Catende

Catende-PE
banner

Bem-vindo a Catende!

banner

Inmeras opes de hotis em Catende e pousadas so uma das atraes desta seo do Portal Frias. Alm dessas e outras opes de hospedagem, voc ter acesso a informaes atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Catende.

Informaes de Catende

Roteiros do Brasil

Princesinha dos Canaviais 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O distrito de Catende foi criado pela Lei municipal de nº 01, de 29 de novembro de 1892, e integrava o território de Palmares. Em 1928, foi criado o município de Catende e a sua sede elevada à categoria de cidade. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Laje Grande e pelo povoado da Usina Roçadinho. Anualmente, no dia 11 de setembro Catende comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

Quanto ao nome Catende, há duas versões: a corruptela de Katendi, do africano ou Caatendi, do indígena. A primeira significa lagartixa e a segunda, mato brilhante. Segundo alguns entendidos, esta última é a significação prevalecente.

Aniversário da Cidade

11 de Setembro

Gentílico

catendense

População

38.324 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Catende, uma cidade tranquila ideal para quem busca sossego. Confira!

Clima 

mesotérmico,Tropical Chuvoso com verão seco

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata meridional. 

Limites

Ao norte com Bonito, ao sul com Maraial, a leste com Palmares e a oeste com Jaqueira. 

Acesso Rodoviário

PE-126 e BR-101. 

Distâncias:

Da Capital:

142 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Catende guarda as marcas do período açucareiro. Seus antigos engenhos resgatam a história social e econômica de Pernambuco. É uma cidade privilegiada pela natureza, por isso é bastante visitada por turistas que gostam de aliar diversão tranqüila à beleza natural.

Principais Pontos Turísticos

Usina Catende

Está situada no município de Catende, na margem esquerda do rio Pirangi, numa altitude de 153 metros. Fundada, em 1890, com o nome de usina Correia da Silva, em homenagem ao então vice-governador do Estado, foi originalmente construída pelo inglês Carlos Sinden e seu sogro Felipe Paes de Oliveira. Esse nome, no entanto nunca se consagrou, sendo a usina sempre chamada de Catende.
Em 1892, passou a ser usina Catende, construída no antigo engenho Milagre da Conceição, fundado em 1829.
A usina não teve sucesso, sendo entregue a credores, entre os quais o Banco de Pernambuco. Houve várias tentativas de exploração, mas sem resultados, até que, em 1907, foi adquirida pela firma Mendes Lima & Cia, que a reformou (1912), aumentando a sua capacidade de moagem de 200 para 1000 toneladas diárias.
Os proprietários, no entanto, eram comerciantes e não industriais. Interessava-lhes vender o açúcar e não fabricá-lo. A usina foi novamente vendida, dessa vez para a firma Costa, Oliveira & Cia.
Com a saída dos demais sócios, em 1927, a usina passou a ser propriedade do coronel Antônio Ferreira da Costa Azevedo, conhecido pelo apelido de Seu Tenente, que revolucionou toda a zona canavieira da mata sul de Pernambuco, com seu sistema técnico e administrativo, servindo de exemplo para diversas usinas da região.
Em 1929, a usina era considerada a maior do Brasil em produção e capacidade. Possuía 43 propriedades agrícolas, uma via férrea de 140 quilômetros, 11 locomotivas e 266 vagões. O transporte da cana e seus produtos era feito pela Great Western.
Tinha capacidade para processar 1.500 toneladas de cana e fabricar 4.000 litros de álcool em 22 horas. Na época da moagem trabalhavam na fábrica cerca de 700 operários.
Possuía uma vila operária com 200 casas, uma Caixa de Beneficência e mantinha uma escola com freqüência média anual de 50 alunos.
Quando morreu, em 1950, Antônio Ferreira da Costa Azevedo, o Seu Tenente, deixou a usina Catende com uma capacidade industrial para fabricação de 1 milhão de sacos de açúcar, uma destilaria de álcool anidro (a primeira do país), 36 mil hectares de terra, 165 quilômetros de estradas de ferro e 82 engenhos de cana.

