Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho-PE
banner

Bem-vindo a Cabo de Santo Agostinho!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Cabo de Santo Agostinho e muitas outras opções de hospedagem na cidade Cabo de Santo Agostinho. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Cabo de Santo Agostinho.


A região do litoral de Pernambuco também conta com locais históricos. como, por exemplo, Cabo de Santo Agostinho que atrai turistas por sua beleza natural e opções de diversão.

Um dos maiores municípios do Recife é composto por ótimas praias para passeio, banhos de mar, esportes náuticos e muita diversão. O Cabo de Santo Agostinho é um município pernambucano cheio de pontos turísticos e preservações históricas.

O passeio de buggy e a piscina de argila são as diversões mais procuradas pelos visitantes que querem aventura. Sujar-se faz parte do passeio, mas, em compensação, a argila serve para deixar a pele mais jovial e macia.

As praias podem ser vistas nos passeios de buggy. Praias como a Itapuama e Praia do Paiva são boas para os surfistas. A praia de Gaibu é uma das mais famosas e proporciona uma escalada radical no morro das pedras. Calhetas, considerada uma das mais lindas, atrai muitos visitantes para pescas submarinas.

Quem gosta de culinária regional, o Cabo de Santo Agostinho é forte em frutos do mar e frutas típicas da região. Caminhadas em trilhas também são boas opções. Algumas sugestões são as matas Duas Lagoas e Zumbi. Caso queira se refrescar depois, a Cachoeira do Gurjaú conta com piscinas naturais entre as rochas.

A região do Cabo e seu histórico cultural:

A famosa Vila de Nazaré agradará aos admiradores de pontos turísticos históricos. Ficando no ponto mais alto do Cabo de Santo Agostinho, a Vila proporciona uma linda paisagem, podendo ver a Casa do Faroleiro – abrigo do século XIX da família do Faroleiro, construída em pedras – e o Forte Castelo do Mar – importante construção militar do litoral pernambucano.

A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, situada na Vila, foi construída no século XVI. Ao lado, é visto o Convento Carmelita, do século XVII. Lá, há alguns moradores frades. Para os religiosos, o Cabo conta com várias igrejas ativas, agradando diversos públicos, como a Igreja Batista do Cabo, Assembleia de Deus e Igreja Presbiteriana.

Outra sugestão é o museu Engenho Massangana. O local foi onde o abolicionista pernambucano, Joaquim Nabuco, viveu um pedaço de sua infância. Encontra-se por lá a Capela São Mateus, Casa Grande e a Senzala.

Informações de Cabo de Santo Agostinho

Roteiros do Brasil

Roteiro: História e Mar

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história do Cabo de Santo Agostinho se inicia bem antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Assim como boa parte do território brasileiro, o Cabo era povoado por indígenas da etnia caeté. As primeiras povoações chamadas de Arraial do Cabo surgiram na segunda metade do século XVI. Formado pelas Igrejas Matriz de Sto Antônio, de Sto Amaro, Nossa Senhora do Livramento e antiga Capela do Rosário dos Pretos (hoje Praça Théo Silva), e casario escasso representado por antigos prédios nas ruas da Matriz (Rua Vigário João Batista) e Dr. Antonio de Souza Leão.
Em 1560 João Paes Barreto já instituía o Morgado de
Nossa Senhora da Madre de Deus do Cabo de Sto Agostinho, vinculando o Engenho Madre de Deus, depois chamado de Engenho Velho. A escritura foi redigida em 28 de outubro de 1580. O povoamento sede do Município vem de 1618; antes dessa data compunha-se de algumas casas esparsas, distantes uma das outras. Transcorridos mais de duzentos anos de ter sido a Povoação de Sto Agostinho elevada à predicação de Paróquia é que foi criada a Vila do Cabo de Sto Agostinho, por força do alvará de 27 de julho de 1811 e Provisão Régia de 15 de fevereiro de 1812, enviada ao então governador da Província, o General Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Sua instalação, no entanto, ocorreu em 18 de fevereiro de 1812, pelo ouvidor e corregedor-geral da Comarca de Recife, o Doutor Clemente Ferreira de França. Foi elevada a categoria de cidade a então Vila do Cabo de Sto Agostinho em 09 de julho de 1877, pela lei provincial nº. 1.269, para a denominação de Cidade de Santo Agostinho do Cabo. O Cabo teve sua economia centrada no desenvolvimento da monocultura da cana-de-açúcar, a partir de 1570, com a doação de sesmarias ao longo do Rio Pirapama. Tendo João Paes ocupado as terras a ele concedida em 1571, ao sul do Rio Araçuagipe (Pirapama), funda o primeiro engenho bangüê que denominou Madre de Deus (hoje, Engenho Velho), o mais antigo centro açucareiro da Região. Mais tarde, com a criação de novos engenhos, o Cabo passa a representar o poderio econômico de Província de Pernambuco, época em que a cana-de-açúcar representava a força de crescimento do país.

