Conceição das Crioulas

Conceição das Crioulas-PE
banner

Bem-vindo a Conceição das Crioulas!

banner

Comece planejando a sua viagem para Conceição das Crioulas utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Conceição das Crioulas e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Conceição das Crioulas.

Informações de Conceição das Crioulas

 

Roteiros do Brasil

Região

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Segundo os moradores mais velhos, no início do século XIX, seis negras escravas que conquistaram a liberdade, chegaram à região e arrendaram uma área de aproximadamente 3 léguas (1 légua = 6 km) em quadra. Com a produção e fiação do algodão que vendiam na cidade de Flores, conseguiram pagar a renda e ganharam o direito à posse das terras. Em 1802, as crioulas receberam a escritura definitiva com o carimbo da Torre, dezesseis selos, feita por José Delgado, escrivão do cartório de Flores.
História contada nos mais diversos sítios, ligando a identidade da comunidade de Conceição das Crioulas à descendência das suas fundadoras, que pelo trabalho tomaram a iniciativa de legitimar o terreno, antes mesmo dos homens que também aqui chegaram.
Um deles chamado Francisco José, fugido da guerra, trouxe na bagagem uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Ao encontrar-se com as crioulas, tiveram a idéia de construir uma capela e tornar a santa sua padroeira. Surgindo daí o nome do povoado: Conceição das Crioulas.

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Em meio a uma vegetação composta por árvores de pequeno e médio porte, como juazeiro, baraúna, jurema preta, aroeira, caroá, catolé, está o povoado de Conceição das Crioulas. Até 1987 o algodão foi o sustentáculo da economia quilombola, mas com o ataque da praga do bicudo e a entrada dos fios sintéticos, a população assistiu a sua decadência.
Hoje, através de uma agricultura de subsistência, seus habitantes sobrevivem plantando milho, feijão, mandioca, jerimum e melancia. Há também pequenos criatórios de ovinos, caprinos, bovinos e suínos.
Com o sucesso da ação voltada para a valorização e desenvolvimento do artesanato, três recursos naturais ganharam destaque, como o caroá, o barro e o catolé.

Clima 

semiárido

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião do Sertão

Limites

Ao norte com o estado do Ceará, ao sul com Belém de São Francisco, a leste com Verdejante, Mirandiba e Carnaubeira da Penha e a oeste com Cabrobó, Terra Nova, Serrita e Cedro.

Acesso Rodoviário

BR-232 (via Serra Talhada e Caruaru).

Distâncias:

Da Capital:

521 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Os Quilombolas

A identidade de remanescente dos quilombos está intrinsecamente relacionada à origem das crioulas e às relações de cooperação entre os sítios que formam a comunidade. A descendência de determinadas famílias tradicionais é sempre resgatada de forma a confirmar o pertencimento e a participação na história de Conceição das Crioulas.
Ao contrário de outras comunidades negras que ainda lutam pelo reconhecimento como remanescente de quilombos, em Conceição não se utiliza elementos que reportem à condição de escravos. Sempre a imagem das crioulas lembra o poder da autonomia e a articulação entre os sítios, reforçando o sentido de unidade e sua capacidade política-organizativa.
Tudo isso torna o povo de Conceição ciente da sua condição e do seu papel na sociedade, trazendo comprometimento com a construção de um novo futuro para a comunidade quilombola.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 JUNHO

 SÃO JOÃO NA ROÇA

 - Dia 29 - Mangaia de Ouro


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALGUEIRO - DISTRITO DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3871-7070

Sites: http://www.salgueiro.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Conceição das Crioulas

Conceição Das Crioulas PE minha cidade maravilhoza sou natural desta cidade
Por: Maria natalice anizio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conceição das Crioulas

Envie seu comentário sobre Conceição das Crioulas