Escada

Escada-PE
banner

Bem-vindo a Escada!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Escada, informações e fotos da maravilhosa Escada. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Escada, recomendadas por internautas.

A cidade de Escada, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1854. A localidade está em uma altitude de 109m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 58.809 habitantes. A área total de Escada é de 350,3km², e sua densidade demográfica é de 167,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Escada-PE é 55500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Escada

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens históricas do rico florescente município da Escada, remotendo-se a um aldeia de índios das tribos Meriquitos. Potiguares e Tabajares, fundada em época muito remota, porém existentes em 1685, com a denominação de Aldeia de Nossa Senhora da Escada de Ipojuca. O Governador da província de Pernambuco, João da Costa Souto Maior, escreveu uma carta ao sargento-mor, comandante da Aldeia, determinado-lhe que fizesse os índios abandonarem o mato para se recolherem aos ranchos de Aldeia, continuassem com as obras da igreja e cuidassem da lavoura, ao mesmo tempo o Governador dava várias instruções sobre o bom regime moral e vida cristã dos índios. Situada a Aldeia à margem esquerda do rio Ipojuca, na distância de 10 léguas da praça do Recife e incumbia aos padres da Madre de Deus a direção espiritual dos índios, reza a tradição, que erigiram logo aqueles padres um oratório no alto da colina ao redor da qual estendia-se o aldeiamento, para cuja subida executaram uma escala de degraus cavados na argila e que desta circunstância vem a denominação de Nossa Senhora da Escada dada à Padroeira do Oratório, apesar de ter ela a inovação de Nossa Senhora da Apresentação. Em 1757, segundo relata Sebastião Galvão, tendo em vista documentos vários, observa-se que a Aldeia já era Povoação. Aumentando dia a dia a população vários. Aumentando dia a dia a população do povoado, não apenas de índios, mas de colonos que, para ali acorriam em busca de amanho de terras tão férteis.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

24 de Maio

Gentílico

escadense

População

63.991 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sua economia é basicamente agrícola com predomínio da monocultura da cana-de-açúcar, existe hoje no município uma industria têxtil e uma metalúrgica. Apresenta uma vegetação típica de floresta tropical perene, cuja denominação é Mata Atlântica, ainda possuem algumas arvores de grande porte como: o Pau Darco e Gororoba, hoje com a exploração econômica da madeira e o cultivo da cana-de-açúcar quase esgotaram estes recursos naturais 

Clima 

Tropical, quente e úmido, chuvoso com verão seco e chuvas de inverno

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional. 

Limites

Ao norte com Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão, ao sul com Sirinhaém e Ribeirão, a leste com Ipojuca e a oeste com Primavera. 

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias:

Da Capital:

58 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Os engenhos, com áreas verdes e casas em estilo colonial, que cercam Escada são grande atrativos para os visitantes.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Além da rica história e da beleza arquitetônica dos velhos engenhos, Escada tem atrativos naturais como Quedas d`água, nascentes de riachos, bicas, corredeiras e alguns resquícios da Mata Atlântica brasileira. Isso sem contar com o artesanato local, a culinária típica.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Durante as festas, acontecem grandes quermesses com shows, artesanatos, comidas e bebidas típicas e manifestações folclóricas.

- Carnatrio 

- São João Legal

 Abril

- O município também promove festas populares e religiosas durante todo o ano. No seu calendário de eventos, destacam-se as festas da Cavalgada, em abril

 Maio

- Cavalhada; Emancipação Política do município

 Junho

- Os festejos da época junina

 Novembro

- Festa da Padroeira -  Santa Luzia; Santa Terezinha

 Dezembro

- A festa de Nossa senhora da Conceição, encerrando o calendário comemorativo da cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESCADA

E-mail:

Telefones: (81) 3534-3875  

Sites: http://www.escada.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (81) 3534-1046 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (81) 3534-8962 

CONSELHO TUTELAR: (81) 3534-1301 

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Escada

escada e uma cidade maravilhosa e agora que tem um dos prefeitos mais resposaves . vale apena conhecer escada .
Por: maria clara de lin da silva

Quem for em Escada nunca deixe de visitar o rancho das pedras, lugar lindo de piscinas naturais, campo de futebol, parque, cheio de fruteiras.
Por: Iris