Significado do Nome:

Seu nome deve-se ao acidente geográfico encontrado no local.

Aniversário da Cidade:

09 de Julho

Gentílico:

cabense

População:

187.158 habitantes - censo IBGE/2011

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As terras do Cabo de Santo Agostinho são banhadas por inúmeros cursos d´água, sendo os mais importantes os dos rios Pirapama e Jaboatão. O Cabo é o principal distrito industrial do estado e nele está instalado um dos mais importantes complexos industriais e portuários do país, o de Suape.

Clima:

Tropical quente úmido

Temperatura Média:

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Mesorregião Metropolitana do Recife

Limites:

Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Escada e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário:

BR-101 PE-60 e PE-28

Distâncias:

Da Capital:

33 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O município possui uma boa infra-estrutura turística, com hotéis de diversos padrões, bares, restaurantes, marinas e outros equipamentos e serviços turísticos.

Principais Pontos Turísticos:

Igreja de São José do Paiva

Uma pequena igrejinha cercada por coqueirais e mata atlântica, edificação portuguesa do séc. XVII. Localização: Praia do Paiva

Capela de São Gonçalo do Amarante

Encontra-se em ruínas dentro da mata atlântica, edificação portuguesa do século  XVII. Localização: Praia de Itapoama

Forte São Francisco Xavier

Excelente vista do Oceano Atlântico, edificação portuguesa do séc. XVII , em ruínas. Ruínas do casario que servia como apoio ao forte. Localização: Praia de Gaibu.

Bateria de Calhetas

Pequena edificação militar de origem portuguesa do séc. XVII , em ruínas. Localização: Praia de Calhetas.

Forte Castelo do Mar

Construído com o intuito de defender o porto de Nazaré, possui traços da arquitetura italiana, alguns pesquisadores levantam a possibilidade de ter sido construído pelo Marquês Sanfelice: Príncipe da Bagnoli Edificação do séc. XVII.

Ruínas do Velho Quartel

Edificação que dava apoio ao Castelo do Mar: séc. XVII.

Bateria de São Jorge

Edificação militar de origem portuguesa do séc. XVII. Localização: No próprio Cabo.

Forte Pontal de Suape

Atualmente em ruínas, sua identificação só é possível com a maré baixa: Edificação do séc. XVII. Localização: Praia de Suape.

Engenho Nossa Senhora da Madre de Deus

Conhecido como Engenho Velho: séc. XVI, 1º engenho do Município. ( Ruínas)

Capela Nossa Senhora da Anunciação

Século XVI .(Ruínas).

Capela de Santo Antônio do Monte

Século XVI : No dia de Santo Antônio, existe uma festividade folclórica. Localização: As margens da BR 101 Sul, logo após a Ponte dos Carvalhos.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Com o surgimento da povoação, foi construída uma capela dedicada a Santo Antônio. Em 1622, foi criada a Freguesia do Cabo, a capela do originário Arraial do Cabo, situava-se no lugar onde hoje se localiza a Matriz de Santo Antônio. Ampliada em 1671 e duas vezes reformada em 1876 e 1914. Seu altar-mor é em estilo Barroco. Localização: Centro do Cabo .

Convento Carmelita

Edificação portuguesa construção iniciada em 1692 e concluída em 1731, prova disso é uma escritura em latim, gravada no interior do convento. Localização: Vila de Nazaré.

Engenho Massangana

Construído em meados do século XIX, foi palco dos primeiros passos para à abolição da Escravatura no Brasil. Local onde o abolicionista e escritor Joaquim Nabuco, passou grande parte de sua infância. Hoje funciona como Centro Cultural, administrado pela fundação Joaquim Nabuco – Excelente estado de conservação. Localização : PE 60.

