Carpina

Carpina-PE
banner

Bem-vindo a Carpina!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Carpina, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Carpina, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1928. A localidade está em uma altitude de 184m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 55.192 habitantes. A área total de Carpina é de 153,8km², e sua densidade demográfica é de 358,86hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Carpina-PE é 55810-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Carpina

Roteiros do Brasil

Região Mata / Litoral Norte

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Carpina foi criado pela Lei Estadual nº 1.931, datada de 11 de setembro de 1928, com território desmembrado dos municípios de Nazaré da Mata e Paudalho. A denominação Carpina tem a sua origem no nome de um antigo morador que até 1822 residia à margem da estrada em que, posteriormente, ficou localizada a Sede do Município de Carpina. A Lei de nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, criou o município de Carpina com a denominação de Floresta dos Leões. Com o Decreto-Lei estadual de nº 235, de 09 de dezembro de 1938, este se denominou Carpina. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Caramuru. Anualmente, no dia 11 de setembro Carpina comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

 

A denominação Carpina tem a sua origem no nome de um antigo morador que até 1822 residia à margem da estrada em que, posteriormente, ficou localizada a Sede do Município de Carpina.  

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Carpina segue os aspectos econômicos da região, baseada na monocultura da cana-de-açúcar, que emprega grande parte da mão-de-obra local.
A agroindústria é a atividade predominante em Carpina. Os principais produtos agrícolas da região são a cana-de-açúcar, mandioca, batata doce e a banana. Principais produtos: Feijão, milho, castanha de cajú, mandioca, banana e goiaba.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata Sul Pernambucana

Limites

Ao norte com Tracunhaém, Nazaré da Mata e Buenos Aires, ao sul com Lagoa de Itaenga e Lagoa do Carro, a leste com Paudalho e a oeste com Limoeiro. 

Acesso Rodoviário

PE-90 e BR-408

Distâncias

49 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

Artesanato

Carpina também é conhecida pelos seus artistas-artesãos, como o Mestre Saúba. Mamulengueiro, compositor e criador de peças em madeira que retratam as figuras nordestinas, Saúba tem seus trabalhos espalhados por todo o país.
 
Museu do Instituto Histórico e Geográfico

Para quem gosta de conhecer um pouco mais do passado, nada como uma ida ao museu.

Estação Ferroviária

Também vale uma esticada até a Estação Ferroviária, construída em 1882. 

 

hspace=0 EVENTOS

 Janeiro

- Dia de Reis - A Festa de Reis é a primeira grande festa do ano em Carpina, na primeira semana. Logo depois das festas de final de ano acontecem apresentações de pastoril, bumba-meu-boi, feira de produtos e comidas típicas.

 Março

19 - São José (Padroeiro da Cidade)

 Junho

 Setembro

11 - Emancipação política - Neste dia realiza-se um desfile cívico, em comemoração à emancipação da cidade, com participação de igrejas, militares e dezenas de escolas da região, mesmo de estados vizinhos, como da Paraíba.  

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

 

Prefeitura Municipal de Carpina.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (81) 3621-1156

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.municipios.pe.gov.br

              www.achetudoeregiao.com.br

              www.wikipedia.com.br

 

- Carpina é conhecida em toda a região pelos seus festejos juninos. Durante todo o mês, a cidade se transforma num grande arraial para receber visitantes de todas as partes. Além das fogueiras gigantes, do forró e as comidas típicas de milho, os bacamarteiros são sempre um destaque durante o São João. As apresentações das bandas de pífano, cada ano que passa atraem mais a atenção dos visitantes.

Comentários de Carpina

tive o prazer de conhecer essa cidade bonita em 2007,morei 9meses ai.só falta emprego,conheci uma familia espetacular que é o sr baixa,ele me alugou sua casa na rua martins junior,que familia boa,gostei de ver a comemoração da festa junina,cada casa com sua fogueira enfrente,nunca tinha visto.em 2009estarei de vota.espero ver as evoluçoês dessa cidade bonita,e estou torcendo para bota fogo e o futuro ver:MAXIMO ganhar.
Por: angela maria

E muitop boua a cidade tem muitas coisas bonitas e e muito bom pra quem procura tranquilidade>
Por: Paulo

eu amo a minha terra carpina,sou carpinense com muito orgulho,moro em maceió.
Por: eurides gouveia

e o melhor lugar de morrar e onde eu morrei por muito tempo hoje morro em sp mais sinto falta da minha cidade natal onde minha familhia morra um dia volto carpina
Por: michelly maria

adoro carpina cidade maravilhosa sinto saudade, gilvan de sp
Por: gilvan

minha infância foi em carpina.hoje aos 44anos,moro em santos s.p.á quatro anos que não vejo minha familha morro de saudades deles,mil beijos. nádia maria.
Por: nádia maria da silva c.