Serra da Prata

É um dos pontos mais altos de Catende, onde o visitante pode apreciar a bela paisagem e avistar até o município de Palmares. No local há vários campeonatos de asa delta. O açude Santa Rita e as bicas da região também são dicas para um passeio ecológico. A localidade ainda possui engenhos de construções antigas, como o Engenho Ouricuri. 

Artesanato

Os trabalhos com bordados, crochê e renascença estão presentes na região. Ainda se destaca a fabricação artesanal de bonecos de barro, expostos na feira da cidade.

Estação Ferroviária

E. F. Recife ao São Francisco (1882-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) 
CATENDE
Município de Catende, PE
Linha Sul - km 142 (1960)   PE-3275
Inauguração: 02.12.1882
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A Estação
: A estação de Catende foi inaugurada em 1882. Foi ponta de linha da E. F. Recife ao São Francisco por dois anos. Estava ao lado da usina de Catende, uma das grandes usinas de Pernambuco, fundada em 1890. Trocou de donos diversas vezes, até que, no final dos anos 1920, era a maior usina de açúcar do Brasil. Nessa época, possuía 43 propriedades agrícolas, uma via férrea própria com 140 quilômetros, 11 locomotivas e 266 vagões. Charles Small, americano que estava a serviço do seu país no Nordeste brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, visitou a usina e desceu na estação, vindo do Recife, em 1942. Daí duas das fotos abaixo. Atualmente, a usina é controlada pelos próprios funcionários, que assumiram o controle da massa falida da usina após um acordo, depois das dificuldades financeiras pelas quais passou a usina nos anos 1990. Quanto à estação, virou moradia e está em mau estado, ocupada por moradores, há muito lixo, sem nenhuma limpeza. E a música Trem de Alagoas, de Ascenso Ferreira, que diz: O sino bate, o condutor apita o apito, Solta o trem de ferro um grito, põe-se logo a caminhar… - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende, vou danado pra Catende com vontade de chegar... Mergulham mocambos, nos mangues molhados, moleques, mulatos, vêm vê-lo passar. Adeus ! - Adeus ! Mangueiras, coqueiros, cajueiros em flor, cajueiros com frutos já bons de chupar... - Adeus morena do cabelo cacheado ! Mangabas maduras, mamões amarelos, mamões amarelos, que amostram molengos as mamas macias pra a gente mamar - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende, vou danado pra Catende com vontade de chegar... Na boca da mata ha furnas incríveis que em coisas terríveis nos fazem pensar: - Ali dorme o Pai-da-Mata - Ali é a casa das caiporas - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende vou danado pra Catende com vontade de chegar... Meu Deus ! Já deixamos a praia tão longe… No entanto avistamos bem perto outro mar... Danou-se ! Se move, se arqueia, faz onda... Que nada ! É um partido já bom de cortar... - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende vou danado pra Catende com vontade de chegar... Cana caiana, cana rôxa, cana fita, cada qual a mais bonita, todas boas de chupar... - Adeus morena do cabelo cacheado ! - Ali dorme o Pai-da-Matta ! - Ali é a casa das caiporas - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende vou danado pra Catende com vontade de chegar... (Fontes: ANDRADE, Manuel Correia de. História das usinas de açúcar de Pernambuco. Ed. Massangana, 1989; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Brazilian Steam Album IV, North and South, C. H. Hahmann e Charles Small, 1990; Hélio Ribeiro, 2006).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O folclore se destaca com o forró, bastante comum na região, e o frevo, trazendo seus tradicionais blocos carnavalescos como A mulher da sombrinha.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATENDE

E-mail:

Telefones: (81) 3673-1231

Sites: http://www.catende.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3673-1546

