Tavares

Tavares-PB
banner

Bem-vindo a Tavares!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Tavares, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Tavares.

A cidade de Tavares, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 724m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.406 habitantes. A área total de Tavares é de 212,2km², e sua densidade demográfica é de 63,18hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tavares-PB é 58753-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tavares

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Tavares foi criado pela lei nº 2.150 de 10 de Setembro de 1959 e emancipado de Princesa Isabel, do qual fazia parte, em 17 de Novembro daquele ano. A origem da cidade de Tavares remonta a segunda metade do século XIX quando o senhor Manoel Antonio do Nascimento toma posse de uma vasta área de terras denominada de Sítio Campina.
No ano de 1849, chegou a essa região o Padre Francisco Arcoverde Tavares que impressionado com a qualidade do solo e com o clima agradável fez paragem naquelas terras. Inicialmente instituiu uma feira livre e à sombra de um juazeiro, em um altar improvisado com varas, celebrou a primeira missa com presença de muitas pessoas. Em 29 de setembro de 1874, no mesmo lugar, foi construída uma pequena capela e em memória do filho do senhor Manoel Antonio, que havia sido devorado por uma onça, o padroeiro escolhido foi São Miguel Arcanjo.
Em 1930 a cidade de Tavares, a época parte do município de Princesa, atual Princesa Isabel, foi o palco da chamada “Revolta de Princesa”, ocorrida em 1930. Este movimento armado teve repercussão nacional pelas suas motivações pelo desfecho trágico, e pelas conseqüências advindas dessa revolução na história nacional. A proclamação de independência do município de Princesa que passou a se considerar Território Livre e por isso separado da Paraíba, deu início a uma guerra civil dentro do Estado.
Foram sete meses de intensos combates que ocasionaram muitas mortes e a destruição quase completa do então povoado de Tavares, que ainda hoje guarda as marcas desse conflito.

Significado do Nome

Numa homenagem póstuma ao Padre Francisco Arcoverde Tavares, o Sítio Campina passou a ser chamado de Tavares e a Revolução de 1930 na Paraíba.

Aniversário da Cidade


Gentílico

tavarense

População

18.103 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Algodão herbáceo, arroz, batata-doce, cana de açúcar, fava, feijão, mamona, mandioca e milho, são as principais lavouras temporárias, presentes na região, sendo que o destaque é sem dúvida para o feijão, o milho e a mandioca. Dentre as culturas permanentes sobressaem-se o algodão arbóreo e as frutas, com destaque para o caju, a goiaba e a manga.  

Clima 

semiárido

Temperatura Média

26° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão Paraibano

Limites

Com o Estado de Pernambuco e com os municípios de Princesa Isabel (16km), Nova Olinda (24km) e Juru (13,5km). 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

337 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Barragem Tavares
   
A Barragem Tavares tem capacidade para armazenar mais de nove milhões de m³ de água. Logo que a Adutora estiver concluída, a Barragem será a responsável pelo abastecimento de água da cidade de Tavares. Beneficiando uma população de aproximadamente sete (07) mil habitantes.
   
Cruzeiro do Sítio Pedro


Cruz do Deserto

Cachoeira das Pedras Brancas

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Romaria de Nossa Sª da Conceição do Belém 

  Maio/Junho

- Feijoão

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES

E-mail:

Telefones: (83) 3450-1182 / 1015

Sites: http://www.tavares.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (83) 3450-1004

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (83) 3450-1182

CONSELHO TUTELAR: (83) 3450-1182   
 
CORREIOS:
(83) 3450-1063 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tavares

