Cortês

Cortês-PE
banner

Bem-vindo a Cortês!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Cortês, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Cortês. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Cortês para programar a sua viagem.

A cidade de Cortês, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 302m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.112 habitantes. A área total de Cortês é de 99,2km², e sua densidade demográfica é de 142,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cortês-PE é 55525-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cortês

 Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1872, o capitão Francisco Velozo da Silveira comprou por seiscentos mil réis um sítio chamado Cortês. Velozo sonhou fazer do sítio um povoado, onde surgiu a cidade de Cortês. Em 1953, a Lei estadual nº 1.819 cria a comarca de Cortês, no prédio da prefeitura local. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados Agrovila, Barra de Jangada e Usina Pedrosa. Anualmente, no dia 29 de dezembro Cortês comemora a sua emancipação política.  

Gentílico

Cortesense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de dezembro

População 

12.434 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A economia do município é baseada na agroindústria açucareira. Além da cana-de-açúcar, destacam-se como produtos agrícolas o abacaxi, a mandioca, a banana e a batata-doce. 

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata meridional. 

Limites

Ao norte com Gravatá, ao sul com Joaquim Nabuco, a leste com Amaraji e Ribeirão e a oeste com Barra de Guabiraba e Bonito. 

Acesso Rodoviário

PE-85 e BR-101 (via Ribeirão). 

Distâncias:

Da Capital:

112 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Cortês possui um turismo para quem gosta de natureza. As cachoeiras do Humaitá e Banho de Cerveja, na Ilha da Saudade, a Bica do Lasca e ainda a Corredeira do Engenho Barra de Jangada são os grandes atrativos do município. É interessante citar ainda a Usina Pedrosa, fundada em 1892, em funcionamento e com estrutura para visitação.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A maior festa do município é o Festiverão. Comemorada em novembro, a festa movimenta a cidade atraindo um grande número de pessoas e inclui em sua programação shows artísticos e o famoso Banho de Cerveja, realizado na cachoeira de mesmo nome.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORTÊS

E-mail:

Telefones: (81) 3687-1156

Sites: http://www.cortes.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3687-1181 (tel. público)

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cortês

sou filhio da cidades pretendo visitala mandolemblança para dos os nues familhiare bibianoguedes eciceramaria da comceiçãoé mariajoséguedes
Por: nilton

MINHA CIDADE NATAL É UM LUGAR TRANQUILO PESSOAS MARAVILHOSAS BEM TRADICIONAL NÃO DEIXA O REQUINTE DE CIDADE DE INTERIOR NORDESTINO EU AMO CORTES.
Por: JANE

morrei ai meus irmaos morram ai o meu pai foi veriador ai o nome dele e Heleno vicente
Por: wanderson

Seria muito bom se a cidade de cortês fosse exatamente o que está estampado na foto, estive em cortês ha dois meses e não foi isso que vi, fiquei com pena da cidade a mesma está morrendo.
Por: josé Raul da Silva

Nasci em Cortês tem o banho da cerveja lugar muito bonito
Por: jane

esta cidade tem de melho o porto turistico banho da cerveja temos belesas naturais pcinas ,parques e muito mais
Por: atalmy lima durval

Eu sou suspeito de falar de Cortes,moro nesta cidade linda aconchegante linda,com lindas cachoeira,no banho da cerveja,lindos lugares para vc fotografar um lugar de fato belo visite a cidade de Cortes vc vai ficar fascinado.
Por: LINDOBERTO SEVERINO DA SILVA

Meus queridos moradores da cidade de Cortês, quero com muito prazer,lhe informar que Nesta cidade eu tive o prazer de morar por 19 anos e 10 meses em alguns ruas. por ex: R. Travessa do Aprígio,R. Formosa por 2x e rua João alves moreira Nº 70. Por isso ela mora dentro do meu coração, não posso esquecer que faço parte de povo, humilde e feliz, que é o povo desta localidade. peço aos senhores que enriqueça o centro dessa digníssima cidade e o famoso Banho da Cerveja. Encerro as minhas palavras dizendo. ( Cortês nunca e jamais será esquecida )
Por: IZAIAS VICENTE DA SILVA