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentrios de Catende

Estou procurandoo meu av qe se Chama Silverio Tranquilino dos santos meu pai sai de Catende em 1960 e nunca mais voltou, hoje ele est com 72 o grande sonho e encontra a famlia me ajudem a realizar o sonho do meu pai e meu tb. Sou Janeth morro no Tucuum, trabalho na Vale. estou precisando do numero do telefone da Rdio de catende. Grata Janeth
Por: Janeth Santiago dos santos

catende cidade maravilhosa, orgulho passado por geracoes.sabe eu queria um dia que Deus me transportar-se para o passado onde catende era mais verde,mais rios mais amor. eu desejaria abraar meus avs. e falar que eu tenho muito orgulho de morar onde eles com suas virtude ajudaram a viver catende queria aparecer nais fotos preto e branco.povo humilde e trabalhado, catende nao e o mesmo, mas gostaria que fosse.o tempo nao quer e nos temos que acradesser. porque Deus e o umico criador pois a ele somente a ele pesso um muito obrigado por te criado e amado a nossa cedade CATENDE
Por: nathaly valeria colao da silva

ol,eu nasci em catende,aos 15 anos vi para sp.gostaria de ver mas fotos da cidade. Minha famlia mora toda aqui. aguardo resposta obrigado.
Por: carlos albrto caetano da silva

sou catendense,porem sa de l aos oito anos. filha de aristoteles soares da silva, amo minha doce cidade natal. linda. quando no deu mais pra sustentar a saudade. voltei de visita rpida no dia 2 de novembro de 2008, chegando a , fui camara municipal.onde me emocionei muito com a foto do meu av jos soares. fui a rua 15 onde nasci,na rua da saudade,em frente ao colegio santa terezinha,na prefeitura e. enfim, no deu mais pra ficar, pois tinha que voltar pois moro em olinda... aproveitando o ensejo, fui eu quem ilustrou a capa e o miolo do ltimo livro do escritor pelpidas soares, meu querido tio,pois tinha o cenrio dos canaviais e da chamin na cabea que levarei para o resto da vida. catende linda!...maria arilena soares
Por: maria arilena soares

eu sou de catende mais estou em maceio a 23 anos sinto muitas saudade de la
Por: viana

eu morei 21anos em catende, uma cidade maaravilhoa moro atulamente em sp e gostaria de voltar um dia p/ minha cidademaravilhosa. bijos todos de catende.
Por: conceiao

moro em Catende a quase 30 anos e vejo a cidade com um grande potencial turistico, visto alguns pontos turisticos no municpio, como; A serra da Prata o ponto mais alto da regio, uma vista linda; Vrios banhos de gua cristalina, cachoeiras, bicas, etc. O ade de St Rita no distyrito de Roadinho, muito grande e cercado por matas; O casario tpico da poca dos senhores de engenhos no auge do aca; A Usina catende que j foi a maior da Amrica Latina, em produo e extenso, apesar que hoje est em decadncia. Pena que os nossos governantes no aproveitam os recursos naturais que temos para explorar o turismo na regio, s enchergam o que lucrativo pra eles. Um abrao e visitem catende.
Por: joel

o carnaval em catende um dos melhores do mundo!eita cidade boa. Eu amo catende! a fanfarra do ginsio tambm a melhor.abraos de willemberg so paulo capital
Por: willemberg carlos da silva

nascido e criado em catende hoje aps quatro anos estou ausente, porem morrendo de saudades das belesas que tem por ai. nada comparado ao seu ar puro, suas guas cristalinas e seu descano que de dar enveja pra qualquer um. catende tem uma tranquilidade que aqui em so paulo no se tem e nem em outros lugares por ai a fora. declaraes de um conterraneo. saudades
Por: willielson jose dos santos rolim

fui a catende e adore foi l que encontrei meu amorrrrrr e em sa joa estarei l de novo e todas as minhas ferias tambm estarei l vou danada pra catende sou catendense de coraa.....
Por: mechelle roque da silva

amei tudo que vi aqui. muito legal mas, gostaria de ver mais fotos, como das guas caindo da barragem, das casas grandes de auguns engenhos mas valeu, edvaldo de so paulo
Por: edvaldo

eu sou a paixonada, por catende, uma cidade maravilhosa. ok
Por: rosi

VISITE ESSE PARAISO, SOU DO CANA, VIVO EM BERTIOGA SP,MAS CATENDE VIVE EM MEU CORAO.
Por: CARLOS FERREIRA

catende continua sendo pra mim uma cidade acolhedora, bem localizada geograficamente e tb bem servida pela malha de rodovias sou irmo do ex delegado de policia dr joo paulo
Por: jose paulo dos santos

