Brejinho

Brejinho-PE
banner

Bem-vindo a Brejinho!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Brejinho, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Brejinho, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 737m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.881 habitantes. A área total de Brejinho é de 85,1km², e sua densidade demográfica é de 80,86hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Brejinho-PE é 56740-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Brejinho

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Brejinho foi criado pela Lei estadual de nº 4.996, de 20 de dezembro de 1963. O seu território foi desmembrado do município de Itapetim, que por sua vez, também já havia sido desmembrado do município de São José do Egito. Administrativamente, o município é constituído apenas pelo distrito sede e pelo povoado de Vila de Fátima. Anualmente, no dia 1º de março Brejinho comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São Sebastião. 

Gentílico

Brejinhense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Março

População 

7.309 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As principais atividades econômicas são a agropecuária e o comércio. Os principais produtos agrícolas são: o caju, a castanha de caju, sisal ou agave, banana, goiaba, limão e manga (lavoura permanente) e, como lavoura temporária, o algodão herbáco, batata doce, cana-de-açúcar, feijão e milho. 

Clima 

Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão.

Temperatura Média

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão.

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com São José do Egito e Santa Terezinha, a leste com Itapetim e a oeste com o estado da Paraíba. 

Acesso Rodoviário

BR-110, PE-275, PE-280 e BR-232. 

Distâncias:

Da Capital:

411 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Pedra Grande

Brejinho possui atrativos turísticos naturais como a Pedra Grande, localizada a 2 km, onde fica a Gruta do Morcego, bem procurada por visitantes. A paisagem da nascente do Rio Pajeú, situado no povoado Brejinho dos Ferreiras, e a Pedra dos Índios completam a beleza natural do município.

Atrativos Naturais

Brejinho é uma das menores cidades pernambucanas, ideal para quem gosta da vida tranquilo do interior. Eo município tem vários atrativos naturais, como a Pedra Grande, a 2 km da sede, onde fica a Gruta do Morcego. Ou a Serra do Balanço, onde está a nascente do Rio Pajeú que percorre 325 km e deságua no Rio São Francisco.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Outra dica é apreciar as apresentações de maracatu, coco de roda e frevo, algumas das manifestações culturais da região. No artesanato se destacam os trabalhos feitos em cerâmica.  

- Festa do Caju, no povoado de Lagoinha.

 Janeiro

16 a 20 - Festa de São Sebastião.

 Maio

- Festa do 31 de Maio, realizada no povoado de Vila de Fátima, marcando o último dia das novenas do mês.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJINHO

E-mail:

Telefones: (87) 3850-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Brejinho

esta.cidade de brejinho e uma belezas.do st pernambuco a quen nao conheça para nao fica encatado nossa querida pernambuco uma belesa pra quen mora um;sonho pra quen visita,pe e minha paixao um grande abraço a meus irmaos pe´´;;;
Por: altemir

QUEM SOU EU PRA FALAR DE BREJINHO ? FICO ATE SUSPEITO DE FALAR POIS PARA MIM E A MELHOR CIDADE QUE ESISTE MESMO SENDO TÃO PEQUENA !! QUER COMFERIR EMTÃO VAI LÁ
Por: alex sandro

la é o fim do mundo o lugar feio danado,ñ vouto la nunca mais
Por: TIAGO

MINHA CIDADE NATAL QUE EU AMO MUITO.DE QUEM NÃO TE ESQUECE JAMAIS
Por: antonio roberto taVARES DE MARIA

TE ADORO MINHA CIDADE E COM MUITO PRASER QUE ESTOU DIANTE DESTAS PALAVRAS.
Por: ANTONIO ROBERTO TAVARES DE MARIA

sou filho natural desta cidade moro em luzianiânia go a 32 anos mais sou fã minha familia tem pessoas ainda ai.
Por: ANTONIO ROBERTO TAVARES DE [email protected]

Cidade calma amo esse lugar quem não conhece vai la.sentir a paz de pernanbuco e passear no sitio ladeira danta que paz faz anos que não visito mais logo irei.
Por: Geralcina Nunes

eu sou natural da cidade de Brejinho e mim orgulho por isso de fazer parte de uma cidade tão maravilhosa.
Por: olga de sousa carvalho

eu como filho de brejinho sou suspeito de falar desta cidade, hoje moro em brasilia,df a 19 anos, mas a diferenca e grande de mais porque quando viajo para casa da minha mae eu esqueco de tudo proque e muito bom principalmente em janeiro que e tempo de festa do padroeiro entao onde nos encontramos com muitos amigos de infancia que reside fora e vao para la neste mes e muita alegria e tenho tambem meus familiares, principalmente a minha mae e o meu irmao, entao pra mim so a palavra da cidade de brjinho e tudo pra mim. brasilia,df 27/07/1967.
Por: evaldo nunes franco