Moro aqui em carpina a muito tempo, é um lugar muito bom pra se morar pra quem gosta de tranquilidade, aqui no site ainda falta algumas informaçoes sobre a cidade, aqui vai algumas dicas . Bons restaurantes: Panela cheia,Cabanas, A fiorentina, Pizza e cia, Passa tempo, lanche.com, Delicatessen, bom gosto,carpina galeto,.... muito mais!! A cidade nos ultimos anos tem crescido muito, oportunidades de empregos , atendimento hospitar, festas boas... vale a pena conhecer!!
Por: Lucienne

Carpina é uma cidade muito bonita, gosto de morar nessa cidade.
Por: Elias Manoel do Carmo

Sem duvida Carpina é a melhor cidade de se morar, por isso eu gosto daqui
Por: cassia michelle gomes

essa cidade e maravilhosa amo essa terra sou carpinese e tenho muito orgulho. e nossas festas culturais são as melhores.
Por: camila

Bom dia para todos,eu ñ conheço Carpina mas tenho uma coisa muito curiosa pra dizer:-O nome dessa cidade é o sobrenome de meu pai,CARPINA.Moro na Bahia um abraço a todos de Carpina.
Por: Evandro

o que tem de melhor pra min são as pessoas, que são muito hospiyaleiras, e a cidade que é simples mas limda e esse clima que min faz um bem enorme.sem fala nas atrações que temos nos festejos juninos e reis. Não sou dai mas um dia pretendo ser.
Por: valeria de holamda

Olá Boa Noite? A Cidade de Carpina, é Linda tem uma Paissagem Maravilhosa de mais, gostaria de Conhecer Pessoalmente. Ilha Solteira-SP
Por: Manoel de Brito Oliveira

oi sou de Sao Vicente -SP uma cidade litorania ,minha esposa e de carpina ,e todo ano vamos passar ferias em carpina uma cidade muito acolhedora parabens pela cidade linda q vcs habitam ,quero um dia morar em carpina ,pena que nao tenha muito emprego se nao ja estaria ai
Por: Fernando Luis

tenho um verdadeiro fascínio por essa maravilhosa e hospitaleira cidade. seu clima é maravilhoso, seu comércio é vasto e diversificado. sua vida noturna é tranquila e cheia de opções. estou seriamente inclinado a residir em carpina em razão do comércio e acima de tudo das amizades que tenho em carpina. para alavancar ainda mais o comércio, faltam as seguintes lojas: esposende, elektra, insinuante, atacadão dos presentes e atacadão extra.
Por: JOSE PAULO DOS SANTOS

carpina e demais sou filho de carpina tenho muita saudades beijos a todos logo estarei ai. moro em joão pessoa.pb
Por: jose roberto atalaia de barros

moro em sp há 35 anos mais conheço a cidade, pois me criei, gosto de carpina pois ela um das cidades mais bonita , com seu clima ameno, e proxima a capitalrecife, tem as festividade de reis que eu nunca vi, em lugar algum. tenho muita saudade da minha terra onde creci. bjs carpina terra amada
Por: cilene arruda almeida

Sou carpinense de coração. depois de 15 anos longe da minha terra natal, voltei a carpina e a minha cidade esta cada dia mais linda morro de saudades. moro em São Paulo, um abraço a todos e até breve.
Por: Carlos Antonio de Menezes

Conheço a cidade de Carpina. É interessante!!! Acho que os responsáveis pela cidade poderiam explorar muito mais a sua proximidade com Recife e incrementar o turismo para que não se imagine que esta cidade só é importante na festa de reis e no São João! Fica a dica!!!!
Por: João Bosco

SOU SUSPEITO DE FALAR, POIS SOU FILHO DESTA TERRA. UM LUGAR MARAVILHOSO QUE ENCANTA COM SUA SIMPLICIDADE. OH LINDA CARPINA!!!!
Por: DANILO BRUNO

Cidade maravilhosa, gosto muito desta cidade e me sinto muito bem sempre q estou aí e futuramente pretendo morar em Carpina
Por: Cássia Janys de Amorim Rocha

eu conheço , essa cidade tem praças maravilhosas . E o são joão é tudo de bom !
Por: camila castelo branco