CATENDE EST BONITO, EU JA TIVE O PRAZER DE CONHECER. CONHEO O CLUBE LEO XIII, CONHEO A USINA, ENTRE OUTROS, A CIDADE EST UM SHOU!
Por: 100%THAMISSON

catende cidade maravilhosa ande nasci e quero volta um dia para viver os meus resto dias nesta cidade lembraa da serra da prata do rio pirangir e panela da barragem e outros lugares
Por: pedro

eu so pernabucana de catende com muito prazere meorgulho de ter vevido muito tenpo ai mas o que eu sinto mas falta e do mel velho e antigo sinema eita tenpo bom era aqueli que agente se reunia na prassa do sinema para jogar comvessa fora hoje eu moro no rio de janeiro e morro de saudades beijos a todos dai
Por: maria jose da apresentaao

sou catendence de corao foi em catende que eu mim criei e aprendir a amar esta cidade farei o que for possivel para dar brilho a esse nome e a essa cidade.
Por: jose paulo

eu Gabriel tenho muita vantade de rever catende quando fui a catende eu tinha 2 aninho agora eu tenho 6 aninhos eu fui junto com meu avo um abraco para todos de catende.
Por: pedro gabriel

olhe eu nasci em rosadinho bem proximo a catende todos os fin de semanas eu ia tomar banho no rio pirangir e rio panelas en catende tenho muita saudade da quelis tempo que no volta mas mando um abrao para meus conteranio
Por: Bernardete ramos

tenho orgulho de ser catendense porque sou filho de catende minha terra natal e que deus abenoe todos os catendences
Por: aluisio depressivo

catende a minha cidade de coraoe farei o que for possivel para elevar o nome desta maravilhosa cidade alguem que conhea o dr joo paulo meu irmo um abrao pra ele e todos . estou a inteira disposio p/ engrandecer minha cidade
Por: jose paulo

eu morava em catende hoje estou em sp ha trezi anos morando aqui bom fala dacidade . a cidade de catende ta precisando de melhorari contina em pregos dignidade compertencia na aria de saude seguransa nas escolas e dignidade aos trabalhodor ruras da usina de catende
Por: agnaldo sabino da silva

Amei as fotos da cidade de Catende, esse lugar maravilhoso que deixa saudades.Nasci l estou em So Paulo desde 1991 s voltei uma vez p/ minha cidade e foram as melhores frias que j tive.Beijos para todos em especial para minha irm Cssia,minhas sobrinhas Vitria e Tauanna e meu cunhado Joca que moram na rua 7 de setembro, amo vocs, que DEUS nos permita um dia eu voltar a viver a.Beijos no corao de cada cidado catendence!!
Por: ana paula

Amei as fotos da cidade de Catende, esse lugar maravilhoso que deixa saudades.Nasci l estou em So Paulo desde 1991 s voltei uma vez p/ minha cidade e foram as melhores frias que j tive.Beijos para todos em especial para minha irm Cssia,minhas sobrinhas Vitria e Tauanna e meu cunhado Joca que moram na rua 7 de setembro, amo vocs, que DEUS nos permita um dia eu voltar a viver a.Beijos no corao de cada cidado catendence!!
Por: ana paula

eu amo catende minha cidade.preferida.apesar que nao tive chance nenhuma de emprego pois fui obrigada ha sair de la.para toritama
Por: renata

Catende Pernambuco um lugar pequininho, gosto muito de minha cidade natal sou filho de Catende estou em brasilia h 15 anos sempre que mi sobra um tempinho vou pra l um dia vouto para Catende sempre falei, nem sou daqui nem vim pra ficar. espero entrar em contato com algum conterranio. telefone: ( 061) 32164866-32164867. moacir.
Por: moacir xavier teixeira

eu conheo e ja morei em catende adoro essa cidade e tenho muita vontade de morar l novamente e espero que isso acontea adoro as festa dela de catende principalmente o carnaval bom isso tchau
Por: tamara leticia

eu parabenizo a cidade de catende pelos seu aniversario de emanicipaao parabens
Por: rosenildo de souza domingos

catende minha cidade querida catende brilha muito em pernambuco beijos catende
Por: giselly priscila silva assuno

