Umbuzeiro

Umbuzeiro-PB
banner

Bem-vindo a Umbuzeiro!

banner

As melhores pousadas em Umbuzeiro podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Umbuzeiro, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 541m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.539 habitantes. A área total de Umbuzeiro é de 192,8km², e sua densidade demográfica é de 49,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Umbuzeiro-PB é 58420-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Umbuzeiro

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No final do século XIX, década de 1880, nasciam os primeiros movimentos com ideais emancipatórios de Umbuzeiro, que a época pertencia ao município do INGÁ.
O Dr. Epitácio da Silva Pessoa e seu irmão o Cel. Antonio da Silva Pessoa, foram os grandes incentivadores de nossa emancipação. Umbuzeiro não podia continuar esquecida e desconhecida do resto do Estado. Era preciso emancipá-la para poder participar da vida política da província da Parahyba.
Em 1890, ocupa Epitácio Pessoa o Cargo de Secretario do Governo do Parahyba. Era Presidente do Estado o Dr. Venáncio Neiva, hora propicia para a concretização dos ideais dos filhos de Umbuzeiro. Assim redigiu o Dr. Epitácio Pessoa o Decreto nº 15, que criou o município de Umbuzeiro, assinado em 02 de maio de 1890, que elevou Umbuzeiro á condição de vila e sede do município do mesmo nome. A área municipal compreendida do lugar Jardim até o sitio Jucá, bem como o território do município de Aroeiras e Natuba, hoje emancipados. Do Jardim até o sitio Riacho da Cruz, pertenciam ao município de Cabaceiras e passaram a pertencer a este município a partir de 1918.
Dificuldades várias prejudicam o desenvolvimento da vila, inclusive a falta de comunicação. Pelo Decreto nº 25, foi revogado o Decreto nº 15, que transferiu a sede do município para o lugarejo conhecido por Barra de Natuba, às margens do Rio Pabahyba, na desembocadura do Riacho Natuba, durando de 1892 até 1904, após a enchente que dizimou este último lugar. Continuando o movimento emancipatório, pois Umbuzeiro ainda era considerado município. Assim, pelo Decreto nº 225, de 19 de novembro de 1904 foi criado o município de Umbuzeiro cuja sede, com justiça, volta à vida do mesmo nome. Destacaram-se como os principais moradores; José da Silva Pessoa, Cel. Assunção calafange e calafange Santiago, além do cidadão José Travassos Sarinho.

Significado do Nome

Umbuzeiro: derivado de umbu (imbu). Acredita-se que tudo começou com um frondoso umbuzeiro usado como parada obrigatória pelos tropeiros que se abrigavam em sua sombra nas horas mais quentes no pernoite e nas refeições.

Aniversário da Cidade

 

Gentílco

umbuzeirense

População

9.300 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade que receita tranquilidade. Venha conhecer!

Clima 

Tropical com verão

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Norte: Gado Bravo e Aroeiras; leste: Natuba; sul: Estado de Pernambuco; oeste: Santa Cecília (Paraíba)

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

109 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UMBUZEIRO

E-mail:

Telefones: (83) 3395-1042

Sites: http://www.pmumbuzeiro.xpg.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS - MATA VIRGEM

E-mail:

Telefones: (83) 3602-1027 / 1002

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Umbuzeiro

Não vai demorar, e vou conhecer essa cidade montanhosa, e de clima agradável. Quero ver a Natureza mostrando seus encantos. Também quero ver a praça principal e a Igreja Matriz, e os pontos mais visitados.
Por: paulo roberto da silva

uma cidade linda acolhedora povo simpatico,calma,cheia de novidades rurais e etc. quero aproveitar o ensejo e dizer que eu estive ai e gostei muito de passear em umbuzeiro e mandar um grande abraço para minha vó Bill linda e maravilhosa que vive ai e nao troca essa cidade por nenhuma outra. Vale a pena conhecer bjs Cris
Por: cristiane

Eu nasci Em Umbuzeiro, morei ate meus 17 anos la. Hoje estou cazada e moro na capital do Brasil. Mas amo Umbuzeiro! Um grande abraço a todos!
Por: maria do livramento barbosa

sou de umbuzeiro,apesar de não morar mais lá amo essa cidade de clima encantador e paisagens maravilhosas,pequenina cidade e hospitaleira.
Por: laura almeida

conheço essa cidade,minha mãe é de lá gosto muito de lá,pois ico encantada com suas paisagens, principalmente a embrapa.
Por: ana luiza

amo umbuzeiro minha cidade natal,tenho muitas recordações,vivo distante mas,numca a esquecí.
Por: liliane galdino

essa cidade de serras altas e clima frio e seco me encanta bastante,sem falar em suas belezas da zona rural e da embrapa,cidade linda e acolhedora na qual eu tive o privilégio de nascer nela.
Por: laura almeida

adoro este lugar,por suas natureza é seu clima muito agradavel lugar melhor não á!!! adorooooooooo
Por: jacilene da silva gomes dias

