Nossa o que tem de bom em iguaraci,para mim, uma pessoa que foi fundamtal na ninha formaçao escolar chama-se ZELMA BEZERRA, mulher inteligente culta hunama, tenho muito aagracer-la, teve fundmental, importancia na minha via ja fa alguns anos que não a vejo, gostaria muito de um dia reencontra-labeija zelma eiguaraci.
Por: paulo silvano

Está tudo tao lindo estou com saudades ,ja faz tanto anos que deixei meu povo minha cidade natal ma voltarei ai embreve
Por: mari de fatima clementa marques

iguaraci é uma cidade linda e acolhedora e sua população é sempre alegre. amo iguaraci
Por: alessya

Já morei nesta cidade, tenho muita vontade de voltar ai, mas nunca tive oportunidade, lembro da minha primeira professora dona Edna, ela ainda vive ai?
Por: suzane cavalcanti

nasci, creci nessa cidade hoje por motivos maiores estou longe da minha terra natal mas a saudade é grande estudei na escola professora rosete tenho muitas saudades de todos meus colegas e familiares um abraço para todos iguaraciense e ate um dia se deus quiser
Por: cicero antiogenes f da silva

Iguaracy é uma cidade muito pacata, ótima de se viver.
Por: Maria Hoísla

Sou de Iguaraci e o que mais gosto épassar as férias do mês dejaneiro e aproitar e matar saldades da minha família.
Por: liliane siqueira

as festas sao maravilhosas as pessoas sao maravilhosas eu moro no recife mais senpre vou pra la passear
Por: rizoneide dos santos silva

COMO ESQUEÇER MINHA TERRA QUERIDA, ONDE TUDO PUDE APREDER, A CIDADE MARAVILHOSA TARQUILA E ENCATADORA... MINHA CIDADE!!!IGUARACY-PE. MEU SERTAO QUERIDO.
Por: Jociane Carla Alves Morais

minha mãe e de lá e sempre vou para lá passear e adoro yguaraci
Por: dayane

esta cidade maravilhosa não podia deixar de fazer meu comentario, e para quem não ha conhece, o que tem de melhor e a festa de janeiro, tudo de bom.
Por: paulo silvano

TE AMO DEMAIS IGUARACI; QUE SALDADE DOS AMIGOS E DE CADA ESQUINA DESTA CIDADE MARAVILHOSA. BREVE ESTAREI AI...
Por: ivanildo medeiros do amaral

eu nasci e me criei no sitio barro branco mas convivi muito nessa cidade maravilhosa ,ha 15 anos morro em são paulo mas é impossivel esquecer todo de bom que essa cidade ja me propos;ex as primeiras namoradas,os desfiles no dia 07 setembro onde eu ainda garoto desfilava, as festas juninas onde eu dançava quadrilhae como não falar das 09noites de novenas era tudo muto encantador, e aquelas feiras nas segundas-feiras onde eu aida moleque corria para uma barraca de doces para comer doce de goiba hum que delicia um abraço a todos e que DEUS continue abençoando todos voces e essa cidade maravilhosa
Por: osmario fernandes gomes

Nossa que saudades dessa cidade onde fui criada,se pudesse voltar no tempo...adorava mim divertir nas festas do mês de janeiro e também nas festas juninas .Beijos a todos que la deixei
Por: Elivania Pereira da Silva

Como tenho saudades dessa linda cidade,onde mim criei ,lembro das festas do padroeiro,das festas juninas,adorava me divertir.Abraços a todos que lá deixei
Por: Elivania Pereira da Silva

IGUARACI MINHA TERRA NATAL. ONDE VIVÍ INFANCIA E JUVENTUDE.MOREI NO SÍTIO TAMBURIL,E AOS 12 ANOS MUDEI PARA CIDADE.DE LÁ PARA sÃO pAULO,ONDE REZIDO.
Por: Maria José da C. C.

sou filha dessa cidade querida!!! moro atualmente no estado do Paraná sou filha de Cornélio Tavarez, faz 35 anos que sai de iguaraci mas sempre retorno pra matar a saudade de meu pai , meus irmaos e amigos!!! saudades de minhas primas Dolores, Carmita, Dedé; e minhas irmãs Rosilda , Leninha!!! saudades....dos tempos que não voltam mais!
Por: maria lenice de morais rosa