Ola ja morei ai e adorei ver como esta bonita a cidade pois faz 10 anos que vim dai pra Sao Paulo e pretendo esta ai de novo em breve em setembro se Deus quizer.Gostaria de me comunicar com mais pessoas dai thau thau beijinho em breve estarei ai apreciando tudo de perto.
Por: Sidlene Pereira da Silva (filha de Joao Sussu)

o que falar de tavares . so que e a melhor cidade de toda a paraiba lugar de gente feliz e de lugares maravilhosos eu tenho pena de quem nao conhece tavares pois eu so nao conheco como tambem ja morei ai e nunca mais vou esquecer dalhe tavares te amo terra adorada.
Por: ronildo miguel

Já morei ai desde o meu nascimento , até os 14 anos , e mudou muito, faz 15 anos que não ou ai , esta mais bonita e organizada , mais ao mesmo tempo nada mudou ...
Por: mayara

muito bonita e aconhegante adorei as fotos (gostei de saber que tem essa cidade com meu sobrenome)
Por: AURI TAVARES

Nossa essa cidade é maravilhosa,a natureza é algo inesplicável,só quem nasce e cresce num lugar assim,sabe o quanto é bom viver em lugar onde não há poluição,mas o melhor dessa cidade é o seu povo acolhedor.SAUDADES DA TERRINHA!
Por: Marta Mendes Ribeiro

Meu nome é Valdério, sou filho de Adelita Barbosa e neto de Ozana maria da conceição,nasci na cidade de tavares e apesar de não residir atualmente na cidade sou por natureza, apaixonado pela cidade onde nasci.TAVARES é sem duvida uma cidade maravilhosa, recomendo a todos que ainda não a conhece que possam conhecer, concertesa irão se amarrar. Atualmente eu estou residindo na cidade de guarulhos SP(sem mais nada a dizer um forte abraço)
Por: VALDÉRIO JOSÉ BARBOSA

eu conheso tavares bem ja morei lar 11 anos i tenho a dose q uma cidade maravilhosa cidade com população aproximada em 17 mil abitantes quem ñ conhesse venha conheçer as maravilhas dessa cidade ....
Por: rose bernadino

éuma cidade maravilhosa uma população aproximada em 15.514 abitantes ...
Por: jose ferreira

pense numa cidade acolhedora éssa é tavares adorei e vou voltar a visitala porque o bom da vida é viver e viver em tavares !!!!!!!!!!!! + - ~~
Por: laercio amancio de lima

conheço a cidade de Tavares desde que era criança,eu gosto demais desta cidade,estou querendo viajar este ano pra tavares. sidnei rocha,Picos-pi
Por: sidnei albertino da rocha

muito linda esta cidade onde nasci sinto saudades.
Por: vania maria severo

eu nao apenas conheco tavares como sou tavarense com muito orgulho tambem nao tem como nao se orgulhar de uma cidade dessas, uma cidade com varios pontos turisticos mais que tem como sua grande qualidade o povo tavarense ; pense num povo acolhedor capaz de sorrir quendo se devia chorar . ou seja e um povo que aconteca o que acontecer estar sempre com um sorriso no rosto eu estou atualmente em sorocaba mais num troco tavares por vinte sorocabas te amo tavares ...
Por: ronildo

Venho mais uma vez,declarar o meu amor eterno por esse lugar que não existe outro igual,a natureza é tão ezuberante,o pôr do sol é o mais bonito que já vi.guardo na memória os dias de chuva,o cheiro da terra molhada que delícia e que saudades,posso dizer sem soma de dúvida que amo minha cidade,amo minha gente,pena que pra alguns essa cidade não possa proporcionar uma vida financeira adequada pra se viver,essa é a única rezão para deixarmos essa cidade maravilhosa,pra nós que deixamos essa cidade em busca de uma vida melhor,nos resta recordar como foram maravilhosos os anos que habitamos este lugar,recordar as travessuras da juventudes,o cheiro especial de terra molhada em tempo de inverno,nossa são tantas coisas boas pra recordar.....saudades!!!
Por: Marta Mendes Ribeiro

estou com bastante saudades da minha tera kerida estou hoje em sao paulo mais gostaria de esta ai adoro minha terra kerida beijos.logo logo estarei ai pra mata asaudade dai senti o cheiro gostoso desa terra maravilhosa ate logo.
Por: maria de fatima barbosa da silva