Cidade muito simpática, gosto muito deste lugar e me sinto muito bem sempre q estou aí. Futuramente pretendo morar em Carpina.
Por: Eduardo Araújo Correia

CIDADE BEM HISTORICA DEVE SER MUITO BOM ESSA CIDADE PARA UMA BOAS FERIAS FOI UM PRAZER CONHEÇER CARPINA P.E MARCELO SÃO PAULO CAPITAL
Por: MARCELO

Olha tive o privilégio de residir em Carpina, más tem muitos anos e não tinha o que existem hoje com certeza. Pelo que percebo e pelo que ouço dizer,houve uma evolução bem grande da cidade. De parabéns toda comunidade e nós que fomos por um periodo,também Carpinense.
Por: Moura - Jequié

carpina é linda cidade próxima da capital de um povo ordeiro e hospitaleiro te suas festa locais que são muito atrentes visite carpina venha morar em carpina voçê será bem vindo.
Por: isaias santos

Carpina é um lugar muito bom para passar as férias. Com o povo muito hospitaleiro, principalmente em tempo de festa. Pense que povo mais animado.
Por: laurinha

morrei em carpina e amo essa cidade,ela tem o são joão melhor que eu ja vie.estou com muita saudade pos agora estou morrando em são paulo,Deixei muitas amizades la e estou morrendo de saudade.carpina é uma cidade linda vale a pena conhecer-la.beijos a todos carpinense
Por: jaciara s silva

gostaria muito de conhecer a cidade. quem sabe nas ferias.
Por: abimael gomes de lima

Sou um caminhoneiro que viajo muito! Conheço todos os estados brasileiros, praticamente todo o pais. Mas nenhum lugar me dar a maravilhosa sensação de bem-estar, quando estou curtindo o bom clima de CARPINA-PE.
Por: Ivan Barbosa de Souza

sim conheço é uma cidade boa de morrar.sou desta cidade desde que nasce.sou carpinense
Por: josenildo

EU SOU DE CARPINA E AMO ESSA LINDA CIDADE, AQUI TEM MUITAS COISAS LINDA PARA SE VER. PRAÇAS PAQQUE DE EVENTOS, RIOS ETC
Por: ELIAS MANOEL DO CARMO

CARPINA CIDADE MARAVILHOSA RESUMINDO TUDO DE BOM.LUGAR DE PESSOAS MARAVILHOSAS E CARISMATICA
Por: LENILDA OLEGARIO DE SANTANA

Cheguei aqui em 2007, e hoje nao sai mais daqui! AMO MUITO essa cidade ♥
Por: Emmille ROse

Sou de Carpina mais moro no rio de janeiro ha dez anoss.Amo essa cidade do fundo do meu coração, quem puder qd for a Pernambuco nao deixem de visitar Carpina.
Por: DANIELE GUEDES BARBOSA

SE A CIDADE DO RIO DE JANEIRO É MARAVILHOSA, A CIDADE DE CARPINA É MUITO MAIS, COM SUAS LINDAS PAÍSAGENS,CLIMA MARAVILHOSO,PESSOAS AMIGAS E MUITO MAIS SE EU FOR FALAR DE CARPINA IREI FAZER UM LIVRO.BJS PARA TODOS.
Por: CRISTIANE VARGAS

sou cidadão de carpina ... mais infelismente não moro mais ai tenho muitas saudades e um dia voltarei pra ficar pois amo essa cidade moro em são paulo a 25 anos e formei minha familia aqui ,ja levei meus filhos para conheçer e eles adorarão estamos nos progamando para passa outras ferias ai se Deus quizer grande abrço e até breve carpina!!!
Por: josé ildo da silva

JA ESTIVE EM CARPINA, HOSPEEDADO, FOI MUITO BOM, PASSEI FERIAS MARAVILHOSAS EM CARPINA VALE A PENA VOLTAR VOLTAREIS UM DIA NOVAMENTO - S.PAULO
Por: CLAUDIO ROBERTO DE FREITAS

moro em sao lurenço mais no sao joao, nao exite lugar melhor da area metropolitana como carpina
Por: paulo henrique

Eu nasci em carpina,mas moro em são paulo há mais de 10 anos,só que sempre vou passear e rever meus parentes que moram lá.fui ai no mês passado e muita coisa mudou,essa fotos de lá precisa ser atualizada.pois Carpina tá mais moderna e mais bonita.Adoro minha cidade.
Por: zenaide maria soares