O BANHO DA CERVEJA É UM OTIMO LUGAR PARA VISITAR. NOTA 10
Por: HENRIQUE

ola e um praser de poder rever minha cidade cortes; fico muito feliz, eu gostaria de ver fotos da rua qui eu morava fotos do alto da cadeia obrigado a todos.
Por: josinaldo silva

foi muito emocionante ver minha cidade querida na internet abraços a todosconterraneos e se Deus quizer passearei aí. Pena não ter mais o nosso PITÚ.Abraços AlenildoMarabá Pa 23/03/2009
Por: Alenildo

Eu, ainda não conheço esta cidade linda, mais minha mãe já esteve lá, há muito tempo atrás. Mais quando eu estiver ai em ALTO BONITO, vou pedir para meu pai, me levar para conhecer esta cidade repleta de belezas naturais.
Por: Felipe Pontes

EU SOU DE CORTES,AMO A MINHA CIDADE ,TEM UM CLIMA MUITO AGRADAVEL,PAISAGENS MARAVILHOSAS,CONHEÇA VC TAMBEM A MINHA CIDADE!!!!!!!1
Por: MARIA ELISELDA ANANIAS DO NASCIMENTO

tenho muita saudade da minha cidade faz muito tempo de tive air,uma cidade maravilhosa que dar prazer de si viver , que pena que~não tem recurso de bom pra si trabalhar,mas si tiversse seria uma das melhores cidade de si viver,um lugar muito gostoso,o banho das cerveja e o melhor da região com suas paisagem um lugar de tiras uma ferias mt gostosa,q cidade maravilhosa.
Por: roberto

nossa velho td a minha familia mora ai em cortes eu sou loka para morar ai bjÔÔ mikinha
Por: mika

cortês é a melhor cidade de interior para vc morar lugar aconchegante e as aguas do banho da cerveja é refrescante venha conhecer cortês que com certeza vc vai amar o que vc esta esperando vem correndo vem.
Por: juliana maria

estou com muita saudade pois, adoro!!! cortes este lugar eonde eu nasci em criei bjs
Por: Cicero flor da silva Filho

olá povo de cortês tambem sou filho da cidade ou melhor dizendo do sr jose emidio de souza e dna Maria de lourdes bello de souza ha dez anos deixei minha linda cidade, hoje moroem osasco sp e tenho o imenso prazer em anunciar a todos que estou voltando de braços abertos para abraçar minha cidade. beijooos povo, volto dia 17 de julho de 2009
Por: adriano j souza

