Serra Grande

Serra Grande-PB
banner

Bem-vindo a Serra Grande!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Serra Grande, informações e fotos da maravilhosa Serra Grande. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Serra Grande, recomendadas por internautas.

Informações de Serra Grande

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Datam de 1900 as origens do atual município de Serra Grande, com a instalação do sítio Timbaúba de propriedade deTomé Pereira dos Santos, no mesmo local onde se ergue a sede Municipal. O próprio Tomé Pereira fez a doação de um terreno para a construção de uma capela , construida em 1901, e oferecida a São José. O local foi crescendo e novas casas foram construídas, sendo seus primeiros edificadores Pedro dos Santos e João Ferreira Lima. A Emancipação Política se deu em 13 de dezembro de 1961.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

serra-grandense

População

2.975 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade do interior tranquila que acolhe muito bem os turistas com a hospitalidade de sempre.

Clima 

semiárido

Temperatura Média

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sertão Paraibano

Limites

Monte Horebe (24km), Bonito de Santa Fé (19km), São José de Caiana (8,5km) e São José de Piranhas (18,5km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

465 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA GRANDE

E-mail:

Telefones: (83) 3452-2331

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.obeabadosertao.com.br/v3/serra_grande_pb___679.html

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (83) 3498-1018

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serra Grande

Me chamo José Radmarker Gomes Silva. sou(Jornalista), filho natural de Serra Grande, meus pais chamam-se Zuzú(in memorian)e Josefa Justino Gomes, sou sobrinho do Sr. Vidal Antonio de Moura por parte do meu pai, sou primo do atual Prefeito de Serra Grande João Bosco e moro atualmente em Campina Grande PB. minha mãe Josefa Justino Gomes foi a professora que "Ensinou Serra Grande a Ler", existe no colégio municipal Francisco Vidal de Moura um Documentário feito por minha mãe na época em que ela era Professora e Secretária do Colégio que antigamente chamava-se Colégio Plínio Ramalho,nesse Documentário está toda a História de SERRA GRANDE desde os seus Primórdios falo isso com convicção porque estive presente e a auxiliei na busca por iformações de pessoas que pudessem falar a respeito do município de SERRA GRANDE. Viemos morar em Campina e o Documentáio se encontra no Colégio Francisco Vidal de Moura, digo a vocês que fazem o obé-abá-do-sertão que é muito bonito e enriquecedor o conteúdo desse Documentário e se tiver como ir lá dá uma pesquisada encotrarão o referido Documentário manuscrito, com tudo a respeito de como se orinou a cidade de SERRA GRANDE.OBS:O Documentário foi Produzido por minha mãe, Textos e Entrevista das Pessoas também, e eu coloborei com a Gravaçao, gravando e depois transcrevendo os depoimentos dos depoentes. se por acaso encontrem esse Documentário e divulgarem peço para colocar o Nome dela como autora desse importante relato sobre a cidade de SERRA GRANDE ou seja deem a ela os devidos direitos autorais a ela pois ela merece por tudo que ela fez em prol da cidade de SERRA GRANDE. Espero ter colaborado dando esta dica. me despeço aqui mandado um forte abraço a todos que fazem o obé-abá-do-sertaõ e parabenizando, os idealizador(es)(as) desse magnifico portal Obrigado pela atenção. José Radmarker GomesSilva.E-mail:[email protected]
Por: José Radmarker Gomes Silva

eu estive em serra grande pela primeira vez e gostei muito, abraços para todos.
Por: fernando batista sauza

sou de serra grande ,esta cidade maravilhosa .estou em irecê ba.um abração a todos.
Por: edna lucia

ha quatro meses que estou morando aque no df,mas todo dia lembro de cada pedacinho da minha cidade serra grande,pequenina,mas grade no amor de nela nasceu.um abrasso pra todos GIVALDO
Por: givaldo

Iniciei meus estudos em Serra Grande - numa Escola que era como se fosse uma casa residencial. Agora vejo praças e outras grandes benfeitorias, mas não vejo Colégio/Escola e nem a igreja melhorada. Ainda não tem Colégio lá?
Por: Deujames Peba Rolim

