Triunfo

Triunfo-PB
banner

Bem-vindo a Triunfo!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Triunfo, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Triunfo, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 310m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.462 habitantes. A área total de Triunfo é de 239,7km², e sua densidade demográfica é de 39,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Triunfo-PB é 58920-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Triunfo

Roteiros do Brasil

Região Turística do Sertão

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado pertenceu a São João do Rio do Peixe. Posteriormente o padre Ibiapina deu o nome de Triunfo ao município que antes se chamava de Picada.
Pedindo esmolas, conseguiu dinheiro construiu a capela e a ofereceu ao Menino Deus que é o padroeiro do município. 

Significado do Nome

Esse nome foi escolhido porque o seu desbravamento ocorreu por aberturas de picadas abertas por autoridades, em busca de cangaceiros. 
Em 1864, uma epidemia de cólera amedrontava todos na região e o Sr. Manoel Bernardo fez uma promessa que se a doença não atingisse Picadas, pediria esmolas e construiria uma igreja. A epidemia não chegou ao local e Manoel Bernardino cumpriu a promessa. 

Aniversário da Cidade

22 de Dezembro

Gentílico

triunfense

População

9.223 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sua economia baseia-se na agricultura e pecuária de subsistência e um comércio incipiente.

Clima 

semiárido

Temperatura Média

27° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão Paraibano

Limites

Com o Estado do Ceará e com os municípios de Santa Helena (17km), São João do Rio do Peixe (25km), Poço de José de Moura (11,5km), Santarém (32km) e Bernardino Batista (15km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

416 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Açude 

Foi construído em 1933, com capacidade para 13.000.000 de m³ de água. Há no local importante conjunto arquitetônico feito na época de sua construção. Atualmente o local dispõe de alguns bares e restaurantes, área para banho e passeios de barco, apesar da pouca estrutura Pilões oferece agradáveis condições para passeios e práticas de esporte náutico a exemplo do que ocorre TRIUNFEST. A prefeitura Municipal de Triunfo está dando ênfase à melhoria das estruturas existentes, fazendo a limpeza dos terrenos, pequenas restaurações, pinturas e outros reparos. Por outro lado tem lutado para conseguir a concessão da área para o poder público municipal e um projeto que dê as condições necessárias para a exploração mais ampla do turismo no local.
A porta de entrada do Município de Triunfo é o Açude de Pilões, sendo o marco de divisa com o Município de São João do Rio do Peixe a ponte que fica em frente ao sangradouro deste açude.
 
Gamela, São Pedro, João Peba e Ermo 
 
Nestas serras, encontramos muitos atrativos como fontes naturais de água, locais onde ocorreram explosões vulcânicas, inscrições rupestres, e pedras com mais de 100 metros de altura propiciando a prática de esportes radicais como rappel, vôos de asa delta e outros, sendo muito favorável também para o percurso de trilhas de motocross. moutainbick, bicicross ou a pé.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 A Banda Cabaçal 
  
- O elemento negro na composição social triunfense é algo singular. Como a nossa região à época da escravatura não fosse de grande importância demográfica ou econômica, comparada com outras regiões do Brasil, a presença do escravo foi quase inexistente, sendo assim a participação do negro na composição racial local se deu de forma bastante indireta, porém, nos anos 50, 1951 para ser mais preciso, aportou no município de Triunfo 40 descendentes diretos de um quilombo que existiu no município de Pombal e, aqui se estabelecendo, constituiu-se na grande contribuição do povo dáfrica para a formação de nosso patrimônio humano e cultural.
Das expressões culturais a mais importante é a Banda Cabaçal, uma das duas únicas existentes em solo paraibano. Guardando as características principais, a banda é uma referencia viva do povo negro e da valiosa contribuição que deu para a formação da identidade brasileira. Suas apresentações em diversos eventos realizados em toda a Paraíba.
 

 Triunfolia 
  
- As nossas comemorações momescas adquiriram nos últimos tempos relevância especial na região. Com uma programação descentralizada, a folia acontece tanto na sede do município quanto na região de Balneário de Pilões, onde os foliões podem aproveitar, além do prazer da festa, as delicias das águas da barragem. Trata-se de mais um evento que a cada ano atrai mais público. 