Antiga Casa do Faroleiro

Uma bela Edificação com dois pavimentos, localiza-se logo abaixo da Vila de Nazaré. Local onde Dona Margarida ( 79 anos de idade), a única mulher faroleira do Brasil, viveu com seu avô o então faroleiro da época. Hoje o Farol de Nazaré, foi relocado e encontra-se bem mais perto da Vila.

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Localiza-se no centro da Vila, no ponto mais alto do Cabo de Santo Agostinho. Edificação portuguesa construída no séc. XVI.

Vila de Nazaré

Vila colonial do séc. XVI, berço da História do Brasil, palco de inúmeras batalhas entre os índios Caetés, portugueses / luso-brasileiros, holandeses e outras nações européias.

Rio Jaboatão

Rio que divide os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, utilizado durante o período colonial para o escoamento do Pau Brasil e o Açúcar. Extenso manguezal , travessias de barco são feitas entre as praias de Barra de Jangada e Paiva.

Lagoa do Zumbi

Inserida dentro da Mata do Zumbi, possuindo um grande acervo faunístico e florístico, essa lagoa é de grande importância para à exploração científica e turística.

Morro Melo

Para os mais aventureiros uma escalada radical ,recompensada com uma vista panorâmica de 360º da Mata do Camaçari e Oceano Atlântico.
Localização: Praia do Paiva.

Rio Massangana

Rio que divide os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, e onde encontramos as Ilhas de Tatuoca, Cocaia, Cobras, e manguezais. No passado foi de grande importância para o escoamento de mercadorias para à Europa, como pau-brasil, Cana-de-açúcar, etc. Palco de inúmeras batalhas entre índios Caetés, portugueses, luso-brasileiros ,holandeses e outras nações européias .

O Banho de Lama

(argila de coloração branca – Caulim) Caminhada pela mata atlântica, local onde o cantor e compositor Chico Cience, gravou um de seus clips. Localização: Praia do Paiva.

Bica do Ferrugem

Banho de bica água doce. Localização: Nas imediações do Velho Quartel.

Pedra sobre Pedra (Pedra do Cogumelo)

Marco alusivo ao Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcante.

Cachoeira de Gurjaú

Entre rochas e mata atlântica, essa bela cachoeira encanta todos os visitantes.
Localização: As margens da BR 101 Sul, após a Usina Bom Jesus.

Suspiro da Baleia

Perfuração natural em rocha granítica, que ao bater das ondas libera um spray, lembrando uma baleia. Localização: No próprio Cabo, nas imediações do Forte Castelo do Mar.

Praia do Paiva

A mata atlântica e os coqueiros compõem a paisagem natural. Trata-se de uma praia de águas transparentes e mornas, com uma variação de piscinas naturais e mar aberto, local bastante frequentado para a prática do surf, e adeptos de caminhadas. Localiza-se entre o Rio Jaboatão e a praia de Itapoama.
Acesso: BR 101 Sul , PE 60 , PE 28 em seguida seguir sinalizações para as praias, (Daqui por diante, o acesso é feito em estrada de barro cercada por mata atlântica). Ou acesso pela Via Rio Jaboatão, travessia a barco / buggy.

Praia de Itapoama

Em tupi-guarani, significa Pedra Bonita . Praia de cenários naturais inconfundíveis, piscinas naturais com formações rochosas de origem vulcânica, águas claras e mornas. É um ótimo local para a prática do surf e pesca. Localiza-se entre as praias do Paiva e Pedra do Xaréu.
Acesso: BR 101 Sul, PE 60 , PE 28 em seguida seguir sinalizações para as praias, ( Daqui por diante , o acesso é feito em estrada de barro cercada por mata atlântica). Ou acesso pela Via Rio Jaboatão, travessia a barco / buggy.

Praia Pedra do Xaréu

Riquíssima beleza natural formada por rochas negras ( Rochas de origem vulcânica), que dão ao local um aspecto bastante original , montes e matas fazem parte da paisagem. Águas mornas e cristalinas, excelente para o banho de mar e pesca. Localiza-se entre as praias de Itapoama e Enseadas dos Corais.
Acesso: BR 101 Sul, PE 60, PE 28 em seguida seguir sinalizações para as praias, ( daqui por diante , o acesso é feito em estrada de barro cercada por mata atlântica ). Ou acesso pela Via Rio Jaboatão, travessia a barco / buggy.

