Cumaru

Cumaru-PE
banner

Bem-vindo a Cumaru!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Cumaru e muitas outras opções de hospedagem na cidade Cumaru. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Cumaru.

A cidade de Cumaru, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 443m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.354 habitantes. A área total de Cumaru é de 278,4km², e sua densidade demográfica é de 83,89hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cumaru-PE é 55655-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cumaru

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cumaru foi criado a partir do desmembramento do município de Limoeiro, em 20 de dezembro de 1963, pela Lei estadual de nº 4.986. Sua antiga denominação era Malhadinha. Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados de Ameixas, Umarí e Poços. Anualmente, no dia 20 de dezembro Cumaru comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Santa Terezinha.

Gentílico

Cumaruense

Significado do Nome

O nome do município tem origem na árvore Cumaru.

Aniversário da Cidade

20 de dezembro  

Gentílico

cumeruense

População

17.329 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A atividade econômica predominante é a agroindústria com maior potencialidade de desenvolvimento para indústria moveleira. 

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião do Agreste, Microrregião do Médio Capibaribe. 

Limites

Ao norte com Surubim, ao sul com Bezerros, a leste com Passira e a oeste com Riacho das Almas. 

Acesso Rodoviário

PE-95, PE-90 e BR-408

Distâncias:

Da Capital:

110 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cristo Redentor

Quem chega a Cumaru se depara com sua principal atração turística, uma estátua do Cristo Redentor. A imagem, que simboliza a fé do povo nordestino, também lembra ao visitante que ele está numa cidade onde reina a paz.

Artesanato

Outro destaque do município é a sua rica produção artesanal composta por bordados e trançados. A cidade oferece uma diversidade de almofadas, crochês e tecidos de todos os tipos e para todos os gostos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

- Cumaru celebra a festa de Santa Terezinha, padroeira da cidade. Nesse mês, o município também é animado pelas comemorações natalinas e de Ano Novo.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUMARU

E-mail:

Telefones: (81) 3644-1156

Sites: http://www.cumaru.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife-PE

Rodovia BR 232, Km 15 - Jaboatăo
Telefone : (81) 3452-1103

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO REGISTRO CIVIL DA PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3644-1469

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cumaru

BELA CIDADE COM SUAS ALEGRIAS CRIATIVIDADES,FESTAS E COMEMORAÇÕES,POVOADA POR PESSOAS HONESTAS,BATALHADORAS, SONHADORAS, FUI CRIADA NESSA CIDADE QUE VIE CRESCER AOS POUCOS E HOJE DIGO COM ORGULHO SOU E CONHEÇO CUMARU.
Por: KÁCIA BRITHO

Localizada a 132km do Recife, no agreste de Pernambuco, distante 50km da capital do forró(Caruaru), voce encontra a Barragem de Jucazinho, o Cristo Redentor com a Via Sacra a seus pes e hospeda-se no hotel municipal.
Por: Jádson Oliveira

Quando criança passava as minhas férias neste lugar onde mora a màe de uma grande amiga que há muito não vejo. Mas sinto muitas saudades, e penso muito em voltar a este lugar para relembrar tudo de bom que vivi nesta época. foi maravilhoso, talvez tenha sido a melhor parte da minha infância. O contato com a natureza, com os animais. Eu penso tanto que chego a sonhar. Sinto muita muita vontade de voltar, mas perdi totalmente o contato com aquelas pessoas. nao consigo lembrar direito o nome do lugar. mas quando chegávamos na cidade tínhamos que pegar outra condução para chegarmos até a casa desta família pra onde eu ia. Era uma epécie de pequena fazenda. Era no campo não era na cidade, aliás o nome do lugar tinha a palavra campo mas não lembro qual exatamente era. Só sei que fui muito feliz e não via a hora de chegar as minhas férias para poder ir a Cumaru. E para falar a verdade nem sei como é que faz para chegar até lá para rever estas pessoas de quem eu tanto sinto saudades. Acordar cedo e tirar leite, passer a cavalo, aprender como se faz queijo de forma artesanal, colher algumas frutas e algumas raízes para o jantar, plantar verduras, conversar com as pessoas do lugar, ouvir lendas e dormir naquele friosinho que só tive a oportunidade de sentir aí e olahar aquele céu tão, mas tão estrelado que era maravilhoso e impossível de esquecer.
Por: Flávia Cristina B. de Souza

da cidade de cumaru e uma cidade maravilhosa principalmente no mes de junho
Por: liny

O CRUZEIRO DE CUMARU E ESTRAORDINARIO PRICIPALMENTE PARA TIRA FOTOS. O POVO CUMARUNESE SÃO GENTE BÕA SABE TRATAR QUE VISITA A CIDADE,DA VONTADE DE VOTA MUITO MAIS VEZ
Por: ALEANDRE PIRULITO

Faz muito tempo que estive em Cumaru.Não tenho a mínima idéia como está o município hoje.Sou filha de Limoeiro.mas faz muito tempo que moro em Manaus/AM.Gostaria de receber e-mails,conversar com pessoas daí. Um abraço. FÁTIMA PEREIRA
Por: MARIA DE FÁTIMA

cumaru, é uma cidade belissima já visitei várias vezes e admiro bastante, está crescendo cada vez mais e você que ainda com conhece venha fazer parte dessa bela cidade.
Por: verailda catarina de lira e silva