E UMA CIDADE MUITO LINDA, CALMA MUITAS GENTE BONITA CIDADE LIMPA TENHO SAUDADE DE CARPINA MINHA CIDADE PREFERIDA. PARABENS PELO TRABALHO REALIZADO NA CIDADE DO CARPINA.
Por: edilson jose felix

Ainda nâo andei em Carpina,mais tenho vontade!Adoraria conhecer melhor a cidade!
Por: Sara andrade do nascimento

eu como sou filho da terra fica ate complicado fala
Por: jose ariel de souza

primeira vez que fui conhecer já me apaixonei por essa cidade,é muito legal mesmo de conhecer e o que eu tenho a dizer a respeito que realmente é um lugar fantástico. vale a pena mesmo!!!!
Por: ennio cesar

Carpina é uma cidade maravilhosa,acolhedorade um clima sem igual.Sem falar das pessoas ótimas,as festas juninas é um espetáculo,a festa de reis,a festa de emanicipação da cidade é tudo sem igual.Visitem Carpina é uma cidade maravilhosa. Só vendo para acreditar!
Por: maria conceição g. de andrade.

Adoro,Carpina tô morrendo de saudades da minha terra. espero poder visita-la em breve. Um bjãooo pra todos os carpinenses. zenaide
Por: zenaide furtado

sou carpinense de nascimento, moro em são paulo há quinze anos, todos os dias eu acesso o portal só pra ter notícias da minha terra natal. as vezes fico triste com algumas mas carpina é vida é desenvolvimento, é diversão parabéns carpina. um abraço galera.......
Por: calos

carnaval em carpina, o ano era 1992/3, com um grupo de amigos ., carlos, rangner , nael, marcelo, caroba, fá, boy, pateta dentre outros, o bloco era o das catráias . muita energia positiva espirito de liberdade e alegria , há e ainda existia o papangú quanta saudades.se o papo é festa carpina está no topo da lista, essa sim merece o título de carpina- fest 2011. um abraço galera carpinense ; carlos menezes de são paulo.
Por: CARLOS ANTONIO DE MENEZES

Sou carpinese com muito orgulho,amo minha cidade e seus moradores,infelizmente a busca por uma vida melhor me levou para longe.Mas não esqueço de onde vim,pois todo ano passo férias em carpina,adoro acordar e ver o amanhecer na minha cidade me sentir em casa novamente é maravilhoso!!A cada ano observo o quanto carpina vem crescendo e se modernizando.Quem tiver oportunidade visite-a,tenho certeza que não se arrependeram!!!!abraços a todos carpineses como eu que vivem longe,mas não esquecem sua cidade natal!!!
Por: josivania

ja morei em carpina ha muito tempo mas a ultima ves que estive la a achei mas bonita e sem falar no parque de eventos meus filhos adoraram.
Por: alexandre ramalho de sales

amo a cada dia a minha cidade, sou cada vez mais apaixonada por ela e acredito no crescimento, com a fé qu tenho em nosso Deus e nos homens que depositamos a confiança, parabens Bota Fogo Filho.
Por: ariane de oliveira pinto

moro em Maua sp a 26 anos mais nao esqueço aterrinha e esta bela cidade carpina.
Por: Argemiro

carpina e uma pequena cidade tambem do interior do recife e um belo lugar para viver tem um povo muito os pedaleiro gente muito boa desejo que todos conheça esta cidade .
Por: moacir do nascimento pereira

sou de timbauba e gostaria de conhecer o são joão de carpina pois pelos comentarios deve faler a pena! um forte abraço a todos
Por: LUCIANA GOMES DE MOURA

moro no rio de janeiro a dez anos por causa do meu trabalho mas vou esquecer carpina pq corre em minhas veias o sangue dessa terra q tenho tanto orgulho, um abraço a todos.
Por: ELIELSON A. DA SILVA

ha,verdadeira adoração nasce do mais intimo do ser, e transborda a cidade de carpina dos momentos de amor e brilha no nosso coração de amor, carpina e minha vida os amigos são minha vida, Eu e Deus Amar tosa as pessoas e a cidade de carpina-é.
Por: jose marcelo t de souza

carpina e uma cidade muito boa de morar eu ja morei emcarpina e hoje moro em sao paulo mais temho muita saudade de la beijos.obrigada
Por: luci silva gomes

amoo d+ essa cidade adoruu sempre q posso estou indo visita-lá ..... muito linda !!!
Por: willy

cidade linda nao nasci aqui mas tenho ela como uma mae te adoro carpna
Por: antonio

minha filha ta indo morra awe. espero que ela seja bem recebida por vcs .
Por: maria jose dos santos