Conheci Catende, e gostei muito da cidade meus pais nasceram e se criaram em Catende, meu pai trabalhou na Usina Catende, e a maioria dos meus parentes moram ai.A cidade muito hospitaleira e seus moradores muitos gentis.
Por: Ana Patricia

eu paulo, moro em lage grande, mais estou no rio janeiro, eu estou com muita saudade de catende eu tiamo catende
Por: paulo roberto da comceia

QUE SAUDADES DOS BAILES NO LEO XIII E NO CATENDE CLUB, O BLOCO CARNAVALESCO MULHER DA SOMBRINHA EU MORAVA EM MARAIAL MAIS SEMPRE PRESENTE NAS FESTAS DESSA MARAVILHOSA CIDADE HOJE MORO EM SO PAULO,ABRAOS A TODOS DA.
Por: VALDEMIR SALES

adoro catende super d+!!meus melhores amigos moram la
Por: lidiane

nasci no engenho ouricuri, fui criada em catende, estrudei no colegio santa therezinha, meu pai foi jose rufino de santana irmao de abilio santana, amo esta cidade. Hoje moro na cidade de Iguaba grande-rio de janeiro.fiquei feliz de ver catende na internete, espero noticias beijos para todos os meus conterrneos, sinto saudade da minha infancia quando morava ai, ia muito na usina quando criana meu pai era senhor de engenho, beijos para todos
Por: Edleuza monteiro de santana

gosto muito da cidade min faz, muito bm acho muito agradavel
Por: rosilda

morro em so paulo mas sou da cidade de catende, amo minha cidede sinto muita falta bjs pr todos da ir
Por: maria wellingta alvaro da silva

Minha querida cidade, Catende foi aqui onde nasci e mim criei. Catende tem belos audes como o de santa rita,aude de monte alegre,aude de Osadias. Abela serra da prata com Seus banhos de bicas e, Suas paisagens Ezuberante.
Por: Silvio Romero de Albuquerque Ordonio

sou catendense atualmante moro em sao paulo sofri um acidente quando crianca que deve fazer parte da historia da cidade, sou o menino que perdeu a perna na pedreira que ficava perto do escoteiro . nao fui mais ai por falta de oportunidade. torci muito pelo leao XIII, na epoca do doutor Joao azevedo e fui fundador do colegio estaduas Costa Azevedo. abracos para meus conterraneos. morei na rua Leao XIII e na rua 7
Por: marcos ribeiro nabuco

nasci nessa linda cidade, sempre que possivel volto la para visitar meus paresntes, um lugar maravilhoso com seus moradores sempre acolhedores.
Por: manoel joao

Ol, sou um paulista apaixonado por Catende, morando nela de 89 01.Hoje, vivo em So Paulo e tenho saudades, pois tenho emoes vividas nessa tima cidade, no momento planejo visita-la.
Por: Edson Jos da Silva

JA MOREI NESSA LIMDA CIDADE ,SIMTO MUITA SAUDADES DA MINHA INFAMCIA,E DA MINHA JUVEMTUDE, HOJE MORO EM SAO PAULO ,MAS NADA E COMPARADO A ESSE LUGAR TE AMO CATENDE.
Por: VANIA MOURA

eu adoro ir pra catende principalmente no so joo
Por: lucinaide oliveira

conheo essa cidade e o melhor as praa as danceteria e muito mais que a cidade oferece e carta portal que a usina na verdade eu gosto de mais de catende e do meu estado de pernanbuco um abraos aos catendence.
Por: isaias barbosa da silva

sou de catende amo m.esta cidade ja nao vivo ai ha 20 anos mais amo m.catende.no sao joao estarei para visita catende se deus quizer.ja trabalhei na voz de catende.e no bar a carverna...um abraco a todos de catende...
Por: valdeci s.ferreira

gostaria de conhesser esta cidade.no momento estou em so paulo mas em junho tor indo de ferias, e vor ate ai
Por: jose nestor afonso

nasci em catende e morei 21 ano ai hoje vivo em recife mas sinto muitas saudade da desta cidade maravilhosa bjs catende por elza
Por: elza souza

gostaria de homenagiar catende pela sua cultura princilpalmente 11 de setembro que seu aniverssario.
Por: jeferson batista da silva

eu nasci em catende mas nao conheo a cidade pois vim morar no recife muito pequeno mas tou com muito desejo de levar minha familha pra conhecer catende
Por: moises antonio da silva mendes

minha cidade natal faz 25 anos que sai de l e atualmente estou morando em carpina tenho muitas saudades de minha cidade e por gentileza me envenhen fotos
Por: luciano

conheo e gosto muito amo tenho paixo saudades!!!
Por: cicera ( CIL )