Nas minhas ferias fui para esta cidade espetacular, onde conheci a barragem de jucasinho um dos lugares mas bonitos que conheci, sem contar do Cristo redentor que nos mostra uma vista maravilhosa da Cidade e do povo super acolhedor que encontrei por la .Fui e nâo me arrependi e agora recomendo para todos voces.
Por: allessandro

ei sou de recife! Meu pai e de cumaru. gosto muito dessa cidade é muito legal pow aconcelhor para quem ñ conhece, conhecer viu gente fui...
Por: cesar

a cidade de cumaru é D++++++++++++++++ adoro.a população é muito hospitaleira
Por: José ilo

eu amo esta cidade tenho fé que um dia volto a mora ai
Por: veronica

conheco e adroo cumaruu ho terra boaa! terra do forró tb. são joão hai intaum adroo, desde dos 10 anos que naum porro max hai, max sempre viajo pra essa terra maravilhosa!
Por: silvia

bom na minha opiniao,hoje em cumaru tem,como um ponto turisco,e o sitio canpos novos,onde quem quer se diverti,e sor se deslocar,para esta regiao,onde tem o banho na barragem de jucazinho,e as atraçoes do futibol de canpos novos e a festa da padroeira de santa ines dia 21,de janeiro.
Por: ERALDO MANOEL DO NASCIMENTO

Adorei a cidade Cumaru, sua beleza natural e a hospitalidade da sua gente. Moro em Deodápolis no Mato Grosso do Sul , estive ai passando o São João.
Por: Aparecida Martins Nascimento

desejo para o povo de cumaru principalmente para a minha familia portelas muitas saúde paz e felicidades. sou cumaruense com muito orgulho, e gosto muito de passear nesta pequena cidades.mais é grande como um coração de mãe maravilhosa. aqui estou deixando um grande abraço a todos. assina jose hilton portela da silva e familia.
Por: josé hilton portela da silva

cumaru e uma cidade linda vivi minha infancia la estudei la e ate hoje sinto vontade de morar la
Por: alexandre jose da silva

Minha mãe, Maria de Teresinha e Zé Alves, me criou em Cumaru mas nasci mesmo em Limoeiro. Sou cumaruense por orgulho, é uma cidade pequena mas encantadora e maravilhosa, embora eu e minha família moremos no Recife, é o único lugar que eu realmente quero estar sempre é Cumaru. Aqui comecei minha vida e onde tenho tios, primos e primas, sogro, sogra, sobrinhos e cunhados. Meus avós amados já faleceram, e sua alegria em ter me criado me permitiram ter esse grande amor que tenho por esta cidade. Essa cidade faz parte da minha vida, é meu pequeno paraíso, onde eu sempre venho descansar.
Por: José Alves Neto

Ja visitei, Tenho Amiga Na Cidade, O que a Cidade tem de Melhor na Minha opinião é a festa de Santa terezinha Muito boa, a Cidade muito aconchegante, Simplismente amei a Cidade......
Por: Paula Ferreira

sou filho dessa cidade vivo em sao paulo avinte ano cumaru esta lindo vem crecendo muito saudadedas festas de santa terezinha um abraco aos cumaruense
Por: juraci

cumaru como houvem melhoras hem !tem ate carnaval fora de época ,fui e foi maravilhoso ,sem contar com festa de santa terezinha que é linda ,a barragem de jucajinho,o cristo redentor que lhe dar um vista belissima e a igreja que vamos combina é linda beijoss .visite cumaru .
Por: rosineide francisca da silva

o povo de Cumaru é bastante acolhedor,a cidade tem bastante area verde só achei muito parada,mas pra dá um passeio vale a pena.precisa crescer um pouco mais,uma amiga que morava lá custuma dizer que Cumaru é a cidade do 1,só tem um hotel,um mercado,tudo um....
Por: ELAINE FERNANDES

Cidade do agreste de pernambuco, povo ordeiro. Quando vir a cumaru, conheça o Cristo redentor e a Barragem de Jucazinho. Quem conhece cumaru jamais esquece.
Por: Jádson Oliveira

Fui muito feliz em Cumaru, lugar muito bonito e bom de ser viver... muitas saudades...
Por: jsousa

nossa essa cidade é tudo eu amo cumaru,até por que eu nasci ai mais moro em recife meu namorado mora ai ...toduhh final de semana eu tow aiii...a barragem de jucazinho..ii entre outros...AMO CUMARU...
Por: vanessa

cumaru é massa,eu adoro essa cidade....sem falar nas festas que nos proporciona...adoroooo a festa de santa teresinha...meu amor moore aii..eu tow ai sempre..na ksa de meus parentes.....AMO CUMARU
Por: vanessa

meus pais moram nessa bwla cidade onde queria estar moro em sp mais nao esqueco essa cidade um abraço ao pessoal de agua doce d cima
Por: alexandre

amo muito essa cidade,sou do interior e moro em Recife a algum tempo, mais sinto saudades de lá. Adoro Cumaru!!!!!!!!!
Por: Mekciana Gomes