Grande e oportuno o comentário do Sr. José Radmarker. Conheci Zuzu - dono da única loja de tecidos de Serra Grande. Zuzu, como meu Pai, Manoel Peba Rolim, também foi grande comprador de algodão na região. Em 1986, quando visitei Serra Grande, tive a feliz oportunidade de abraçar a professora Josefa Justino e, pessoalmente, dizer o quanto ela foi importante na construção de miha vida profissional e, porque não dizer, familiar e cristã. Registre-se que a professora Josefa Justino - sábia não só ministrando aulas - mas também com rara inteligência - fez (muito presente ainda em minha memória) despertar nos pais dos alunos - via de regra - na população sentimentos de civilidade e civismo já àquela época. Ela pediu para os alunos cantarem para seus pais os hinos nacional e da bandeira e fez isso radiando atisfação grande e grande felicidade. Sem sombra de dúvidas, ela levou para lá, grandes mudanças com saber, hábitos e cultura da população desenvolvida dos grandes centros urbanos. Também não posso deixar de registrar o quanto Vino Leite fez por nossa Cidade de Serra Grande. O quanto fizeram João Júlio, Aristides Leite, Manoel Peba, Cornélio e sua sanfona, Zé do Pandeiro, Os quixabeiras, Antônio Bernardo, João Abreu (dono do Cartório) e tantos outros. Abraços a todos os conterâneos de Serrra Grande. Deujames Rolim, filho de Serra Grande/PB - Brasília/DF.
Por: Deujames Peba Rolim

sou natural desta cidade linda e maravilhosa maro em brasilia desde de 2000 mas nunca esqueci esta cidade sempre que posso eu vou visitar meus familiares principalmente meus pais juvani ramoa e minha querida mae ivonete. um forte abraço em cada um dessa familia serragrandense. até breve.em especial a todos que moram no sitio loureço.um gande beijo.
Por: antonio ramoas

serra grande e minha cidade natal. adoro esta cidade. tenho muintos parentes ai.en breve vou visitala
Por: gelvazone vieira de sousa

Ola adoro serra grande um grande abraço a todos.Em breve estarei ai.
Por: edizane

esa ea cidade muto recurso e tudo bom festas e muito mais ea cidade querida
Por: fabio ribeiro da silva

cidade linda de um povo de cultura cheio de paz alegria e armonia um beijao para todo meu povo (ze de chico nano )
Por: jose tiburtino de oliveira

serra grande é uma cidade pequena mas otima para se curtir umas boas ferias tranquilas. a melhor época é o mes de dezenbro por causa de suas festas inperdiveis vale a pena conferir!!!
Por: jose pereira da s. filho

Tendo nascido no Riacho do Saco em 1944, ainda Município de Itaporanga, morei em Timbaúba, Cidade de Serra Grande, com sua emancipação política. Guardo desta Cidade as melhores lembranças, mormente dos sábados, após o término da feira, quando Cornélio e seu fole com Zé do Pandeiro, artistas da Cidade à época, nos brindavam com baile da melhor qualidade para aqueles tempos. Eu e cada qual com sua namorada, dançávamos em espaço chamado "comércio" localizado no meio da única rua existente lá. Hoje, como filho da terra -de Manoel Peba (Manu) e de Dona (irmã de Vino Leite) aos 66 anos de idade, com formação superior, experiência em administração pública e situação economica e financeira satisfeitas, ainda passa por minha cabeça - quem sabe um dia - administrar a minha Cidade, essa Cidade de Serra Grande, a quem devoto grande admiração, respeito inconteste e profundo apreço. att. Deujames Rolim (Bil de Manu).
Por: Deujames Rolim

serra grande e de onde saiu todas minhas origens um lugar excelente p/descansar ,sem falar no calor humano ,o que tem de melhor la são as festas de comemorçaes,uma delicia principalmente final de ano torna se um ponto de encontro de todos aqueles que vivem fora .
Por: adriana araujo.

Sou filha da cidade de Serra Grande e estou morendo de saudades de minha terra amada la e um dos melhores lugares do mundo pra mim eu amo Serra Grande terra de povo acolhedor e fa z o possivel para receber bem seu visitatnte amo minha terra
Por: Emilia

Faz 4 anos q eu moro em itatinga sp mas eu nao espueso da minha serra querida. E nem dos amigos q deixei Te amo serra querida!
Por: Daiana ramos

moro em sao bernardo do campo sp adoro serra grande tenho planos de voltar pra la de novo,por que la É UMA CIDADE MARAVILHOSA.bjs e abraços.
Por: ana maria gomes

Sou serragrandense, gostei das informações contidas no portal. Deixou-me bastante recordações. Prentendo está aqui sempre avivando minha memória.
Por: joao cordeiro sobrinho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra Grande

Envie seu comentário sobre Serra Grande

banner