Oi,eu gostaria de receber fotos da cidade .a eu nasci ai abs.Luciene
Por: Luciene Maria de Oliveira

hoje moro no rn ,mas amo escada.minha linda cidade.
Por: valeria patricia alves

OLÁ , EU NASCI EM ESCADA P.E, E NUNCA TIVE TEMPO DE CONHECER À MINHA CIDADE, POIS SÓ OUVI OS COMENTARIOS SOBRE A CIDADE , POIS ATUALMENTE ESTOU MORANDO EM PIRACICABA-S.P, ESTOU CASADO E TENHO UMA LINDA FILHA QUE SE CHAMA SAMYRA , GOSTARIA MUITO DE CONHECER DE PERTO ESSA CIDADE ONDE EU NASCI... UM ABRAÇO DE MARQUINHO . . Piracicaba - s.p 08/12 2008 - UM FELIZ ANO NOVO.. PARA TODOS VOÇÊS .... SINTO MUITAS SAUDADES DE PERNAMBUCO... QUALQUER DUVIDAS ESTOU NO TELEFONE: DDD- 019 - 3433-9674 OU 019- 7807-4378 -
Por: MARCOS ANTONIO SILVA DOS SANTOS

Morei em Escada, durante 17.anos, conheço seus Engenhos, distilaria e Usinas, alugumas atualmente desativas, como a Massauassú, na qual trabalhei durante 05.anos, que saudades daqueles tempos que não voltam mais. se rio ipojua, que corta a cidade, hoje morto pela falta de respeito a natureza, estudei o 1º graú, no Colégio Industrial, que ficava ao lado do salão paroquial, conclui, o curso Tec. em Contabilidade em 1976, no Colegio Nossa Senhora da Escada, que saudades de meus professores, Srs. Bemjamim, Djael, Edgar, Tito, Cláudío, Lobo e dona Ivanilda, Ivete, Diva, Ruthe e Prof. Rubens nosso diretor- 1º. Graú 2º. Graú, Mons. Osmar, Moraes, Mario Germano, Dr. Francisco, Santana e todos que contribuiram nessa caminhada educacional em Escada, hoje estou distante mais não esqueço jamais, de todos eles que fizeram parte, da minha vida e e a Irmã Maria das Dores, nobre diretora. Aos que se foram meus setimentos e aos que ainda vivem, que Deus abeçoi a todos, e desejo de coração um Feliz Nata e um Prospero ano novo, são os votos sinceros dese ex-aluno e amigo. Sdçs. Willans Gomes/Bahia/BR.
Por: WILLANS E. P. GOMES

Eu sou natural da cidade , mais faz tempo que deixei a mesma, mais pelo jeito nada mudou,o que mais faz falta nesta cidade é uma boa administração. Prefeito vamos cuidar mais da nossa cidade Escada.
Por: Luciana Maria dias

Escada é um berço de história, aqui não só exitem canavias, mas também mata atlântica por toda nossa região, até mesmo dentro da cidade, engenhos que guardam ruínas das senzalas, casarões antigos, enfim Escada é uma cidade que poucos estados do Brasil tem para retratar a história do seu passado, por isso é Rainha dos Canaviais.
Por: Cristiane Karine

Eu tive a felicidade de conhecer,esta maravilhosa cidade!Já se passaram muitos anos,porem trago ainda junto amim as lembranças infindas!,das suas ruas,suas praças,suas ladeiras seus predios,!.A ponte sobre o rio!seus MARAVILHOSOS!canaviais.Enfim,tudo nela é MARAVILHOSO!.Pretendo ainda voltar à visitar outra vez a esta cidade tão linda!.Ass:jose do patrocinio>parelhas>rio grande do norte>>
Por: jose do patrocinio

morei 18 anos mas fui embora p bh mas sinto muita saudade
Por: henrique belchior

uma bela cidade visitei em janeiro passado e achei muito legal a estadia por lá
Por: luciano

Já fazem 7 anos,que saí dessa cidade abençoada.Sinto muita falta dos amigos verdadeiros que fiz ali.Dos passeios e dos banhos de rio.E o lugar perfeito pra descançar na companhia de pessoas alegres.Não vejo a hora de voltar!!!!
Por: Angelica Mendonça

amo de paixão estou hoje em sp mais morei toda minha vida ai em escada , meu projeto e voltar e curtir minha velhice ai um grande abraso para us conterranios que deus abemçoe a todos
Por: fabio mariano

