Serra Redonda

Serra Redonda-PB
banner

Bem-vindo a Serra Redonda!

banner

As melhores pousadas em Serra Redonda podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Serra Redonda, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 391m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.192 habitantes. A área total de Serra Redonda é de 59,8km², e sua densidade demográfica é de 136,99hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serra Redonda-PB é 58385-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serra Redonda

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização do lugar que mais tarde viria a ser o município de Serra Redonda, deve-se aos irmãos portugueses Pedro de Azevedo Cruz e Alexandre José Gomes da Cruz, que em janeiro de 1780, vieram do Recife, e se instalaram na então Vila do Ingá (hoje cidade), na época pertencente a Pilar. Vinha sequiosos por cultivar as terras daquela região, que gozavam a melhor fama de fertilidade. Em fevereiro do mesmo ano, o primeiro deles, penetrando o interior, descobriu, entre o Rio Gurinhem e a Pedra lavrada um morro de forma arredondada, daí ter batizado o nome do lugar de Serra Redonda. De imediato, tratou ele requerer a doação em sesmaria ao governo da Capitania, Jeronymo José de Mello e Castro, o que obteve, a 15 de fevereiro de 1780, pela concessão que tomou o nº 773.
Mais tarde, em 7 de maio de 1787, o mesmo desbravador obteve nova concessão, dessa vez em companhia de Manoel da Costa Travasso e Antônio Gonçalves de Medeiros, todos moradores na Vila do Ingá, referente ao sítio que fundaram e que recebeu o nome de CAFULA , dedicando-se a agricultura e à criação de gado. Construíram logo uma capela em honra de São Pedro. Ainda no governo de Jeronymo José de Mello e Castro, essa concessão tomou o nº 865.
Adquiriu, assim, Pedro de Azevedo Cruz, mais ou menos três léguas em quadros de terras, no Planalto da Serra da Borborema, nas proximidades do rio Cafula, que passa no atual distrito de Serra Redonda vindo do município de Campina Grande, onde tem o nome de Marinho, estendendo-se terra a dentro em direção à cidade de Ingá, onde recebeu este nome. Fixou-se Ali, naquelas férteis paisagens, onde estabeleceu o seu núcleo residencial, construindo um sobrado de madeira e, em companhia de sua dileta esposa, D. Isabel Barbosa Maciel, uma filha que trouxera do Recife e que pouco tempo falecera, e seu irmão Alexandre Gomes da Cruz, dedicou-se à agricultura e à criação de gado, sob os auspícios de S. Pedro, em honra a quem começou a construção de uma capela, cuja obra foi retardada por uma desavença que surgiu entre ele e seu aludido irmão, fato que determinou o afastamento deste, que foi fixar morada em terras do engenho CAIANA, hoje pertencente ao Sr. Vital Pinto.

Significado do Nome

O nome de batismo da localidade, inspirado naquele acidente topográfico, que se situa à margem da velha estrada que a liga ao Engenho S. João dos Tanques, calou profundamente no espírito popular e Serra Redonda se tornou conhecida em toda vizinhança.

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro

Gentílico

serraredondense

População

7.054 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Bom para passar as férias, um lugar de beleza exuberante.

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

30º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Com os municípios de Monte Horebe (24km), Bonito de Santa Fé (19km), São José de Caiana (8,5km) e São José de Piranhas (18,5km).

Acesso Rodoviário

BR-230 - PB-095

Distâncias:

Da Capital

89 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- No mês, acontece a Festa de São Pedro, padroeiro da cidade, durante as festas juninas a cidade se transforma num grande arraial, com comidas típicas, danças folclóricas e a tradicional feira popular. Além de proporcionar passeios, com caminhadas, banhos de cachoeiras, escaladas das serras e visita aos sítios arqueológicos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA REDONDA

E-mail:

Telefones: (83) 3452-2331

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (83) 3399-4058

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serra Redonda

sou oto filho de dona carmosa,e de carlos ribeiro.vivi toda minha infancia ai, tomei muito banho no açude,tenho muita lembrança da familia pinheiro dona santina augusto pontes etc um beijo para todos da cidade atualmente vivo na españa se posivel me responda, hoje é meu aniversário 8 de janeiro otmamar
Por: othamar melo ribeiro

conheco sim serra redonda cidade pacata e acolhedora mas infelismente estou a procura do brsao e bandeira da cidade e nao encontrei aq.
Por: tatiane campos

eu nasci nesta cidadi a 47 anos atrás a 33 vivo no rio de janeiro mais pretendo volta um abraço
Por: clovis.tiago.da.paixão

essa cidade sim é a cidade maravilhosa,por onde eu estiver sempre carrego a minha serra redonda no meu coração,e em breve estou voltando para minha serrinha.
Por: isaque moreno

minha serra é d mais só a gente estando distante é que bate a saudade, o terrinha boa soooooô.
Por: mailson tavares de barros

vá a serra redonda e conheça as belas cachoeiras que lá existem. Bom passeio!
Por: josafa dias

Uma cidade linda de clima agradavel e povo hospitaleiro.Adoro essa cidade.
Por: jovailton felix

serra redonda um munucipio maravilhoso saudades da minha terra
Por: jessica

esta cidade e maravilhosa pessoas bacanas ,e sem esquecer das paizagens lindas de se ver.
Por: cristiana

minha terra natal é maravilhoda, povo hospitaleiro, clima ótimo, festas tradicionais animadíssimas.
Por: Maria José Machado Moura

Sou filha d um homem bem conhecido na cidade, João do Rádio e vivi muitos anos d minha vida nesse lugar e posso dizer que foram inesqueciveis. Cidade pequena d festas maravilhosas. P/ quem gosta d um carnaval bem animado, a cidade oferece uns bem animadinhos da região, a festa d São Pedro, o padroeiro da cidade, que acontece no final do mês d junho tbm é maravilhosa. Quando vinnher a paraíba nesses períodos naum deixe d visita-la, vc e seus amigos (ou familia) irão adorar. Karina, Filha da Serra com orgulho.
Por: Karina Macena

Amo minha cidade, tenho muito oq falar de serra redonda uma cidade incoparavel
Por: vivianne lyra

a cidade q nasci e mim criei,apesr de estar longe a treze anos ,mais sinto muitas saudadesssssssssssss
Por: elaine dias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra Redonda
Fundação:
1953
Altitude:
391m
População:
8.192 habitantes
Área:
59,8km²
Densidade Demográfica:
136,99hab/km²
CEP:
58385-000

Envie seu comentário sobre Serra Redonda