Praia Enseada dos Corais

Antiga Praia do Boto. Possuí areia branca, piscinas naturais, águas claras e mornas, vestígio de mata atlântica e coqueiral. Tem uma grande concentração de casas de veraneio. Localiza-se entre as praias de Xaréu e Gaibu.
Acesso: BR 102 Sul, PE 60, PE 28 em seguida seguir sinalizações para as praias.  Ou acesso pela Via Rio Jaboatão, travessia a barco / buggy.

Praia de Gaibu

Em tupi – guarani Aybu , significa Vale do Dágua, posteriormente os portugueses passaram a chamar de Gaibu. No passado servia como porto negreiro. É uma das mais animadas praias do Litoral Sul de Pernambuco e a 1ª do Município . Possui areias bancas, águas claras e mornas , piscinas naturais e área para a pratica de surf. Localiza-se entre as praias de Enseada dos Corais e Calhetas.
Acesso: BR 101 Sul, PE 60, PE 28 em seguida seguir sinalizações para as praias. Ou acesso pela Via rio Jaboatão, travessia a barco / buggy.

Praia de Calhetas

Areias brancas. No passado serviu como porto seguro para as tropas portuguesas e holandesas. Na verdade poderia ser chamada de A Esmeralda de Pernambuco. Localiza-se entre as praias de Gaibu e Santo Agostinho. Acesso: BR 101 Sul, PE 60, PE 28 em seguida seguir sinalização para as praias, (daqui por diante acesso feito por estrada de barro). Ou acesso pela Via Rio Jaboatão, travessia a barco / buggy.

Praia do Paraíso

Antiga praia da Preguiça, vista panorâmica da enseada de Suape, Ilhas de Tatuoca e Cocáia. Constituída por uma vegetação densa, algumas áreas formadas por afloramentos graníticos e outras de areias brancas, águas transparentes e mornas. Localiza-se entre as praias de Santo Agostinho e Suape.
Acesso: BR 101 Sul, PE 60, PE 28 em seguida seguir sinalização para as praias, (daqui por diante acesso feito por estrada de barro).  Ou acesso pela Via rio Jaboatão, travessia a barco / buggy.

Praia de Suape

Localidade de grande importância na época da colonização do Brasil, onde diversas batalhas entre portugueses, holandeses e índios Caetés, fizeram parte da cotidiano da área. Na verdade é uma Enseada, protegida por uma barreira natural de arrecifes de arenitos, a qual recebe as águas do Rio Masssangana. Cercada por coqueiros e vestígios de mata atlântica, com areias brancas, águas cristalinas e mornas. Excelente para os esportes náuticos Localiza-se entre a praia do Paraíso e o Rio Massangana.
Acesso: BR 101 Sul; PE 60, PE 28 em seguida seguir sinalização para as praias. Ou acesso pela Via Rio Jaboatão, travessia a barco / buggy.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa da Lavadeira - Festa Folclórica. Tudo começou quando o artista plástico Eduardo Melo comprou, em 1987, uma escultura de Ronaldo Sá (artista plástico), e as pessoas da comunidade ficaram interessados em conhecer a Lavadeira. Ficou decidido, que ele faria uma festa para apresentá-la à comunidade, tudo não passou de uma brincadeira que cresceu e está no seu 12º ano. Localiza-se entre o Rio Jaboatão e a praia de Itapoama. Acesso: BR 101 Sul , PE 60 , PE 28 em seguida seguir sinalizações para as praias, (Daqui por diante, o acesso é feito em estrada de barro cercada por mata atlântica). Ou acesso pela Via Rio Jaboatão, travessia a barco / buggy. Não existem serviços turísticos.

 Janeiro

26 - Vicente Yañez Pinzón- Comemorações à Chegada de Pinzón

 Fevereiro

- Data Móvel : Festa de Bom Jesus dos Passos (Vila de Nazaré)
Data Móvel: Carnaval (Focos de Animações no Centro do Cabo, Ponte dos Carvalhos e Praias).

