Teixeira

Teixeira-PB
banner

Bem-vindo a Teixeira!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Teixeira, informações atualizadas sobre a cidade Teixeira, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Teixeira.

A cidade de Teixeira, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1859. A localidade está em uma altitude de 768m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.034 habitantes. A área total de Teixeira é de 183,0km², e sua densidade demográfica é de 71,22hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Teixeira-PB é 58735-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Teixeira

Roteiros do Brasil

Região Turística do Sertão

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Alguns historiadores dizem que o município de Teixeira foi fundado pelo Capitão Francisco da Costa Teixeira, que chegara ao local por volta de 1761. Outros também citados são os sertanistas pernambucanos Manoel Lopes Romeu, que, junto ao irmão João Leitão, fundou o povoado de nome Canudos. O local foi chamado mais tarde de Serra do Teixeira e, posteriormente, simplesmente de Teixeira. 
Em 1857, o povoado elevou-se à condição de freguesia. No mesmo ano, foi criado o distrito. Sua elevação a município ocorreu por meio da Lei provincial nº 04 de 29 de agosto de 1859, extinto em 1874. Perdeu os distritos de Imaculada e Mãe DÁgua, elevados à condições de município em 1966 e 1961, respectivamente. 
Sua emancipação política ocorreu em 05 de setembro de 1874.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de Agosto

Gentílico

teixeirense

População

14.153 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Teixeira tem um enorme potencial ecoturístico, sendo que, atualmente, são explorados vários lugares na Serra do Teixeira.

Clima 

Semi-úmido

Temperatura Média

28° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão Paraibano 

Limites

Localizado na Microrregião Geográfica da Serra do Teixeira que compõe a Mesorregião do Sertão Paraibano.

Acesso Rodoviário

Br 230 

Distâncias:

Da Capital:

325 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Matriz de Santa Maria Madalena

Matriz de Santa Maria Madalena: Construída no ano de 1817 e considerada uma bela obra de arquitetura do século passado.

Cadeia Velha

A Casa de Câmara e Cadeia: Presídio do século passado, situado no centro da cidade, traz ao povo de Teixeira uma lembrança dos momentos políticos e históricos. Tombado pelo O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep)

Sobrado 

O Sobrado: E o casarão da Rua Dario Ramalho, que foi construído no começo do século XX. Era a residência do coronel Cazuzinha.

Monumento do Coração de Jesus

Monumento ao Coração de Jesus: Construído pelo Padre Serrão, em preparação ao Congresso Paroquial, sendo solenemente inaugurado em 27 de outubro de 1944.  

Cacimbão

Cacimba da Baixa: Foi na cacimba da baixa ou cacimbão onde de deu inicio ao povoamento de Canudos, hoje município de Teixeira.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A cultura popular teve presença marcante nos três dias do 1º Salão de Turismo Paraíba pra Viagem. Dezenas de atrações folclóricas se apresetaram no palco do salão, instalado na praça de degustação.

- Cultura e culinária são dois atrativos em qualquer evento turístico. As últimas horas do 1º Salão de Turismo Paraíba pra Viagem foram animadas com o autêntico forró pé de serra e muita comida regional. Um grande público foi atraído às tendas do Cariri, com a oferta de doces, queijos, cocadas, creme de macaxeira e bebidas.

- O clima era de uma prévia dos festejos juninos na Paraíba e o salão de turismo se transformou em um grande arraiá. Expositores, prefeitos, organizadores e o trade turístico demonstravam satisfação com os resultados positivos do evento. O público compareceu e aprovou a primeira edição do Salão de Turismo Paraíba pra Viagem.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA

E-mail:

Telefones: (83) 3472-2407

Sites: http://www.teixeira.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.teixeirapb.com.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3472-2361

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Teixeira

Nasci e Cresci em Teixeira, vim para Araxá MG em 1998, mas Teixeira, para mim é a melhor cidade do mundo, aprendi a valorizar a nossa cultura nordestina, mais ainda, pois a saudade de minha terra, é imensa. Espero que todos que tenham a oportunidade de conhecer de Teixeira pois lá é maravilhoso .... Saudades de minha terra natal ...
Por: Francisco Gomes de Amorim

esta cidade e fantastica,alem do clima agradavel tem uma gente espetacular,deixaria patos para morar em teixeira mais nao posso. apenas visito.
Por: ramos

eu gosto da cidade de teixeira porqu meu pai mora la e ele quer ver acidade dele que ele nunca mais foi lá
Por: lucas

amo teixeira e tenho saudades é uma cidade única.e se deus quiser vou voltar pro meu torrão querido.
Por: marcos aurelio monteiro de souza

E O MELHOR LUGAR QUE JA CONHECI TUDO DE BOM GOSTARIA MUI DE MORAR NESTA TEXAS.
Por: ailton patos

oi pessoal olha estou passando aqui para deixar um grande abraço para todos de teixeira sou de são josé do egito pernambuco mais a minha familia é toda dai e eu adoro esta cidade, já morei no sitio riacho verde vizinho a posso, nos anos 80 a adoro essa regiaõ um beijo para todos.
Por: Lindomar Marinho

sou de texeira , estou atualmente morando em brasilia mas nunca deixei de ir a texeira, todos os anos vou prestegiar o sao joao de texeira q e o melhor da paraiba...........
Por: romeriaferreira