Cidade maravilhosa,onde vivi minha infãncia,lugar de pessoas acolhedoras,velhos amigos e uma grande saudade meu pai SEBASTIÃO .............AMO IGURACY
Por: Erica siqueira TORRES

oi me chamo nadja sou natural de iguaraci.tenho muitas lenbranças boas.tenho orgulho de ser pernanbucana.todo ano estou em iguaraci passando festas.sou da familia veras.
Por: nadja de carvalho veras

Iguaracy é a terra dos meus pais e dos meus avós e todos aqueles que são meus parentes. Adoro as pessoas que nela vivem, pois não esqueço quem me ajuda de alguma forma. E todos me ajudaram como pessoa e profissional que sou. Obrigada a todos vocês. Beijos e abraços para todos os iguaracienses.
Por: NEUDIRAN GONÇALVES NUNES SANTOS

Iguaraci é minha cidade natal a qual pretendo voltar revê-la neste ano de 2010 e é muito gratificante comerçar esse passeio matando as saudades através das imagens deixadas nesse site.
Por: Lucia Santos

oi adoro esta cidade aomde naci e me criei sou da familia morato morei no sitio xique xique so sai de la por que a barragem do rozario cobril nossa terras a 23 ano moro em brasilia mais se deus quize vou mora la senpre vou passea la o pessoal de la sao muito hospitaleiro esta cidade e muito boa um a braço a todos amigo de infancia q.estao espalhado por este mundao q. a muitos anos q. nao a vejo.
Por: irenildo

sou filha de Iguaraci,amo minha terra,sou filha de Miguel Leite,
Por: Lourdinha Andrade

eu amo essa cidade, sou natural dai, e sou da familia RABELO, faço parte dessa cidade
Por: Maria do Socorro Rabelo

oi gente vcs nao conhece iguaraci estao perdendo muita coiza 1 lugar lindo maravilhoso naci la mais moro no recife mais nao deixo de ir la vizitar mimha familia eu amo esse lugar
Por: rizoneide s. silva

iguaracy minha terra amada esto aqui em sao, paulo a 37 anos ,um dia ainda vou voltar pra ficar tenho meu amado pai chico miudo um grande homem .beijos.
Por: maria de fatima emiliano

Sou Manoel(nel), irmão de cremilda e rita. Morei na estação ferroviária durante os anos de 70 e 72, hoje moro em Delmiro Gouveia. Deixei por lá muitos amigos de infância (zé neguinho, cloves, zé carlos vereador e seus irmão Juarez e jurandi). abraços a todos estes, em breve estaremos juntos por ai ; NEL
Por: Mariana lima

uma cidade muito linda. com belas mulheres e gente bonita..
Por: petroino amaral

que cidade arretada, sou de sertania visito sempre iguaraci terra de maciel melo
Por: FRANCISCO JOSE DE PAIVA

Eu gostei muito da sua cidade e um dia quero conhecer ela.
Por: Cicero Batista de Albuquerue

atalmente moro em Barueri sp, mas nasce em iguaraci, tem 11anos q ñ ou nesta cidade q esta crendo mt; mas to pensando em ir ai ano q vem ver meus amigos
Por: eliane

Me criei em Iguaracy e me orgulho disso; sempre que posso vou visitar com muito prazer, afinal d contas o "bom sertanejo nunca esquece sua origem. um abraço a todos
Por: Joab Moreno da Silva

sou de iguraci moro em sao paulo ha 38 anos,mais dexei a minha paz ai.iguraci e a minha tera.sempre que da volto ai beijos.sou filha de seu chico miudo,grande homem.
Por: maria de fatima

Apesar de ter nascido aí, não tive à chance de conhecer,porque meus pais mudou-se para afogedos da ingaseira, e apos 08 anos de idade, ele mudou com nos pra Rondõnia, até hoje moro em Rondõnia. mais gostei muito das fotos que ví, espero um dia ir visitar aí, paraben Iguarací, por seus lindos cartões postais.
Por: jose gilberto alves de melo

Amo muito essa terra de cabra macho em Janeiro estarei ai junto com meu povo amo Iguaraciiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Por: roberto carlos

Adoro esta cidade principalmente a populacao tenho muito carinho por todos tenho muitas saudades deste lugar maravilhoso amo muito iguaracy
Por: lucio mario da silva azevedo

Jamais esqueço de cidade tão Bela. Igaraci É inesquecível, é lugar que muito amo...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iguaraci
Fundação:
1963
Altitude:
571m
População:
11.454 habitantes
Área:
773,6km²
Densidade Demográfica:
14,81hab/km²
CEP:
56840-000

Envie seu comentário sobre Iguaraci