Bom creio que Brejinho é uma cidade maravilhosa pois minhas amigas que moram ai mim falam coisas maravilhosas de Brejinho. Um dia irei visitá-los ai. Beijos Roberta
Por: Roberta

essa cidade não é o Rio de Janeiro mais é maravilhosa... quem for la simplesmente vai respirar cultura... por ex: comidas, danças, etc... é so conferir!!!!!!!!
Por: Elianeide

Quem vem a Brejinho, sempre quer voltar, pois aqui você encontra paz. tranquilidade, boas amizades, gente simples, porém muito acolhedora.
Por: Socorro Silva

no ano de 2008 os poeta valdir teles e joão paraibando no pavilão da barraca em frente a igreja, eu olhando p/ o calçamento da c idade e lembrei quando eu era criança, e em seguinte pedir o mote, cada pedra que calça essa cidade, tem um rastro que fiz quando criança, vendo os poetas cantando chorei de emoção, isso foi muito maravilhoso nunca vou esquecer dessa minha querida brejinho que todos os anos estou air juntinho da minha familia, um grande abraço que deus ilumine o povo e os politicos dessa maravilhosa cidade, um abraço leandro de sobradinho na bahia..
Por: roberto leandro

só dei uma passadinha pra dizer que jesus abençõe vanderlei e a nossa cidade. E que vanderlei nunca nós decepcione e sim faça o melhor que puder e mostre que é capaz de tornar nossa cidade mais melhor ainda.
Por: beatriz fabricia

Nossa brejinho é tudo de bom, minha familia é toda dai adoro ai, todo ano estou ai não perco uma dessas festas ,,........!
Por: LUIS PAULO

EU ADORO BREJINHO PQ MINHA FAMILIA E TODA DAI.EU SOU SOBRINHO DA SALETE CONSTUREIRA E TB FUI VARIAS VESES A FESTADE SAO SEBASTIAO Q EU CURTIA MTO...UM GRANDE BJO A TODOS OS BREJINHENSE.....JU
Por: JULIANA ALVES

Uma pequena, mas agradável cidade. Gente hospitaleira e feliz. Brejinho é um lugar excelente para se viver.
Por: elita matos

É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE POSSO RELEBRAR MEUS MOMENTOS DE ALEGRIA AO LADO DE MINHA FAMÍLIA E AMIGOS, MESMO QUE A DISTÂNCIA, PARABÉNS BREJINHO, TERRA AMADA...
Por: PATRICK WENDE

É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE POSSO RELEBRAR MEUS MOMENTOS DE ALEGRIA, MESMO QUE A DISTÂNCIA. PARABÉNS BREJINHO, TERRA AMADA...
Por: PATRICK WENDE

que lindo minha cidade te amo luziania go quero muito voltar ai em breve ver estes lageiros antigos
Por: antonio roberto taVARES DE MARIA

Brejinho, cidade mais do que maravilhosa. Localidade onde nasci, onde vivi com meus irmãos e os meus pais. Estarei em breve visitando-a, pois moro na cidade de guarulhos em SP. queria muito poder visitar à todos com frequência. Principalmente meus velhos que moram no sítio vidéo.
Por: josenildo justino da silva

Brejinho, cidade mais do que maravilhosa. Localidade onde nasci, onde vivi com meus irmãos e os meus pais. Estarei em breve visitando-a, pois moro na cidade de guarulhos em SP. queria muito poder visitar à todos com frequência. Principalmente meus velhos que moram no sítio vidéo.
Por: josenildo justino da silva

Ouvi Betânia cantando Riacho do Navio, do inesquecível Luiz Gonzaga.Pesquisei na internet sobre esse rio, pois gosto demais da natureza, e cheguei a esse município.Imagino ser uma cidadezinha aconchegante e deliciosa para se viver.Gostaria de ver fotos melhores.São muito poucas e escuras demais.Profissionais de Brejinho deveriam ajudar nesse quesito essa cidade.Moro em Botucatu - SP.Cidade pequena, mas bontia também, e que tem muito para mostrar e ótima para se viver. Saudades do Rei do Baião, né? Ele não deveria ter morrido nunca! Abraços a todos de Brejinho
Por: Carlos Antunes de Oliveira

Sou filho de Brejnho, estou com muita saudade de todos, sou francisco de Dona Izaura de Antonio Rocha, estou no Rio de Janeiro. Brejinho é o melhor lugar do mundo! Um forte abraço!!! Veja nossa TV FA-7 - reverendofranciscoalves.com
Por: Reverendo Francisco Alves

eu ja fui ai em brejino e gostei muito dai e bem organizado a cidade e muito linpa
Por: gutemberg