 Março

13 à 23 - Festa de São José (Juçaral)

 Abril

15 - Encontro Indígena

 Maio

1º - Festa da Lavadeira

26 à 30 - Mocaspe (Mostra Cabense de Sketches e Poesias Encenadas).

Junho


O município de Cabo de Santo Agostinho já entrou em clima de São João. As festividades alusivas aos festejos juninos começaram no último sãbado (01/06) no polo da Estação do Forró, localizado no centro, e estão à todo vapor.

Outros seis polos foram montados pela Prefeitura Municipal para garantir a animação dos cabenses que gostam de apreciar o autêntico forró pé-de-serra.

Além do centro, as praias de Gaibu e Suape, os distritos de Ponte dos Carvalhos e Jussaral e os bairros de Pontezinha e Pirapama vão receber atrações musicais para as festas juninas. As comemorações vão acontecer até o dia 29 deste mês.

Com o tema "Tem quadrilha, forró, baião e alegria no seu coração", o São João do Cabo deste ano está fazendo uma homenagem ao músico Zequinha dos Oito Baixos. Outras informações sobre o São João do Cabo podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3521.6655

- Festa de Santo. Antônio do Monte (Ponte dos Carvalhos)

13 - Festa de Sto. Antonio (Padroeiro do Cabo)

12 e 13 - Encontro Estadual de Coco

Agosto

- Data Móvel - Festa de Santo Agostinho ( Vila de Nazaré).

 Setembro

1º - Abertura do Verão.

- Data Móvel - Festa de São Mateus ( Engenho Massangana )

 Outubro

22 a 30 (Cada 2 anos) – Festival Nacional de Teatro - Fenateca (Teatro Barreto Jr/ Cabo).

 Novembro

20 – Semana da Consciência Negra

 Dezembro

- Data Móvel - Feaca - Feira Empresarial e Agroindustrial do Cabo.

13 – Ouriçada de Suape

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO DE SANTO AGOSTINHO

E-mail:

Telefones: (81) 3521-6601

Sites: http://www.cabo.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3521-1026

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cabo de Santo Agostinho

ñ conheço. preciso conhecer esta cidade e praias lindas.
Por: corrinha

Moro no Cabo de Santo Agostinho e me orgulho disso. É uma cidade liinda, belas praias e paisagens. Quem não visitou ainda, vale a pena visitar :D
Por: Natália

Estou encantada e uma cidade lindissima e se deus quiser este ano vou viver ai , busquei varias cidades do nordeste e escolhei cabo de sto agostinho para ir a viver e trab.
Por: ireni f anreta

nossa fui ontem para aii e foi d+ cara fui com a escola eliane carneiro e foi tudo de bom pow fomos com o quia ele era muito legal cada lugar lindo perfect tomamos banho de praia foi muito bom ñ me arrepende pq foi enesquecivel nossa ñ tenho nem palavras para falar como foi e como é cabo de santo agustinho pow é td e mas um pouco...
Por: patrícia rafaela

é muito bom adorei quando eu fui pra casa da minha tia eu adorei
Por: beatriz

essa cidade é bem linda praias maravilhosas,bem naturais... e fica perto de recife,aproveitem e visitem.
Por: Juciara Pimentel

amooooooooooooooo essa maravilha que são as praias de cabo
Por: roseane

Parabéns pela linda e acolhedora cidade. Uma bela cidade de lindas praias. Uma cidade que me deixa orgulhoso de conhecê-la...
Por: Adriano Brasil

eu ja morei na cidade e linda esta crecendo bastante. as praias de gaibu, suape vale a pena conhecer
Por: maria amelia

Nossa que lugar mais bonito! (pelo menos nas fotos ele é!) eu e uma turma estamos querendo fazer um retiro e a cidade talvez seja Cabo de santo Agostinho! então resolvi da uma pesquisada sobre o local e achei o máximo! Tomara que dê tudo certo! Gostei do portal muito informativo! vlw galera,beijos
Por: victória

gostei muito do saite,eu sou de recife mas moro em forlalesa no ceara,fico olhando as fotos para matar a saudad´.ai em recife eu moro no bairro sao francisco,rua 16.vlw
Por: ronison cunha magalhaes

nossa a cidade do cabo de santo agostinho e uma maravilha! tem seus valores culturais.
Por: maria jose da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cabo de Santo Agostinho

Envie seu comentário sobre Cabo de Santo Agostinho

banner