Só para mandar um abraço aos meus conterrâneos,estava eu navegando quando me bateu uma saudade danada. Estou em São Paulo há 17 anos. Valeu galera, um abraço para todos os Carpinense de coração.
Por: CARLOS ANTONIO DE MENEZES

moro em carpina e gosto da aqui e muito legal assi.sara te amo carpina
Por: saranatali

moro em carpina e gosto da aqui e muito legal assi.sara te amo carpina
Por: saranatali

BOA TARDE, SOU DE CARPINA MAS ESTOU RESIDINDO AQUI NO ESTADO DO GOIAS HÁ TRÊS ANOS, TODO FIM DE ANO NAS MINHAS FERIAS VOU PRA LÁ, O QUE EU POSSO FALAR DE CARPINA... CARPINA É MEU CORAÇÃO, ESTOU AQUI MAS MEU PENSAMENTO ESTA LÁ, LUGAR EM VASTO CRESCIMENTO, BOA LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA, PERTO DE TUDO E DE TODOS. PERTO DAS PRAIAS, PERTO DO MEU QUERIDO CARUARU, BEZERROS, LAGOA DO ITAENGA, DOS SITIOS DAS FAZENDAS, SÓ DEUS SABE A VONTADE QUE TENHO DE VOLTAR PARA MINHA CARPINA, ESTAR PERTO DOS AMORES DA MNHA VIDA, PAPAI E MAMÃE, NADA NO BRASIL SE COMPARA A CARPINA, MEU CANTINHO. SE EU FOR FALAR DE CARPINA EU NÃO VOU PARAR NUNCA MAIS, POR ISSO ME DESPEÇO DOS MEUS CONTERRANEOS COM BASTANTE SAUDADES.... A TODOS DA RUA PETRIBU, RUA DE ODON, BAIRRO NOVO, VILA DA COHAB, RUA DOS TAMARINDOS, RUA BRANCA, ETC. ATE O FIM DO ANO.
Por: ronaldo jose dos santos rufino

AMOOO MINHA CIDADE,NAO TROCO POR NADA. NASCI EM CARPINA CIDADE. O BAIRRO DO CAJA EU AMOO.
Por: RITA DE CASSIA

moro nesta cidade,á 31 anos nasci na paraiba e vim pra carpina ainda criança, amo esta cidade com um amor sem explicação,uma cidade bonita,arejada, um comercio bem diversificado tudo que você precisa encontra,a festas de Reis é maravilhosa,o carnaval não tem nem o que comentar, São João é tudo de bom, 11 de Setembro vem escolas da cidade para o desfile, como vem de outros estados é um desfile lindo, se não conhece venha conhecer,não sabem o que estão perdendo.
Por: maria aparecida da silva farias

Adorei rever minha cidade e ver como cresceu a cidade onde nasci. Abracos a todos Carpinenses.
Por: Mendoca

eu ainda nao conheço mas meu marido nacseu la e ama essa cidade espero poder conhecer em breve . moramos no Rio
Por: cristiane

CARPINA É UM LUGAR MUITO GOSTOSO,PRINCIPALMENTE NAS FESTAS JUNINAS,O POVO É HOSPITALEIRO, E TAMBEM DEMONTRAM ALEGRIA COM A PRESENÇA DO TURISTA.QUE POR SUA VEZ CONTRIBUI PARA DEICHAR ESTA CIDADE AINDA MAIS BONITA
Por: sANDRA

Sou de São Vicente litoral Paulista,meus pais são de Pernambco,camaragibe e carpina,fui duas vezes pra lá em 2010,gostei muito e pretendo voltar para morar lá se Deus assim permitir,abraços pra toda minha família do bairro cajá e santo Antonio Salve carpina
Por: edmir

Além de ser aconchegante,é bem desenvolvida, bonita e tem o que é de fundamental importancia a tranquilidade com indice baixo de violência. Possui boas opções para curti a noite, bons colégios, boas clínicas e bons hospitais. Também para que é apaixonado(a) por fresta é o lugar! Enfim, é tudo de bom! É UMA PENA NÃO MORAR LÁ. MAIS AINDA VOU CONSEGUIR!
Por: michely késia de albuquerque arantes

o melho luga e sempre e aquele que nois acolher sempre que presisamos como vc carpina cidade de abençoada por deus
Por: elimar carlos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carpina
Fundação:
1928
Altitude:
184m
População:
55.192 habitantes
Área:
153,8km²
Densidade Demográfica:
358,86hab/km²
CEP:
55810-000

Envie seu comentário sobre Carpina

banner