Nao conheo esta cidade ainda pretendo um dia poder conheer pelas fotos e muito bonita.Um abrao para Valdemir Salles. EDSON MENDES
Por: EDSON FELIPE MENDES.

eu amo esta cidade,sinto saudades da minha familia dos meua amigos.
Por: valquiria

sou filho de catende nascir nesta cidade hoje moro em sao paulo ja faz 17 anos nunca mais voltei na minha cidede querida um dia volto p matar saldades e encontrar quem tanto amo beijos a todos ronaldo
Por: ronaldo batista de melo

conheci catende pelos olhos do meu pai,que nela trabalhou nos idos de 1940, e sou apaixonada pelas suas historias de luta e trabalho arduo.Parabens catendeses pela sua honra e glrias.
Por: iracema silva souza curitiba

Eu amo minha cidade, a minha princesinha dos canaviais, a minha querida Catende.
Por: Juliano Csar

Nasci em Catende, resido em Sao Paulo.Sou poeta Academica. Fui fundadora da VOZ DOS CANAVIAIS juntamente com Jose de Souza, e LU. Amo Catende e tenho orgulho de ter nascido a Tenho ido em Catende.
Por: Maria Lucia lpez

Bom minha historia com catende otima, adoro esse lugar amo de paixo, minha me nasceu em catende, hj ela mora aqui em so paulo onde nasci.... minha familia parte dela ainda mora ai em catende, meu av FRANCISCO ALVES DE SIQUEIRA , foi um grande homem , trabalhou na ferroviaria de catende e hj ele est junto de papai do ceu, mas garanto que assim como eu, ele tem orgulho de ser catendense.... Bjs todos
Por: Elisangela Siqueira

ADORO CATENDE,NASCI EM CARUARU MAS CRESCI L. CIDADE MARAVILHOSA,PRA MIM UM PEDACINHO DO CU.ME LEMBRO DOS PASSEIOS E BANHOS QUE IA COM OS AMIGOS.A BARRAGEM EA SERRA DA PRATA SO LUGARES MARAVILHOSOS,O BANHO DO EGENHO NITERI E INGORDA TAMBM.OS CHALS E OS AUDES,QUE SAUDADE.EESTA CIDADE PRECISA SER MAS CONHECIDA PELAS PESSOAS PARA SE ENRIQUECER MAIS E SER CONHECIDA.ALGU MA COISA PRECISA CHAMAR A ATENO DOS TURISTAS.SE CARUARU E OUTRAS CIDADES PODE POR QUE ELA NO.HOJE RIDO EM CARUARU,MAS SE EU TENHO GRANES SONHOS PARA COM ESSA CIDADE.
Por: kaoma colao chaeves

ola sou de catende, more i na rua do bar a caverna sai de la em 86 hoje moro em maceio, sou neta de seu ferreira ele era barbeiro,estudei no santa terezinha e no costa azevedo, sou amiga de rubia filha de seu rubens da padaria mas faz tempo q nao ha vejo e adrina helena,e adrina lucia se possivel queria contatoum abrao.
Por: Miriam Ferreira da Silva

amo esta cidade, s de falar , me d uma alegria no meu corao. passei uma boa parte da minha infncia a. pretendo um dia voltar para morar a, quem sabe?
Por: neide

mesmo morando em so paulo, nunca esqueo esta cidade, onde nasci e mim criei. OBRIGADO CATENDE.
Por: Amaro jos da silva

eu nasci na usina roadinho e mudei de la com quase oito anos de idade. o meu pai aposentou na usina roadinho.e comprou um pequeno sitio no municipio de Belem de maria.hoje moro na cidade de Ribeirao preto-sp.mas nunca esqueo desta cidade .estive ai pela ultima vez no ano de 1998.
Por: francisco lins da silva