galera! simplesmente tavares foi uma viagem inesquecivel que realizei a tavares, sou nascida e criada em são paulo mas gostaria muito de viver nesta cidade tão maravilhosa.sou filha de zé gordura
Por: giseli

nasci ai, hoje vivo em boituva sp, mas tenho vontade de ir conhecer minha terra natal. sou sobrinho do veriador jove passos filho de estima passos.
Por: benicio rodrigues bernardino

já fazem 42 anos que deixei a minha bela cidade.nao conheço nada ai, mais tenho muita vontade de voltar para reecontrar os meus familiares.e visitar alguns municipios vizinhos,abraços para vc,fabio arruda.
Por: raimundo rodrigues de lima

estou louco pra conhecer tavares cidade pois sou pernanbucano mas tenho amor pela paraiba do litoral ao sertao praia coqueirinho a patos cidade.
Por: erandir tavares pessoa

Sou Tavarense com muito orgulho, Saí de Tavares em 1955, RESIDÍ em Recife, Caruarú, Garanhuns, Recife , João Pessoa e atualmente moro em Campina Grande, tenho muita alegria de ser de Tavares onde tenho 2 irmãos que moram lá e familiares, como também amigos.Um grande abraço para todos. Que DEUS abençoe a todos.
Por: Francisco Eudson Pereira(Assis Gualter)

eu nasci air e quero falar q gosto muito dair, se DEUS quiser daqui a dois anos no maximo eu volto para mora air,choco sao paulo 14/10/2010
Por: Francisco de Assis Bernardino

eu tenho orgulho de ter nascido nessa terra. hoje moro em Votorantim/sp mas sempre que posso vou visitar. um abraço!!!
Por: edilson feliciano do nascimento

nâo conheço mais e otimovou conhece em breve vou viaja nos proxisso dia ok
Por: Veron

mande-me noticias da minha linda e maravilhosa tavares,abraços á todos,rai.
Por: raimundo rodrigues de lima

morei muitos anos em tavares,e nunca vi lugar de pessoas tao legais e acolhedoras igual la. estou morando forra agora mas tenho certesa que vouto pra la com certesa. te amo tavares
Por: tiago

Temos a Romaria Mariana (caminhada de Tavares ao distrito de Balém - 10 km) que todos os anos aumenta a participação de adoradores - a última 5/12/10 participaram em torno de 12 mil pessoas, as melhores festas da regão e várias opções de turismo rural. Visete-nos
Por: JANIO WALTER

si conheço muito tavares pois e minha terra natal.e muito bonita.atuamente moro en boituva s.p
Por: alice

Pra me fala de tavares é um privilegio pois nasci nela e me orgulho atualmente estou em saõ paulo morando tavares me fas muita falta é uma cidade sinples acolhedora e muito bela quem visita tavares jamais esquese um abraso
Por: Edlayne maria da conseiçaõ

sou de tavares amo esta cidade mas estou muito lomge,mouro em caceres mt vizinho da bolivia.beijo familia gomes.
Por: cida

sou paraibano de tavares moro em sorocaba sp a 19 anos tenho muita saudade
Por: lourinaldo jose da silva

Nascí em tavares saí de lá há 18 anos, mas sinto saudades. Lucicleide Honorato(mor)
Por: lucicleide honorato silva (mor)

Hospitaleira! Bela! Festiva! Breve Campus da UEPB.
Por: JANIO WALTER

nao conheso mais breve vou conheser estou muito curioso para conheser estou a paichonado pela esta cidade
Por: edilon nascimento da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tavares
Fundação:
1959
Altitude:
724m
População:
13.406 habitantes
Área:
212,2km²
Densidade Demográfica:
63,18hab/km²
CEP:
58753-000

Envie seu comentário sobre Tavares

banner