PRIMEIRA CRÔNICA Falar com minha cidade, é voltar ao passado e brincar de: jogar peão, bola de gude, jogar futebol, tomar banho nú na cerveja, curtir o carnaval com orquestra de Idomício/Jacozinho e Meu amigo Niclaudio ,assistir os desfiles dos ursos (preto) João pingueirinha, e o urso branco pois Diniz, o inesquecível sábado de zé Pereira que monta no jumento virado ao contrário, A chegada do bloco de Pelado do engenho Velho; ir a missa com padre Borges,Estudar com Zezinha Fraga e Alzenir Farias , Assistir a copa de 70 na janela da casa de seu Rui, Assistir Tarzan; Canal 100; Flash Gordon e ouvir Roberto Muiller (Uma noite centou-se em minha mesa....) e Luiz Gonzaga (Todo em Volta é só tristeza... O nosso querido e inesquecível Rei do Baião) no Cine Cortês do meu amigo Geraldo do Cinema (O fanático Tricolor) Subir a ladeira do campo ouvindo irmão Henoch na assembléia de Deus, assistir os lendários desfiles de 07 de setembro com as “brigas” de: Neta e Salai pela melhor fantasia para conquistar o 1º lugar, em seguida ir tomar Banho na Cerveja; a tarde subir a ladeira do campo assistir o jogo entre GE6J e a CTU do Recife que Edgar Priston contratava e a noite ir ao Baile no Centro Social de Cortês ao som do conjunto TOCANTINS de Palmares com o vocalista Everaldo (O machão! Há há há) ou Ogírio Cavalcante (O ceguinho que fazia tudo nos teclados), andar pelos engenhos ao redor de minha querida cidade, temer o sargento "Seu Seba" , biguzar o trem de cana-de-açucar da usina Pedrosa que toda tarde descia carregado cortando nossa cidade e a noite aguardar a chegado do trem de passageiro que chegava de Ribeiro com hora marcada 08:30 hs. (quando o açude perto de Ribeirão não enchia), aos sábados eu (Moisinho),Meu amigo Ednaldo (Nau) e Seu pai (Seu Louro da Gelada),com um carrinho de mão, esperava-mos o trem porque nela vinha barras de gelo para o preparo da gelada no dia seguinte na feira livre de nossa cidade), e o parque de diversão NOSSA SENHO DA PENHA DE ORGANIZAÇÃO DO SR. MURILO que pessou uns “50” anos animando nossos finais de anos, tinha as bandelolas coloridas que a prefeitura colocava nas ruas (eu torcia para que não chovesse, pois as mesmas eram feitas de papeis coloridos colado em barbantes e quando chovia todas se rompiam, só ficava o barbante, “era triste”, prá finalizar até a NEGA LIU deixou saudades para muitas e muitas pessoas. QUANTAS SAUDADES, Passaria toda noite recordando bons tempos que ai passei. Abraços a meus amigos: Evandro,Marco Pessoa, Amaro de Aquino,Naelson,Jadir,Fofinha,Finha,Venância, Aloncinho,Joao do Juda,Paulino, Valdir. meu pai Seu Moises, meus tios Manoel e Joaquim, primos Cloves, Aloísio .... Com todo Carinho de São Paulo há 15 anos um abraço a todos meus conterrâneos, e parabens pelo site. Mozeranildo Silva (moisinho). [email protected] SALVE MEU GREMIO ESPORTIVO 6 DE JUNHO E MEU QUERIDO CLUBE NAUTICO CAPIBARIBE. Desculpem alguns erros, pois estava bastante nervoso. descobri este site no ultimo domingo 19/07/2009, apos encontros de amigos de cortès aqui em Sampa. Guiné,Dija, eu(Moisinho)e outros. (Publiquem esta pequena crônica em seu jornalzinho mensal, pois assim é que iremos voltar a reviver os bons tempos que não voltam mais).
Por: Mozeranildo Avelino da Silva

Cortes uma cidade que precisa evolui muito.. Crescer mais esta progredindo,venhao conhcer Cortes uma terra de gente feliz...
Por: josimario

eu adoro minha cidade cortez lugar de gente feliz
Por: joede de lima costa

essa cidade e maravilhosa faz 10 anos que tive la estou scom muita saudades
Por: elias

conheço sim pois eu nasci la e me orgulho de ser de uma cidade tao maravilhoza estou com muitas saudades pois ja fas 4 anos que eu nao a vejo minha familia e de la
Por: edson manoel da silva

Cortês é uma cidade com varios pontos tuistico .como pOr exempo'o banho da cerveja ' gerelmente quem vem visitar CORTÊS nunca se esquece .outros prontos turiticos são:a igreja catolica,o rio do humaitá,banho do lasca, a ilha da saudades,a igreja evangelica central entre outro,venha conhecer CORTêS
Por: mikelly

tenho saudades do banho da cerveja . Lembro -me também quando o trem chegava anoite
Por: clelioFreitas Feijo de Melo

nasci em cortes,vivi mesta cidade 16anos foram os mais felizes da minha vida tenho muita saudade deste tempo;tempo que nao volta mais abraços a todos
Por: menina