Cidade maravilhosa de pessoas acolhedoras. Sou Brejinhense e amo a cidade, não me vejo residindo em outro lugar. As pessoas são acolhedoras, gostam de receber os visitantes, estão sempre de braços abertos para receber os visitantes.
Por: GILVANA EMILIANO DE CARVALHO

Cidade maravilhosa, é falar de Brejinho não é tão fácil,pois é uma cidade simples de cidadãos humildes e acolhedores. Nos visitem e tirem suas conclusões.
Por: Evânia Maria Alves

nasci e me crieie no sitio buqueirao do paca hoje moro em belohorizonte sempre que da vouto para rever minha querida cidade.desejo ver mais fotos de brejinho PE.
Por: josimario da silva lima

brejinho é uma linda cidade ..principalmente agora que esta sendo bem administrada..
Por: lais lucinda lucena

Conheço Brejinho até demais. Basta perguntar a J. Pedro pelos filhos de Manoel Leoncio, todos os anos vou visitar meus amigos e parentes. aí tenho a sobrinha Nininha da EMATER. Minha infância era passada nas festas de S. Pedro e acompanhava as procissões pelas casas desde serraria, degredo, tauá....Aqui eu dedico um trecho de uma música que meu irmão Antonio (já falecido) fês pra Teixeira mas encaixo para Brejinho "Brejinho éis da cordilheira linda e altaneira dita por teu povo/Brejinho tão linda e bonita, pois quem te visita quer voltar de novo". Abraços, até breve....Alfredo.
Por: Alfredo Leoncio / Rio de Janeiro

QUERIA AUMENTAR AO COMENTÁRIO ENVIADO AGORA HÁ POUCO, PARA DIZER QUE FICO LOUCO DE SAUDADE EM VER A FOTO DA IGREJA MATRIZ DE S. PEDRO E Á NOSSA ESQUERDA AO LADO DA ÁRVORE A CASA QUE ERA DE ANTONIO LOPES E A PADARIA ONDE EU COMPRO PÃO QUANDO ESTOU CHEGANDO DO RIO, POIS VOU SEMPRE DE CARRO, POR POUCO NÃO VEJO A CALÇADA DA CASA DE JOÃO PEDRO E ESTE ANO SAIO DAQUI NO DIA 11/11 E DEVO ESTÁ PASSANDO AÍ DIA 13 LÁ PELAS 17,00h SE NÃO HOUVER MUDANÇA DE INTINERÁRIO (Br-101 OU BR 116).VIA SALGUEIRO SERRA TALHADA TABIRA SANTA TEREZINHA MATUREIA.(PONTO FINAL) ´MAS A SAUDADE É SEMPRE A MESMA; LÁ ESTAREI SE DEUS QUISER. Abraços,Alfredo.
Por: ALFREDO LEONCIO /RJ

ME DESCULPEM MAS EU QUERIA FEZER UMA CORREÇÃO NOS COMENTÁRIOS ANTERIORES; É QUE QUANDO ME REFERI À FESTA DO PADROEIRO DEI O NOME DE SÃO PEDRO, QUANDO É SÃO SEBASTIÃO. OBRIGADO.
Por: ALFREDO LEONCIO / RJ

falar de brejinho é falar de tudo que é bom e bonito em Pernambuco, por que ? porque pernambuco não é só Olinda e Recife; vai pelo interior afora e você vai encontrar cidades antigas e lindas do porte de Brejinho, Itapetim, S.José do Egito, Santa Teresinha etc...E a coisa mais bonita de Brejinho fora sua igreja que mais parece construção imperial é a alegria e a simplicidade do seu povo. parabens brejino. parabens prefeito Wanderley, não te conheço, eu sou irmão do Celso, do Leoncio, tio da Nininha e amigo do J. Pedro. Abraços, Alfredo Leoncio.
Por: Alfredo Fernandes de Oliveira (Leoncio)

Brejinho é minha terra, tenho muitas saudades de Brejinho. Quero abraçar todos com carinho, Zé de Ouro Branco, Raimundinho de Zezé, João Pedro em fim todos. Em junho irei com o Comandante Fernando Alves para matar as saudades. Um forte abraço!!! Reverendo Francisco Alves Rio de Janeiro
Por: Reverendo Francisco Alves ( Francisco de Izaura)

Sou Brejiense com muito orgulho nasci e cresce ai. Morro no Rio de Janeiro há 21 anos, mais tenho certeza que voltarei para minha cidade, esteve a passeio, a cidade esta linda, as praças são maravilhosa. Enfim Brejinho é uma cidade belissima.
Por: Maria Eliete Gomes

gostamos muito de Brejinho! O melhor lugar de viver.
Por: adriana, gilvan,yasmin

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Brejinho
Fundação:
1963
Altitude:
737m
População:
6.881 habitantes
Área:
85,1km²
Densidade Demográfica:
80,86hab/km²
CEP:
56740-000

Envie seu comentário sobre Brejinho

banner