 Semana Santa 
  
- As comemorações relativas ao calvário de Cristo guardam traços comuns em nossa região, porém no município de Triunfo algumas singularidades caracterizam essa importante data do calendário cristão. Pratica-se ainda em nossa comunidade a distribuição do pão em forma de peixe e ainda circulam nas ruas grupos de pessoas mascaradas e tipicamente vestidas, aqui denominadas “caboclos”, que representam os algozes de Cristo, popularmente chamados de “judeus”, no caso nenhuma referencia ao povo Judeu, mas uma corruptela da expressão, querendo significar “aqueles que judiaram (quer dizer, maltrataram), a Jesus”. São acompanhados por bandas de musicas que tocam ritmos regionais e arrecadam donativos em alimentos, dinheiro e etc., e tem suas atividades iniciadas na segunda-feira e encerradas no sábado com a malhação de Judas.
É tradicional ainda o carteado (sueca), da sexta santa para o sábado de aleluia, além das encenações da paixão e morte de Jesus.
 
 Forró Pé de Serra 
  
- A nossa comunidade também é rica em eventos e atividades artísticas, realiza anualmente um festival de “forró pé de serra”, resgatando e valorizando o que há de mais autentico na musica regional, possui excelentes literatos, trovadores, repentistas, músicos, artistas plásticos, artesãos entre outras expressões.

 Junho
 
- Triunfest - É um evento de natureza cultural, esportiva, de memória e de turismo, que tem como objetivo principal não só a divulgação do município, como também a preservação dos seus valores.
Sua programação prevê a realização de esportes radicais, náuticos e de aventura; oficinas onde se discute temas ligados ao desenvolvimento local e a memória, entre outros; realização de festivais de arte, a exemplo do TRIUNFORRÓ, (festival de forro pé de serra); realização de exposição agropecuária, vaquejada, além de diversas atividades paralelas.
Já na sua segunda edição, em 2004, o TRIUNFEST consolidou-se como grande acontecimento que tem garantido a presença de milhares de visitantes durante a sua realização. 

 Dezembro

- a atual administração deu outra dimensão ao evento. Além de atividades cívicas, a exemplo de desfiles, inaugurações de obras e similares, a festa é caracterizada por intensa atividade cultural e também se constitui importante momento de visitação ao município. 
 
- Tem atraído multidões à cidade. Além de impar demonstração de fé, os festejos profanos caracterizados por quermesse, leilões e festa dançante.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO

E-mail:

Telefones: (83) 3539-1324 / 1211

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3539-1288

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Triunfo

Falam que todo ano tem uma corrida de montaimbike ai em triunfo gostaria de saber se é verdade e quando é?? abrigado.
Por: Willyans Kemps Brito Dornelas

sou nacido em triunfo e morro no parana gotaria de ter comtato com meus primos que moram ai mas não mantemos contato ha muitos anos me ajude a encontralos ome deles são maria braz e antonio braz, joão braz salomé braz. espero resposta
Por: raimumdo f braz

somos filhas de triunfo 6 anos sem te ver tudo mudou pra melhor em breve estaremos ai agente te ama!!!!!!!!!!!!!!!!! netas de moises dias sitio sossego
Por: catarina e natalia (dias)

amo triunfo de coracão sou de triunfo mas hoje eu moro em sp tenho muita saudades dai (te adoro muito)
Por: catarina dias

E AMINHA CIDE NATAL APESAR DE MUITO TEMPO K DEIXEI AINDA A AMO DE CORA~ÇAO E BREVE VOU VIZITALA
Por: RAIMUNDO FEREIRA BRAZ

esta cidade é maravilhosa ,e eu estou com muitas saudades !!! um grande abraço em todos !!!
Por: soeudo pereira de sousa

Nossa esse lugar é uma maravilha a eu tenho parentes q moram ai em triunfo o meu tio HELENO ROLIM q fez uma fabrica em triunfo o nome da fabrica é ALUMONIO TRIUNFO ele fabrica todos os tipos de panelas..EM triunfo as pessoas são humildes muito gente boa de O A 10 EU DO 11 NOSSA ESSE LUGAR É SEM PALAVRAS ASS: TATÁ FAMILIA ROLIM
Por: TADIANO DANTAS ROLIM

eu sou nacido em triunfo sai dai em 1958 maisja mais esqueci da ai meus primo tio mora tudo aimais muito breve estarei paseaNDO AIestelugart abençoado por deus
Por: raimundo f braz

eu amo esta cidade minha origem amo meus pais que moram ai
Por: martins

triunfo é uma cidade linda com muita coisa boa pra ver lindas praças previlegiada por ter uma vista para uma serra linda sem falar nas festas que são otimas . quem ñ conhece tem que conhecer e não ira se arrepeder.
Por: kennia samara

essa cidade e uma potencia??????????????????????????????????????????
Por: gomes

triunfo cidade domeu coracao cidade do menino deus mara no meucoracao
Por: fatimafirmino

gosto muito das festas de trinufo bjos pra tdos dessa cidade maravilosas.so da barra jua moro em sp.
Por: maria aparecida silva

cidade do meu coraçao.linda como sempre,que saudades.
Por: mayanne

olá, pessoau de triunfo sou do rio grande do norteluis gomes . E adoro essa cidade pois ela é linda e todo final de ano eu estou ai comemorando a festa do menino jesus ate a proxima fetsta chauuuuuuuuu ate mas..........
Por: juzilene

triunfo e aminha cidade natal. mesmo distante dela ja mais esquecerei
Por: fatima firmino

triunfo e aminha cidade natal. mesmo distante dela ja mais esquecerei.
Por: fatima firmino

minha cidade natal estar linda irei em junho to muito em pogado to contando os minuto e os segundo pra ver essa cidade que esta tao linda e maravilhosa.
Por: gorete