Eu adoro Cortez a final e a cidade onde eu nasci e me criei, no momento estou morando na Bahia, mas gostaria de um dia voltar a morar ai se a Cidade tivesse, mas oportunidade de empregos.
Por: Cícero Silva

cidade pequena maravilhosa pra descanso populaçao eta genta boa
Por: rute silva

sou de cortés adoro esta cidade o banho da cerveja e sensacional maravilhoso. tudo ai e estraordinario. hoje moro em são paulo.tenho muitas saudades dessa terra maravilhosa. no final do ano estrei ai se deus quiser.
Por: irandir jose de freitas

apesar de ser uma cidadizinha feia e bom morar nela pois nao tem muita violencia
Por: yzabel

Muiito,muiito Lindo Cortêes. Amõo essa ciidadee Põor demaiis.
Por: Micaelle

Sou filho da cidade de Cortes, filiação Paulo Feijó de Melo e de Estilita Dionísio de França. Pois tenho bastantes parentes na cidade de corte. Adoro o banho da cerveja, Mercado municipal e gosto do panorâmico. Bar que é do meu primo, gosto das histórias do padre Borges o qual aprendi muito com ele. Abraço a minha cidade.
Por: Valdetario Feijó de Melo

Eu nasci e me criei em Cortez, hoje moro em São paulo, mas morro de saudade dai. O melhor ponto turistico, pra mim, é o banho da cerveja, lugar MARAVILHOSO!!! Vale a pena conhecer!
Por: Ana claúdia da Silva

nasci e me criei em cortes sinto muitas saldades, dos rios , pessoas, etc.
Por: marilene m. martins

sou da familia de ubira. sou de olinda mais adoro cortes. estou triste pelo rio esta destruindo a cidade. que ironia o que embelesa .mais visitem cortes e perfeito.
Por: luziany da silva rodrigues

nasci no engenho pitombeira morei 18 anos em cortes meu pai manoel belarmino da silva meu irmao cicero belarmino da silva.amo cortes/abraço
Por: maria josé silva dos santos

Bom dia a todos, ainda não conheço a cidade, mais vou ter o maior prazer em conhecer um dia, isso porque conheci a Secretária de Turismo da cidade a ZEZA, super gente fina e já me convidou várias vezes só que sou de Maceió e devido a distância fica um pouco difícil, mas todos vocês estão de parabéns pela belíssima cidade. abraços...
Por: Alex Maia

nascir eme criei em cortes conheço essa maravilhosa cidade banhada pelo rio serinhaem conheço a balneario banho da cerveja indico para as pessoas que querem tomar um gostoso banho de rio que va conhecer CORTÊS
Por: jose florentino dos anjos

minha cidade natal,estou fora ha muito tempo, mas hei de retornar um dia, se Deus quiser!!!!
Por: jorge gomes

cortes cidade legal muito massa . adoro mora em cortes nao existe outro lugar mellhor de que cortes terra de jente feliz..
Por: 5y4ye

gostaria muito d rever cortes ja teve o praser de estar nessa cidade pequenina mais de paisagens imessamente linda
Por: binha

cidade natal do meu coraçao onde nasci em 1974 eu amo esta cidade maravilhosa
Por: reginaldo jose silva das neves

e uma cidade pequena com poucos recursos mas e uma cidade otima de morar e de aproveitar o que a natureza nos oferece uma cidade com raros casos de violencia cidade maravilhoza
Por: bruna

CORTES CIDADE MARAVILHOSA,EU NASCI E ME CRIE AI UM ABRANCO
Por: HELENO HONORIO RODRIGUES

cortea e minha terra natal a 12 anos vim pra sao paulo mais o meu sonho e um dia voutar pra minha linda cortes
Por: anderssson leonardo xavier da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cortês
Fundação:
1953
Altitude:
302m
População:
14.112 habitantes
Área:
99,2km²
Densidade Demográfica:
142,26hab/km²
CEP:
55525-000

Envie seu comentário sobre Cortês

banner