SOU DE CUMARU MAIS PRECISAMENTE DO SITIO RODRIGUES ME CRIEI AÍ ETÉ MEUS 20 ANOS COM MEUS PAIS RITA E LUIZ APRIGIO COSTA E JAMAIS ESQUECEREI DA MINHA SIMPÁTICA CIDADEZINHA UM ABRAÇO DO TAMANHO DO BRASIL P/ TODOS CUMARUENSE . DE MARCOS. KEYLA.KÉZYA E LUIZ MACIEL P/ CUMARU E A FAMÍLIA COSTA .
Por: marcos antonio costa

EU MORO EM CUBATAO SAO PAULO MAIS MOREI EM PEDRA BRANCA MAIS AMO ESTA CIDADE RECENTIMENTE POSSEI ENCUMARU NÃO MUDOR MUITO MAIS É UMA LINDA CIDADE ESTA NO MEO CORAÇAO;
Por: ANTONIO FIRMINO DA SILVA FILHO

olha o que eu tenho que falar de cumaru, são poucas coisas mais uma coisa eu sei que Cumaru é uma cidade maravilhosa de se viver,um lugar calmo, tranquilo de viver e muito bom pra quem vem de fora pra conhecelo.. e pra quem vem faser turismo maravilhoso.
Por: Peres Sales

NÃO SERIA UM COMENTARIO MAS SIM UM PEQUENO RELATO. TENHO ORGULHO DE TER NASCIDO E VIVIDO NESSA CIDADE POR TRES ANOS, SAI DAI EM 1959 HOJE MORO EM BRASILIA, MAS ESTOU MUITO SATISFEITO PORQUE NO DIA 28/09/10 ESTOU A PASSEIO NESSA PEQUENA E LINDA CIDADE.TENHO MUITOS TIOS E PRIMOS AI.
Por: JOSE GOMES SILVA

Cumaru Onde nasci, e me criei aos meu 18 anos sair, da cidade onde até hj os meu pais moram sinto saudade, da antiga cumaru. Na verdade preciza-se de alguém para cuidar dessa cidade...
Por: Josinaldo Francisco de Oliveira

MORO EM SP A +O- 15 ANOS MAIS NÃO ESQUEÇO ESSA CIDADE MARAVILHOSA ONDE NASCI E CRESCI. A CADA 2 ANOS PASSO FÉRIAS EM CUMARU PRA MATAR UM POUCO A SAUDADE. QUERO APROVEITAR E MANDAR UM ABRAÇO A TODOS DE CUMARU E REGIÃO E A TODOS DO BAIRRO DO MATADOURO E EM ESPECIAL A MEUS PAIS QUE MORAM LÁ... UM ABRAÇO.
Por: EDINALDO OLIVEIRA

SIM SOU DE CUMARU SOU DO SITIO RODRIGUES DA FAMÍLIA COSTA E SINTO MUITA FAUTA DO CLIMA DO AR PURO BREVEMENTE ESTAREI VISITANDO MINHA BELA CIDADE UM ABRAÇO P/ TODO TO TAMANHO DO NOSSO MUNICIPIO
Por: marcos a. costa

Sou apaixonado por esta cidade, admiro sua cultura, sua gente, longe da minha gente --Ó saudade.....Cumarú é linda - é diferente..Bjão para os meus pais João Ermirio e Lindalva do sítio Riacho do Bôi
Por: Gilson,e Rosangela e Ana Laura (a princesinha)

cumaru parece ser uma cidade bem moderna.gostaria ver mais imagens bela que essa cidade de ter.
Por: RINALDO SILVEIRA

Cumarué uma cidade maravilhosa de um povo acolhedor tem suas belezas naturais e vários pontos turísticos bastante visitados entre eles encontram-se a barragem de Jucazinho e Cristo Redentor a poucos quilômetros do centro. venha conhecer Cumaru e não irá se arrepander
Por: Jocélia Borba

essa cidade é marvilhosa a amo demais. mesmo distante não a esqueço. nascí aí e algum dia irei voltar se deus quiser.
Por: sueli cazé de oliveira

nasci em cumaru em 1957 sai em 1980, estou em sao paulo desde entao, so volto a cumaru para visitar, adoro cumaru, e ate hoje sinto saudades da minha terra.
Por: marciano pedro da silva

Passei parte de minha infância nessa cidadizinha super aconchegante. Lembro que brincava pelas ruas, e não havia qualquer risco, pois todos os pais e mães tomavam conta de todos os filhos, seus ou não. Tempo maravilhoso que so com o passar do tempo entendi porque que meu pai, Onildo, e minha mãe, Creusa, sempre foram apaixonados por Cumaru.
Por: Claudia Pessoa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cumaru
Fundação:
1963
Altitude:
443m
População:
23.354 habitantes
Área:
278,4km²
Densidade Demográfica:
83,89hab/km²
CEP:
55655-000

Envie seu comentário sobre Cumaru