Sou triunfense de coração amo muito minha cidade natal..........
Por: Rozicleide lira do nascimento

estamos morrendo de saudades dai...em breve estaremos por ai
Por: Cleidyane irineue Maria tavares

sou de fortaleza mais adoruh esse lugarzinho da minha mae!!!é confortavel e divertido pra passear! os moradores sao bem carismaticos!as festas sao boas e os homens tbm!kkk!!to morrendo de xaudades, mais quem sabe um dia desses eu apareço pra descontrair a correria da capital!xeruh pra todo mundo!!!sayonara santos
Por: SAYONARA MARIA DOS SANTOS CAETANO

ja morei muito tempo. e uma cidade linda,vale apena conhecer, parabéns
Por: gilvani leite ramires

ferias no triunfo é tudo de bom! as festas é de maaaaiiisss.as paissagens são lindas,minhas ferias tem que ser no triunfo.visite!
Por: vanderley alexandrino bezerra leite

só p/ quem já esteve em triunfo que pode dizer muuuuuiiiinto bom.a cidade do coração de todos.beijos,triunfensses!!!
Por: vanderley alexandrino bezerra leite

sou filho natural de Triunfo que o MininoDEUS derrame sua graça sobre todos vocês amem e o ano que vem estarei ai de férias , abraços...
Por: Elias B Gomes

adoro bessa cidade maravilhosa pois foi onde me criei tbm sou fã de carterinha bjk
Por: erica fernanda

sou filha de triunfo, e me orgulho muito é uma cidade linda. Tenho muita saudade, faz 19 anos que estive ai sei que muita coisa mudou estou sempre visitando a cidade via internete isso faz com que a saudade diminua um pouco, amo minha cidade ecomfio no menino Deus que em breve irei passear. Sou estudante, e fiz um trabalho muito imteressamte,sobre minha cidade de origem pesquisei sua histiria e população comfesso me surpreendeu sua população de quase 10 milhões de habitantes,parabens triunfo pelo seu crecimento tenho muito orgulho de ser natural desse cidade que amo muito. com carinho deixo meu abraço a todos, Maria.
Por: Maria adrina

Minha linda e enesquecivel cidade..............................saudades...
Por: aldeniza soares de moura

triunfo,terra maravilhosa e de gente bonita!! estive, lar no inicio do ano e já estol com saudades um grande abraço à todos.
Por: Raimundo gomes martins

Só desta cidade maravilhosa nascido em barra do juá hoje mora belo horizonte. Um abraço para todos da barra.
Por: Geraldo rosendo alves

a cidade mais hospitaleira do brasil. sinto saudade do seu povo.
Por: Tibiry

a cidade mais hospitaleira do brasil. sinto saudade do seu povo. Peço a Deus que o seu povo continue assim com muito amor... Desejo ao meus amigo FABINHO e sua familia um ano de paz e saude e prosperida e as familia; MANGUEIRA,CORAGEM E BERNARDINO. que Deus continue abençoado.
Por: Tibiry

muuuuuiiiitoooo bom e deeeee maaaaaiiiiissss e zikaaaaaaa chegaaaa juntoooo e tuuudoooo de boooommmmm
Por: eliene rosa de souza

olha e um grande prazer pode deixa uma mensagem aqui sobre a cidade de Triunfo eu ainda nao aconheco mais meu namorado e filho dessa cidade que ele tanto ama so que ele vive a varios anos en Sao Paulo,pelas as fotos e uma cidade muito bonita adore parabens a todos voces de Triunfo beijos
Por: Maria Tarsila Jacome de Oliveira

triunfo terra boa essa terraparabens triunfo continue sepre gresendo boa sorte
Por: francisco jorge da silva

um abraço a bela cidade menino deus
Por: carlos antonio oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Triunfo
Fundação:
1961
Altitude:
310m
População:
9.462 habitantes
Área:
239,7km²
Densidade Demográfica:
39,47hab/km²
CEP:
58920-000

Envie seu comentário sobre Triunfo