Nasci em Escada.Amo esta cidade de paixão.Nas férias adoro visitar meus amigos e familiares e principalmente curtir os finais de semana no Rancho de Pedras.Amo tudo isso.
Por: maria do carmo

sou natural de escada jamais esqueceria a minha terra natal .onde vivi minha infancia.ate os 14 anos .agora vivo em campinas-sp.mais nas ferias um dia vou volta para comtemplar a beleza e o sossego da cidade maravilhosa que ela é ;bjos escada .saudades amigos .arlene.
Por: arlene maria da silva

passei minha infancia toda passando minhas férias de colégio, em escada,foi lai que foi minha primeira vez no cinema,festas de são joão e outras,banho de rio,mossegano o trem, meu avo era o mestre de linha seu mané bité que morreu a dois anos ai eem escada, fiquei triste quando voltei que não vie mais a ESTAÇÃO DE TRÉM que tanto via passar os tréns e trólios com os casacos da rede ferróviariaSE ALGUEN TIVER FOTOS ANTIGAS DA ESTAÇÃO FAVOR PUBLICAR ... VALEU...
Por: roberto ferraz

escada a melhor e mais bela cidade de PE. quero saber do dde Reginaldo Afonso e tambem da Eniedija e todos os seus irmãos um abraço de Eliezer MEU EMAIL PARA CANTATO [email protected] ou [email protected]
Por: Eliezer José da Silva

sou nativo, nasci neste corredor de casas que tinha logo apos a estação, criei-me no ENGENHO MANGUEIRA, estudei na escola rural vigario pedrosa, escola paroquial, no tempo do Padre joão e dona LIETA, e GINASIO INDUSTRIAL, no tempo de manoel CUICA, benjamim, e o temivel professor RUBENS, SERÁ QUE ALGUEM LEMBRA DE MIM? AGUARDO, MORO EM FEIRA - BAHIA...um abraço
Por: silvio jose de lima

tenho muitas saudades de escada é uma cidade maravilhosa onde morei até os meus 18 anos de idade agora moro aqui em são paulo mas amo muito essa terre e tenho fé em deus que um dia poderei voltargostaria muito que vcs podecem por mais fotos para que eu possa matar a saudade.
Por: girlane

conheço essa cidade há...14 anos nao nasci nela mas ...né que eu me apeguei ...assim tem um povo carismatico povo que vc se apega de um jeito qu enao quer mais soltar ...NAO SEI S EPOSSO DIZER QUE É AMIGO MAS SAO PESSOAS IMPORTANTESSSS,,,CARA !SEM FALAR NA CULTURA QUE TEM ESSA CIDADE ...ENGENHOS ,CASAROES ,HISTÓRIAS ,LENDAS ...ARTISTAS,,,DEIXO UMA HOMENAGEM AO GRUPO CULTURAL FLOR DO CACTOS QUE A DEZ ANOS VEM MOSTRANDO A CULTURA COM EMOÇAÕ ATRAVÉ SDA DANÇA PARA TODOS OS NORDESTINOS...VALEU PARABENS ESCADA!!!
Por: ADENIO SOUSA

Hoje sou filha ausente de escada moro em são Paulo, mas amo minha cidade
Por: sonia rodrigues

Eu moro em Escada,e a considero a melhor cidade para se viver,quem vier nao pode deixar de conhecer a igreja da Matriz. Henrique Belchior,um abraço pra vc,aparece amigo. Abraços
Por: Carlos Alberto

Nasci em Palmares,mas com apenas 06 meses de idade me mudei para esta maravilhosa cidade que é ESCADA,provida de bons restaurantes e de galetos deliciosos,povo hospitalheiro e localização privilegiada a 60 Km da capital.No momento moro e trabalho em Recife.Espero voltar a morar, para curtir desta tranquilidade com os amigos de infancia.
Por: JOSÉ CARLOS B. SOARES

Boa tarde, conheço sim,sou nascida lá, moro em Recife desde 79.Mas sinto muita saudade,pois já não tenho mais familia lá,todos moram a cá,njs para todos.Luciene
Por: Luciene Maria de Oliveira

estou em portugal a 2 anos sou de escada tudo de bom existe lar principalmente carnaval fora de epoca,e um bom pagode ao domingo,se aqui em portugal tive escadense por fale comigo
Por: alexsandra alves

adoro escad nasci no hospital santa clara,minha infancia foi maravilhosa.um beijão para todos dessa cidade maravilhosaaaaaaaaaaaa.
Por: sandra patricia cavalcante roque da silva

Escada eh uma cidade maravilhosa: calma, tranquila, quase sem violência é uma maravilha morar em Escada. Gosto muito!!!
Por: Thales

eu sou natural de escada moro hoje em alagoas mas um dia voltarei para minha linda cidade,teamo escada
Por: marcelo mariano de lima

NASCI EM ESCADA ,E AOS 15 ANOS SAIR DAI ,MAS AMO ESSE LUGAR SEMPRE QUANDO POSSO VOLTO PARA VER MINHA FAMILIA,PESSO MUITO A DEUS QUE OLHE SEMPRE POR ESSE LUGAR,UM ABRAÇO A TODOS DE ESCADA ,VALEU
Por: DJA