Eu nasce em Umbuzeiro morro hoje em sao paulo. Mas quero muito voltar para minha terra. è maravilhosa a cidade suas festas, comida, a hospitalidade de lá é boa. se vc ainda nao conhece va conhecer uma cidade pequena mas linda
Por: Lilian

Eu sou fã desta cidade me considero filho pois morei nela nos anos de 57-63 com a fam.Pimentel e Travasso.O importante é que tem uma lagoa pra gurizada tomar banho.Minha estória é longa se for contar! até trabalhei na prefeitura ha eu gari, linda minha cidade saldades.Hoje moro Gravatá logo vou ai
Por: ivanildo assis

Sou filho desta maravilhosa cidade, porém vivo distante, mas mesmo assim, jamais a esquecerei. Por não esquecê-la, espero que aqueles que aí estão, cuidem com muito carinho, a terra é a nossa mãe, pois nela surgimos e nela nascemos. O cordão umbilical jamais se desligará, ele é eterno em sua essencia. Abraços a todos.
Por: JOSE FERREIRA DA ROCHA

Não conheço esta cidade, meu pai nasceu nela, tenho interesse de visitar..
Por: antonio carlos dos Santos

nasci aqui tenho saudades dessa terra maravilhosa e tão bela
Por: vasconcelos agostinho alves

Meus pais e familiares são desta cidade. Na verdade nunca morei em Umbuzeiro, mais me lembro dos finais de semana passados na casa dos meus avós, lembranças que guardo no coração. Meus pais já faleceram e morando em SP. mesmo assim foram enterrados em sua cidade natal, como era a vontade deles. Moro hoje no RJ mais minhas raizes vem desta terra de gente forte. Algum dia voltarei a este lugar de lembranças tão importantes na minha formação.
Por: Maria de Lourdes Souza Alves

nasci nesta cidade maravilhosa e hoje moro em Campina Grande, mas acredito nesta cidade como sendo cultural,como futura jornalista, em breve, tirarei fotos excepcionais dessa cidade para que os meus conterâneas a valorizem como ela merece como um patrimônio histórico.
Por: fernanda nascimento

Sou natural de Umbuzeiro. Desde criança recebi a informação de nasceram na cidade pessoas ilustres. O primeiro a ter conotação nacional foi Assis Chatobriand. Cresci e me fiz gente admirando esse grande conterrâneo. São várias as personalidades nascidas na pequena Umbuzeiro. Muito me orgulha ter nascido lá. Hoje com 59 anos, sou profisional da advocacia e acumulo a função de Ouvidor da SEDS. Moro em João Pessoa.
Por: Ricardo Palmeira Sobral

È um lugar bonito para mora tem a sua beleza em todos lugares. Pessoal é bem afetiva e tambem companheira na hora dificil.
Por: Nayara Aleixo da Cunha

ja visitei uma linda cidade sou de joao pessoa pb as festas de final de ano sâo muito boa s.precisa envestir na segurança......este ano estarei a ir se dus permitir?......
Por: mauricio alexandre barbosa

eita que saudades da minha terrinha,estou aqui em chile mas nao esqueço um dia da minha terra do meu povo das pessoas queridas. um beijo meu povo meus amigos e amigas um beijo umbuzeiro querido.esta lindo omercado municipal.parabens
Por: fatima brito

essa cidade e maravilhosa gostaria de receber mais fotos pois sou de la e no momento ano posso ir la
Por: jose carlos de souza

JA MOREI EM UMBUZEIRO,MORRO DE SAUDADES DOS BAILES NO CAMP BLUB,DAS FEIRAS AOS SABADOS,DA FESTA DA PADROEIRA ENFIM DE TUDO ,AMO ESTA CIDADE, QUE APESAR DE TAO LONGE VAI ESTAR SEMPRE EM MEU CORACAO .
Por: EDILENE RODRIGUES

sou nacido em umbuzeiro pb adoro esta cidade,hoje moro em sao paulo e sinto muita saudade da minha mae, da tia domezia, tio anezio que nos deixou e todos os amigos que la deixei um abraço para todos de umbuzeiro pb ass: arlindo neto da pompilha
Por: jose alexandre

amo umbuzeiro pois é minha cidade natal mas hoje morro na bahia mais nunca deicho de amar umbuzeiro te amo minha terra querida da luciene alves
Por: luciene

moro em sp mais meus pais moran ai amor estar cidade no final do ano estarei ai suo filho de tida da baraca e zefinha um abraço a todus obrigado
Por: ailton anastacio do nascimento (zito)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Umbuzeiro
Fundação:
1890
Altitude:
541m
População:
9.539 habitantes
Área:
192,8km²
Densidade Demográfica:
49,48hab/km²
CEP:
58420-000

Envie seu comentário sobre Umbuzeiro

banner