Eu conheo catende por que eu sou de la.E toda minha familia e de la. Amo muito catende,se deus quiser eu vou visitar catende nas ferias de fim de ano.
Por: ana paula velozo da silva

amo catende nasci em catende na rua senador sagrado filho 65,estou a 18 anos fora de minha cidade natal mais em breve estou de volta lembro muito do time de vazia que eu jogava nos finais de semana o so cristovo do bairro m.sampaio em breve setou de volta.
Por: juncelio

amo catende sair de catende em 1993 moro em sao paulo nunca mais voltei em catende ja fez 17 anos que nao vejo minha cidade onde nascir mais a amo beijos a todos meus amigos
Por: ronaldo batista de melo

J morrei em catende durante 13 anos.E gastava muito do lugar,pois tem muitos lugares legais.
Por: ROSANE MARIA DA SILVA

oi catende da cana aucarada,do rio pirangi banhando a cidade ao romper da alvorada,dessa gente humilde mais resistente,forte,abenoada que no teme as dificuldades da vida mais que sonha,com a vitoria
Por: everaldo lima

eu ja morei em catende, essa cidade maravilhosa!!! boa de maisssssss... um super beijaooooo... de um alguem q sente muita saudadessss...
Por: gricia maria da silva

eu amo essa cidade maravilhosa foi l onde eu conheci o amor da minha vida/ como era bom aquele tempos
Por: lucinaide

oi eu sou de catende mais estou morando em santa cruz do capibaribe mais aqui eu no me cinto bem so estou em santa cruz so por causa do meu imprego mais em primeiro lugar vem catende
Por: rodrigo jose

Sou filho de catende e me orgulho dessa cidade, apezar de esttar fora dai ha 39 anos.
Por: Paulo Bibiano

Catende e a minha cidade natal,eu aodro este lugar,mas eu estou morando em So Paulo mesmo assim eu tenho saudades da minha cidade. abraos!!!!!!!
Por: Jos Francisco da Silva

Nunca conheci catende mais sei que o lugar e lindo,eu ainda creio que um dia eu vou conhecer este lugar to enteressante. abraos e bjs!!!!!!!!
Por: Andressa Lima da Silva

eu amo essa cidade eu nasci em palmares eu brinco muito l fo que eu me tornei uma pessoa melhor mas agora estou em olinda
Por: marilia soares de oliveira

olha no conheo muito mais ja passeie 30 dias com minha familha com meu irmo e familha dele adorei
Por: jose cordeiro nascimento

Minha querida catende a quanto tempo que no te vejo to com saudade tenho certeza que esse ano irei a para matar Saudade de ti o meu maior prazer saber que nasci nessa cidade maravilhosa te amo catende
Por: Marcos Antnio

conheo catende e sua maravilhosa festa da mulher da sombrinha :P adorei 2010 e vou voltar...
Por: ligia valeria

J morei em Catende e tem 16 anos que sa dessa cidade maravilhosa, onde tenho muitas lembranas e muita saudades; estudei no Ginsio e lembro muito bem da roupinha verde que sentia orgulho de usar.Amo Catende. De todo meu corao.
Por: Josete

com muito orgulho e alegria no corao que falo sobre a cidade onde eu nasci e me criei e, acima de tudo, onde rui muito feliz. estudei no Ginsio Municipal Jos Eugnio Cavalcante e sinto muitas saudades dos meus professores queridos: Prof Erasmo, prof Z Pedro, prof Claudete e tantos outros...Jamais esqueo da minha amiga Leninha com quem dividi tantos momentos bons quando estudvamos juntas... Quantas saudades!!!! Moro em Cubato/SP h 16 anos, mas jamais esquecerei minha Catende querida.
Por: Josete

eu moro em sp capital mais so de catemde nesta sidade e muito bom de pasia dansa foro muito mais um abraso partodos dai bj
Por: enildo jose gomes

amo catende nasci nesta cidade maravilhosa de gente bonita morei na rua senador salgrado filho 65 joguei no time sao cristovao com-bidula-magro-buranhe-dofeijao-adauto-cido-cabocao-bel-te amo catende.
Por: juncelio j. silva - ju .