Comecei a trabalhar na cidade há cerca de três meses e me apaixonei pelo clima, pelo povo com quem tenho contato. Uma palavra que resume Teixeira para mim, que moro na morada do sol(Patos), é OÁSIS!!! UM BEIJO AOS MEUS ALUNOS DO CURSINHO ALVO-CERTO EM TEIXEIRA.
Por: Rejane Cunegundes

JA CONHEÇO ESTA BELA CIDADE DE CLIMA BASTANTE ACONCHEGANTE DE UM POVO HOSPITALEIRO E MUITO AN IMADO.
Por: JOÃO DE SOUSA LUCENA JÚNIOR

sou filho de teixeira naici e morei muito tempo em Teixeira depois de 26 anos voltei em março deste ano e gostei muito pena que não deu p/ ficar mas tempo um abraso para todos paraibano beijos
Por: jose marcelino de lima neto

Meus locais prediletos: Pedra do Tendó, Sítio São Francisco a 5km da Cidade onde encontramos a beleza da Lagoa Cercada por pedras naturais, nas terras da minha família Nunes Leite, ouvindo meus primos tocar sanfona com o Forró Rubacão com Leite. Os filhos do saudoso Sebastião Maurício (Bacão) e saudosa tia Maria Leite. Adoro meu povo e minha terra. Abraço a todos.
Por: Hailton Leite

Moro em Varzea Alegre Ce ,mais minha avó Maria Tavares mora nesta BELA cidade.Todo ano vamos passear aí.Parabéns Q cidade LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Selena F. Tavares

Sou filha de Teixeira, não moro lá, Mas amo de paixão esta cidade, quem não conhece vá conhecer, na minha epoca de adolecente falava-se quem bebia a Agua de Teixeira não esquecia jamais de Teixeira, Visite-a. Saudades Janice
Por: Janice

Melhor lugar do mundo!! Exerci minha ptofissão muitos anos na época do dr eudes nunes prefeito na época, atuei como cd dentista pela prefeitura, e trabalhei tambem em meu consultorio odontológico.Sou da família Nunes e rocha desse lugar ,que amo demais.Hoje moro em Rondonia, mas teixeira nunca sai do meu coração.
Por: valmar nunes de sousa costa

Sou de Patos PB, sempre que podia ia até Teixeira com a turma do Colégio Pedro Aleixono ano de 1985, nosso lazer preferido era ver a cachoeira e a Pedra do tendor , gosto de muitas coisas dai , inclusive tem uma pessoas muito Especial para toda turma nosso Professor de Ciências o INESQUESÍVEL Geraldo um grande abraço para ele. Moro em Ribeirão Preto SP a 23 anos , mas sempre visito minha Cidade Patos e Região.Quem ler este comentário e conhecer o Professor GERALDO de lembraças a mesmo, com carinho a SEMPRE Paraibana com muitas Saudades ZILMA...
Por: Zilma / Ribeirão Preto SP.

achei maravilhoso a igrejas e a estrutura da cidade.ass givaldo de alhandra pb
Por: givaldo santos de lima

eu conheco esta cidade pois morei muito tempo ai,, nao lembro muiot dai, pois mudou muitas coisas, vim dai muitom nova,, pois tenho vontade de voltar para relembrar minha infancia ;hoje moro em s.p no interior na cidade de sao jose do rio preto...bjus,,,
Por: silvia

eu conheco esta cidade pois morei muito tempo ai,, nao lembro muiot dai, pois mudou muitas coisas, vim dai muitom nova,, pois tenho vontade de voltar para relembrar minha infancia ;hoje moro em s.p no interior na cidade de sao jose do rio preto...bjus,,,
Por: silvia

Conheço Teixeira,meu pai é natural daí e hj mora em varzea alegre ce.Adorei essa cidade sempre q podemos vamos passear aí .Geralmente nas férias no final de cada ano.
Por: Selena

Texeira e realmente linda e ospitaleira ja morei ai hoje moro em Sao Paulo.abraço.
Por: Ernesto Bezerra Da Silva

eu quero conhecer essa cidade linda e predendo morar ai logo logo ok
Por: silvio matheus ramalho silva

um lugar maravilhoso que ja mais vcs viu , gente ali sim so vendo ,tem lugares belos lindos gostoso de mais esta cidade va la pra ver gente vcs vao ficar radiante com o lugar tem uma pedra gigantevc ver , patos ,e outros lugares tem o pico do jabre fica la perto e o pico mais alto da Paraiba va la pra ver beijos para todos da cidade de teixeira
Por: judiht do gaisel

Eita cidade boa ....fui passear e ver alguns parentes e sempre entro no portal para lembrar da bela cidade oooo saudade...
Por: glaucia alves da silva

sou paraibano teixeirence e moro em sao paulo a muitos anos, sou filho de artur henrique de souza e emilia souza da silva. tenho muita saldades da minha cidade natal,como tambem tenho saldades dos meus irmaos Antonio,Lindo,Eraldo,Terezinha,Socorro,e Maria José.
Por: damiao evaldo da silva suoza

Estou opiamente com saudade da linda e acolhedora cidade de Teixeira: aos meus alunos de cursinho beijooos...não esqueço de pessoas do bem como vocês... Espero ter a oportunidade de reencontrá-los...
Por: Rejane Cunegundes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Teixeira
Fundação:
1859
Altitude:
768m
População:
13.034 habitantes
Área:
183,0km²
Densidade Demográfica:
71,22hab/km²
CEP:
58735-000

Envie seu comentário sobre Teixeira