Vale apena conhecer seus engenhos ecasaroes da epoca do Brasil colonial. Visite tambem suas cachoeiras e venha desfrutar da nossa cosinha regional. Venha estamos de BRACOS ABRTO A LHE ESPERAR.
Por: Nivaldo Rodrigues de Lina

escada é uma cidade muito boa,não só por suas belezas naturais mais pela gent mesmo,um lugar gostoso e com pessoas hospitaleiras
Por: alice

Escada deveria ser uma cidade prospera e bastante invejada, porem, a falta de amor e de Jesus entre os moradores gerou o seu declino. Vamos buscar a presenca de DEUS e tudo vai melhorar...
Por: ROBSON COELHO

Engraçado...nasci ai e não conheço Escada, embora acompanhe a distancia, a sua história, que é linda. Espero um dia visitá-la e saber se ainda existe a maternidade onde nasci.
Por: geovaldo vieira de carvalho

SOU MORADORA DA CIDADE DE ESCADA,GOSTO MUITO POIS É UMA CIDADE CALMA E TRANQUILA!!ADORO MINHA CIDADE
Por: ERONILDA

sou de escada masfaz 13anos que estou em são paulo mas amo de paixão esta cidade beijos para todos
Por: angelica

me crie em Escada só que moro em SP e estou sabendo que minha cidade natal está muito linda .Então gostaria de visitá minha cidade pela enternete.Para poder -adimirar -la cadia em que eu entrar na enternete.
Por: zezyta

Claro que conheço uma cidade completamente maravilhosa. Simples mais muito acolhedora.
Por: Natália Lima

sou nascido nesta cidade em 20/03/1965, resido em sao paulo desde 1985 minha mae mora no Bairro de Jaguaribe e sinto muito orgulho por fazer parte desta comunidade. Em julho de 2011, se deus permitir estarei revendo minha terra e os parentes e amigos. um forte abraço pra todos e que deus os ilumine sempre.Beijo!!.
Por: misael sebastiao da silva

escada minha cidade natal,ja fais,12,anos.que sai de escada,mais ate hoje sinto saudade da minha casa dos meus amigos,dais pelada na quadra do industrial,dois banho de rio nais duas agua.amo minha cidade.moro en campinas.sp.quem for de escada,e minconhecer,fale com migo atraves do [email protected] um abraco pra todos escadense de todo brasil.
Por: ivo ramos

tenho orgulho devocê, ter nascido em Escada é uma presente de Deus
Por: valdene

Olá!!! Pessoal da Minha Cidade Escada mando grandes abraços para esta minha terra onde os meus pais pasou um bom tempo por aí.
Por: Judas Tadeu Correia de Lima

Nascí. vivi e passo quando posso, minhas férias aí. O lugar é simples mas, aconchegante em vários sentidos.
Por: gilson justino

eu conheço escada gosto muito desta cidade tenho irmão que mora ai e si tudo der certo em junho estarei ai nesta cidade maravilhosa se deus quiser em junho de 2011 estarei em escada visitando os amigos que lar estão ate junho !!!!!!!!!
Por: LUIZ ALVES

EU MOREI EM ESCADA ATE OS 22 ANOS EU SINTO SAUDADES DOS BAILES NO SESI E NO CLUBE E DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA ESCADA ERA MUITO BOM SINTO SAUDADES DOS AMIGOS RICARDO O BIROBIRO E VALDIR BELCHIOR ESSES FORAM OS MEUS AMIGOS DA JUVENTUDE ESTOU HOJE NA BAHIA E SINTO MUITA SAUDADES DA MINHA CIDADE NATAL .BEIJOS TCHAU MEU POVO
Por: CLEIDEJANE SILVA

quero cnhecer os melhore pontos turisticos da cidade de escada
Por: MARIA FERREIRA DE VITA

tenho muita saudade da minha cidade pois moro em bh a 5 anos mas se deus quiser irei voltar.um abraco a todos
Por: henrique belchior

EU MORO EM SÃO PAULO ESSA IGREJA ME ENCANCA PÓS EU FUI BATIZADA AI.. A CIDADE E ENCANTADORA;
Por: MARIA ANDREZA ALMEIDA DA SILVA

escada e uma cidade maravilhoza eu adoro minha familia e di la i du meu marido tambem escada e uma cidade calma i tranquila de si viver agora isto aqui em sao paulo mas morro de saudades da minha cidade maravilhoza a festa de la atrai turista de toda regiao e maravilhoza escada um beijo galera
Por: REJANE

fala de escada e algo maravilhozo porque eu adoro essa cidade um abraço galera
Por: Mauro José de França

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Escada
Fundação:
1854
Altitude:
109m
População:
58.809 habitantes
Área:
350,3km²
Densidade Demográfica:
167,88hab/km²
CEP:
55500-000

Envie seu comentário sobre Escada

banner