nasci em catende e cresci no seu destrito roadinho. por circunstncias do destino hoje moro no Rio de janeiro, cidade que tambm aprendi amar, mais sinto muita saudade da minha terra natal, bjss
Por: Andreia mlo

MEU NOME E DOMINGOS OU MINGO COMO SOU MAIS CONHECIDO EM CATENDE NASCI E ME CRIEI EM CATENDE NO ENGENHO MONTE ALEGRE E TENHO MUITA SAUDAES DAI ESTIVE LA EM AGOSTO DO ANO DE 2010 E PRETENDO VOU TAR ESTE ANO DENOVO UM ABRAO PARA TODOS AI DE CATENDE SOU FILHO DE SR. ANTONIO MIGUEL E DONA MARIA JOSE OU DONA DEDA COMO E CONHECIDA SAUDADES
Por: DOMINGOS

nasci em catende ate meus 10 anos de idade depois vim pra sao paulo e nao voltei ams em catende hoje vendo as fotos vejo como a cidadade esta maltratada o que acontece que os puliticos da cidade faz que nao arruma a cidade , nem tenho vont\de mas de voltar em catende
Por: junior

os lugares mais fantasticos para conhece so os engenhos os antigo casaro os aude e rios os carreiro e carro de boi
Por: QUITERIA MARIA DA SILVA QUEIROZqui

nasci em palmares mas foi em catende onde passei os melhores momentos, estudei no ginsio,conclui em 1964, fui a 1 da turma a casar saudades dos ,,colegas,genalva monica,. cila, luis mario,siqueira e tantos outros . a professora romilda e o seu josibias ainda tenho contatos com eles.eu amo catende,h 46 anos moro no sudeste. abraos. aos irmos,e todos familiares severina
Por: severina santos o. da silva

catende e uma cidade linda,pequena mais aconchecante o clima e otimo ,a noite a frieza e gostoza
Por: marlene justino silva

gostria de conhece catende acho muito bonita, parabens
Por: lucia costa

olha essa cidade d + tenho saudade dai . sou de roadinho mais tenho parente en catende. vcs tem q posta mais fotos.
Por: abenildo inacio moreira

QUE SAUDADE DE CATENDE !! HOJE MORO EM SO PAULO, MAIS J MOREI EM CATENDE PASEI TODA MINHA INFANCIA ,ESTUDEI NO GINASIO QUE SAUDADE DAS MINHAS NAMORADAS E DOS MEUS AMIGOS, QUE ALGUS DELES JA SE FORAM ! ... SAUDADES DO MEU VELHO PAI UM GRANDE HOMEM HOJE ESTAR COM O PAPAI DO CEU O SAUDOSO( JOO BARBEIRO) MAIS TENHO AINDA A MINHA QUERIDA MA E MEUS IRMAOS E SOBRINHOS E SOBRINHAS GATAS, UM GRANDE ABRAO AOS MEUS CONTERANIOS. (NANDO IRMO DO ROBERTO,ROGERIO,TIAGO E AGNILDA, FILHO DO SAUDOSO JOO BARBEIRO)
Por: lvaro Ernando de torres

ou cidade pequena e linda .uqe friozinho la faz .praca,clube,cimema,rios,igreja,mercado feira,soms 06 irmaos todos nacidos e criados educados nos colegios desta linda cidade..nao estamos mais morando ai mais amamos esta cidade.
Por: marlene justino silva

Catende minha Catende querida, amo minha cidade natal; Uma cidade de pessoas maravilhosas, lugar tranquilo, quente, bom demais. S faltou a praia, porm os audes so timos. Desejo a Catende e a todos muita prosperidade, avano. Catendinha tu moras no meu corao para sempre, minha famlia e todos amigos que a conquistei. Catende, Catende, Bendita Seja. Abrao para todos, xeru.
Por: Aline Melina G R M da Silva

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Catende

Envie seu comentrio sobre Catende